Unhas saudáveis e bonitas – manicura completa

8

Out

Daniela Monteiro

Sem categoria

Não sei quanto a vocês, mas eu tomo especial atenção às unhas no tempo de aulas, talvez porque estamos sempre a escrever e a pô-las em evidência. Na minha opinião, umas unhas com bom aspecto, cabelo e pele limpos são a base de seja o que for: roupa, maquilhagem… por isso, aqui fica basicamente uma manicura completa:

  

 

Preparar

  Se tiveres verniz, retira com um removedor de verniz sem acetona.

  Duas vezes por semana, faz uma esfoliação às mãos com azeite e açúcar. Depois mergulha as unhas numa malga com água quente e umas gotas de óleo de amêndoas até ficarem um pouco menos duras; o tempo depende das tuas unhas e da temperatura da água – 2min chegam para mim.

 

Cutículas

  Agora que estão amolecidas, podes tratar delas facilmente. Com um pau de laranjeira, empurra-as para trás e pressiona-as contra a unha para as “fixar”.

  Nunca cortes as cutículas – seria como tirar a pele do teu corpo e deixá-lo exposto a todos os fungos, bactérias e afins. Podes facilmente arranjar uma infecção em volta das unhas ou até algo pior.

Cortar

  É o passo que exige mais concentração, pois se o verniz escorregar arranja-se, mas uma unha cortada muito rente é bastante desagradável – dolorosa, até.

  Se tiveres dificuldade, usa corta-unhas de diferentes tamanhos.

  Gostas de ver as tuas unhas compridas? Prefere-las bem curtinhas? O que está certo é aquilo com que te sentes bem. Desde que as unhas não sejam demasiado rentes ao dedo (ao ponto de não ser confortável/saudável) ou demasiado compridas (ao ponto de não puderes pegar em nada) podes tê-las do comprimento que se adequar melhor ao teu estilo de vida e personalidade.

  Não te preocupes com a forma em que cortas, toma antes atenção ao comprimento. Podes saltar este passo se tiveres unhas curtas.

 

 

Limar

  Se não tens prática ou nunca deste muita importância à forma das tuas unhas, começa por pousar a mão numa superfície plana. Observa-as de lado para verificares se o comprimento está certo – caso seja preciso, reutiliza o corta-unhas. Certifica-te de que todas têm sensivelmente o mesmo comprimento.

  A seguir, molda-as: o formato será como quiseres. Podes seguir a sua forma natural, aprimorando-a, ou limá-las para ficarem pontiagudas, quadradas, redondas ou ovais. A “melhor”? A tua forma natural; podes usar a forma das tuas cutículas como guia. É de salientar que, se tens unhas quebradiças, o melhor é a forma oval.

  Deves limar as unhas sempre na mesma direcção, por exemplo, da esquerda para a direita (nada de movimento pára-brisas), caso contrário irás danificá-las.

  Se não tiveres a superfície das unhas lisa podes usar a lima mais suave que encontrares para as nivelares (não deves fazer isto mais do que semana sim, semana não, pois acabas por enfraquecê-las).

         

 

Cuidar

  Certas pessoas precisam de cuidados especiais. Se tens unhas quebradiças ou amareladas, esta é a altura para lhe dares o mimo merecido. Se quiserem, posso fazer um post sobre unhas quebradiças e amarelas (se tiverem mais algum problema de unhas, comentem).

 

 

Pintar

  NÃO podes pintar as unhas sem aplicar um verniz de base, que pode ser específico ou apenas um qualquer verniz transparente. Se precisares, usa um verniz endurecedor. Tal previne o amarelecimento das unhas e faz o verniz durar mais.

 

 

  Antes de escolher a cor, deves escolher a marca. Deixa de lado os vernizes de marca duvidosa e escolhe marcas de confiança, mais conhecidas. Eu ponho as mãos no fogo pelos vernizes multi dimension da essence (ainda não tive oportunidade de experimentar os colour&go, mas já ouvi boas revisões desses também – quando usar um dessa linha, farei revisão aqui no blog). São baratíssimos, extremamente pigmentados, têm durabilidade média, secam depressa – óptimo! Combinados com verniz de base e verniz de acabamento, ficam perfeitos por uma semana.

