Depilação – Métodos Depilatórios

13

Jul

Camila Bento

Sem categoria

Acordar de manhã e pensar “Tenho de fazer a depilação ainda antes de ir para a praia”, não é de todo uma forma agradável de começar o dia. A depilação é sem dúvida uma dor de cabeça na vida das adolescentes e mulheres, sobretudo. Já que é algo praticamente indispensável ou pelo menos bastante conveniente há que saber quais são as formas mais seguras, quais os prós e os contras, antes de escolher o método para cada área do nosso corpo.

 Everythingtickles12_large

  • Lâmina – Em primeiro lugar convém dizer que a lâmina não arranca os pelos, corta-os apenas. Com isto quero dizer que os pêlos irão crescer em pouco tempo, em pouco mais de 3 dias os pêlos já estão com um tamanho esteticamentefeio. Este método é muito simples, mas em algumas situações pode fazer cortes, arranhões e por vezes comichões. Permite depilar os pelos quando ainda estão bastante curtos e também ajuda na esfoliação da pele. Hoje em dia, existem bastantes lâminas femininas, como é o caso da Gillette Venus Breeze (recentemente comecei a usar esta lâmina em algumas partes do corpo). A lâmina é o tipico método que por vezes as mulheres adoptam quando estão com pressa para sair e a depilação está por fazer.

  • Cremes, Loções e Espumas – Existem em grande variedade e podemos encontrá-los em farmácias e supermercados a diferentes preços e de marcas diversas. Estes cremes e loções causam por vezes alergias a pessoas que os usam sem fazer o que é indicado na embalagem, isto é, antes de usar o produto é conveniente fazer o teste numa pequena zona. Na embalagem encontram também o modo de como devem utilizar, sendo este um método também bastante fácil. Se bem que não é fácil ficar por volta de 10 minutos sem nos mexermos muito para que o produto não escorregue ou acabe por sair. Não resulta muito bem em pêlos grossos, já que também os corta e no caso dos pêlos serem muito grossos poderá provocar irritação na pele. Os pelos vão ficando mais grossos à medida que usam estes produtos.

  • Cera – Existem dois tipos de Cera – Cera Quente e Cera Fria. A era arranca os pêlos pela raiz, permitindo assim pudermos ficarmos pelo menos 2 semanas sem praticamente nos preocuparmos com os pêlos. Tanto a cera quente como a cera fria são vendidas em supermercados, mas apresentam formas bastante diferentes: a cera quente é vendida em boiões que são aquecidos no microondas e espalhas com uma espátula na área a ser depilada e depois tiras com uma banda limpa; a cera fria é vendida em bandas que já contêm a cera. As pessoas com problemas de circulação não devem usar este método e segundo alguns a cera pode causar derrames e varizes. Tem a desvantagem dos pêlos terem de estar com algum comprimento, para conseguires tirá-los com sucesso. São métodos nada caros, especialmente a cera quente que é muito acessível. Costumam usá-la nas pernas, axilas e verilhas (para mim este é o melhor método nas verilhas).

  • Máquina –  A máquina acaba por ser um método acessível a todas e por isso o melhor para o Verão. Neste momento, já existem imensos modelos de máquinas, sendo que a evolução das máquinas eléctricas evoluíu muito. Existem máquinas que arrancam pêlos ainda muito pequenos e esta é a razão pela qual eu acho a máquina a melhor opção. A maioria das pessoas usa este método em praticamente todas as partes do corpo (infelizmente não consigo usar nas axilas e verilhas, já que nestes sítios me dói um bom bocado). Em relação à dor é realmente uma questão de hábito, a partir de umas 5 utilizações a dor passa a ser muito pouco (na parte inferior das pernas quase que não sinto). Tal como a cera vão enfraquecendo os pelos e por isso quem usa máquina ou cera há bastante tempo acaba por ter zonas no corpo praticamente sem pêlos. Com o uso da máquina os pêlos encravados são mais comuns, pelo que é bastante aconselhável comprares uma loção para combateres este problema, assim como deves esfoliar a pele uma a duas vezes por semana.

  • Pinça – É indicada para depilar pequenas zonas, como é o caso das sobrancelhas e também para as pessoas que têm alguns pelinhos nas mãos e nos pés. Podes usar também a pinça quando terminares de fazer a depilação e ainda tiveres alguns pêlos.

  • Laser – Tem de ser feito em locais especializados e por pessoas que tenham formação nesta área. Não é barato, mas se for feito “em condições”, o dinheiro vale o feito. Os pêlos não crescem durante o intervalo de tempo bem maior, é ideal para quem sofre de pêlos encravados e pode também reduzir algumas manchas na pele. Algumas pessoas que já fizeram depilação a laser dizem que dói bastante, outras conseguiram superar perfeitamente a dor, mas lá está, isso vai de pessoa para pessoa.

