Cuidados e Limpeza dos Pincéis de Maquilhagem

27

Jul

Camila Bento

Sem categoria

Tal como o nosso rosto merece o maior cuidado e limpeza diária, os pincéis também pedem esses cuidados que, por vezes, acabamos por esquecer. Quando lavamos os pincéis, devemos fazê-lo de um certo modo e no nosso dia-a-dia podemos ter alguns cuidados que irão prolongar a vida dos nossos pincéis.  

Devemos ter alguns cuidados com os nossos pincéis, porque…

  • Queremos que os nossos pincéis, em certos casos verdadeiros investimentos, durem bastante tempo;
  • A acumulação de maquilhagem/pó pode fazer com que os pincéis acumulem bactérias, causando assim irritações e problemas de pele;
  • Se não limparmos os nossos pincéis de sombra vão ficando várias cores nos pincéis e a mistura de cores fica terrível!

Que cuidados podemos ter com os pincéis?

  • Não devemos deixar os pincéis apanhar pó, ou seja, convém que estes tenham uma caixinha específica, de modo a não apanharem sujidade.
  • É importante conservar as capinhas dos pincéis (brush guards), para que os pincéis mantenham a sua forma original.
  • Em relação à organização dos pincéis, podem ter mais do que uma caixinha para os pincéis. Numa podem colocar os pincéis para a cara, noutra os pincéis para os olhos…

Como lavar os pincéis?

Nem todas as pessoas têm a possibilidade de estar a comprar produtos específicos para lavar os pincéis e acabam por usar shampoos de bebé ou sabonete com ph neutro. Já não o faço, mas há uns tempos andava a usar um gel de banho da Àvene com ph neutro e notei que limpava muito bem os pincéis, contudo ficava bastante caro e vi que não era a melhor solução, porque: os pincéis com cerdas naturais podem ser lavados com produtos neste género (shampoos de bebé, etc), mas os pincéis com cerdas sintéticas pedem uma lavagem com produtos específicos para pincéis. Por este motivo decidi comprar um  produto para a lavagem dos pincéis. 

Sei que existem muitas opções no mercado, mas optei por comprar o Brush Shampoo da Elf a um preço bastante acessível (6€50), através da Lojinha da Janina.  Experimentei ontem o produto e posso dizer-vos que gostei! Não é necessário usar em grande quantidade para conseguir o efeito desejado!

Algumas dicas na hora da lavagem:

  • Começo por molhar os pincéis! (apenas as cerdas, é necessário ter cuidado para não molhar mais, pois pode estragar os pincéis)
  • Existem várias maneiras de lavar os pincéis, mas eu gosto de colocar um pouco na mão para lavar os pincéis.
  • Depois de ter os pincéis molhados, passo com os pincéis pela mão que tem o produto e lavo-os, em movimentos circulares, mas com alguns cuidados para não deformar os pincéis.
  • Após este passo, aperto um pouco os pincéis para sair a água (que começa por sair suja e conforme vão lavando o píncel, vão vendo a diferença).
  • Quando notar que os pincéis já estão bem limpos, costumo passar com uma toalha (nunca esfrego os pincéis, tiro apenas o excesso de água).
  • Na hora de deixar secar os pincéis, deixo-os deitados numa mesa. Não devemos deixar secar os pincéis “em pé” para a água que está nas cerdas, não ir para dentro dos pincéis.

As dicas foram úteis? Costumam ter mais algum cuidado com os vossos pincéis?

Deixe aqui o seu comentário!

Aproximadamente 69euros.

beijinho

É verdade, a preguiça é uma chatice! Os que uso com menos regularidade não lavo tão frequentemente, mas os pincéis de pó tenho de lavar bastantes vezes, tal como o de blush, que deixa sempre alguma cor no pincel. 

Olá!

Existem imensos vídeos no youtube sobre esta temática! Ao procurares, como limpar os pincéis irás encontrar muitos vídeos.

beijinho

Janina diz:

Olá eu só costumo fazer uma coisa a mais/diferente em relação a ti que aprendi num blog também. Em vez de os por a secar numa toalha ponho dentro de um copo com papel virados ao contrário. Cerdas para baixo. Assim a água não vai para o cabo Grin

beijinhos

qualo preço em euros desse kit da sigma Smile

Miss Bad diz:

Oh, tens um copinho da sigma ;F Eu uso amaciador ;D

Maria ♫ diz:

 Não costumo usar maquilhagem, mas penso que as dicas são úteis e interessantes. Wink

Catarina diz:

Eu tenho cuidados gosto de lavar regularmente apesar de algumas vezes dar preguiça e gosto de usar o shampoo johnson que é suave e detol para desinfectar..as vezes uso o shampoo e detol juntos outras uso azeite e detol pois azeite tambem e suave para os pinceis.
***

Rainbow diz:

Uma boa ideia era fazer um curto vídeo à cerca disto, ou seja, a mostrar-nos como limpas os pincéis. Era mais fácil de compreender. Além do mais, há certos pincéis cujo formato é diferente, como os de base líquida, e por isso também a forma de lavar (digo eu).

Ma foi uma óptima ajuda, porque comprei os meus da Sigma há uns dois meses, e embora só os tenha usada 3 vezes, precisava mesmo de saber como lava los.

ADOREI as dicas!! foram sem duvidas muito uteis Grin
beijos

-marii diz:

Lavo sempre os meus pincéis com um produto que eu mesma fiz….juntei shampoo de bebé com um pouco de condicionador e água Smile