Decorar cadernos e dossiers

24

Ago

Camila Bento

decoração, DIY, escola

Esta semana, a Vanessa dá dicas de decoração de cadernos e dossiers. Estas sugestões podem ser muito úteis para as meninas que este ano pretendem poupar no material escolar. Afinal, não é preciso comprar as coisas mais caras para ter material ao nosso gosto!Wink

Ficam as sugestões:

  • 1.      Este foi um dos meus cadernos do 7ºano e as formas que vêem são daqueles ímanes que se põem no frigorífico.
  • 2.       Este também foi um dos meus cadernos do 7ºano e forma como decorei este caderno foi igual ao do caderno anterior. Eu lembro-me que todos os cadernos decorados desta maneira tinham uma palete de cores exemplo este caderno tem de prateados e dourados mas o outro caderno tinha uma palete de roxos ou de vermelhos.
  • 3.       Quando eu não tinha inspiração para a decoração dos cadernos limitava-me a escrever bem grande o nome da disciplina e às vezes fazia uns desenhos mas como o meu jeito a desenho é nenhum limitava-me a coisas muito simples. Este caderno foi do meu 9ºano.
  • 4.       No meu 11ºano decidi encher todos os meus cadernos com imagens do meu urso preferido e se tiveres revistas velhas em casa também podes fazer uma sobreposição de imagens com recortes de revistas, eu tinha uma colega que fez isso e ficou lindo.
  • 5.       Se queres tapar ao máximo o preto do caderno também podes usar uma imagem grande e colar estrategicamente no caderno, no meu 12ºano praticamente todos os meus cadernos tinham imagens grandes.
  • 6.       Este caderno também é do meu 12ºano e a imagem que estão a ver não era bem esta que eu queria inicialmente mas como estava com falta de tinteiros pretos a impressora imprimiu a imagem sem o preto e pode-se dizer que o resultado final ficou uma coisa muito artística.

Outra grande desvantagem destes cadernos é que com muito uso ficam todos degradados e muitas vezes a capa sai, isto muitas vezes acontece no meio do ano o que torna a coisa muito chata porque alguns dos meus cadernos tive de enchê-los de fita-cola para ver se resistiam mais algum tempo.

Aconselho não só forrar a parte do caderno que decoras mas também um bocado do verso de forma a evitar que a capa saia a meio do ano.

2. Dossiers

Eu sempre fui mais de usar cadernos mas no secundário houve disciplinas em que optei por usar dossier principalmente a matemática. Os dossiers que vou mostrar foram comprados no continente.

  1. 1.       Eu praticamente decorei os dossiers consoante a cor. O azul faz-me lembrar o mar por isso pus elementos relacionados com eles. O dossier foi plastificado não só na frente mas também no verso para evitar que se comece a estragar nas extremidades.
  2. 2.       O violeta faz-me lembrar coisas delicadas por isso também pus elementos relacionados com isso. Para a imagem centrar de cada dossier usei wallpapers pelos vistos não têm só a função de preencherem o ambiente de trabalho mas também de decorar algum do nosso material escolar.

Uma dica que vos dou para preservar o dossier é forrá-lo, no meu caso preservou a decoração que fiz no dossier mas também impediu que as margens começassem a ficar degradadas. Como eu decorei a frente e o verso do dossier forrei o mesmo na sua totalidade e como os dossiers parecem praticamente novos provavelmente vou os voltar a usar este ano.

E vocês? Este ano vão personalizar o vosso caderno/dossier?  

XOXO, Vany

Têm o hábito de decorar o vosso material escolar?

Deixe aqui o seu comentário!

Carolina =) diz:

Eu gostei, porque decorar cadernos é uma forma de sair do “rebanho”, de ser original…Isso é muito importante! Mas eu ainda estou no sexto ano e os meus cadernos ficaram muito mais giros! Digo isto sem, claro, querer mal-educada (Longe de mim)! Eu decoro os meus desde o primeiro ano, porque, como já referi, é uma forma de ser diferente. Acho que o problema foi… Não sei bem… Talvez, para escrever nos cadernos devesses usar materiais próprios, pois o lápis não se vê bem (Confesso que o caderno preto não ajuda). E, para colar imagens, a imagem devia ocupar a superfície toda, não apenas o centro, EU acho que fica mais giro (É a minha opinião, não tem de ser das outras pessoas!). E, quando decoro os cadernos, plastifico sempre, ou coloco uma capa de plástico própria, que se compra em qualquer lado, para impedir que se estrague. Não escrevi tudo isto para chatear mas acho que, quando damos uma opinião, devemos sempre justificar. Mais uma vez, espero não ter dito algo de mau, se disse, peço imensa desculpa! De qualquer forma, continua tu própria e original.
Beijos, Carolina! =)

carol diz:

eu tambem costumo decorar os meus cadernos, vou ao google retiro imagens giras q tenham a ver com a disciplina e como no ano passado colei com cola batom e nao resultou este ano esprimentei furrar com papel transparente,é muito mais facil e o caderno nao se estraga tao facilmente!

