Métodos de estudo

23

Ago

Daniela Monteiro

Sem categoria

   Independentemente do ano que frequentamos, temos de estudar se queremos chegar ao próximo. E quem é que não sente falta da primária quando tem de estudar para um teste?

 

 

   Aprender nem sempre é fácil e todos temos de estudar, mais ou menos, para conseguirmos resultados. Cada pessoa tem os seus métodos de estudo mas há quem simplesmente não saiba como o fazer. A velha frase “se estudo, corre mal, se não estudo, corre bem” é uma das provas. Neste post vou dar-te toda a ajuda que me é possível, de estudante para estudante.

 

 

Na aula

 

   Bla, bla, bla… Olha, já tocou? Espera, há tpc? Oh, agora deixa lá…

   É bonito mas pode custar muito dinheiro aos teus pais e desperdiçar um ano da tua vida.

 

   Nas aulas deves estar atenta; mas não é fácil, pois não? Se tiveres dificuldade em concentrar-te, não vale a pena olhares para o professor durante a aula toda sem ouvir nada do que ele diz. Em vez disso, ouve enquanto ele está a a explicar matéria nova ou a esclarecer uma dúvida que tenhas. Durante o resto da aula podes desligar um bocadinho…

 

 

 

   Tira apontamentos e, se o professor se der ao trabalho de escrever no quadro, é porque é importante: copia para o caderno. Quanto mais organizado o teu caderno for, mais fácil será consultá-lo. Fiz um exemplo de organização de caderno que podes seguir aqui em cima.

 

   “O professor é um chato, está a dizer a mesma coisa há meia hora.” E o que é que ele está a dizer? “Não sei.”

   Por isso mesmo é que ele o repetiu durante meia hora. Por mais que os professores queiram chamar a nossa atenção, essa não é uma tarefa fácil. Da próxima vez que o teu professor repetir vezes sem conta a mesma coisa é bom que ouças, nem que seja à centésima vez, pois provavelmente é algo importante.

 

 

   Quando o professor marca exercícios para fazer na aula, não o faz para descansar a voz. A ideia é tu tentares usar o que acabaste de ouvir e, sozinha, ter capacidade de aplicar conhecimentos (que é o que terás de fazer num teste). Só assim terás dúvidas e, quando se faz os exercícios na aula, é muito mais fácil esclarecê-las. Por isso, da próxima vez que o professor disser a página dos exercícios, não te vires para o colega do lado; tenta sozinha, depois com o teu colega e, se não conseguirem, chama o professor. Mas é importante que te esforces antes de pedir ajuda.

 

 

Em casa

 

   Olhò tpc ali a voar pela janela… A quantidade de alunos que não faz o tpc é esmagadora. Que crime! Uns minutos todos os dias a fazer o tpc poupam-te horas antes dos testes e dão-te dias de alegria no Verão quando passares de ano sem negativas.

 

   Quantas vezes já ouviste que tens de estudar todos os dias? Nós dizemos “claro que ninguém faz isso”, mas não é verdade. Estudar não é abrir o livro e lê-lo 10 vezes sem ficar nada cá dentro. O trabalho de casa é óptimo para estudar, pois põe as tuas capacidades à prova. A maior parte dos livros traz um caderno de exercícios; se o teu professor não marcar tpc e estiveres com dificuldade numa matéria, toma a iniciativa de resolver algumas alíneas e tira as dúvidas na aula seguinte. Quando chegar a altura do teste, vais ter a matéria em dia e vai ser mais fácil e rápido preparares-te para o resolver.

 

 

   Estuda com os teus colegas de turma. É do melhor que tens a fazer se fores distraída nas aulas, pois os teus amigos podem ter apanhado alguma informação importante que te escapou.

 

 

Organizar a matéria

 

   Pode demorar, mas poupa-te stress e tempo antes dos testes. Muitos estudantes gostam de fazer resumos e esquemas pois é uma ajuda para o cérebro ter uma memória concreta e visual para se guiar. Quando estiveres no teste, vais pensar “eu sei isto, está naquela página a seguir àquele esquema… eu sublinhei a verde… já me lembro!”

   Para te ajudar, vou dar umas dicas sobre resumos.

 

 

Como fazer resumos?

