Dieta vitalícia – o básico

12

Jul

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia, saúde

   Uma dieta saudável é uma alimentação variada e equilibrada.

 

   Penso que ouvimos esta frase na quarta classe, na aula de Estudo do Meio (naquele tempo). Mas desde esse dia parece que deixámos de perceber o que significa, ou esquecemo-nos.

   Uma dieta saudável não só tem os alimentos certos, como também estes alimentos devem ser diferentes e na quantidade certa. Veja-se:

 

  • Dormir 8h por dia. Deitar cedo e cedo erguer!
  • Fazer cinco refeições diárias.
  • Reduzir nos molhos.
  • Usar sal com moderação
  • Tomar sempre o pequeno-almoço.
  • Comer 5 porçõs de legumes/frutas.
  • Beber 1,5l de água por dia.
  • Aprender a reconhecer o que está na tua comida.
  • Evitar (não só em pensamento) doces e fritos.
  • Incluir alimentos de todos os grupos alimentares na dieta.
  • Saber como escolher a comida nas superfícies comerciais.
  • Não comer junk food, ou limitá-la ao máximo.
  • Cuidado com as bebidas – e refrigerantes ao longe.

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   Parece simples, certo? Então por que é que comer bem é tamanha dor de cabeça? Porque desde o quarto ano ouvimos toda a gente dizer que é assim. Ou é a tia, a prima, ou amiga… alguém faz dieta, e dizem que o pão engorda, o chocolate é obra do diabo, e por aí fora. No meio de todo este medo da comida, esquecemo-nos de fazer o mais básico e essencial, que não faz mal a ninguém!

 

   Vocês já sabem de cor tudo o que aqui está neste post. No entanto, isto era algo que tinha de ser dito, antes de mais nada.

   Nos próximos posts, aprofundarei todos ou grande parte destes pontos. Ou seja, vou acabar com os preconceitos ao explicar-vos qual é a magia de 1,5l de água, para quê e como fazer cinco refeições (sei que muitas meninas têm problemas com isso!), introduzir mais legumes e fruta nas vossas dietas e temperar as refeições sem recorrer a molhos pesados. Sempre de forma fácil, simples e leve!

 

   Gostava que comentassem dizendo aquilo que vos ajudaria, algum post que gostassem de ver no especial “dieta vitalícia”. Embora já tenha a minha lista (que inclui receitas, explicações, conselhos, e também exercício), quero saber se estou a passar à frente algum aspecto importante, já que o objectivo é sempre ajudar-vos, dando-vos o que precisam.

 

   Desta vez, preciso mesmo que falem comigo, meninas. Por mais pequeno que o vosso pedido ou dúvida pareça, digam! Não desperdicem a oportunidade  Wink

 

   Beijinho, dani

 

 

P.S. querem saber a minha lista (até agora)? Assim podiam dizer-me em que posts estariam interessadas, ou se haveria algum que não vos interessasse.

Deixe aqui o seu comentário!

Rafinha diz:

Olá!!
Eu simplesmente adoro o blog e estes posts são fantásticos, ajudam-nos muito em algumas ocasiões do nosso dia!! Eu gostava que um dos posts da dieta viltalicia fosse sobre Estrias, Derrames Varizes e claro Celulite, como prevenir, como tratar, o porque de aparecerem….eu tenho muitas colegas da minha idade que têm as pernas com muitas estrias e n sabem o que fazer. Eu mesma também tenho e devido á minha genetica sei ue vou ter varizes mais tarde, coisa que de momento n tenho e acho que um post sobre o assunto me iria ajudar bastante a prevenir estas coisas que muitas vezes nos chegam devido devido á nossa informação genética.
Fico á espera de resposta!! Continuem cm o blog é fantástico!!
Rafinha

Dani diz:

Olá! Já juntei aos pedidos Smile Obrigada! Beijinho

dani diz:

Então, óptimo! Certos legumes fazem uma sopa deliciosa como espinafres, cenouras, cebola. Uma pitada de sal, um fio de azeite, é uma delícia! Vai experimentando com diferentes legumes. Gosto tanto de sopa… Só de pensar já tenho água na boca haha

Ana diz:

para os comer na sopa só mesmo triturados..
senão volta tudo para fora outra vez xD

dani diz:

