Pequeno-almoço saudável

8

Set

Daniela Monteiro

Sem categoria

   O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Ponto final. O que comeres vai cair num estômago necessitado depois de 8 ou 9h de jejum e permitir-te começar o dia a todo o gás.

   Para além disso, é a refeição na qual podes ingerir mais calorias, uma vez que vais ter o dia todo para as gastar.

 

   No teu pequeno-almoço não pode faltar fruta (vitaminas e fibra), hidratos de carbono (energia e fibra) e leite (cálcio, proteína e hidratação). Sabendo isto, existem imensas variáveis. Apresento-te algumas:

 

 

Opção 1

Um copo de leite (meio gordo ou magro) de 250ml, pão de mistura e uma peça de fruta (maçã, algumas uvas, etc.).

 

 

Opção 2

250ml de leite numa malga com uma mão-cheia de cereais e uma peça de fruta. Os cereais não são a melhor escolha pois têm muito açúcar e aqueles “para crianças” têm inclusivamente muita gordura e sal. Tenta não os comer diariamente.

 

 

Opção 3

Gostas de compota de fruta? Pois, mas ela tem muito açúcar e não faz nada bem. Em vez disso, coze fruta à noite (uma mação ou uma pêra) com raspas de laranja e guarda no frigorífico; de manhã barra a fruta nas tuas tostas integrais e adiciona canela ou, se quiseres o sabor doce, um fio de mel. Também podes fazer isto com banana ou morangos (não precisas de cozer). Completa com um copo de leite.

 

 

Opção 4

Não gostas de leite? Antes de mais, aconselho-te a experimentar leite magro frio, que tem um sabor menos intenso do que o meio-gordo ou gordo. Se mesmo assim não suportares, opta por ovo. Podes cozer o ovo, cortá-lo ao meio e temperar com uma pitada de sal (literalmente 4 pedras de sal fino) e orégãos, comer as claras e barrar a gema nas tostas ou fazer uma omelete de claras de ovo:

 

– bate 3 claras de ovo juntamente com cebola e salsa. Cozinha numa frigideira com manteiga vegetal ou azeite extra virgem (apenas o necessário) e, depois de servida, junta orégãos. De 2 em 2 dias, faz a mesma coisa mas com 2 claras e 1 gema. Acompanha com um sumo de fruta feito em casa.

 

 

Opção 5

Bate 3 claras de ovos, salsa, espinafres, cebola e tomate aos cubinhos. Cozinha como na opção anterior (com uma frigideira com maior diâmetro, para ficar fina) e, ao servir, corta fruta e enrola-a na omelete. Acompanha com um chávena de chá verde frio.

 

 

Opção 6

Detestas leite e ovo ou não gostas de os comer de manhã? Opta por derivados. Os iogurtes naturais são uma boa escolha, mas o sabor não é o melhor, os iogurtes magros têm muito açúcar e os aromatizados muitos conservantes e outros aditivos. Por isso, o melhor mesmo é comeres 3 ou 4 fatias de queijo magro com as tuas tostas integrais, com um sumo de fruta natural a acompanhar.

 

Opção 7

Corta uma maçã, uma fatia de melancia e um kiwi aos cubos, junta quatro uvas e faz uma salada de fruta. O kiwi é ácido, as uvas são doces e a melancia tem muito sumo (a maçã está aí pois tem muita fibra), por isso não precisas de açúcar. Põe a salada de fruta numa taça, uma mão-cheia de cereais noutra e vai comendo das duas; acompanha com um copo de leite. Prometo que é delicioso.

 

 

 

Varia o teu pequeno-almoço: tens aqui sete opções, porque não usar uma para cada dia da semana? Deves evitar comer a omelete todos os dias (prefere o ovo cozido).

 

Beijinho, dani”

Deixe aqui o seu comentário!