 

   Antes, fazia resumos para tudo. Para todas as disciplinas. Com toda a matéria. Mas depois fui adaptando técnicas. Então, agora só faço resumos para disciplinas com muita teoria como história e geografia. Para disciplinas como química e matemática, prefiro resolver exercícios e ler os resumos dos livros, que quando são de ciências costumam ser bastante precisos e reduzidos.

 

   Muitas vezes encontras bons resumos nos livros (não te esqueças que o caderno de exercícios também os tem), pelos quais podes orientar o teu estudo. Podes sempre completar os resumos e esquemas do livro com infromação que aches importante. Sinceramente, os únicos livros pelos quais nunca consegui estudar foram os de história. Para esta disciplina, tenho sempre de fazer os meus resumos.

 

 

    Títulos. Deixa sempre umas boas linhas e grandes títulos entre os temas (como eu faço nos posts), para não confundires e não teres aquela ligeira sensação de claustrofobia ao estudar, que só ajuda a aumentar a irritação.

 

   Cor. Divide os temas por cores fortes e bem diferentes. Assim, o teu cérebro pode associar cores a assuntos e poupas tempo a responder a perguntas no teste.

 

    Palavras-chave. Podes observar isto nos meus posts. Num parágrafo, eu destaco (sublinho, mudo cor, itálico, etc.) palavras que resumem o assunto de que se trata. Assim, é mais fácil orientares os olhos ao leres os resumos, para além de que ajuda na memória visual. Se lerem só as palavras que eu destaco num parágrafo, facilmente percebem a ideia geral.

 

   Esquematiza. Listas, pontos, setas, quadros… Tudo vale quando se quer espremer o número de palavras e ficar com o verdadeiro sumo da matéria. Se souberes o essencial, no teste só vais ter de construir a resposta. É como se tivesses um exercício em que deixam um espaço numa frase para completar. No teste, vais lembrar-te que eram seis pontos e ainda só escreveste cinco. Com a ajuda das palavras-chave, vais lembrar-te do que falta.

 

 

   Algo muito importante nos resumos é a ordem. Não escrevas as coisas à toa – tenta seguir uma linha de raciocínio, apresentando no princípio as coisas separadas e bem explicadas e deixando para o fim de cada assunto as conclusões. Se forem manuscritos toma cuidado para a letra ser facilmente legível.

 

 

Antes dos testes

 

   Uma semana antes dos testes é o prazo limite para fazeres os teus resumos. Assim não corres o risco de te atrasares em algo ou teres mais um trabalho ou teste surpresa e não teres tempo de fazeres tudo o que precisas.

 

   Se fizeste os tpc, estiveste atenta nas aulas e tiraste todas as tuas dúvidas, não há razão para não estudares só uns dias antes do teste. Por exemplo, se tiveres teste na 4ª, podes perfeitamente começar a fazer os resumos na 6ª à tarde e estudar na segunda e terça.

 

   O mais importante não é a data do teste – é a data da última aula antes do teste. Deves no mínimo rever rapidamente a matéria para te certificares de que não te restam dúvidas e que só precisas de decorar algumas coisas e treinar um pouco mais outras. Se tiveres dúvidas, por mais pequenas que sejam, bombardeia o teu professor com elas. Ele vai perceber que estiveste a estudar e dar-te pontos pelo esforço.

 

   Para mim, rever a matéria na noite anterior funciona, mas para muitas pessoas não. De qualquer forma, a menos que tenhas matéria muito bem organizada dentro da cabeça e só precises de uns retoques ou de ter a certeza de uma palavra, não te aconselho a “estudar” mesmo antes do teste, pois vais confundir tudo.

 

 

 

 

   Organiza o teu tempo, leva as coisas com calma e, quando te apetecer cruzar os braços e fazer greve de escola, fá-lo. Mas a pausa não pode demorar muito.

 

   Esforça-te em todas as disciplinas, sê educada nas aulas e, mesmo que não consigas resultados brilhantes, no conselho de turma no fim do período não vão faltar argumentos para defender o teu aproveitamento positivo.

 

 

 

   Espero que alguém vá ter um ano melhor que o anterior graças a este post. Acho que vos dei tudo o que podia.

   Beijinho, dani”

Deixe aqui o seu comentário!

Anônima diz:

A-D-O-R-E-I… Me ajudou muito!! Muito Obrigada mesmo, de C♥ração!!!