  Agora que tens a tua marca, escolhe: cor, manicura francesa, aplicações desenhos… diverte-te! Se cometeres erros, corrige-os com um cotonete embebido em removedor de verniz (sem acetona) ou com uma caneta correctora.

  Se quiseres que o teu verniz pareça sempre pintado de fresco, não dispenses uma camada transparente por cima do verniz (pode ser um top coat ou não).

 

Secar

  Quer demore muito ou pouco a secar, quando acabares de pintar as unhas passa-as por água fria durante 3min (se te incomodar, vai fazendo 1min intercalados por intervalos). Isto vai dar-te um acabamento brilhante e ajudar o verniz a secar mais rapidamente.

 

Hidratar

  Nenhuma manicura está completa sem uma boa hidratação. Caso tenhas feito a esfoliação, já hidrataste com o azeite. Quando as unhas estiverem bem secas, lava as mãos com um sabonete hidratante. Se não é dia de esfoliação, lava com um sabonete hidratante e de seguida aplica um bom creme.

  Deves hidratar as mãos, principalmente no Invernos, todos os dias. Usa um bom hidratante de manhã e, se tiveres a pele das maõs muito seca, passa vaselina ou qualquer creme gordo à noite e dorme com luvas finas calçadas.

 

 

 

 

 

 

 

  Podes fazer isto, conforme o que foi dito no post, todas as semanas. Aconselho-te a (se for o caso) tirares o verniz na noite de sexta-feira e fazeres a manicura no sábado de manhã. Para além disso, é bom deixar as unhas respirarem durante alguns dias portanto, quando sentires que as tuas unhas estão a alterar-se seja de que forma for, dá-lhes um descanso do verniz. Mesmo que isso não aconteça, pelo menos de 3 em 3 semanas deixa-as durante, no mínimo, 4 dias sem verniz. 

 

  Diria que os passos indispensáveis para umas unhas bonitas são limar, cuidar e hidratar. Depois, um verniz transparente fica sempre bem e muda completamente o aspecto das mãos. Já me elogiaram as unhas quando não tinha mais do que verniz transparente posto.

 

 

 

 

 

  Para quem gosta de estar na moda (e sei que a maior parte de vocês adora) podem consultar este post para conhecerem as tendências em unhas para a presente estação.

 

  Por favor, se tiverem qualquer pergunta deixem um comentário e, se eu souber, terei todo o gosto em responder

 

Beijinho, dani”

Deixe aqui o seu comentário!

dani diz:

Haha quem me dera a mim dedos compridos! Corta e lima as unhas o mais curto possível, desde que passe a polpa do dedo (sem se ver dedo depois das pontas das unhas) e, quando puderes, deixa-as crescer e pinta em cores mais escuras, pois dão a ilusão de dedos mais curtos.
Quanto a cores subtis para ti, aconselho-te 1, 2. Depois começa com rosas, como 3, 4, 5. Quando forem muito claros, como o 5, tens mesmo de passar só uma camada fina. Depois arrisca com um rosa velho (6, 7) e então, se já tiveres conquistado a tua mãe, experimenta burgundy, que deve ficar-te muito bem (este último não aconselho se tiveres menos de 15 anos…)

Quanto ao teu problema, espero que este post te possa ajudar
Não tens de quê, qualquer coisa deixa comentário  Smile

Leonor diz:

Desculpa, só agora é que reparei que me tinhas respondidoThinking
Tenho as mãos um pouco pálidas e num tom muito próximo do amarelo. Para além disso tenho os dedos muito compridos de que não gosto nada :s
Help, help, help! O que é que achas?
Outra coisa: tenho tendência para estar sempre a roer as unhas e aquelas peles à volta (as cúticulas?). Não me podes dizer o que fazer para parar?

Obrigada, Dani.

dani diz:

Nunca encontrei nenhum à venda, por isso nunca experimentei Thinking

dani diz:

de nada, dispõe
nunca usei porque nunca senti necessidade, nem tive paciência para o fazer. mas experimenta – o pior que pode acontecer é o cabelo não mudar, pois não vai piorar  Smile

Nelmira Santana diz:

Já exprimentas-te os vernizes da cliché? São bons?

