Desafio – Diz-me o teu método de estudo

6

Jun

Camila Bento

Sem categoria

 Bem o mês de junho para a vida de uma estudante costuma ser bastante stressante porque é a altura dos últimos testes e avaliações e queremos dar tudo por tudo para sermos bem sucedidas. Já estamos na recta final da escola e enquanto algumas andam nos últimos testes outras já se estão a preparar para os exames nacionais e podem ter a certeza que um bom método de estudo é fundamental para sermos bem sucedidas.

 

 É difícil encontrar um bom método porque estamos constantemente a ser tentadas com distracções que estão á nossa volta. O desafio que vos proponho hoje é que cada uma de vocês me diga o seu método de estudo, ou seja, qual é o vosso local de estudo, preferem ler em voz alta ou baixa, fazer apontamentos, esquemas, exercícios, antigos testes, etc.

 

 Durante toda a semana vou receber o vosso feedback neste post e a partir dele vou fazer um post sobre os variados métodos de estudo. Os métodos variam de pessoa a pessoa e o que é adequado para mim pode não ser para ti por isso acho que vai ser uma partilha interessante e como acho que algumas de vocês ainda não têm um plano definido para esta época que se avizinha acho que o post que vou fazer é capaz de ajudar.

 

Estão prontas para o desafio? Então qual é o vosso método de estudo?

XOXO, Vany

Deixe aqui o seu comentário!

Lília diz:

Olá! =)
Sei que já venho tarde, mas conselhos/ideias nunca são demais.
O meu método de estudo baseia-se nos habituais resumos, em que durante as aulas sublinho a lápis àquilo que o prof. manda ou o que considero importante e passo no mesmo dia para o caderno deixando-o em dia e organizado, além disso utilizo post-its para marcar a matéria, o dia, as páginas e algumas dúvidas para esclarecer mais tarde sobre o tema.
Recorro frequentemente à Internet/TV (sites como o Scrib.com ou Trabalhos Feitos.com dão sempre jeito, inclusive, o You Tube / programas no Odisseia, Canal História, National Geographic, Biography Channel ou algumas reportagens nos canais de notícias RTP, SIC ou TVI têm sempre algo interessante) ou enciclopédias/jornais/dicionários (principalmente quando o tema abordado nas aulas tem algo em comum com algum assunto decorrente no momento) ou peço material de estudo (fichas/trabalhos/testes) do ‘ano passado’ emprestado à alguém mais velho, especialmente, se a prof. em questão foi a mesma.
Os velhos básicos estudos não são deixados de lado. ler a matéria, realizar exercícios, dialogar ou escrever num papel tudo àquilo que já sei (despejamento de matéria), pedir que me façam perguntas sobre o assunto e trocar ideias com os colegas.
Outra método que realizo, no dia da véspera do teste, à noite, pego no livro ou no caderno e leio, apenas uma vez, toda matéria que vai sair na prova (leitura silenciosa ou em voz alta), do princípio ao fim, depois vou dormir; no dia seguinte tenho a matéria “fresquinha” na cabeça e não tenho nada com o que me preocupar, apenas com o tempo. Razz
O ideal é estudar todos os dias, rever o que demos ‘hoje’ na escola e apresentar as dúvidas existentes sobre o assunto na próxima aula e, 2 a 3 semanas antes do teste, devemos prepararmos-nos bem, tendo em conta àquilo de que já temos conhecimento, para fazer bonito no dia D.

PS. Desculpa pelo comentário longo!
Só estou tentando ajudar, tendo em conta que estou nas 2 últimas semanas do 12º ano antes dos exames…
=)

Carla diz:

Olá a todas! este assunto acho-o muito importante e queria dar um conselho e também relatar um pouco daquilo que me aconteçeu… Eu estou no 10ºano do curso de ciencias e tecnologias! Passei para o 11ºano. Mas o meu método de estudo foi fazer imensos resumos e tentar memorizar. Foi uma grande ajeneira que fiz, apesar de ter bons resultados. No 10ºano principalmente neste curso, voçês notam grandes diferenças em relação ao 9ºano. Portanto, o melhor método de estudo, é prestar muita atenção às aulas, e em casa, fazer os trabalhos de casa, e resumos diariamente para irem vendo a matéria com outros olhos, sem decorar, apenas percebendo bem. Esqueçam estudar de véspera. No 9ºano até pode resultar e obterem uma média equivalente a 5 no final do período, mas se continuarem a fazer isto no 10ºano a média vai rondar, o 14/15. Não levem a mal o comentário, não é bem o que pediram, mas é mais um conselho.
NÃO HÁ RAZÃO NENHUMA PARA FICAREM ASSUSTADAS COM O 10º ANO. devo dizer que este curso é espectacular, muito cativante. EU NÃO ME ARREPENDI! As aulas de laboratório é um máximo! quer em Física/química A quem em Biologia/Geologia I.
Portanto meninas, se é este curso que querem, FORÇA!