Joana diz:

Para ser honesta, também não gostei muito. As ideias até são engraçadas,eu gostei, mas a forma como tu decoras dá um aspecto sujo, inacabado, aleatório. Parece que está tudo ali por acaso, percebes? Por exemplo, em vez de tentar remediar os cadernos com fitacola para resistirem mais, mais valia forrar logo no início o caderno todo, assim ele fica logo protegido e fica com um aspecto mais uniforme. Deixo aqui algumas sugestões que ilustram melhor a minha opinião.

http://www.twigandthistle.com/blog/2009/11/diy-floral-notebook-covers/
http://www.diysayhi.com/2011/05/diy-project-fabric-covered-notebooks.html

Aproveito para dizer que gosto do teu blog, particularmente os teus posts sobre moda. Como sou um pouco desastrada a escolher roupa os teus conselhos ajudam a orientar-me melhor. Grin Gostei bastante do teu artigo “Construir um guarda-roupa do 0”. Um beijinho e felicidades. Smile

Vany diz:

Olá Joana
Sim entendo que muitas de vocês não gostem como decorei mas sinceramente é com tentativas que vamos descobrindo as decorações ficam melhores, infelizmente ninguém nasce ensinado por isso é errando que vou aprendendo. Agora o facto de ter forrado com fita-cola eu própria admiti que não foi a ideia mais genial que tive mas foi uma ideia maluca que tive que decidi experimentar para ver como ficava. Mas obrigada pelas tuas sugestões são sempre bem vindas =)

Joana,

Adorei a primeira ideia!

Se os cadernos de argolas dessem para fazer isso, até fazia… mas eu sou daquelas que não costumo arriscar!

O blog é formado por três pessoas: Camila, Dani e Vany.

Portanto, só tenho de agradecer o teu elogiAngel

beijinhos

Joana diz:

Então, parabéns ás três! xD vou continuar a seguir o vosso blog Smile

Bjinhos

Jessic'aa diz:

De facto os cadernos estao um pouco esquisitos, na minha opiniao ficam mais giros com fotos tiradas do google e assim.
Mas a mensagem foi captada Smile
Eu personalizei os meus cadernos o ano passado e gostei bastante do resultado.
E assim ficam super giros e ficam tambem super economicos.
Ainda nao sei se os vou personalizar,

madalena diz:

eu, pessoalmente, também não gosto, acho feio.
concordo que fique giro quando ali em cima disseram que colavam fotos do “we heart it”.
os cadernos de capa rija c argolas, são os que mais gosto.

Daniela diz:

Este ano vou usar só dossier que já tem surfistas na capa e por dentro vou por autocolantes das marcas. E 2 cadernos de capa preta como esses só para as disciplinas mais leves, junto várias imagens colo e depois plastifico. Vany não ligues a esse tipo de comentários eu acho que ficaram muito giros! Adorei principalmente os dossier Grin beijinhos

J. diz:

Sinceramente, não ficaram lá muito bons. Frown Isto claro, na minha opinião

ines diz:

eu este ano comprei cadernos de capa preta e vou decora los com fotografias que eu gosto ou que eu tirei e po las a preto e branco e plastificar o caderno e ja esta Grin

Catariina diz:

desculpa a sinceridade, mas isto é que sao decorações? eu preferia andar c o caderno em preto do que ter esses desenhos em cima.. se tinhas isto nos cadernos, mesmo no 12ºano, ou nao tens jeito para as artes plasticas ou nao tens gostos nenhuns..

Carolina =) diz:

Catarina, escusas de ser mal-educada!

Vany diz:

Catarina eu simplesmente mostrei que é possível decorar cadernos com alguma imaginação. Agora gostos são gostos não és obrigada a gostar porque sinceramente ninguém te obriga a isso

Vou responder pela Vany, apesar de saber que ela certamente te responde depois.

Ao dizeres “ou nao tens jeito para as artes plasticas ou nao tens gostos nenhuns”, eu respondo-te “ou não tens jeito nenhum para criticar as pessoas ou és mal-educada”.

Sinceramente, há que pensar 2 (ou mais, se necessário) antes de falar. Entendidas?

Adriana diz:

Olá (:
Eu o ano passado decorei o meu dossier, comprei-o no Continente e pus algumas fotos minhas na parte de ”dentro” e imprimi imagens para o enfeitar de parte de fora. Os meus amigos adoraram e começaram a tentar fazer também!
Acho que ficou muito giro e é uma ideia muito original Wink
Um beijinho Adriana

Vany diz:

Olá Adriana
Eu também costumo decorar o interior e sou como tu ponho coisas mais pessoais. Nunca pus fotos mas costumo pôr sempre o mapa dos testes e isso xD

Maria diz:

Eu personalizei os meus cadernos com imagens que encontrei no google e no we heart it e gostei bastante do resultado. Fiz sobreposições em alguns cadernos.
Adorei este post. Wink