Heki diz:

wow nao fazia ideia! obrigada asério, por acaso cometo algum crimes ahah, do tipo prender o cabelo quando esta molhado pois fica com mais ondulaçao quando o faço! ou ainda pentear com um pente e a verdade é que me caem alguns cabelos.. em relacao a essa mascara, ja usaste? beijinho e obrigada mais uma vez!

dani diz:

Mudança de planos. Queres 2 looks, é isso? E, se não te importares, diz-me a tua idade. Beijinho

dani diz:

Fazes muito bem! As mãos são o principal indicador da nossa idade e experiência de vida, tal como a parte do corpo que mais mostramos (para além do rosto)
Beijinhos  ^^

eu tenho sempre o cuidado de tratar com deve ser as minhas unhas e as minhas mãos Grin

dani diz:

Fazes bem ao começar assim. Se me permites o conselho, pinta as unhas sempre muito bem, para que a tua mãe veja que tens jeito para a coisa, e mantém as unhas curtas.
Para saber quais as cores que ficam mais discretas em ti tenho de saber o teu tom de pele… se és branca, diz-me só se tens as mãos muito morenas ou pálidas e, se souberes distinguir, diz-me se tens a pele (das mãos)  mais rosada ou num tom mais próximo de amarelo

Olá!
Não, sou de Aveiro mas no continente onde costumo ir tem mesmo ao lado a Área de Saúde. Obrigada, e vou começar a ver lá Smile
beijinhos *

Leonor diz:

Olá! O post está muito bom, tal como todos os outros…
Será que me poderias dizer cores giras de vernizes mas sem serem muito vistosas… umas cores mais discretas? É que a minha mae não me deixa pintar as unhas e eu acho que para começar é melhor umas cores assim… quais são as tuas preferidas?

Bjs
Leonor

dani diz:

A Camila tem muito jeito  Grin

dani diz:

Obrigada! Procura na tag “essence” ou “compras”, ou em “pesquisar neste blog”, e encontras um post com a maior parte das localizações das lojas  Smile
Beijinho

dani diz:

Obrigada! Nem sempre há tempo, mas quando posso gosto de mimar as mãos, até porque é a parte do corpo que mais expomos
Beijinho  Smile

dani diz:

Nunca usei endurecedor, por isso não posso aconselhar marcas. Mas vou fazer um post sobre unhas quebradiças/moles  Smile
Obrigada, beijinho

dani diz:

Azeite, azeite, azeite! É tiro e queda.
Deves cortar as pontas, principalmente se têm tendência a ficar secas e espigadas, de 3 em 3 meses. Não laves o cabelo todos os dias pois vais secá-lo mais. Usa sempre condicionador depois do shampoo, nem que seja só nas pontas, no início do duche e deixa-o actuar enquando lavas o corpo. Usa água morna ou fria para o cabelo. Não o penteis/prendas quando está molhado, nem com um pente. Se usares secador a quente, aplica um protector de calor antes, pode ser só nas pontas. E, uma ou duas vezes por semana, aplica azeite nas pontas do cabelo e dorme com uma touca. Lê este post para veres uma máscara para o cabelo e como recuperar cabelo estragado
Beijinho!

dani diz:

Vou passar a mensagem  Smile

dani diz:

Obrigada Smile
Os da essence são melhores. Os da risqué não têm a melhor pigmentação, o pincel é fino e duro e mesmo com top coat começam a lascar ao fim de 4 dias… Para além disso, eles andam à volta do mesmo preço. Aconselho-te a experimentar um de cada e ver qual funciona melhor para ti, até porque são bastante baratos. Escolhe cores mais escuras e da primeira vez não uses top coat, para puderes ver bem como se aguentam
Beijinho ^^

dani diz:

Aww adorava fazer esse post  *.*
Mas é a área da Camila, por isso… vou passar o pedido. Beijinho

dani diz:

Queres saber como tratar do cabelo para ficar assim, com esse penteado e corte?

dani diz:

Vou fazer um post sobre isso  Smile
Beijinho

dani diz:

