Dieta vitalícia – o que comprar, e como

14

Jul

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia

   Desconfio que os hipermercados têm uma equipa de psicólogos no seu pessoal. Tudo, desde a apresentação dos produtos, à organização da área e música, é feito para te atrair às opções menos saudáveis, e gastares mais dinheiro. Pode tornar-se difícil resistir, e acabamos por trazer para casa o que não devíamos, nem queríamos. Certos comportamentos podem ajudar-te:

 

  • Come antes de sair de casa. Fazer compras de estômago satisfeito ajuda a controlar os impulsos.
  • Vai de manhã cedo ao fim de semana, ou em dias úteis. Assim evitas a confusão e podes concentrar-te nas escolhas.
  • Não te deixes distrair pelo ambiente e afundar no consumismo que é esperado de ti.
  • Ir sozinha dá-te todo o tempo e concentração que desejes.
  • Faz uma lista de compras.
  • Lê os rótulos e compara. Principalmente a informação nutricional de comida embalada.
  • Circula pelas abas do espaço, e evita entrar no centro – é onde está toda a imitação de comida (bolachas, aperitivos, etc.).

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   Para vos ajudar a fazer as vossas escolhas, elaborei uma lista de compras “ideal”. Aqui encontras várias opções – segue aquelas que preferes. No entanto, tenta também experimentar coisas novas. O pior que pode acontecer é não gostares.

 

 

Lacticínios

Leite magro ou meio gordo

Queijo fresco magro

Iogurtes magros

Iogurte natural

Queijo magro

 

Carne, peixe, ovos

Ovos

Bifes de peru

Peito de frango

Camarão

Atum (se for enlatado, em água)

Salmão

Peixe fresco

 

Leguminosas

Feijão preto

Grão-de-bico

Lentilhas

Hambúrguer de soja

Tofu/Tempeh

 

Cereais

Arroz integral

Aveia

Massa integral

Quinoa

Pão de centeio (integral)

Sementes de girassol/linhaça

Nozes

Amêndoas

 

Fruta

Limão

Bananas pequenas

Melão

Mirtilos

Morangos

Toranja

Maçãs e peras

Melancia

 

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Legumes

Pimentos

Cebola

Alho

Tomate

Abóbora

Alho francês

Espinafres

Brócolos

Nabo

Cenouras

Couve-flor

Couve-de-bruxelas

Beterraba

Batata-doce

 

Temperos

Azeite

Vinagre balsâmico (ou de cidra)

Polpa de tomate

Mostarda

Sal marinho

Sal de mesa

 

Ervas e especiarias

Chá branco ou verde

Chá a gosto (camomila, canela, baunilha)

Gengibre

Loureiro

Salsa

Pimenta (preta e branca)

Canela

 

 

 

   O último grupo é inteiramente opcional.

 

Mel

Chocolate preto (35% ou mais cacau)

Café

Vinho tinto (se tiveres idade)

Açúcar amarelo

Tostas integrais

Sumo natural de pacote

Pastilha elástica sem açúcar

Cogumelos

 

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   Já agora, queria adicionar mais um item… frigideira anti-aderente! Mesmo que já tenham uma, se começa a aderir mais do que devia, substituam-na. É um investimento que vale a pena, confiem em mim.

 

   Quanto aos vegetais, aproveita os da época. Agora no Verão, a fruta é mais barata. Fresca e doce, é deliciosa! As saladas frias também vêm a calhar. Dica: compra os vegetais frequentemente e em pouca quantidade, na frutaria local, variando na cor.

    E quanto às ervas e especiarias – compra um frasco de cada. São uma óptima forma de adicionar sabor aos pratos, sem recorrer a sal e gordura.

 

   Planeiam usar a lista, da próxima vez que forem às compras? Gostaram?

 

   Beijinho, dani

 

P.S. mais tarde vou explicando por que adicionei estes itens em concreto à lista. E não, aquela primeira imagem não foi escolhida ao acaso! Eu vou ver hoje!!! Quem é fã ponha a mão no ar!

Deixe aqui o seu comentário!

dani diz:

É uma boa ideia, esse post  Wink
Claro que, em princípio, deves usar roupa adequada  ao tipo de desporto que praticas, e depois disso escolher aquilo com que te sentes mais confortável. Vou dar ideias no post  Smile
Beijinhos não tens de quê querida!