Francisca diz:

Olá. Acho esta ideia estupenda, porque nem todas nós estudamos da mesma maneira.
Eu ando no 9º Ano, mas não vou ter exames, porque ando num colégio privado alemão. Mas este artigo podes utilizar para a tua rúbrica “Regresso Às aulas”.
Para o ano vou ter 3 exames na mesma semana: Alemão, Inglês e Matemática, e o que os próprios professores recomendam é que se estude através da internet, porque existem sites com os testes desde 1999 ( no meu caso).

Como eu estudo é:
Para Matemática faço tipo flashcards com as fórmulas e um exemplo, assim como a definição da fórmula.
Depois dedico-me a fazer 3 a 6 exercícios do livro, que tenhamos tido como exemplos na sala, pois os professores mandam-nos fazer esses exercícios porque são adequados. Depois, no meu livro de matemática costuma haver uma parte no fim de cada capítulo, que tem vários exercícios desse género.

Para disciplinas de Línguas (História, Português e assim) eu faço resumos, vou buscar histórias com perguntas à internet e assim, e leio, respondo e assim. Para História faço tipo imensos resumos. Por vezes ainda tento ler alto as coisas, e também utilizo flashcards.

Eu estudo imenso para cada exercício e teste, pois não costumo sair à noite, por isso aproveito sempre para ir fazendo resumos, de maneira a “aliviar um bocado o stress”, perto do dia dos exames.

Espero que isto ajude alguém. Smile

http://temposlivres_escola.blogs.sapo.pt/ adorava que divulgasses o nosso blog….
Muito obriigada…
(;

Olá Mafalda
Não sou uma expert da matéria mas acho que o teu estudo é bastante bom. É parecido com o que quero atingir =)
Além dos exames também procuro fazer os testes intermédios porque a estrutura é bastante semelhante ao exame e aborda várias matérias.

Anónimo diz:

Olá,

Os meus métodos de estudo são os seguintes:

– Para os testes “normais” :

Costumo fazer resumos à mão, ou no computador, se bem que prefiro fazer à mão, porque assim consigo memorizar melhor a matéria. Só utilizo o computador para economizar tempo.
Costumo também realizar testes que me emprestam, imprimo fichas da internet e faço algumas no computador também.
A biblioteca municipal aqui da zona fornece livros usados no principio do ano e eu costumo ir buscar.
No fim, peço a alguém que me faça perguntas para verificar se sei tudo.

– Para testes intermédios/ Exames:

Costumo estudar pelos resumos anteriores, pelos testes e pelas fichas.
Imprimo testes da internet (dos outros anos) e compro livros de apoio, com provas-tipo de preparação.

Locais de estudo:

Costumo estudar no meu quarto, na secretária, sozinha (não gosto muito de estudar em grupo), e em completo silêncio. Não consigo estudar com música nem noutros locais a não ser o meu quato.

Smile

Mafalda diz:

Estou no 11º ano e este ano vou ter exame nacional de Biologia e Geologia e de Física e Química. O meu método de estudo consiste em fazer resumos e, depois de os ter lido 1 ou 2 vezes, dizê-los em voz alta para perceber aquilo que sei e que não sei. Caso verifique que existe alguma matéria em que não me sinto muito “à vontade” volto a ler essa parte e depois volto a dizer tudo em voz alta. Quando percebo que a teórica já está toda estudadinha, passo à fase dos exercícios. Algo que muita gente faz e que não consigo MESMO fazer é passar aos exercícios sem ter estudado completamente a parte teórica porque fico extremamente ansiosa e stressada que tiver de consultar constantemente os meus resumos porque parece que não sei a matéria… Este ano, para me preparar para os exames, estou a ter alguma dificuldade em me organizar… Mas resolvi dedicar 3 ou 4 dias a estudar a teórica, resolver os exercícios do livro de preparação para o exame e, por fim, fazer os exames nacionais de anos anteriores que estejam disponíveis no gave. Acham que seria suficiente para me preparar para os exames?… (Desculpem o comentário giganteeeesco!)

