Alimento para o teu cabelo

16

Ago

Daniela Monteiro

Sem categoria

Vários sistemas do nosso corpo vão trabalhar para a renovação e produção de cabelo. Por isso, é preciso saúde para um cabelo bonito. Uma dieta equilibrada, além de promover a saúde, contribui para cabelo, unhas e pele saudáveis. Não esqueças que o cabelo também precisa de água. Bebe pelo menos 1,5l de água por dia.

Nota: O que se pretende mostrar aqui é a importância dos nutrientes na formação dos cabelos. Eles obviamente desempenham outras funções no corpo, mais vitais.

Proteína

O fio de cabelo é formado 95% por proteínas. Encontrada em carne, peixe, ovos, lacticínios, grãos (entre eles soja e derivados), a proteína é mais um componente vital do cabelo, ao lado de vitaminas do complexo B. grande parte do tecido muscular e outros usa também a proteína, por isso deves ter 4 a 6 porções diárias. Tenta incluir proteína e todas as refeições.

 

Minerais

Cálcio

Formação de proteínas e metabolismo do ferro e vitaminas essenciais para o crescimento do cabelo. A sua falta origina um cabelo quebradiço e frágil. Mas o cálcio tem de vir acompanhado do magnésio e vitamina D.

Fontes

  • Lacticínios
  • Repolho, brócolos, espinafres
  • Amêndoas, grãos

Ferro

A sua carência é muitas vezes responsável pela queda de cabelo feminina, já que as mulheres necessitam de uma reserva maior do que os homens. Ajuda no crescimento do cabelo.

Fontes

  • Feijão preto, carne vermelha, ovo
  • Verduras verde-escuras, beterraba
  • Frutas secas (amêndoa) castanha de caju, fígado, soja

 

Potássio

Controla o equilíbrio hídrico. Hidratado, o cabelo fica mais flexível e fácil de pentear.

Fontes

  • Carnes magras, semente de girassol, leguminosas, grãos integrais
  • Frutas e hortaliças (abacate, banana, vagem, frutas secas)

Enxofre

Mineral essencial para a formação de queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo.

Fontes

  • Alho, cebola, pimentão vermelho
  • Ovos, peixe, carne
  • Couve-de-bruxelas, agrião, rabanete, espinafre

Zinco

Participa na síntese de proteínas.

Fontes

  • Frutos do mar, peixe, carne vermelha
  • Lacticínios, ovos, cogumelos
  • Sementes oleaginosas (de abóbora e girassol)

Vitaminas

A

Parte do grupo de anti-oxidantes (interrompem a degeneração das células capilares causada pela oxidação). Regula a produção sebácea; regula a multiplicação das células conduzindo a uma maior elasticidade do cabelo.

Fontes

Fígado de peixe

  • Ovos, lacticínios, pêssego, damasco, manga, melão
  • Agrião, espinafre, brócolos, abóbora, cenoura

 

B2 = Riboflavina

É essencial para uma pele saudável, unhas e crescimento do cabelo. Uma vez que o corpo humano não armazena essa vitamina, sua deficiência é comum.

Fontes

  • Vegetais verdes
  • Fígado, soja
  • Lacticínios
  • Cogumelos, nozes

B8 = H = Biotina

Tem sido comprovada para evitar a queda de cabelo. Ajuda a evitar os cabelos brancos. É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar, aumentando o tempo de queda.

Fontes

  • Soja germinada
  • Leguminosas, grãos integrais
  • Gema de ovo
  •  Fígado, arroz integral, levedura de cerveja

D

Metabolismo do cálcio necessário para os ossos mas também para o cabelo.

Fontes

  • Exposição ao sol
  • Óleo de fígado de peixe
  • Peixe
  • Grãos germinados
  • Gema de ovo, soja

E

Acção anti-oxidante – previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; melhora a micro circulação do couro cabeludo. Também ajuda a reforçar as paredes capilares.

Fontes

  • Óleo do germe de trigo
  • Gérmen de trigo
  • Grãos germinados
  • Frutos secos (amêndoas)
  • Abacate, gema de ovo

 

F

A sua carência proporciona o aparecimento da caspa e deixa o fio mais fino e frágil.

Fontes

  • Abacate
  • Óleos vegetais, semente de linhaça
  • Salmão, cavala, atum e sardinha

Como vêem, várias fontes se repetem, tornando-se mais fácil incluir todos os nutrientes na nossa alimentação. A vitamina E e A, em particular, são também óptimas para a pele!

Espero que o post vos tenha ajudado  Smile

Beijinho, dani

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Estela diz:

Parabéns, estás a fazer um óptimo trabalho Wink

Dani diz:

Muito obrigada! Smile

nicole diz:

antes de mais parabéns pelo blog! é nestes posts que se vê quem tem talento e quem nao tem. tenho seguido o blog á alguns dias e fiquei completamente deslumbrada! nao costumo comentar mas este blog fez-me mudar de opinião e vou começar a dar a minha opinião nos posts. continuem com o bom trabalho!

bjs

Dani diz:

Muito obrigada nicole, fico lisonjeada! E as palavras críticas das leitoras são sempre bem-vindas (:
Beijinhos