 Venho perguntar se já recebeste algum pagamento por teres os anúncios da google no blog ? Beijo

Modista diz:

Sabes mesmo destes temas!
Gostei bastante de fazeres opções,especialmente neste número!
Concordo com tudo,mas acho que na opção 3 também se pode fazer compotas em casa,sem açúcar.

dani diz:

Estou bem informada sobre o assunto. O teu pequeno-almoço não é o ideal mas também não é péssimo. No entanto, não deves comer compota de fruta todos os dias. E é verdade que se deve preferir leite a iogurtes, porque os últimos têm o mesmo ou menos valor nutricional que o leite mas, tal como disse, têm substâncias dispensáveis na sua composição. Sim, eu sei que precisamos de açúcar. (…?) Mas hoje em dia os produtos têm demasiado açúcar, por isso devemos privilegiar as formas mais básicas dos alimentos, que são por regra as que têm menos açúcar.
Espero ter-te esclarecido. Beijinho Smile

Anónimo diz:

“os iogurtes magros têm muito açúcar e os aromatizados muitos conservantes e outros aditivos.”


Sabes… o açúcar também é necessário e deve ser a primeira vez que alguem me diz para evitar os iogurtes. Normalmente até se sugere iogurte magro com pedaços de fruta para pequeno-almoço.


O meu não deve ser nada saudável então…
Bebo todas as manhãs leite com café e como pão torrado com compota de fruta. Ao meio  da manhã bebo sumo ou um iogurte líquido e como um pão com fiambre normalmente.


Espero que não te zangues com este comentário mas estás bens informada sobre o assunto? É a refeição mais importante do dia, tal como dizes, por isso deve-se deixar os conselhos para quem os sabe dar e não vejo qualquer referência no post.


Fica bem

Relembra-me no fim do mês Wink

bjs

Podes avisar-me quando receberes, para ter a certeza que é seguro sff ?

Ainda não, só agora é que vou atingir os 50€.

dani diz:

Sei tudo o que disseste no comentário, mas se vou a referir tudo no post fica demasiado extenso (o que podes observar pelo teu comentário). No entato, esqueci-me completamente de referir o pão de mistura! Pessoalmente prefiro as minhas tostas pois são menos calóricas, têm menos gordura, menos sal e açúcar… e têm mais fibra, que é o que realmente me interessa. Mas vou substituir as tostas por pão numas das opção, obrigada por lembrares Smile
Beijinho

Anónimo diz:

Antes de mais tem calma. Como disseste nenhuma de nós é medica mas podemos tentar ajudar. Eu também tenho notado que me anda a caiu bastante cabelo mas acho que tem a ver com  a época do ano… Antes do mais tens de tentar descontrair e ver se haverá alguma causa como por exemplo andares nervosa ou ansiosa…isso contribui muito…em todo o caso consulta a tua cabeleireira e se vires que continua vai ao dermatologista porque também pode ter a ver com questões hormonais. Para já o mais importante é relaxares e não te preocupares demasiado porque quanto mais preocupada ficas mais reparas e mais cabelo vês a cair (digo isto por experiencia propria…) e dps ficas mais nervosa ainda e é um ciclo… portanto ja sabes, mantem-te atenta mas com calma e qd se achares que precisas fala com alguem que te perceba mais do assunto Wink

M diz:

Gostei do post, apresenta-nos sugestões diferentes, saudaveis e que parecem ser muito boas (!) mas, no entanto, acho que há uma coisinha a acrescentar. Um dos alimentos mais importante aos pequeno almoço é o pão. Devemos preferir os alimentos menos processados e tanto as tostas/bolachas/cereais são mais processados q o pão que é só agua e farinha. Acrescento também que só vale a pena optar pelo pão caso este seja de mistura ou de cereais porque senão os cereais são melhores (têm mais fibra e mais vitaminas e minerais). E outra coisinha, nem todos os cereais têm demasiado açúcar…é certo q os de criança não são nada saudaveis…e os que normalmente dizem ser de dieta, como Fitness e Special K, podem n ter gordura mas têm demasiado açúcar e no caso dos ultimos que referi nem sequer tem cereais integrais. Mas há outras opões como por exemplo Weetabix e Alpen (s/ açucar) que são ambos excelentes por serem baixos em açúcar e gordura. Alpen tem ainda a vantagem de ter bocadinhos de frutos secos que são ricos em proteinas e àcidos gordos muito importantes para as funçoes do cerebro e que ajudam a dar energia para as aulas. E pronto, é isto, e não tomes isto como uma crítica pq é uma espécie de colaboração Wink Eu decidi emagrecer de forma saudavel há +- um ano e desde de então recolhi muita informação e o facto é que atingi os meus objectivos, de forma que gosto de tentar ajudar os outros a terem uma alimentação saudavel e sem esforço nenhum tal como eu aprendi a ter. (Dcp o tamanho do comentario xD)

dani diz:

Que estranho! Sabias que eu adoro, amo fruta? xD
Fica bem, beijinho Smile

Lilith diz:

Bem não há problema, eu não estava a gozar quando disse que não gostava e é mesmo verdade. Eu tomo vitaminas para substituir as vitaminas da fruta porque já experimentei todas e não gosto

Já receberam algum pagamento ? é seguro? Queria aderir aos anucios mas estou com medo.

dani diz:

A Camila ganha dinheiro por cada clique nos anúncios, sim  Smile

dani diz:

Estás a ver coisas onde elas não existem. A minha linguagem foi mais do que moderada, eu não sou gestora deste blog, o blog não é meu e trato toda a gente com o mesmo respeito, independentemente de há quantos anos anda no mundo, da mesma forma que não te desrespeitei a ti; mas parece-me que ficaste com essa impressão e por isso peço desculpa, não era minha intenção.
 
Passando ao que interessa. Que não comam fruta é normal, concordo, mas nunca conheci ninguém que não gostasse de qualquer tipo de fruta nem alguma vez pensei que isso fosse imaginável, por isso pensei mesmo que estavas a gozar comigo. No máximo é possível, não normal, uma vez que normal por definição refere-se à maioria… Já experimentaste toda a fruta do mundo? É uma afirmação pesada, dizer que não se gosta de fruta. Há imenso por onde escolher e continuo a dizer que, se tentares, hás-de encontrar um fruto de que gostes. Já expliquei o que podes fazer se tal não acontecer.
Mais uma vez peço desculpa, pelo que quer que tenha dito de errado
Fica bem, beijinho

Rii diz:

O post estava bom, mas quem é que consegue comer tanto logo de manhã?
Eu bebo um copo de leite com chocolate e fico logo cheia.

Isa diz:

Ola, tens um selinho no meu blog

Beijinho Eye on fashion

Olá querida, ganhas alguma coisa por ter anúncios do google aqui no teu blog ?

Lilith diz:

Desculpa lá mas muitas pessoas não comem fruta e não gostam, depois como gestora de um blog acho que deverias moderar a tua linguagem pois acho que não foi a adequada. Acho que tens um bom blog e é exelente e eu visito regularmente mas por amor de deus, essa maneira de falar para pessoas que não conheces e não sabes se são mais velhas e além disso que é uma coisa perfeitamente normal mas tudo bem

Becas diz:

Muitissimo obrigada Grin
Vou fazer exactamente a tal mascara que me recomendaste , mas quantas vezes achas necessario faze-la?
Mais uma vez obrigada, sinto-me bem melhor apesar de ainda nao ter feito nada.
Este é honestamente o melhor blog de sempre, sempre pronto a responder as leitoras mais preocupadas.
Brevemente darei noticias , so espero que funcioneGrin
Obrigada , beijinhos ^^

dani diz:

Haha… eu tinha planeado fazer esse post exactamente xD
E já mencionei o poupar ao levar de casa no post sobre poupar dinheiro, que vai ser publicado em breve Razz
Beijinho, fica atenta porque esse post não demora muito Wink

dani diz:

Lilith, sem ofensa, mas… era para rir? O leite ainda percebo que não gostem, é um sabor único – mas fruta? Há imensa fruta diferente no mundo, de alguma hás-de gostar. E, se não gostares, peço desculpa mas vais ter de a comer na mesma. Podes optar por legumes em vez da fruta, mas não a podes substituir completamente pois cada alimento tem nutrientes diferentes e necessários ao nosso corpo. Vá… fica bem…

dani diz:

Ah! Para tratares disso, a primeira coisa a fazer é cortar as pontas, pois precisas. Depois de cortar, usa uma máscara: faz uma caseira. Lava o cabelo com shampoo para cabelos oleosos (mesmo que o teu não seja, estes shampoos deixam o cabelo bem limpo e pronto para receber tudo) e enxagua apertando-o suavemente (não fricciones). Aplica a máscara caseira: bate 3 claras de ovos, uma gema, abacate, uma colher de sobremesa de vinagre de maçã, uma colher de sopa de azeite e uma de mel e bate tudo na liquidificadora (mas vai com calma); não deixes ficar demasiado líquido. Aplica no cabelo húmido (mais seco que molhado). Cuidado com a aplicação, certifica-te que chegas a todos os fios; usa os dedos para espalhar bem. Põe uma touca, se quiseres, e deixa actuar durante 30 minutos. Depois enxagua com água, lava o cabelo com um bom shampoo para cabelo estragado e volta a exaguar bem, até chiar em contacto com as tuas mãos. Não uses condicionador ou amaciador e deixa secar ao ar livre. Não uses secador ou qualquer fonte de calor no cabelo durante um mês; se precisares mesmo, usa o secador no ar frio. Usa o cabelo solto; ao prender o cabelo estamos a puxá-lo pela raiz e não é o melhor para a queda. De precisares mesmo de o prender, usa uma mola e não um elástico.

Sabes que mais? Esta resposta está tão completa que vou pedir à Camila para fazer um post sobre isto (mas ela ficou com o tema do cabelo no blog por isso tem o direito de não querer que o faça…)
Beijinho depois dá-me notícias  Smile

Lilith diz:

e quem não gosta de fruta o que come ? podias postar uma dieta para quem não come fruta ?

Beatriz diz:

Olá Smile
vejo que percebes de assuntos relacionados com a saúde e assim …
E agora que vi este post (bastante útil) gostava que fizesses um post sobre os “snacks” que podemos levar para comer a meio da manha ou a meio da tarde para a escola. Gosto de levar de casa pois evito filas no bar da escola, poupo dinheiro e sempre sei a qualidade das coisas que levo. Podes-me ajudar ?
Se preferires responder por comentário não há problema Smile

dani diz:

Olá Becas,
há pouco tempo também reparei que o cabelo estava a cair mais do que o costume, mas esta semana parece-me que já parou.
A queda pode também estar relacionada com o ciclo sexual, muitas mulheres reparam que o cabelo fica mais fraco em certas alturas do mês. Isso, combinado com o sol, cloro e sal do verão, juntando-se ainda à queda sazonal… é um problema. Não me parece que as pontas espigadas sejam a causa, mas se não cortas o cabelo há 6 meses está na altura de visitar o cabeleireiro. Deves cortar, no máximo, de 4 em 4 meses, pois se não o fizeres as pontas espigadas vão-se espalhando e depois tens de cortar mais do que gostarias
Beijinho

Becas diz:

Por favor, preciso urgentemente dum conselho teu… sei que nao és medica , mas tenho vindo a apreciar o teu trabalho em posts relacionados com a saude e bem estar. É o seguinte : as pessoas sempre me elogiaram o cabelo , por ser comprido , forte e nao com demasiado volume… é para mim o cabelo ideal… mas de há umas semanas para cá tenho notado que me anda a cair IMENSO cabelo…. ate me tenho negado o banho, porque quando o tomo perco novelos inteiros, sinto o meu cabelo a despararecer lentamente. Ja me andei a informar na net sobre as alturas em que se perde mais cabelo durante o ano e uma delas é esta. Dizem ser a «queda sazonal» , no entanto acho que o meu caso está a ficar descontrolado. Nao mudei a minha alimentação ultimamente nem sofri nenhum trauma nem nenhum stress… férias simplesmente (:
Há 6 meses que nao corto o cabelo , achas que pode estar relacionado? Cabelo enfraquecido pelo sol , praia , pontas espigadas?
Por favor ajuda-me , dá-me uma opinião :'(
é urgente