Katy diz:

Olá meninas.
Bem o meu método de estudo varia consoante a disciplina. Para inglês não pego nos livros. Já BG e FQ  mato-me a estudar. Fazer os meus apontamentos e resolver fichas, exames, TIs… Para Matemática é mesmo fazer exercícios de livros, exames e TIs. Filosofia… decorar a matéria tendo como base os objectivos.
Beijinhos (:

Olá Inês
Eu sou tipo tu, também faço uma lista, mas a minha lista é feita antes do estudo. Por exemplo hoje tenho de fazer resumo de x, esquema de y , ficha de w e por aí adiante é uma forma de não me distrair muito e manter-me mais focada no que tenho de cumprir

Olá Rita
O objectivo deste post não é só a partilha de métodos mas também ajudar aquelas que têm dificuldade em encontrar o seu.
Fica atenta ao meu próximo post (vou tentar postar domingo) e até lá lê os comentários das outras leitoras, pode ser que te ajude.

^^ diz:

Bem, comigo está a dar um óptimo resultado (:
As minhas notas deste perído tem sido só SB e EX, o que para mim é mtoooo bom (:

Isso tbm deve depender de pessoa para pessoa

Olá Adriana
Pois é complicado. Pode ser que o meu próximo post te ajude. Mas até lá lê os comentários das outras leitoras pode ser que te ajude =)

Olá Joana R.
Acho que tens a noção que o copianço não te leva a lado nenhum. Sabes que eu conheço pessoal que também faz isso e quando chega aos exames espalha-se ao comprido porque lá copiar é algo que é impensável

Olá Sara
Nem me digas nada só de pensar que os exames já estão no virar da esquina dá-me uma coisinha má.
Eu quero entrar em dietética e nutrição e tu? Boa sorte para ti também =)

Isso do Monzart está a dar resultado?
Deve relaxar não?

Acho bastante interessante saberem post’s com esta temática. E como eu gosto destes conselhos, vou também deixar a minha palavra. Eu estou no 11.ano de ciências, por isso vou fazer exame de Física e Química| e |Biologia e geologia. Eu ainda não comecei a estudar, mas primeiro que tudo o que eu quero fazer é ORGANIZAR-ME. Acho que esse é um passo muito importante. Se mantiver-mos tudo organizado, a nossa própria cabeça fica organizada. Então a dca que eu deixo é começarem por organizarem todas as fichas, apontamentos, todo o material de estudo. Depois há que arranjar um bom sítio para estudar, longe de computadores, televisões ou telemóveis, ou melhor, longe de distracções. Convém ser um sitio sossegado… Depois toca a estudar. Eu tenho sempre o “vicio” de falar algo para a matéria me entrar na cabeça, falo para as paredes e olhem que elas são óptimas ouvintes Smile
Não tenho nada de especial no meu estudo, apenas tento organizar primeiro e depois partir para o estudo. ahh e na organização também está incluido uma calendarização dos dias que tenho patra estudar, tento fazer uma lista do que estudo em cada dia, é claro que nunca se cumpre 100%,mas pelo menos tento.
Beijinhos e desculpem este gigantesco comentário * 

Ana diz:

funciona! eu também faço isso e costumo tirar boas notas! experimenta !

Margarida diz:

Eu também sou universitária.

O que faço essencialmente é resumos do que é importante ler, com as minhas palavras, de forma a que a ideia me fique na cabeça. Quando faço esses resumos no pc, depois uso um programa para gravar como som, e ouço quando tenho possibilidade, para consolidar.

Quando estou a estudar um pouco em cima da hora, se não tiver resumos de tudo, procuro ler o que falta e pôr palavras ou frases chaves que me lembrem o que estou a ler, assim como desenhos, se ajudar.

Quando estou a ler algo pela primeira vez, sublinho logo o que é importante, para que fique destacado do resto do texto, o que facilita quando vou fazer resumos ou esquemas.

Colocar perguntas essenciais acerca do texto e depois responder numa folha, com as nossas palavras, também ajuda, e por vezes chega a funcionar melhor do que resumos.

Fazer esquemas também é útil. E dar exepmlos concretos nos nossos esquemas ou resumos também ajuda a interiorizar a matéria (nomeadamente se forem pensados pela nossa cabeça e não copiados dos livros).