  • Fotodepilação – A luz pulsada é uma forma de depilação ainda mais avançada e recente do que o laser. Esta forma de depilação não é 100% eficaz, costuma ficar sempre alguma penugem, mas é muito pouca. Todas as zonas do corpo podem ser depiladas e é adequada a todos os tipos de pele. Na maioria das pessoas a fotodepilação não causa praticamente dorm, mas há sempre pessoas mais sensíveis e zonas onde vai doer mais. Antes de começar o tratamento de fotodepilação terás direito a uma consulta onde irás decidir as zonas que queres fazer, assim como terás direito a uma explicação do funcionamento. Aconselho-te a ver a experiência da Catarina do Moda e Beleza, aqui.

Brevemente irei fazer um post com dicas na hora de fazer a depilação e ainda outro sobre a Descoloração dos pêlos.

Deixe aqui o seu comentário!

Joana diz:

qual o melhor metodo para a depilaçao nas axilas? 
Beijinhos (:

andreia diz:

Como tu disseste  “com o uso da máquina os pêlos encravados são  comuns, pelo que é bastante aconselhável comprares uma loção para combateres este problema.”
Que loçao aconcelharias?

Eu não costumo ir à esteticista, faço em casa.
Mas acho que vou conseguir, já que há algum tempo eu e a minha mãe já tinhamos combinado comprar uma.
Ajudava mais se ela também usasse mais a máquina

 

Rainbow diz:

Eu comprei-a por influência da minha tia, que me disse que, a longo prazo, compensava comprar a máquina em vez de passar a vida a ir à esteticista, usar a cera quente… Além de ser menos agressiva…
Podes usar esse argumento Razz

Adoro o teu Blog *.*

Eu uso ou a máquina para depilar ou creme da veet (faz comichão xD)

Olá!

Podes experimentar ir a um salão, sim.
Eu costumo pedir à minha mãe para me ajudar, porque eu sozinha sou uma desgraça xD

Eu hoje fui à Worten ver da máquina depiladora.
Tenho de “negociar” com a minha mãe para ver se a compro brevemente Smile

Olá Maria!

Por vezes, eu também uso cêra.
O incoveniente é ter de esperar que os pelos cresçam :S

 

Maria diz:

A minha esteticista garante que sim, estamos mais sensíveis e portanto podemos sentir mais dor…ela é especialista no assunto, eu acredito que seja verdade, mas não é algo fixo, porque nesses ‘dias’ umas vezes dói o normal, outras um pouco mais…acho que depende também da pessoa e do stress etc

Maria diz:

Sinceramente não aconselho ,porque a pele nessa zona, além  de ser mais sensível é também mais fina, delicada e elástica, pelo que o que acontece muitas vezes é a pele ser apanhada pelas pinças da máquina…e acredita, isso dói bastante e deixa marcas…falo por mim, nas virilhas nada melhor que cera quente daquela sem bandas…dói um pouco mas dura imenso tempo e dói menos que cera de bandas fria ou quente.

Marta diz:

Olá!
Eu faço depilação com gilette, cera fria e algumas vezes (poucas mesmo) com máquina, nas pernas.
Nas axilas tambem faço com gilette e nas verilhas costumo fazer com creme.

beijinhos (:

Carolina diz:

olá, desculpa so perguntar agr, ja que publicaste este post ontem, mas eu preciso de te falar uma coisa. É assim, eu tenho feito a depilação com cremes depilatorios.´há uns tempos, eu comprei cera fria e cheguei a utilizar uma vez mas depois n sei… parece q fico com medo de doer mto. achas q se fosse a um salão, nao sentiria tanto esse medo?sei lá, n seria eu a tirar percebes? achas q vale a pena ?

Rainbow diz:

Oh, e se comprares o mesmo que eu, há uma peça que vem  que te permite costar os pêlos, como se fosse um gilete Smile

Rainbow diz:

Sim, podes utiliza-a das duas maneiras. Esse foi um dos motivos pelo qual eu a comprei.
Mas há uma versão, a Braun Skill Épil 7 – 7380, que apenas podes utilizar na pele seca. É mais fácil de distinguir porque tem co-de-rosa.
Mas caso penses em comprar, vê isto: http://www.braun.com/pt/female-grooming/silk-epil-epilators/silk-epil-7/silk-epil-7-models.html
A minha é a primeira.
Como custava apenas mais 3 euros que a do meio, comprei-a porque tinha mais acessórios..

Olá Rainbow!

