Gelados: Muito Prazer, Poucas Calorias

30

Mai

Camila Bento

Sem categoria

GELADOS: MUITO PRAZER, POUCAS CALORIAS

 

Faça as pazes com os gelados! Se acha que é melhor comer um simples queque ou pastel de nata porque têm menos calorias, está enganado! Os gelados têm em muitos casos valores calóricos tão baixos quanto os iogurtes!

 

Longe vai o tempo em que comer um gelado podia ser um bicho-de-sete-cabeças. Hoje sabe-se que um plano alimentar de um adulto saudável deve incluir entre 2.100 (mulheres) e 2.500 kcal. (homens). E se um gelado de leite ou fruta raramente ultrapassa as 99 kcal., basta fazer as contas para verificar que representa apenas entre 3,96% ou 4.7% do valor de calorias recomendado por dia.

 

Há alimentos que usufruem de melhor fama, mas que na realidade são opções muito mais calóricas que os gelados. Segundo a Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), um queque (407 kcal./100g), um pastel de nata (298 kcal./100g) ou mesmo um prato de arroz doce (231 kcal./100g) vencem os gelados, no que diz respeito ao número de calorias, com bastante vantagem.

 

Está na hora de acabar com o mito, pois os gelados têm menos calorias do que se pensa! Até mesmo os gelados feitos com chocolate e coberturas, como as amêndoas ou o caramelo, raramente vão além das 300 kcal., ou seja, menos que um croissant simples (416 kcal./100g) ou um éclair de chocolate (376 kcal./100g), conforme indica a Tabela do INSA.

 

 

 

APRENDA A ESCOLHER OS SEUS GELADOS

 

Muitas pessoas associam o consumo de gelados ao aumento do peso corporal. Contudo, os especialistas garantem que para engordar é necessário haver um consumo muito elevado de alimentos e um baixo gasto energético nas actividades diárias. Por isso, não há risco de os gelados intervirem na sua boa forma se tem hábitos correctos. Basta escolher o gelado e a dose mais adequada ao seu perfil nutricional:

 

  • Escolha porções que não ultrapassem um gelado tipo snack ou uma bola;

·        Prefira os de leite ou fruta com mais regularidade;

  • Tente inseri-los no final das refeições;
  • Opte pelos formatos mini se não consegue resistir aos gelados diariamente.

 

Se a quantidade de açúcar também o preocupa, há uma coisa que deve saber: os gelados têm, regra geral, a mesma porção de sacarose que um iogurte de fruta. Até as pessoas que sofrem de diabetes os podem comer sem cometer qualquer transgressão – desde que tomem as precauções habituais, medindo “os níveis de açúcar”.

 

Com conta, peso e medida, nada o fará abdicar do prazer de comer um gelado! Encontre truques que o ajudem a manter-se activo de forma a poder deliciar-se com o que gosta. Que tal fazer uma caminhada depois de almoço? Em 30 minutos pode gastar 180 kcal. E quando chegar ao seu edifício, perca mais 10 minutos a subir as escadas em vez de ir de elevador assim pode “queimar” mais 100.

 

  GELADOS: BEST OF…

 

Além do prazer, sabe o que é os gelados lhe podem dar? Feitos a partir dos ingredientes naturais como o leite, a fruta ou o chocolate, eles aportam:

 

  • Cálcio e fósforo – Fundamentais para proteger os ossos;
  • Ferro, potássio e magnésio – Importantes na formação das células e tecidos;

  • Vitamina A – Intervém no processo de crescimento;
  • Vitamina E – Actua como antioxidante no combate a agressões externas;
  • Vitamina C – Evita a fragilidade dos ossos e dentes e ajuda à cicatrização;
  • Flavonóides – Trabalham como antioxidantes, evitando a formação dos radicais livres.

 

SABE QUANTAS CALORIAS TÊM?

 

Produto

Energia (kcal.)*

Gelado de leite

90

Iogurte Açucarado batido gordo com fruta

95

Gelado de fruta

99

Pudim de leite e ovos

242

Mousse de chocolate

278

Croquete

317

Gelado de chocolate com cobertura de chocolate

340

Empada

373

Éclair de chocolate

376

Donut

395

Croissant

416

Bolacha Maria

436

Madalena

442

Batata frita de pacote em rodelas

526

Tabela de Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge

* Valores para cada 100 gramas de produto.