Olá! Podes ir à página do sempre na moda, nas fotos, para ver a lista  Grin
No facebook comunicamos muito com as leitoras, “gosta” da página para estares sempre a par das novidades!  Smile

dani diz:

Olá Ana, fico feliz por saber que gostas! Grin
Talvez consigas prepará-los de forma a gostares… Não gostas de sopa?

dani diz:

Continuarei, Cristina, até porque estão a ser bastante bem recebidos  Smile
Obrigada! Continua a deixar o teu comentário, é sempre bem-vindo  Smile  Beijinhos

dani diz:

Olá Cátia!
Eu vou reunir dúvidas como as tuas, e responder num post. Quanto aos molhos, talvez possas tirar ideias das “receita da semana”  Wink

Deixa, sim, nem que seja um olá! Os vossos comentários são sempre desejados e nós ficamos gratas pelo reconhecimento Smile

De facto esse post já foi repetido várias vezes no blog. Aconselho-te a procurares “cabelo verão” em “pesquisar neste blog”, lá em cima à esquerda, e decerto terás imensos posts que te ajudarão. Qualquer dúvida, comenta!

Muito obrigada, beijinhos Smile

dani diz:

Sim, boa ideia! Vai ficar para um “alimento da semana”  Smile
Beijinho

dani diz:

Olá!
É verdade, torna-se complicado. Eu sofro desse problema, e diria que 99% das outras pessoas também. Por isso mesmo, acho que vale a pena fazer um post para nos ajudar a todos  Smile

Não tens de quê, eu é que agradeço o comentário. E muito obrigada  Grin

dani diz:

Sim, claro! Não é estranho de todo, por que dizes isso? É algo perfeitamente normal, e há mais pessoas a precisar de engordar do que pensas, querida  Wink

Fica bem, beijinhos

dani diz:

Pois, o chocolate preto é, para além de preferível, também algo que pode de facto ser incluído várias vezes por semana numa dieta saudável. Mas é óbvio que, se não gostas, de nada vale fazê-lo  Smile

É verdade, sendo assim fazes bem. Toma cuidado com as porções e regularidade, e continua a escolher os mais simples, sem recheio. E lembra-te que, se comeres muito pouco de cada vez, até podes ter um bocadinho mais frequentemente  Wink

Beijinhos

Daniela ** diz:

siim , mostra a lista Smile 

Ana diz:

Eu adoro este tipo de posts !!
eu tenho é um grande problema.. é que eu odeio qualquer tipo de legumes!

Cristina diz:

Por mim, continua com este post ( c/ conselhos, exercícios, receitas…), porque estas coisas são muito úteis hoje em dia para nós, os adolescentes, cujos hábitos alimentares não são os mais saudáveis. 
Fico à espera de um novo post sobre “Dieta Vitalícia”
Boa sorte e beijinhos Wink

cátia magalhães diz:

Devo confessar que visito diariamente o vosso blog, mas raramente comento mesmo. Este post interessou-me bastante, porque o termo “dieta” é constante na minha vida. Então as minhas duvidas é relativamente aos molhos de uma salada. por exemplo, uma salada de massa fria com delicias c/ milho p.ex. é saudável ? Que molhos poderia acrescentar de forma a nao tornar um prato saudável num prato calórico? E até que ponto a gelatina é saudavel e nao calorica?  Se me pudesses ajudar era muito bom. Entretanto se me surgir mais duvidas, vou comentando Smile aliás vou começar a deixar sempre a minha opinião. ach que vcs têm um blog fantástico.
e tinha um pedido, será que era possivel fazerem um post com os produtos para o cabelo essenciais do verão? ou já foi feito este ano algum do género?