Dani diz:

Ora, fico feliz por ter ajudado! Smile

- Inês Gonçalves diz:

de nada querida ;D

dani diz:

Olá Inês! Bom não tens nada que pedir desculpa porque na verdade esse blog passou das marcas. Embora esse post não seja cópia deste, grande parte dos outros é, e a autora diz tratar-se de uma continuação do sempre na moda (?). Por isso, de qualquer forma, fizeste bem em avisar. Se encontrares outro deste tipo, por favor deixa comentário aqui no blog. Beijinhos

Inês Gonçalves diz:

ola querida. afinal, o post que te enviei não tem nada a haver. só reparei nisso depois de mandar o comentários :$
era só o esquema que era igual. desculpa querida
beijinhos.

Madalena diz:

tu lá sabes, mas publicamente é feio alguém do sexo feminino agradecer com um “obrigado”

dani diz:

Não teria reagido assim se simplesmente me tivesses corrigido, até agradeceria e limitar-me-ia a explicar porque escrevia assim. No entanto a forma como o fizeste não foi a melhor… Mas não há problema, eu percebo. De qualquer forma, não voltarás a ver-me escrever “obrigado” no blog, uma vez que incomoda a Camila, mas eu continuarei a agradecer com um “obrigado” nas demais situações, uma vez que soa muito mais natural aos meus ouvidos Smile

Madalena diz:

só fiz a chamada de atenção porque pensei mesmo que não soubesses. E sim, existem muitas injustiças no ensino, das quais felizmente não me sinto muitas vezes alvo, e agora reconheço que me posso ter excedido no comentário, visto que tu não és professora.
E que bom que é sabermos que temos uma boa nota não porque o nosso professor é pouco exigente, mas sim por mérito próprio.

Olá!

Agradeço eu meu nome e também da Daniela, autora do post Smile

beijinho

branwyn diz:

Olaa (: encontrei o blog devido a minha melhor amiga e digo-te este post ta incrivel ! obrigada pelos conselhos (: 
beijinho’ bom blog !

Ary diz:

Estava com dificuldades em subir as notas, pois para o ano tenho q subir muito mais e apareceu este blog fantástico que me esclareceu muitas duvidas obrigada possa ser que este ano suba para 4 e 5 xD
Continua…

dani diz:

Olá obrigado! Adoro o teu blog  Smile

dani diz:

Ainda bem! Obrigado  Smile

dani diz:

Olá obrigado  Smile

Desculpa, mas na verdade não temos assim tanto em comum… Não gosto particularmente de história, geografia nunca teve muita piada e os testes… bem, nem me lembro deles mas nem científico nem social foram as primeiras escolhas (não me perguntes a mim quais foram as primeiras escolhas). Quanto ao sonho… percebi que o tinhas aos 14, mas eu não. O meu sonho é perceber o corpo humano ao mais ínfimo detalhe. Não tenho intenções de salvar a humanidade e o mundo da medicina nunca foi nem perto de cor-de-rosa aos meus olhos.

Bom… de qualquer forma muito obrigado e desejo-te o mesmo. Mas da próxima vez evita comentários pessoais aqui no blog (eu sei que dei alguma informação pessoal, mas tens de perceber que era dentro do contexto do blog). Porém, terei todo o gosto em lê-los no meu blog pessoal

Fica bem  Smile

Angie diz:

Olá!
 
Como li que pretendias ir para Medicina decidi opinar. Revi-me em ti. Também era boa aluna a línguas, gostava de história e geografia no 9º ano. Os testes psicotécnicos revelaram que era a aluna com o nível social mais elevado da turma seguido do científico. Aconselharam-me a ir para um curso técnico de assistente social. Decidi ir para a área científico-natural (que era como se chamava na altura). Mais tarde a minha explicadora de CFQ insistiu para que escolhesse Física no 12º ano. Optei pela Química. Tinha uma boa média mas não chegou para o que queria: Medicina. Pensei ir para Enfermagem mas achei que ía viver frustada. Arrisquei tudo, não me candidatei sequer ao Ensino Superior Português. Larguei tudo e fui para España com 17 anos. A primeira vez que saí de casa. Aprendi muito. Lutei muito e, sobretudo, estudei muito e mesmo assim não consegui entrar logo. Foram precisos quase 3 anos para lá chegar. Sabes, às vezes não há muita justiça nestas coisas. Por mais que nos esforcemos. Por outro também cometi erros. Sofri. Por vezes o caminho é mais tortuoso mas acabamos por chegar lá. Por vezes temos que nos perder para nos encontrar. Tudo tem um motivo. Hoje estou no 3º ano do curso que escolhi no país que me acolheu. No entanto, a visão utópica de salvar o mundo que tinha já não é a mesma. Medicina é diferente. Não é igual ao que vemos em séries e filmes. Não é o que nos mostram a toda a hora. É um mundo difícil e competitivo. E duro, muito duro. Pensamos que com muito estudo tudo se faz mas nem sempre. Tem que se abdicar de muito. Tem que se dizer não a muito. Muitas vezes tenho que me lembrar do motivo porque lá estou. Do porquê. Do sonho dos 14 anos. Não te esqueças que é uma responsabilidade demasiado grande e por vezes muito pesada. Não pensamos muito nisso.
 
