Alimentação e aproveitamento escolar

25

Ago

Daniela Monteiro

Sem categoria

   No tempo de escola, deves tomar especial atenção à tua alimentação. Uma dieta rica em proteína e vitaminas melhora a tua capacidade de concentração e ajuda em problemas como o cansaço e a irritabilidade. Para além disso, é também importante que comas hidratos de carbono, para teres energia.

   Muitos estudantes recorrem a suplementos vitamínicos, entre outras substâncias, para melhorar o aproveitamento escolar – algo completamente desnecessário. Com este post vais correr para o super mercado, e não para a farmácia.

 

Vitaminas

 

   Comecemos por elas. São um elemento nutritivo que muitas vezes tem funções metabólicas, actuando na digestão dos alimentos.

 

B1
Encontras esta vitamina em carne, legumes e cereais integrais. A sua deficiência pode provocar nervosismo, fadiga, falta de memória e concentração  e insónias.

 

B5
A deficiência de B5 pode causar cansaço, fraqueza muscular e acne. Rim, fígado, abacate e leite são algumas das principais fontes.

 

B12
Esta vitamina encontra-se principalmente na carne, ovos e lacticínios. A deficiência pode trazer complicações como fraqueza, dormência e dores musculares.

 

C
Algumas fontes são citrinos, morangos e salsa. O consumo insuficiente pode provocar fadiga, perda de apetite e sonolência.

 

D
É responsável pela assimilação de minerais como o cálcio e fósforo; a sua deficiência pode causar fraqueza muscular, irritabilidade e problemas ósseos. Encontra-se em sardinhas, arenque, salmão, leite e óleo de fígado de peixe.

Quero deixar claro que a deficiência de vitaminas não é comum, uma vez que não é necessário ingeri-las em grandes quantidades. Isto é só para te dar alguns exemplos de alimentos que deves prezar da próxima vez que fores às compras. 

Proteína

 

A proteína é, muito basicamente, o material de construção do nosso corpo; assim sendo, não deve ser dispensada durante a fase de crescimento.
Óptimas fontes de proteína são a carne e o peixe, ovos, leite e derivados.

 

 

Hidratos de carbono

 

São (ou deviam ser) a principal fonte de energia. Algumas fontes são arroz, massa, batata, feijão, grão-de-bico e pão de mistura.

 

 

Não há muito mais a dizer sobre a alimentação em tempo de aulas, lamento. Para teres um cérebro desperto e o corpo pronto para aguentar com a correria do dia-a-dia, reforça a tua dieta saudável com proteína e vitaminas e não saltes refeições.

 

Beijinho, dani”

Deixe aqui o seu comentário!

dani diz:

Olá ainda bem! Obrigado  Smile

sara diz:

dsclpa.me …

mas ontem nao conegui ver a tua resposta a tempo hoje ainda vais la ?

dsclpa.me mesm 

ja agr adoro o teu blog…

Modista diz:

O meu desejado post!
V~e-se mesmo que é a tua praia.Falas memso bem destes temas!
Não sabia que a insuficiencia de alguns alimentos podia causar falta de concentração e coisas que prejudicam as aulas…

Aprendi imenso neste post!

Oláa. ♥
Percisas de uma mudancinha no visual do blog? *-*
Se sim, passa pelo meu blog de gráficos, http://chocolategraphics.blogs.sapo.pt/, e faz a tua encomenda. Mas despacha-te! Poiis só aceitarei 10 por agora.
Obrigada (:

Encontro-me lá neste momento.

beijinho

dani diz:

Olá

sê confiante em quem és, não penses demasiado nas coisas e age de forma natural. não sejas muito tímida (mostra a tua personalidade) mas também não entres a matar. ouve as conversas, troca olhares simpáticos e tudo vai acontecer normalmente, não te preocupes  Smile

definitivamente calças escuras, neste tempo que aí vem calças claras sujam-se facilmente. quanto às camisolas, compra duas de manga comprida mas frescas, duas mais quentes e, se quiseres só uma bem fresca… pois é, o verão está a acabar…  Frown

Beijinho, obrigado em nome de ambas as autoras

sara diz:

ola..
eu qeria saber mais ou menos quando costumas ir ao msn e qe adicioneite pq gostava/precisava qe me ajudasses mas nao te tenho visto online … 

bj e desculpa la … 

Jéssica diz:

Olá Smile
Eu acho que preciso de alguns conselhos: eu vou para o  10º ano e para uma nova turma – como é óbvio – apenas conheço uma colega e de resto não conheço ninguém. Sabes, tenho assim receio de que não gostem de mim ou coisa parecida, não sei bem, existirão alguns conselhos úteis para causar boa impressão, ou assim?
E em segundo é que eu devo de estar em vias de ir às compras, e eu preciso de calças e duas camisolas, mas como faço? Compro camisolas na mesma frescas? E quanto as calças? Escuras ou claras?
Fica bem e parabéns pelo blog Smile

Cátia diz:

Bom post!
Adoro o blog.

Beijos

B.R diz:

Hey ,Querida !!
Ainda esta semana vais postar , as malas ?
Obrigada .

Olá!

Sim, sim vou Smile

beijinho

Iara e Margaridaa @ diz:

Olá, passa pelo o nosso blog, e se quiseres, inscreve-te (:
Obrigada! http://www.mileyraycyrus.pt.to/

dani diz:

Olá!

Como estão presentes no leite, ovos e arenque, fui preguiçosa e não fiz referência…  Razz
Fica bem beijinho

Catarina Rocha diz:

Bom post! (:
Hoje ainda vais postar os look’s do 10º ano?
Ando um bocadinho ansiosa xD

Beijinho

Inês Fonseca diz:

Olá!
Sinceramente, também acho que não há mais nada a dizer acerca da alimentação em tempo de aulas, visto que tu já fizeste o mais importante; mostrar o que cada tipo de vitaminas faz no nosso desenvolvimento!
Mais um grande post *
beijinhos.

* diz:

esqueceste-te de falar no omega3 e no omega6 que também são muito importantes !
beijinhos.

stephaniee diz:

Olá , ia gostar bastante se pudessem postar hoje , um post sobre as consequencias do alisador no cabelo , se faz bem ou mal , faz cair o cabelo ? ajudem me por favor , ia adorar se pustasses anda hoje , obrigada ,amo o vosso blog