Beijinhoos*
Continuação do bom trabalho

olá….acho que devias abordar o papel dos frutos vermelhos, os ditos frutos anti-oxidantes

bjinhs
=)

Beatriz diz:

Olá Smile
adorei o post, até porque adoro temas como nutrição e desporto!
Bem, tenho uma sugestão/dúvida, que também pode ser o problema de muita gente: muitas vezes o problema da alimentação “não saudável” não é nosso, mas sim das pessoas que nos rodeiam. Por exemplo, em casa, se a minha família gosta de um certo tipo de alimentação eu não posso fazer um prato só para mim (embora já tenha conseguido pôr os fritos fora de casa, grande vitória). Outro exemplo é quando vamos sair com amigos, se todos vão comer ao burger king ou se vão todos comer um gelado, não vou eu a outro restaurante ou me privar do gelado … então gostava de saber o que dizias sobre este assunto, ou as dicas que me podes dar !
Obrigada, beijinhos, e continua com os bons posts Grin

-marii diz:

Ao meu gosto pessoal e ao mais saudável.
Eu sei que o chocolate preto é o mais saudável, mas visto que eu não gosto desse tipo de chocolate opto pelo de leite em vez daqueles da milka com caramelo, por exemplo! (Que são óptimos mas são super calóricos!) .

Bibiia diz:

Olá, podem fazer um post sobre como engordar pff ? :$ é que eu sou muito magra para a minha altura, e por causa de ser magra não me sinto bem comigo própria pois as pessoas lá da minha escola gozam comigo :c é estranho eu querer engordar, porque a maioria das pessoas querem emagrecer :$
obrigada (:

dani diz:

Recear algo só aumenta o seu poder, é verdade! É natural; depois de estarmos sempre a pensar em algo, tínhamos de dar em doidas. Por isso é que eu digo sempre: com calma. Fácil, simples e leve!

Fico feliz por ouvir isso! Já foste espreitar ao facebook?  Wink

P.S. se me permites… quando dizer “de preferência de leite” estás a referir-te ao teu gosto pessoal ou ao tipo de chocolate mais saudável?

dani diz:

Olá Delfina,
na verdade eu estou bastante inclinada para esta área, neste momento. Isto e cardiologia sempre foi o que mais me interessou, dentro da minha área (passei para o 11º). Sendo que já consideraste… poderias falar-me um pouco sobre esta área em portugal? Bem sei que o mercado de trabalho não é cor-de-rosa para ninguém, mas de facto este campo (da nutrição) parece-me passar despercebido, e então não faço a mais pequena ideia

É irritante haha eu percebo! Mas olha, segundo o sábio ditado, quem ri por último ri melhor!

Percebi, sim, já tinha pensado em fazer algo assim  Smile
Principalmente agora na altura dos churrascos e “meninos à volta da fogueira”, penso que seria uma grande ajuda. Obrigada pela sugestão Smile
Fica bem, beijinhos  (:

dani diz:

Tens toda a razão, Maria, e era mesmo para esclarecer e alertar as pessoas que pensei em posts desse género. Passa pelo facebook, dá a tua opinião na lista de posts  Wink

-marii diz:

Gostei bastante deste termo que usaste: ” medo da comida
É totalmente verdade! Ficamos com medo disto e daquilo e não comemos, dizemos não, não…e quando damos por nós, estamos a cair em tentação e a comer esse alimento em doses industriais.
Eu adoro chocolate, mas claro que evito comer, mas não ando com um ‘escudo protector’, porque já sei que vou andar sempre a pensar nisso, e á primeira oportunidade, como muito chocolate.
O que faço é comer um chocolate pequeno e de preferência de leite de mês a mês, ou de dois em dois meses. Porque, como fui «cortando» o hábito de comer doces, agora, raramente me apetece! Smile

Estou ansiosa pelo resto dos posts! Smile

Delfina diz:

olá outra vez. Adoro estes temas de alimentação. Quase entrei em dietética e nutrição mas o meu sonho era outro. O mais me pode irritar são os comentários que fazem amigos ou colega sobre o que eu estou a comer! Principalmente sobre o pão ou massa ou arroz, só sabem dizer que isso engorda. As vezes também cozinho flocos de trigo ou outros cereais e então aí sou gozada. lol
Queria sugerir que fosse tema de post alguns comportamentos saudáveis a ter à mesa. Por exemplo comer devagar, não ter distrações, beber agua as refeições?, sopa + prato principal? ah! e em festas onde são servidos imensos pratos: é pouco saudável misturar tanta comida? devo escolher um prato e comer só aquilo?
Espero que me tenha feito entender.

Maria ♫ diz:

 Acho que as refeições e conselhos são, sem dúvida, bastante importantes. Muitas pessoas não sabem como planear e gerir a sua alimentação e também existem alguns aspectos importantes que muita gente negligencia.