Soube bem contar a minha história.
Boa sorte para ti e parabéns pelo post.

Modista diz:

Muito boas dicas!Vão ajudar imenso!
Embora eu nõ precise de fazer umas coisitas… não me faz confusão estudar antes do teste.

Está um post super bom!Como todos os que tu fazes!

dani diz:

Olá!

Obrigado por contribuíres para o post  Smile
Fica bem

Tiago diz:

Podes completar ainda mais o teu Post. Como suponho que estejas no secundári ainda nao tens a experiencia que se adquire na faculdade.

Um dos maiores problemas que um estudante tem de enfrentar é estudar sozinho sem ajuda. Ser-se autodidacta. Na faculdade isso aparece muito, e se nao fores uma pessoa desenrascada podes não te safar muito bem.

Mais 2 ou 3 concelhos a juntar:

Arranja o máximo de exercicios resolvidos possiveis. Resolve-os copiando, resolve-os espreitando e dpois resolve-os até ao fim comparando com as soluções/resoluções.

Caso tenhas um mau professor de teorica, ou simplesmente nao compareces as aulas, fala com todos os teus colegas, pede apontamentos de tudo e mais alguma coisa. Não vais ler metades pelo que então filtra aqueles que tiverem um conteúdo mais proveitoso. Podes comparar com os sumarios das aulas dadas.

E mais importante, nao façam como eu…quando estudarem nao se distraiam com qualquer coisa Razz é algo para o qual ainda nao arranjei cura Neutral

dani diz:

Olá ainda bem!

Ciências e tecnologias  Smile

dani diz:

Infelizmente ou não fiquei ofendida pois sou, de facto, muito boa aluna a línguas. No entanto, a tua reacção chocada confundiu-me mais…

Lamento desapontar-te mas o comentário é desnecessário. Conheço essa regra (não a aprendi em nenhuma aula) e quebro-a propositadamente a toda a hora.

Da próxima vez, exprime a tua revolta para com o sistema de ensino português no blog de um professor, porque eu não sou obrigada a lê-la. Obrigado e perdoa a rispidez mas detesto ter de ouvir sermões por coisas que não me dizem respeito. Tenho disso que chegue nas aulas e não vejo propriamente arco-íris quando o fazem aqui no blog.

madalena diz:

oh dani, tu que dizes que sempre foste muito boa aluna a letras, como é que é possível escreveres diversas vezes “obrigado” aqui no blog?! caso não saibas, “obrigado” é utilizado no masculino (ou seja, pelos rapazes) e “obrigada” no feminino (pelas raparigas). O teu erro não é muito grave, mas é bastante comum, e a meu ver, não é admissível numa boa aluna a língua portuguesa, visto que eu sempre tirei também as notas máximas a língua portuguesa mas com um grau de exigência elevado, e por vezes pergunto-me como é que é possível este tipo de erros passar ao lado de alunos que têm tido êxito. Será a falta de exigência de alguns professores? Espero que não te ofendas com a chamada de atenção.

Maria diz:

gostei do post, acho q fizeste um excelente trabalho, nota-se q te empenhaste Smile em relação a “não deves estudar na véspera dos testes”, sim, é verdade que para a maioria dos estudantes isso não resulta, mas comigo já resultou bem várias vezes, para as mais diversas disciplinas, e até matemática. talvez porque para mim estudar em cima da data faz com q fique a saber melhor a matéria sem haver posteriormente problemas de esquecimento.
vais para o décimo, em que área?