Vou passar o pedido à Camila, mas não sei se ela vai poder fazer alguma coisa para te responder, pois o pedido é um pouco vago… não podes ser um pouco mais específica? Por exemplo, o que queres dizer com moderno? Na moda, segundo as tendências? E podias dar uma imagem mais ou menos do tipo de colete que estás a pensar? Ajudaria…
Beijinho  Smile

dani diz:

Muito obrigada em nome das autoras  Grin

dani diz:

Tenho sempre problemas para comentar no blogspot  -.-
Mas aconselho-te o branco com fundo azul-marinho por ser o mais versátil (já agora, relógios brancos precisam de um pouco de cuidado para não manchar). O da esquerda parece-me numa cor muito masculina e o de fundo azul-bebé não vai combinar com tudo
Sinceramente? Acho que devias ver mais relógios… Porque acho que ainda não encontraste uma óptima escolha e lembra-te que os relógios são para ser muito usados e durarem muito tempo

Beijinho  Smile

dani diz:

Muito obrigada  Smile
Se procurares na tag “essence” encontras um post recente com indicação da maior parte das lojas existentes em Portugal
Beijinho  ^^

Gostei muito deste post, ajuda muita gente mesmo!

Só uma coisa, onde é que se pode comprar os vernizes da essence?
Beijinhos

Modista diz:

Muito boas dicas!Acho que se seguirmos tudo isso ficamos com umas mãos de sonho!

MARIANA diz:

oLA NÃO É PARA  ser má mas o teu blog esta a perder qualidade a olhos vistos acredita em mim.

dreamer diz:

excelente post! adorei!

margarida diz:

amo a máscara do blog Shock

amomoda diz:

bom post participa no passatempo amomoda yves rocher!
Beijinhos continua o bom trabalhAngel

filipa diz:

olá, gostei bastante deste post, e digo que sou fã deste blog Grin
precisava de uma ajudinha, eu uso um endurecedor de unhas da maybellin new york, mas as unhas continuam a partir-se, há algum melhor ?
obrigada, e continua a bom trabalho (:

Heki diz:

podes dar-me conselhos sobre como hidratar as pontas do cabelo?

andreia diz:

olá!
podias fazer os looks da megan fox e da irina shayk?
obrigada!

Catarina diz:

Oi! Mais uma vez, um óptimo post… Qual é a tua opinião sobre os vernizes da Risqué? É que tem umas cores lindas, mas não tenho a certeza se serão de boa qualidade. Beijinhos

lil8 diz:

Olá, podes fazer um post para quem vai passar 2 dias a Paris, no Inverno?
Obrigada, fico à espera (:

:) diz:

Não é dentro do hipermercado, é na Área Saúde que está ao lado ou dentro do hipermercadp mas num sítio à parte. Até se paga em separado do resto das compras.

Não sei de onde és mas aqui em Lisboa o Colombo tem um Continente e, entrando lá dentro, à direita ao fundo à uma entrada que dá para a parafarmácia Área Saúde. É lá que estão os produtos Essence e é lá que pagas os produtos.

Ariana diz:

podes fazer um post sobre os cabelos lisos em “V” das famosas ?

Alexandra diz:

Olá!
Eu adorava ter umas unhas bonitas e compridas, mas o meu problema é que as minhas unhas partem-se muito facilmente e sao muito moles s:
Podes ajudar-me pf?

Obrigada (:

Marta diz:

Ola!Tenho uma duvida!Como se devem usar os coletes (tipo de fato) num look moderno?

tiffany diz:

Post muito bom, parabéns Smile

Caty diz:

Adorei o blog!
Muitos parabéns Grin
Continuem o vosso excelente trabalho!!

Inês diz:

Olá!

podiaas passar no meu blog e dar a tua opinião , para me ajudares a decidir , o relógio mais bonito??

obrigado querida ! beijinho

E dicas para não roer as unhas? Já tentei de tudo e não consigo D:

Rita diz:

Está mto bom este post, gostei muito

obrigada

Olá!
Queria dar-te os parabéns por mais um post fantástico. Tal como tu, também dou bastante importância ás unhas Grin
queria era saber onde posso encontrar vernizes/produtos da essence. Já tentei procurar no hipermercado continente, mas eles não vendem produtos dessa marca. Sabes onde posso encontrar?
beijinhos, e continuação de um excelente trabalho!