Quanto ao local de estudo, eu opto ou pela biblioteca da faculdade ou pelo meu quarto. Quando há barulho, para mim é impossível estudar, portanto estudar em grupo ou em cafés é impossível. Acho que se demora muito mais tempo e se perde muita coisa, portanto pelo menos para mim é pouco produtivo.

Acho que é isto Smile beijos

Joana diz:

Ola meninas, eu estudo Direito e como devem calcular decorar livros de 800 paginas e impossivel ! Bom o melhor metodo é de facto fazer um estudo diário , e isto mesmo para quem esta no secundario ! Se por cada dis perderem uma horinha a ler e a compreender a materia daquele vao ver que é muito mais fácil qd chegar a hora H ! quanto ao local , as bibliotecas municipais sao um bom sitio ! No entanto ha q ver q tenho colegas q teem excelente proveito estudando ao ar livre num parque por exemplo !!  Ao estudar uma horit apor dia , tb podem fazer um resumito diario ! e para aquelas materias mais praticas nada melhor do q um esquema !! beijinmhoss**

Sofia diz:

Pois, eu falo por mim, mas também prefiro estudar em cafés calmos (de preferência com esplanada Razz) ou então vou para uma biblioteca perto de minha casa que tem um jardim em frente, agora com o calor é óptimo, ou para ir relaxar um pouco (também é preciso!) ou levo as folhas que estou a estudar e fico lá sentada um bocado a rever. Para mim em casa já não funciona, tem muitas distraçôes…
Em relação ao método de estudo, como já disseram antes, na faculdade muitas vezes é impossível fazer apontamentos porque é imensa matéria, mas ainda assim há pessoas que fazem, e ainda bem, Razz eu custumo tirar fotocópia dos melhores apontamentos e estudar por aí juntamente com os apontamentos que tiro nas aulas. Para fazer revisões combino com uma amiga ou duas e vamos para um café falar sobre os tópicos da matéria. Smile

Rita Silva diz:

Eu não estudo xD

Bem, tenho esse problema. Eu sempre me safei. Tenho média de 15, estou no 11ºano em ciências e tecnologias, e estudo quase nada, e não estou a mentir, eu estudo mesmo muito pouco. Vou ter exames dificeis agora e tenho pensado que não sei estudar. Estou numa turma que me faz montes de pressão porque todos são bons, e todos têm altas notas. Conselhos e ajuda? Precisava msmo.. Obrigada.

-marii diz:

Resumos, esquemas e exercícios … Nunca falha!

Não gosto muito de “decorar”, mas quando o tenho de fazer, prefiro fazê-lo através de esquemas porque é muito mais simplificado!

E claro, exercícios de aplicação principalmente para matemática, física-química… Smile

beijinho*

Ana P. diz:

Eu ando na universidade também… E o estudo é completamente diferente dos anos do secundário.
Eu faço apontamentos também, tento completá-los com a matéria dos slides disponibilizados pelos professores e com algumas coisas dos livros por eles recomendados.
Depois, prefiro estudar em bibliotecas ou na faculdade. Em cafés calmos também dá. Um grande truque para se aprender mais e mais depressa é estudar com colegas de curso que estejam a estudar o mesmo que nós… Ajuda-nos a saber as coisas e não simplesmente decorar! Eu não acreditava que fosse assim mas tive um prof logo no primeiro ano de faculdade que nos deu esse conselho para estudarmos para anatomia… Como percebemos que o método de estudar e falar com outras pessoas resultava lindamente nunca mais deixámos de o fazer…
Beijinhos

Ester diz:

Olá, eu estou no secundário e este primeiro ano foi complicado de arranjar um método de estudo porque agora os testes são muito mais exigentes do que os do básico.Mas o que faço é arranjo um quarto onde não haja nem computador nem tv para n me distrair mas que seja confortável (porque detesto estudar numa secretária), quanto ao estudar depende muito das disciplinas por exemplo biologia e disciplinas muito teóricas costumo fazer resumos, mais ou menos uma emana antes de ter o teste e vou lendo, ate às vezes a ouvir musica. quanto às disciplinas mais praticas com FQ e matematica não aconselho musica, nem resumos faço sim é muitos exercícios, e revejo o caderno diário para ver a resolução dos exemplos dados pelo professor. Ah e é claro quando estou a estudar tenho de ter sempre alguma coisa para comer e agua. outra coisa faço sempre pausas nunca estudo horas seguidas pois so me tira mais a vontade de estudar no dia seguinte.