Inês Fonseca diz:

ahahah, mas se escolheste o que realmente gostas, fizeste muito bem Grin

beijinhos *

dani diz:

Já sabia que me ias dizer para tratar por tu. O que é que se há-de fazer? Força do hábito Razz

Muito obrigado pela disponibilidade e por ajudares a completar o post  Grin

Fica bem, beijinho

dani diz:

Olá

Ainda bem  Grin  bom ano para ti
Obrigado em nome das autoras do blog
Beijinho

dani diz:

Olá! Obrigado, em meu nome e da Camila  Smile
Fica bem

Carolien diz:

Adorei este post Grin

Descubri agora estes blogs de moda, estilo, etcc…
Não sou muito feminina, mas espero começar a ser agora que vou para o 9º ano xD

Acho que este post estava super completo, esclareceu-me muitas duvidas… Eu sou suuuuper desorganizada em certas cenas e uma dessas cenas é a EstudaR, sim, porque eu sou daquelas pessoas que estuda msm na vespera do teste… Preguiçaa Razz

Bem, mas com estas dicas vou tentar fazer melhor Grin

Gostei muito. Parabens pelo optimo trabalho no Blog

Já tens mais uma fã

Grin

Uma das técnicas para se estar atento é algo que ainda faço em reuniões:-Estar a sempre a escrever algo sobre o que se está a ser dito…
Pode se escrever “integralmente” o que o prof está a dizer ou simplesmente a fazer “círculos”/”espirais”/”bonecos”… Quando se chega a casa e olha-se para os desenhos lembramo-nos do que o professor estava a dizer no momento em que estávamos a rascunhar
Sim tomar atenção ao que o professor diz é meio caminho andado… Faz toda a diferença…
Ah e passem tudo para o caderno… sejam apenas só exemplos ou um pequeno rascunho para tirar uma dúvida… peçam ao professor para não apagar o quadro… Se ele não for frouxo vai compreender e não apaga essa pequena explicação.
Nós (profs) só apagamos o quadro quando já achamos que já houve tempo para copiar o que está escrito no quadro duas vezes…
Ah não usem muitas cores… só duas… ou façam como eu fazia no secundário…
Tipo para Português escrevia a azul e verde; Matemática azul e rosa; Biologia azul e preto, etc…
Usem a cor diferente da que escrevem para títulos, conceitos importantes, para sublinhar, etc…

Não gosto da táctica de escrever tudo num caderno e passar a limpo a casa… e pesno que é tempo perdido…Quando passamos a informação a limpo estamos sempre a pensar em tudo menos no que estamos a escrever…

E sim, é essencial tentar fazer sozinho os exercícios sugeridos pelos profs… Se precisarem de ajuda peçam ao professor… ele vai perceber exactamente o que tem de dizer para te ajudar nas tuas dificuldades…
Eu costumo dizer aos meus alunos que não quero que ninguém saia da sala de aula com dúvidas…
Sair com dúvidas da sala de aula para mim é como “mentir-me”…
E acreditem muitas vezes explico as coisas mais que 3 vezes (por vezes de maneira diferente para procurar que percebam… se não for de uma maneira há-de ser doutra lol)… quero é que todos percebam…

ADOREI e é verdade
TPC= estudar regularmente/diariamente

Ah quanto ao estudar em conjunto… err…. não recomendo a qualquer faixa etária … Penso que só a partir do 8º ou 9ºano é que os alunos têm essa capacidade… É que muitas vezes dá para a brincadeira…
Eu pelo menos só a partir do 11ºano é que comecei a ser capaz de estudar e fazer tpcs em conjunto com os colegas…

Por fim… uma pequena ideia:
– Ter um caderno com uma capa gira (de acordo com o nosso gosto)… e com folhas onde nos sentimos confortáveis a escrever (eu pelo menos gosto de folhas grossas pautadas… há quem goste de folhas recicladas, ou quadriculadas etc).
Esse caderno é o caderno de estudo. Sempre que for necessário fazer algum esquema, resumo, exercícios de uma matéria… faz-se um título “pomposo” com o nome da disciplina, coloca-se a data e faz-se ali os exercícios/ esquemas/ resumos…
Assim evita-se as folhas dispersas e a matéria desse ano fica ali compilada para mais tarde consultar… O facto do caderno ser apleativo… ajuda a estimular o estudo… Smile
No final do ano, usa-se a capa e contra-capa com dedicatórias…

