Dieta vitalícia – processado vs integral

28

Jul

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia, saúde

   Acredito que já tenham ouvido dizer que integral não é necessariamente bom, mas a verdade não é essa. Ainda assim, o contrário não é mentira. Para quem quer comida saudável mas não sabe bem o que está a fazer, a palavra “integral” é uma grande armadilha.

 

 

 

   No que toca a bolachas, não interessa se são integrais ou não – são extremamente processadas, cheias de açúcar simples, gordura saturada e sal. Não é por terem um pouco de aveia, ou farinha de trigo integral, que isso vai mudar.

   Já com a comida verdadeira, a melhor escolha é sempre a integral. É preferível (e ideal) comer arroz integral em vez de branco, o mesmo para a massa, bem como pão e cereais integrais em geral. Escolhe pão de centeio ou mistura de cereais – quanto mais escuro e heterogéneo o aspecto, melhor. Os cereais de caixa (os bons!) ficam para um petisco saudável de vez em quando. Não devem ser a tua escolha diária.

 

   E porque é que são melhores? São simplesmente mais completos, como diz o nome “integrais”, ou seja, não lhes tiraram nada (leia-se fibra, minerais, proteínas e vitaminas essenciais como B e E). Já viste tudo o que estás a perder? As versões brancas são incompletas – falta-lhes partes do cereal (farelo e gérmen), e consequentemente valor nutricional.

 

 

Vantagens:

 

Controlo de apetite

Melhor digestão

Controlo do IG

Mais energia (gradual)

Evita a sensação de cansaço

Prevenção de diabetes

Prevenção de obesidade

Melhor cabelo, pele e unhas

Prevenção da prisão de ventre

Reduz a inflamação

Baixa os níveis de colesterol

Reduz o risco de cancro

Prevenção de doenças cardiovasculares

 

 

Como introduzir na alimentação?

 

  1. Ao pequeno-almoço, usa aveia, trigo ou, se preferires, pão (varia). Junta leite magro ou derivados e frutos vermelhos.
  2. Para o lanche da manhã ou da tarde, adiciona cereais integrais ao iogurte, ou opta por pão integral com queijo fresco magro, e uma peça de fruta.
  3. Utiliza farinha de trigo integral ou de aveia em vez da farinha branca normal.
  4. A mais simples de todas: troca o arroz e massa brancos, às refeições, pelos integrais. O mesmo serve para o pão branco. Quanto mais pesado o pão, melhor.

 

  Querem mais ideias para usarem cereais integrais? Receitas, por exemplo?

 

  Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

dani diz:

Olá!
Eu sabia disso, sim, mas pela informação que tenho tal apenas acontece quando o consumo de cereais (e não apenas trigo/centeio/milho, ou seja, pão) é exagerado, o que não é suposto
Beijinhos e obrigada  Smile

m. diz:

Olá Dani! Smile Gosto muito do vosso blog… Mas relativamente a este post acho que precisaria de mais pesquisa! Pão integral não é a mesma coisa que pão de mistura ( talvez não estejas a dizer isso mas é a sensação que dá). Sim, devemos comer cereais integrais, mas eles tem também desvantagens . Uma das principais desvantagens do consumo de cereais integrais prende se com a absorção de cálcio, forma-se um composto o, o fitato de cálcio, que não é absorvido pelo nosso organismo! Devemos previligiar o pão de mistura ao invés do pão integral e devemos alternar o consumo de ceral integral e não integral.

dani diz:

Ora essa, Vera, não é mais do que o pedido
Muito obrigada Smile

Vera diz:

Vou de férias hoje e já vi que foi postados os vencedores do passatempo, agradeço a vossa atenção comigo e com todas as leitoras. Obrigado

Bom trabalho Grin

Vera diz:

Ok, obrigada pela atençao, antes de ir de férias deixo o meu e-mail aqui , obrigado Smile

dani diz:

Olá Vera
Se é esse o caso, não há problema. Deixa aqui um comentário com o teu e-mail (o que usaste para participar), por favor, e caso sejas vencedora saberemos qual é a situação e esperamos até que possas contactar-nos

Vera diz:

Olá dani , eu acredito que ela não se tenha esquecido o meu problema é que participei no passatempo por ter tempo para ver os resultados e a final não vou poder vê-los porque vou de férias e só volto em Setembro e não tenho ninguém em casa até dia 15 de Agosto para que caso saiam as vencedoras até lá e eu tenha a sorte de ganhar receber os produtos, essa é a minha preocupação :s

dani diz:

Olá Vera
A Camila está de férias, e não me deu nenhuma informação quanto aos passatempos. No entanto, não há motivo para alarme, estou certa de que ela não se esqueceu

Obrigada  Smile

dani diz:

Calzedonia! Também vi alguns giros na Triumph e Lefties. Se tiveres dinheiro, Billabong e lojas do género Smile

dani diz:

Obrigada Ana  Smile
Talvez publique uma já amanhã

dani diz:

Vou inspirar-me no Verão para as receitas Wink
Mas com cuidado – afinal o Sempre na Moda não é um blog de nutricionismo! haha

Vera diz:

Olá, gostaria de saber a final quando postam os resultados do passatempo Vasenol ? Já fiz esta pergunta várias vezes e sim, responderam-me, mas nada exacto e já várias leitoras fizeram a mesma questão. Participámos no passatempo, já acabou faz tempo e ainda não sabemos nada!

Aguardo uma resposta ,
bom trabalho

carolina diz:

podias-me dizer lojas onde tem biquinis giros? Smile

Ana Pereira diz:

Muito interessante o artigo Smile
E sim, queremos receitas. Pelo menos eu LOL

Sara diz:

Gostei das dicas. É um post muito bom!

Inês Santos diz:

Sim receitas , é uma boa ideiaa *_*