Marta diz:

Na minha opinião um bom método de estudo é fazer um horário de estudo , onde encaixamos todas as nossas disciplinas propostas a exames e testes. Outra técnica é dividir o dia para 2 ou 3 disciplinas, para não nos sobrecarregar. Por último, temos de organizar as nossas matérias, pondo as que temos mais dificuldade em 1ºlugar .

No meu caso, que ando no 9ºano, o método de estudo varia, tendo em conta que, por exemplo para Matemática e TIC (prática) tenho que, primeiro interiorizar a matéria e depois fazer todos os exercícios possíveis Smile Para Línguas é estudar a gramática e perceber passo a passo os textos que saem fazendo depois muitos exercícios. Para História só mesmo resumos, para geografia depende um pouco da matéria, tendo em conta que tanto pode ser prática como teórica, mas essencialmente resumos e esquemas. Para ciências e fisico química são essencialmente esquemas e exercícios! Smile
No entanto, posso variar tendo em conta que as matérias também podem variar, sendo umas vezes teóricas e outras mais práticas Wink
No caso do gravador, já tinha usado essa ideia para estudar para o teste teórico de TIC e deu-me muito jeito Smile

Catarina diz:

Sim, claro que pode ajudar quem tem exames, mas eu pessoalmente quando quero experimentar novos métodos de estudo gosto de os “testar” em testes ou fichas, para os poder ir aperfeiçoando até dar um bom resultado para mim, para saber que depois quando tiver exame vai funcionar e não corro o risco de me esquecer de algo porque estudei de forma diferente daquela a que estou habituada.

Volcom diz:

Na minha opinião  (frequento o ensino superior), para tirarmos boas notas é necessário sermos objectivos. Neste nível de ensino e impensável estudar tudo!! simplesmente não dá. Portanto o que faço normalmente é fazer resumos em que cruzo os slides com a bibliografia proposta pelos professores. Depois é só estudar esses tais resumos Razz E acho que é igualmente importante saber priorizar matérias no estudo dos exames do secundário Razz

Filipa diz:

Ola Vany,

bem eu tenho varios metodos de estudo, depende das disciplinas …

como sitio para estudar o que prefiro ou o meu quarto, que é calminho ou entao uma esplanada, sabe sempre bem, mesmo no inverno as esplanadas interiores sao confortaveis Smile prefiro estudar sosinha, concentro.me melhor.

mas como metodos é quase a base de resumos, tipo faço apontamentos nas aulas e depois pego neles, faço os resumos e estudo a partir dai, leio uma ou duas vezes e fico a saber a materia, mas decorar nao e comigo, prefiro compreender, fazer com que seja logico. As disciplinas tipo contabilidade ou matematica tento compreender na aula e depois e fazer os exercicios que ja tinhamos feito e comparar a ver onde tenho mais dificuldades… Quando e para decorar poesias ou assim em literatura costumo pegar nas folhas e na guitarra e compor uma musica com elas, 5 minutos e fica pronto Smile o mesmo para os vocabularios de ingles ou alemao … As vezes tambem faço esquemas, sobretudo em economia …

La esta para mim os metodos variam conforme as materias Smile

beijinhos*

adriana diz:

acho este post uma optima ideia. eu ando no 10º ano e, podem achar estranho, mas simplesmente não sei estudar. nunca estudei a sério e cada vez preciso mais de consegui-lo! já tentei resumos, mas a matéria é tanta q desisto logo no início, já tentei ambientes calmos mas mesmo assim distraio-me com tudo… os meus pais dizem q tnh de arranjar um método de estudo adequado a mim mas n estou a ver mais nenhuma maneira : bjs

meiopalmo diz:

Quando estudei… raramente tinha método de estudo! Muitas vezes é uma questão de nos adaptarmos Às circunstâncias do momento, à própria matéria e, principalmente, aproveitar bem as aulas.