Gostei do post! Smile
Espero que sirva de ajuda a muitos alunos!
Mas acima de tudo, acho que os alunos devem saber que caso a organização e métodos de estudo não dêem certo, o importante é nunca desistir
Pode haver algo que não bata certo e como os métodos de estudo é algo pessoal… há que mudar algo e tentar outras estratégias de aprendizagem…
Acreditem que até jogos de correspondência se podem fazer com o estudo e até os irmãos mais novos nos podem ajudar… (exemplo eles podem-nos perguntar os símbolos de elementos químicos) Smile

Bom inicio escolar para todos!

Olá!
Post fantástico, mesmo!
Já vi muitos Especiais de regresso às aulas, mas com este tema e dicas tão boas não, o que é pena

Parabéns pelo excelente blog.

Beijinhos Smile

Ups…
Afinal já criaram o post! Pareceu-me bem! Smile
Parabéns! Vou ler com mais atenção se tiver algo a acrescentar digo…
bjs

dani diz:

Olá!

Obrigado, mas não foi nada de mais Smile
Sendo assim fizeste bem. Os testes a mim deram-me arqueologia e mais não sei quê como principais interesses… Só por isso, perderam toda a credibilidade  Razz

Não tens nada que pedir desculpa. Fica bem, beijinho

Inês Fonseca diz:

Não tens de pedir desculpa, aliás é bom saber que gostas de falar sobre essas coisas com as tuas leitoras Grin

então, dou-te desde já os meus parabéns por teres ido ao concurso e teres chegado tão longe! Eu também cheguei a estar indecisa entre ct e linguas, mas o resultado dos testes psico-técnicos e o meu “não gostar” de fisico-quimica e mais ou menos de matemática (depende das matérias), foram também um grande empurrão para eu seguir linguas e humanidades. E, também gosto de biologia :b
mas, acho que, como a psicóloga da escola me disse, encaixo mesmo é no curso de linguas e humanidades Grin

beijinhos, e agora é a minha vez de pedir desculpa pelo testamento *

dani diz:

Eu sempre tirei notas máximas a línguas e a ciências, por isso era só escolher. A minha paixão são as línguas e a biologia (também gosto de matemática). No entanto, foram os meus professores de línguas e muito principalmente a minha professora de pt do 7º ao 9º ano que me diziam que eu tinha jeito para línguas. A minha professora dizia mesmo que eu era das melhores alunas que ela tinha tido, e elogiava-me a escrita… Cheguei a entrar no concurso do plano nacional de leitura e cheguei às finais do porto, entre centenas de candidatos… mas sinceramente, história sempre foi difícil para mim e geografia, embora fácil, não me atrai muito. Para além disso, imaginava-me mais facilmente num emprego relacionado com saúde. Como vês a minha balança pesava mais para um lado que o outro, então decidi seguir ct. Actualmente escrevo e publico no meu blog e, sinceramente, não sei se algum dia deixarei de o fazer. Continuo com a minha paixão por línguas e literatura e, se algum dia tiver tempo, adorava estudar essa matéria. No entanto, em primeiro lugar fica a medicina. Vejamos se algum dia congio publicar um livro; adorava mesmo…

Desculpa o testamento aqui em cima  :S
Resumidamente sim, considerei humanidades xD

Beijinho

Inês Fonseca diz:

hm, sim, é exactamente essa história! Mas, eu sempre adorei letras, sempre foi a minha área e, acho que estou disposta a aguentar com história (digo eu!) Neutral
mas, já também estavas a pensar em seguir linguas e humanidades? :b

beijinhos *

dani diz:

Olá obrigado! Ainda bem  Smile
Beijinho fica bem

dreamer diz:

Os teus posts são sempre muitíssimo completos! Adorei! Beijonhos.

dani diz:

De nada, ainda bem que ajudei  Smile

dani diz:

Olá muito obrigado  Smile
Beijinho

dani diz:

Obrigado em nome de ambas as autoras  Grin

dani diz:

Olá!