Nunca usei essa máquina depiladora, mas já ouvi muito bem dela. Mas estou mesmo a precisar de comprar uma e essa é uma das hipóteses que me parecem melhor. Essa dá para usar no banho também, não é?

Utilizo gilete e cera. Mas na axilas só gilete :S

Nunca tinha ouvido falar nisso. Mas muitas vezes essas coisas não passam de mitos.

beijinhos

Olá!

São métodos diferentes, ora vê a diferença

Cera Quente – http://fotos.sapo.pt/VwUWNLOWNqPAzZD81nQN/x435 (depois retira-se com um banda seca)

Cera Fria – http://agentetestou.files.wordpress.com/2010/01/cerafria.jpg

bjs

Diana diz:

Olá!
O que ainda não percebi qual é a diferença de usar cera quente ou fria?? Podes-me esclarecer??
Beijinhos… tens aqui um blog 5!! Parabéns e obrigado por tudo!! És uma querida!! Smile
Beijinhos

INES diz:

Ohh, eu já toda contente para comprar o creme e…
Tenho medo da dor, sinto que não estou preparada.
Mas obrigada, já ajudaste bastante, voupensar no caso.

Que desilusão…! Frown

Rainbow diz:

Olá!
Eu comprei, relativamente há pouco tempo, a máquina depiladora da Braun, Skil Épi 7 – 7681.
Achas que foi uma boa compra?? Eu para já ainda só a consigo utilizar na parte debaixo das pernas, mas ando a conseguir na parte de cima.

Que métodos utilizas nas virilhas e nas axilas?

É verdade que, na altura do período, a depilação (com qualquer um dos métodos) é mais dolorosa?

Olá Diana!

Na parte de baixo das pernas uso cera quente. Na parte de cima das pernas costumo descolorar.
Na axilas faço com gilete.
Nas virilhas uso cera, mas também já aconteceu diversas vezes usar gilete :S

Costumo aplicar creme hidratante logo a seguir

beijinhos

Diana diz:

Olá!
Quais são os processos que utilizas na depilação das axilas, virilhas e pernas?? Depois de te depilares costumas usar algum tipo de creme ou assim?? Se sim qual?? Beijinhos

 

Olá!
A cera não engrossa os pelos.
A lamina engrossa e crescem mais rápido.

beijinho

Olá!

Vendem-se em parafarmácias, algumas farmácias e áreas saude do Modelo e Continente.

beijinhos

Olá Beatriz!

Eu uso um da Oriflame e gosto muito.
Também já usei da Yves Rocher e gostei.

 

Nunca ouvir dizer isso :S
Mas talvez o melhor seja aloirares os pelos.

beijinho

Olá Inês!

Sim, os cremes depilatórios não são a melhor escolha.
Eu recomendo-te a cera, eu comecei a fazer com cera e foi melhor. Já passei pela experiência dos cremes e não te aconselho.

beijinhos

Olá Maria!

Esse é para mim o principal motivo para não usar cera nas axilas. Não sabia se era mito ou era verdade e decidi não arriscar.

Eu faço com gillete e só consigo ficar uns 4/5 dias sem fazer quando uso o desodorizante da Dove, mas normalmente é mais de 3 em 3 dias. Sinceramente é chato e quero muitoo fazer fotodepilação nessa zona futuramente.

Beijinhos

Olá Daniela!

Eu não te aconselho o creme depilatório, aliás acho que esse método acaba por ser baaastante caro a longo prazo. Penso que seja preferível usares bandas de cera fria, já que como não tens experiência, é melhor não usas cera quente.

beijinhos!

Olá Joana!

Já li boas reviews sobre um produto da Veet contra os pêlos encravados. O produto é este:
http://www.veet.pt/web_files/img/anti-ingrown-hair-cream.png

Olá Inês!

Há pessoas que gostam de depilar as verilhas com máquina depiladora. Li uma vez que não era muito prático, mas penso que é verdadeiramente uma questão de hábito.

beijinhos

Olá Sofs!

Muito obrigada Smile

Já fizemos um post sobre isso:
http://semprenamoda.blogs.sapo.pt/239772.html
Se não te foi útil, avisa-me,
beijinhos

Inês diz:

Olá Camila (:
Gostei muito deste post porque exlicaste tudo muito bem. Contudo, tenho uma dúvida: achas que é prático depilar as verilhas com a máquina depiladora (sem contar com a dor)? Gostava de saber porque estou mesmo a pensar em comprar uma.

obrigada e beijinho*

Sofs diz:

Ola Camila Smile
Gosto muito do teu blog, aprecio muito o trabalho que tu e as tuas colaboradoras fazem, estao todas de parabens Smile
Queria fazer um pedido para um post, se tiveres alguem tempo. Gostava que fizesses u post sobre o estilo surfista/beach girl, com penteados tambem, estou a pensar mudar de estilo para um mais fresco, mais ‘á verao’ x) Agradecia bastante que pudesses fazer, assim que pudesses Smile
Beijinhos para ti e as tuas colaboradoras Smile *

Joana diz:

oláa, quando te referes a uma loção para prevenir os pêlos encravados, podes dar-me um exemplo de um boa loção? 