Joana R diz:

O meu método de estudo é: fazer resumos no pc e reduzir e no teste é só copiar Smile

Isto quando se anda na faculdade é diferente, temos muito mais matéria. O meu método de estudo, como uma rapariga que anda na faculdade já disse, é cruzar também os apontamentos dos slides que os professores dão com os livros que se encontram na bibliografia de cada cadeira. Quando os professores não dão slides, uso os apontamentos tirados em aula, mais os textos que eles colocam na reprografia que normalmente chegam, mas se for pouco utilizo também os livro recomendados. Beijinho

Domina diz:

Estou na faculdade num curso de saúde. o que eu faço para estudar é:
leio sempre a sebenta com muita atanção pelo menos uma vez, sem esquecer os esquemas e quadros.
Vou tirando apontamentos.
antes de voltar a rever a matéria tento recitá-la sem me enganar, se não souber vou repetir até decorar.
no dia anterior insisto onde tive mais dificuldades, dou uma vista geral na matéria toda
e por fim junto-me com amigas para fazermos perguntas umas às outras.

Smile bom estudo

Sara diz:

Ando no 12ºano e quinta entro de férias Smile Mas dia 20 já tenho exame. BahhThinking
Eu costumo estudar pelos resumos e esquemas que faço. Junto a matéria do livro escolar com os meus apontamentos que vou tirando nas aulas. Para as disciplinas que tenho exame faço o mesmo, mas acrescento matéria que vem nos livros de preparação para o Exame Nacional. O único local onde me consigo realmente concentrar é no meu quarto e tem que estar silêncio absoluto. O meu método para memorizar é ler em voz alta, quando vejo que já decorei peço alguém para conferir se consigo dizer tudo direitinho. Por vezes também peço alguém que me faça perguntas e resolvo os exames anteriores. Queres entar em que? Boa sorte*

^^ diz:

Na minha opinião, primeiro temos que ver qual é a nossa memória mais apurada, se visual ou auditiva.
Para a memória visual podemos organizar os nosso resumos por cores, gráficos, decorar por silgas, criar frases para determinadas materias, etc.
Para mem´ria auditiva, ler os textos em voz alta, pedir para os colegas explicarem a matéria, gravar a matéria e ouvi-la várias vezes, etc.
Fazer resumos é sempre mto importante, pois ja estamos a rever a materia, resolver imensos problemas, fichas, antigos testes, é sempre bom para ver se ja sabemos a materia e corrigirmos o que está mal (dai é mto importante as soluçoes), fazer perguntas aos colegas, para ouvir outras formas de pensar e responder, pedir para que nos façam perguntas, pensamos na materia e o colega sempre ajuda a completar alguma ideia que falta, e não conheço mais nenhum ^^

Depois claro, há quem estude melhor com algum tipo de música (já ouvi dizer que Monzart é mto bom, e ando a experimentar :b ), quem estude melhor à tarde, à noite, de manhã, que estude melhor no quarto em silêncio ou na sala cm a televisão ligada, quem estude melhor com um grande numero de amigos ou com um pequeno grupo de amigos ou mesmo quem prefira estudar sozinho…

Grin

Miss Bad diz:

Se precisares de mais alguma informação diz : )

Olá Edna
Eu já ando a organizar todos os comentários de modo a não excluir nenhum por isso se continuar assim consigo ler todos =)

Olá Miss Bad
Estava mesmo a precisar de uma opinião de alguém que andasse na universidade porque imagino que o panorama de lá é completamente diferente.
Engraçado que não és a primeira universitária que me diz que prefere estudar em cafés calmos xD

Olá Andreia
Isso de gravar as composições e depois ouvir com os fones funciona? Tu ouves mais de dia isso não é? E gravas só composições ou também resumos/apontamentos?

Desculpa fazer tanta pergunta mas sempre tive curiosidade nesse método mas nunca tive coragem de experimentar xD

Miss Bad diz:

Oláa ! Isto quando chega a faculdade muda um pouco de figura..a matéria é mais que muita !
O que costumo fazer é cruzar resumos dos slides (quando os professores dão) que eu própria faço com as melhores fotocópias de livros recomendados pelos professores. E até agora tem resultado bem !
Eu prefiro estudar em cafés calmos, com um pouco de barulho de fundo para me obrigar a concentrar : )

Olá Catarina
Concordo perfeitamente contigo em relação ao tempo mas só tive agora esta ideia porque ando a organizar o meu método de estudo para os exames.