Muito obrigado Inês  Smile
História A? Humanidades? Não sabes com quantos pés fugi delas quando descobri que teria essa disciplina adorada Razz

Mais uma vez muito obrigado querida  Smile
Beijinho fica bem

dani diz:

Não tens de quê, fico felicíssima por poder ajudar. Eu não sou ninguém para falar, na verdade, os meus hábitos de estudo são péssimos mas tiro excelentes notas… Enfim, este ano tenho a certeza que vou precisar de seguir os meus próprios conselhos  xD

Fica bem, beijinho  Smile

dani diz:

Olá

Pois, sem meios não se chega a fins. Muito obrigado,   Grin

dani diz:

Ah!, é que eu estou consciente que os posts são muitos extensos mas, tal como percebeste, para serem completos têm de ser assim. E sim, acho que desde que entrei para o blog escrevo um destes todos os dias

Obrigado, fica bem  Grin

Isa diz:

MUITOS PARABENS!! Excelente trabalho!!! és muito muito boa a fazer post!!! Esta muito completo, nao escapa nada Wink!! BEijinhoss

Vanessa diz:

Achei óptimo o post, é assim mesmo que faço desde o 7º ano, e ainda o faço agora na faculdade. Acho essencial fazer esquemas com palavras chaves para poder ter uma memória visual, é muito mais facil lembrar das palavras e a partir daí desenvolver a resposta.  Apesar de não estudar nunca todos os dias, acho que fazer os “tpc” ou os porjectos um pouco todos os dias, não cansa e ajuda a ir memorizando sem ter que “empinar” antes dos testes. 

-maary- diz:

Excelente post!!!! 

AMO o blog!!! Smile

tiffany diz:

Novo post e novo visual, visita e dá a tua opinião , http://teen-generation.blogs.sapo.pt/

Mafaldinha diz:

nao, disse aquilo porque acho que nao é qualquer pessoa que é capaz de escrever um post assim. eu nao era capaz, e tu escreve-los quase todos os dias, nao e?
admiro-te por isso, e os post para serem assim tao completos tem de ser grandes, e assim contêm tudo o que é preciso.

Inês Fonseca diz:

Olá danii!
Obrigada mais um excelente post! Acho que vai dar imenso geito tanto a mim, como a todas as outras leitoras certamente, visto que este ano vou ter mesmo que me preparar para os resumos (história A espera-me!).
Mais uma vez obrigada, e continua este teu magnífico trabalho. Beijinhos *

Anónimo diz:

Obrigada, a sério este post é fantástico e vai dar um jeitão!!!!
 Eu antes “estudava” só na véspera dos testes e apesar de até ter boas notas os professores queixavam-se sempre e diziam que eu podia ser uma aluna excelente se estudasse…
Muito obrigada a sério!!!

Fashion is Everything diz:

Olá, vinha pedir-te para divulgares o blog de moda: Fashion is Everything.
O url é o seguinte: http://fashion_is_everything.blogs.sapo.pt/ (http://fashion_is_everything.blogs.sapo.pt/). Se divulgares, deixa um comentário e irás fazer parte da lista de links.
Beijinhos Grin

olá ^^ achas que podes divulgar o nosso blog?

http://super-no-mundo-da-moda.blogs.sapo.pt/
obrigada ;D

Filipa diz:

Wow tu tens jeito dani! muito bom post concordo com os teus metodos de estudo, sem esforço nao se sai do buraco! bjs

AniiC diz:

Obrigada pelas dicas excelentes que destes neste post, vão-me ser bastante úteis Grin

dani diz:

Olá!

Ainda bem que pude ajudar. A Camila ficou com o post sobre material escolar e sim, ela vai continuar com essa rubrica; sinceramente, acho que ela agradecia muito que as leitoras deixassem de perguntar isso já que ela já respondeu em vários posts…

Muito obrigado, em nome de nós as duas, beijinho  Smile

dani diz:

Obrigado em meu nome e da Camila  Smile

dani diz:

Olá obrigado

Sim, vou. Obrigado  Razz

dani diz:

De nada, fico feliz por ter ajudado  :]

dani diz:

Olá!

Sim, adoro escrever, mas porque dizes isso? O post tem demasiada treta?  :S

Se procurares dos arquivos ou em “pesquisa neste blog” encontras posts sobre depilação feitos pela Camila  Wink

Fica bem beijinho

dani diz:

Por favor, não me obriguem a rejeitar comentários nos meus posts  :S

Margarida diz:

Gostei imenso do teu post , vai-me ajudar bastante agora no inicio do ano.