Caldeira diz:

A sério? ainda bem!! o outro post que estou a sugerir, é por exemplo durante o desporto que roupa usar, bem como que genero de roupa se adapta melhor aos nossos corpos (por exemplo no meu caso mesmo depois de ter perdido tanto peso, continuo a ver-me e vestir-me da mesma maneira, o que é um problema)
Obrigada pela atenção bjinhus Smile

dani diz:

Pode ser que seja impressão minha  Wink
Mais uma vez, obrigada  Smile

Beatriz diz:

não penses assim, eu não acho que se estejam a desinteressar!
eu pelo menos adoro, são muito bons

dani diz:

Obrigada, Ninaa, fico feliz por saber  Smile
Sim, os batidos, embora não a melhor opção, são uma solução prática e saudável. Boa ideia  Smile

Beijinhos

dani diz:

Fazes bem, é um óptimo anti-inflamatório  Smile

dani diz:

Olá ainda bem que gostas! Não tens de quê  Smile
Beijinhos

Ninaa diz:

Estou a adorar os teus post, continua com o bom travalho Smile

Por acaso podias postar receitas de batidos/smoothies, assim hipocalocricos? E que agora no verao da vontade e jeito, visto que nem sempre tenho muito apetite para comer pao ou cereais :s

beijinhos*

-marii diz:

Estou a pensar experimentar gengibre, porque já ouvi falar muito bem dele Smile

Estes posts são sempre muito utéis, obrigadoo *-*

dani diz:

Olá de novo Beatriz  Grin
Sim, sim, é verdade! Já está na lista  Smile
Se quiseres ver a lista de posts do especial, podes ir aqui. Se tiveres facebook, “gosta” da página do Sempre na Moda para que estejas sempre a par das novidades  Wink

Beijinhos

dani diz:

Olá, muito obrigada!
Como manter o peso, e controlar o apetite, é um dos posts em que tinha pensado Wink quanto à roupa, eu percebo o que queres dizer, mas que post estás a sugerir?

Beijinhos Smile

dani diz:

Obrigada Maria, espero que seja útil  Smile

dani diz:

Ainda bem, não tens de quê! Fico feliz por poder ajudar  Smile

dani diz:

Olá!
Os passatempos acabam em dias diferentes, quais, a Camila é que sabe  (:

Beijinhos

dani diz:

Olá Beatriz
muito obrigada, querida! Grin
Mesma coisa cá em casa, eu e a minha mãe temos umas compras, o meu irmão e o meu pai outras  xD
Por minha vontade continuo, sim, mas estou a sentir que as leitoras começam a desinteressar-se pelo tema… Não quero “impingir-vos” posts desnecessários!
Beijinhos, fica bem  Smile

dani diz:

Oh muito obrigada, Anna! Fico feliz por gostares
Beijinho, continua a deixar o teu comentário  Smile

dani diz:

Olá marii, ainda bem! É sinal que as tuas compras são boas. Pensas experimentar algum produto da lista? Smile
Beijinhos

Beatriz diz:

Olá de novo Smile
lembrei-me de algo que também pode ser útil para vária leitoras!
snacks, por exemplo, em tempo de aulas (normalmente levo daqueles pacotes individuais de bolachas porque é o mais prático, mas não é de todo o mais saudável), mas quem diz tempo de aulas diz para levar na carteira quando vamos passear! podias dar dicas de snacks práticos e saudáveis ?
beijinho Smile

Caldeira diz:

Olá! Antes demais queria dizer que amo o blog, e este especial foi uma excelente ideia!! Eu perdi um total de 21 quilos e estou muito feliz, mas agora estou com um problema não consigo manter um peso, por isso queria pedir-te se neste especial podes incluir como manter o peso, como controlar os ataques de fome, e também o que vestir para fazer desporto, e depois de ter-se atingido o peso ideal, porque eu agora já nem sei o que vista, até parece que mee continuo a ver como o antigo eu….
Obrigada! e bjinhus <3

Maria ♫ diz:

 As dicas são excelentes. Smile

Telma diz:

 Este post deu imenso jeito! Obrigada Wink

AC diz:

olá querida Grin
quando vais postar os resultados dos passatempos? gostava mesmo de saber se fui eu uma das vencedoras! tens sempre passatempos tão bons! Beijinho!

Beatriz diz:

Olá Smile
Gosto meeeesmo dos teus posts !
As minhas opção são idênticas a essas, embora a minha mãe (para agradar o meu pai) continue a comprar imensa carne vermelha e imensos pacotes de bolachas !
Continua com esta matéria, beijinho Smile

Gosto imenso dos teus posts Smile muito bons!

beijinhos

-marii diz:

Gostei do post! Normalmente já sigo essas dicas e compro basicamente o que colocaste na lista! Smile

beijinhos*