Daniela diz:

Olá em 1º lugar parabéns pelo blog, está fantastico. O meu problema e o seguinte no Domingo vou para um campo de férias durante 1 semana e queria saber que metodo me aconselhas para nao ter de me preocupar com os pelos durante esse periodo de tempo. O mais edial seria o creme porque e mais barato e pratico, mas axas que serve para estar uma semana sem ter de me depilar? Se a tua resposta é sim, gostava de saber qual é a marca que achas que devo usar?  MUITOOOOOOOOOOO Obrigada xoxo

Maria diz:

Olá, eu comecei a fazer depilação muito nova, pois tinha mesmo muitos pêlos. Devido à minha idade, os profissionais aconselham a não usar cera, pois no caso das axilas o peito ainda não está totalmente desenvolvido o que pode trazer algumas complicações. Comecei então a usar os creme depilatórios, ao princípio é óptimo pois a depilação dura para cerca de uma semana e a pele fica suave…mas com o continuar das depilações o pêlo engrossa e por ser estimulado em vez de arrancado pela raiz começa a crescer mais rapidamente a ponto de ter de utilizar o creme dia sim, dia não, pois a pele fica muito áspera com sensação de ‘picadas’ ao passar a mão pela pele…é realmente desconfortável e inestético…já para não dizer que não é nada prático estar sempre a por o creme antes de ir para a praia com os amigos….
Estava farta da situação e decidi usar cera quente, dirigi-me a uma profissional claro, e digo-vos, a depilação a cera não me teria doído tanto se eu não tivesse usado os cremes, pois o pêlo não estaria tão forte e espesso.
Nas axilas esqueçam o creme…pois vão ter de fazer TODOS os dias se quiserem ter axilas bonitas e apresentáveis.

Tenho também uma máquina que utilizo esporadicamente…mas a mim deixa-me muitos pelos encravados e marcas roxas na pele.

INES diz:

Agora fiquei preocupada, os cremes depilatorios fazem os pelos mais grossos!?

Tenho 13 anos e este Verão vai ser a primeira vez que vou fazer deilação nas pernas. A mim recomendaram-me a cera, mas eu prefiro começar com o creme porque vão ser as primeiras vezes.

Mas agora assutaram-me, eu não quer ficar com os pêlos das pernas mais grossos!

want to BE diz:

Eu prefiro fazer a depilação com creme depilatório e, por vezes, com a máquina mas acontece-me o mesmo que te acontece a ti: magoa-me nas axilas e verilhas.

(se puderes, divulga o meu blog sff Smilehttp://want-to-be.blogs.sapo.pt . ah , e visita-o, claro !) 

maria diz:

tenho alguns pelos na mao e detesto-os. mas dizem-me que faz mal se os tirar.. é verdade?

Adoro o blog. Está muito giro!
Passa pelo nosso e comenta (:
Poderias pôr o nosso blog nos links? Nós tbm pomos o teu, se puseres o nosso!

mariana diz:

ola,
comprei recentemento uma maquina de depilaçao é muito boa e os pelos nascem muito mais fracos

Beatriz diz:

Boa tarde! Que esfoliante recomendas?

Ana diz:

Olá tudo bem? olha alguem sabe onde se vendem os produtos da marca essence? é que eu gostava imenso de comprar *.* beijinho*

Vera diz:

Muito bom este post.

De certeza que vai ajudar imensas leitoras

Muito obrigada Smile

Modista diz:

Gostei muito!
Olha,reparei que bastantes imagens que pões no ínicio dos posts são parecidas…Onde as vais buscar?

Responde num comentário ao meu blog!

Eu utilizo cera, máquina e lâmina Grin e tambem descoloro.
Realmente agora é aquela altura chata em que temos mesmo de ter a depilaçao perfeitamente em dia :

Beijinhos minha querida

Eu costumo usar cera, mas odeio quando fico com bocados de cera agarrados mesmo depois de passar o oleo johnson. Secalhar foi começar a usar máquina para a depilação.

N!N! diz:

ola querida…ja ha mt tempo k tenho esta duvida: a cera faz engrossar os pelos??  e as laminas (gilete)???
beijinhos…podes responder rapidamente a esta duvida por favor??