Sempre tive dificuldades em arranjar um bom método de estudo, mas agora com este post vai ser diferente !  
 Gostava muito que fizessem um post sobre o material escolar e que continuassem com o post ” O que vestir consoante o ano ”!!!

Gosto muito deste Blog !!! Continuem e parabéns !

Beijinhos

dani diz:

Ainda bem. Obrigado  Smile
Fica bem

Sara diz:

E TU APRENDE A ESCREVER IGUALMENTE, NÃO É ANONIMO MAS SIM ANÓNIMO X)
olha para ti antes de falares nos outros

Madalena diz:

JURO-VOS que tirar apontamentos na aula é o melhor que se PODE FAZER = D para quem não o faz eu VIVAMENTE aconcelho, eu faço-o e dá resultado, por vezes não compreendo nada que os livros dizem, e quando os professores explicam eu escrevo à frente a explicação em palavras correntes, além de ser optimo para estudar é a melhor maneira de memorizar a materia, ao tirar apontamentos eu memorizo a materia e as vezes nem tenho de estudar muito, nos testes apenas pergunto, o que é que eu escrevi a frente? da resultado = )

ola gosto bastante do teu blog passa pleo meu e comenta-o e se puderes divulaga o meu beijos e espero que gostes

BiiGuerra diz:

Este post está fantástico!
Vocês fazem sempre uns posts tão completos (:

Life_Style diz:

Adoro os teus posts, vê-se que te empenhas a 100% no blog! Sobre os métodos de estudo, eu realmente nas aulas distraío-me com muita facilidade. Acabei este ano o 11ºano, tive uma professora que nunca consegui ouvi-la. Não dava, por mais que tentasse, não era capaz de tomar atenção, mas em casa lia a matéria e nos testes tirei alguns 20’s Smile Eu sei que não devo ser exemplo para ninguém, mas se nos concentrar-mos em casa a ler e estudar a matéria, acabamos por perceber, mas isso também foi por ser filosofia, uma disciplina bastante fácil. Já não posso falar o mesmo de Biologia Geologia, que a minha professora nem numa escola devia estar. Trocava a matéria toda e deixáva-nos mais baralhados do que quando entrávamos na sala. Aí sim, a minha turma foi toda prejudicada, áté nos exames, que contam imenso para a entrada na faculdade. Enfim, desculpa este testamento, e como li num post anterior, vais para o 10ºano nao é? Boa sorte Smile

Se tens algum blog que te anda a copiar sem dar créditos e tu já tentaste falar com ele/ela para dar e ela simplesmente recusa-se , deixa o teu comentário a dizer qual é o blog que te copia que nós fazemos um post dedicado a ela a fazer Protesto. Ajuda-nos a acabar com os copiadores!!
http://www.anti-copiadores.blogs.sapo.pt

Mafalda diz:

Adorei ! Acho que a dani têm feito um grande trabalho, tanto neste post como nos outros da forma fisica Grin

leticia diz:

este post vai dar jeito bjus

joana diz:

POST FANTÁSTICOOO ! Muittos parabéns dani, és uma grande colaboradora para este blog, a sério tens mesmo jeito, nao és daqelas que se limitam a postar sobre moda e maquilhagem e bla bla bla ….
Pois há muito assuntos mais importantes, a serio adorei este post e os outros da area de saude que ja fizeste , fica bem !
Beijinhos

anonimo diz:

começa por aprender a escrever.
não é geitasso, mas sim jeitaço.
Wink

AnaCarolina diz:

obrigada pelas dicas Grin
estava mesmo a precisar,
por muito que queira às vezes é complicado ter paciência para estar sentada em frente a um livro,
mas com as tuas dicas tornou-se muito mais fácil!
(;

Mafaldinha diz:

olá!
mais um post fantastico.
muitos parabens, nota-se que tens ai uma paixao pela escrita, estou certa?

este post tb me deu muito jeito, já que vou mudar de ciclo.

bom, queria pedir-te que escrevesses um post sobre depilação, porque eu ainda estou um pouco indecisa de como se deve fazer…

beijinho e obrigada

Bárbara diz:

Adorei mesmo este post! Vai dar um geitasso! Razz
Beijinhos, e continua! Smile