 

 Fonte: Nutricionista Helena Cid, da Associação Portuguesa dos Nutricionistas

 

 

Deixe aqui o seu comentário!

Lianna diz:

Ok…..Não tem mal :s

Olá!
Antes de fazer o post que me pediste, tenho imensos que outras pessoas me pediram para fazer. :S

Lianna diz:

A maior parte das minhas calças de ganga sao da gente miuda, as minahs camisolas zara (adoro as camisolas da zara, e as calças da gente miuda) so queria era ter umas coloridas.
quando fazes o post?

Posso fazer um post com o meu look e assim. Eu compro as minhas calças em lojas tipo Bershka, PullandBear e Zara.

Lianna diz:

Pelo que vi nas fotos, tu e a Patricia, tu tens um look que eu adorava ter…tipo eu tenho um look parcido….normalmente uso jeans, nao justas nem largas, tenis,uma camisola simples, e ja esta…
mas tu usas calças coloridas, e isso…..podes criar um port sobre os teus truques, e dizer onde costumas comprar as tuas calças coloridas? obrigada

Lianna diz:

Só cortei os pelos dos braços uma vez, mas estou desesperada, tenho mesmo muito, e sao mesmo pretos.
Quanto a isso da escola, nunca ouvi falar, mas tens sorte…..Smile
Obrigada!
Eu estou a dar saltos, volei…..basket foi no inicio do ano e futebol no ano passado..
só espero é que a matemática não seja complicada, pois tenho algumas dificuladades!

Olá!
A depilação nos braços para é algo que deve estar fora de questão. Agora que já começaste a fazê-lo é mais complicado disfarçá-los. O que te aconselho é a aloirares os pêlos, vais notar diferença!
Eu ando numa escola que básicamente vai do 1º ao 12º ano, ou seja nunca sofri nenhuma mudança de escola, o que talvez me facilitou a vida. Eu acho que o melhor é não ligares às provocações, isso ainda é pior.
Este ano comecei por ginástica, depois tipo basket, futebol, andebol e agora voley. Penso não me ter esquecido de nada!
http://semprenamoda.blogs.sapo.pt/125049.html
Eu fiz este post que te pode ajudar.

Olá!
O cabelo da Miley está com um comprimento abaixo de peito, ou seja bastante comprido. A franja está lisa e é isso mesmo que dizes à cabeleireira. O cabelo deve ficar ondulado. Quanto à cor, é castanho escuro com umas madeixas loiras/castanho claro.
Na foto, a Selena tem o cabelo um pouco menos comprido, mas ainda mais ondulado, quase encaracolado. Todo ele em castanho escuro.
Espero ter ajudado!

Lianna diz:

Olá…..Gosto muito do teu blog, e queria pedir-te muitos conselhos……
Tenho muito pelo no braço….e tenho medo de mostrar os braços quando estou com outras pessoas que nem tiro a camisola………o que aconselhas? e que se depilar os braços com creme notta-se que foi depilado, so se meter pouciquinho creme ( e fica com alguns pelos, quando se mete pouco) e depois aloirar,,,,….o que achas? (tenho 12 anos)
como sei que andas no 7º ano, queria fazer-te umas perguntas…..é assim tu andas num liceu? é que eu ando no 6ºano, e estou com medo de ir para o liceu, porque os mais velhos fazem mal aos mais novos….o que aconselhas?
ha! queria saber o que deste este ano em educação fisica, pois tenho dificuldades nessa area, e queria treinar para o ano nao me desleichar….é que eu so gosto mesmo do basquete, da dança,…..
responde rapido, se possivel…
obrigada
P.S: Sera que uma mudança de look me faz parecer mais velha, e os mais velhos pensem que não sou do 7º, para não baterem?

Marta (*) diz:

Olaaa. Bem o teu blog é lindo… E os look que tu fazes são fantásticos…
Bem eu já ando a pensar nisto há algum tempo e decidi pedir a tua opinião…
Gostava muito de cortar o cabelo como a Selena e a Miley nestas fotos:
http://img32.imageshack.us/img32/9616/mileycyrusfrazerharriso.jpg
http://img190.imageshack.us/img190/2710/39944771.png

Mas há dois problemas tenho o cabelo encaracolado por isso nunca iria ficar liso na franja e como é que eu peço há minha cabeleireira??
Beijinhos*