 E tal como tu as minhas aulas acabam quinta (12ºano) mas não concordo contigo quando dizes que o post já não vai servir este ano porque apesar de o 10º não ter exames nacionais o 9º/11º e 12º vão ter exames por isso achei importante fazer o post na mesma a pensar nessas pessoas

Rita diz:

Eu estudo sempre no meu quarto, sozinha. Ando no 11º em Ciências e Tecnologias e normalmente para estudar faço resumos, leio-os até interiorizar a matéria e depois faço muiitos exercícios. Comigo é o que resulta melhor, porque não me aborreço e rende-me bastante. Se estiver a tentar decorar farto-me logo! Uma coisa que considero fundamental é parar quando o estudo não está a render. Muitos colegas meus passam dias inteiros em frente aos livros a fingir que estudam, e metade do tempo estão a olhar para o ar. Depois claro que os resultados não são proporcionais ao tempo gasto… xD eu estudo enquanto sinto que estou concentrada, depois paro. Nem que sejam só 5 minutos, ajuda bastante. Smile

Olá Anónimo
Eu ando no secundário e também faço resumo das matérias principalmente para aquelas que tenho exame nacional. Se começares desde o inicio a fazeres os resumos consegues acompanhar na boa

Bem, o meu método de estudo varia com a matéria e disciplina que estou a estudar, por exemplo, quando estudo matemática prefiro fazer muitos exercícios, no entanto, quando estudo história ou geografia (depende da matéria) faço resumos e repito-os alto até decorar, por vezes faço músicas (mas só faço isso das músicas quando estudo com amigas Wink ) Quanto aos meus locais de estudo, eu gosto de estudar no meu quarto ou na sala quando faço resumos e exercícios, quando é para decorar a matéria lendo-a alto prefiro ir para o carro Razz porque aí não há nada com que eu me distraia. Estudo, também na minha escola de ballet com as minhas amigas, por vezes no balcão do bar quando tenho que fazer resumos e exercícios, e quando tenho que decorar vocabulário ou matéria vou para a parte exterior da escola, isto quando está calor, 

E pronto, espero que tenha contribuído, beijinhos, Eye on Fashion

Catarina diz:

Relativamente ao post, eu costumo fazer apontamentos, lê-los, e se for alguma disciplina com muitos conteúdos (como Biologia, por exemplo), peço a alguém que me faça perguntas de outros testes/fichas.
No entanto, penso que já vais um pouquinho atrasada para fazeres este post, eu pelo menos já acabei os meus testes todos e as minhas aulas acabam na quinta-feira (ando no 10º ano), pelo que o post com os métodos de estudo – mesmo que queira tentar algum – já não vai servir de nada este ano… Podias ter feito isto antes. Smile

StarTeen diz:

Olá, adoro o teu blog! Continua assim Grin
O meu método de estudo é o seguinte: Estudo no quarto, faço resumos e esquemas…leio em voz alta, pois assim consigo “decorar” melhor a matéria.
Umas vezes, encontro-me com amigas e elas fazem-me perguntas e eu a elas e é uma maneira mais fácil de estudar.
Beijinhos

Andreia diz:

Bem,eu estudo no meu quarto, na minha secretária. Tenho um caderno onde escrevo os apontamentos e lei-os em voz alta. Ás vezes para as composiçoes gravo a minha voz a ler a composiçao e oiço com os fones no telemovel.

 

Edna Silva diz:

Olá Vany, bem como pedis-te os meu métodos de estudo, espero que tenhas tempo para os ler todos… normalmente gosto de estudar no campo, ao pé do rio, num café, no computador com a internet desligada, custumo também fazer esquemas e resumos e power-points… Mas a melhor forma que eu tenho para estudar é no sitio onde mais adoro, no parque perto de minha casa, deitada na relva, normalmente levo uma toalha de praia para me deitar no chão…
Bjs e espero ter ajudado!!!

 

Resumos sobretudo, ajudam-me imenso Smile Nada como ter ideias todas organizadas!

Marta diz:

O meu método é infalível: resolver os exames/testes intermédios dos anos anteriores. A estrutura dos testes do ministério é sempre semelhante de ano para ano e a matéria/exercícios bastante parecidos pelo que ao resolver os do ano anterior vou preparada para o que sair no exame deste ano.
 
beijinhos

Anónimo diz:

Olá
o método de estudo que eu customo utilizar é fazer resumos da matéria e depois decorar esses resumos.
Este método tem resultado porque eu ate tiro boas notas, mas eu tenho de medo de continuar a utilizar este método porque as storas cada vez dao mais materia para estudar-mos e posso nao conseguir fazer resumos de todo, eu ainda só estou no 8ºano, mas prai no 10º/11º/12º os stores vao começar a mandar estudar livros e ai vai ser um bocado dificil :
bjs 

P.S.: adoroo o blog ;D