Maquilhagem – terceiro ciclo

31

Ago

Daniela Monteiro

Sem categoria

Não diferencio entre 7º, 8º e 9º pois estão todos no mesmo ambiente. Tão simples quanto isso. Na tua escola ainda estão meninas de 11 anos, e tu convives com elas de uma maneira ou de outra. Penso que da mesma forma como a maquilhagem/roupa para trabalhar e para sair à noite não são iguais, deves adaptar-te ao ambiente onde te inseres, não querendo isto dizer que não podes expressar a tua personalidade através da forma como te apresentas ao mundo.

Esta é a altura favorita da acne para se revelar (se tiveres acne, vê este video), para além de que quando usamos algum produto no rosto (base, pó, corrector) a pele deve ser antes bem preparada. É 90% do que precisas para melhorar o teu aspecto, principalmente na tua idade. . Encontra produtos ou remédios caseiros que funcionem bem para ti; se sentires que precisas, consulta um dermatologista. E não te esqueças de beber 1,5L de água e comer fruta e legumes todos os dias.

Gostavas de começar a maquilhar-te, mas não queres uma mudança drástica? Começa por corrector, pó e máscara, depois acrescenta à rotina uma sombra matte discreta, uma base leve, um gloss pouco brilhante… o segredo de qualquer maquilhagem de dia-a-dia bonita é a subtileza. E, quando começares, o mais importante são boas ferramentas. Consegues fazer mais com boas ferramentas e produtos médios do que ao contrário.

Faças o que fizeres, não reduzas a tua rotina de preparação de pele a uma camada industrial de base, ou uma base de alta (máxima) cobertura e passar ao lápis preto (que as meninas tendem a adorar nesta altura).

Se a tua pele tiver uma cor homogénea, nem sequer precisas de base, pois o propósito dela é homogeneizar o tom de pele, embora nesta idade muitas meninas pensem que ela serve para esconder a acne, ou até a própria pele! Se funcionar para ti, até podes aplicar base apenas em algumas áreas do rosto com uma esponja (dá um acabamento mais natural).

Se fizeste tudo bem, agora tens uma bela paleta para preencher. Penso que não é apropriada maquilhagem muito elaborada. Podes usar base, corrector, pó, sombra, máscara, gloss, blush… e ainda assim ter um efeito natural.

Para ajudar, deixo todos os passos, com a pele já preparada. Usa aqueles que quiseres ou sentires que precisas:

  1. Aplica um primer (especialmente importante para peles oleosas, principalmente quando tens aulas todo o dia).
  2. Passa uma boa camada de bálsamo labial para que hidrate enquanto te maquilhas.
  3. Se tiveres áreas muito vermelhas, aplica um corrector verde com o dedo, para que cancele a vermelhidão.
  4. Se tiveres o tom de pele muito incerto, espalha com um pincel (se tiveres grandes diferenças de tom de pele), uma esponja (para um efeito extra natural) ou os dedos uma base de cobertura leve a intermédia, no teu tom de pele, por toda a cara ou em pontos estratégicos. Antes de passar ao próximo passo, certifica-te de que a base não deixou “linhas” em lado nenhum. Se não for bem a tua cor, estende-a um pouquinho para o pescoço (e muda de tom de base!).
  5. Aplica corrector nas olheiras com um pincel e depois esbate com o anelar, ou aplica apenas com o dedo anelar.
  1. Cobre cicatrizes ou outras pequenas imperfeições com um corrector; aplica com um pincel de corrector para maior precisão. Cuidado com a quantidade de produto, e esbate bem com o dedo ou pincel fofo na área à volta.
  2. Aplica um blush pouco pigmentado.
  3. Para pele oleosa (ou qualquer uma em dias mais quentes), passa um pó por todo o rosto, pele normal não precisa da maior parte dos passos acima e pode apenas passar um pó compacto, peles mistas precisam de pó na zona T e as secas dispensam.
  4. Aplica um primer de sombra ou um simples corrector na zona dos olhos.
  1. Com o dedo ou um pincel, aplica uma sombra bege (ou que fique natural em ti) de um brilho discreto; com um pincel de esfumar ou cotonete aplica uma sombra castanho-claro mate e suave na zona do côncavo. Se quiseres, usa a mesma sombra como delineador para a linha de pestanas superior, com um pincel chanfrado. Faz uma linha fina, bem perto das pestanas.
  2. Ilumina o rosto aplicando uma cor ligeiramente mais clara que o teu tom de pele, logo abaixo das sobrancelhas, nos cantos internos dos olhos e a meio do lábio superior (no “arco de cupido”).
  3. Enrola as pestanas e passa uma fina camada de máscara (podes limpar o aplicador nas bordas da embalagem). Se quiseres um efeito natural fica por aqui, se não deixa secar e passa outra fina camada.
  4. Aplica um lipgloss numa cor transparente e subtil.

Se estás ou já estiveste no terceiro ciclo, como costumas/costumavas usar a tua maquilhagem?

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

eva diz:

obrigada, ajudas te imenço

carolina diz:

adorei o post mt util bjs

eva diz:

Passei agora para o 7º ano, eu gosto de maquilhagem. Agora ta me aparecer o acne e eu queria tapa lo e todo so que nao gosto de usar base e ainda por cima a minha mae diz que eu nao tenho idade para por maquilhagem, mas eu meto. A maquilhagem que eu meto é gloss, rimel transparente, sobra castanha clara mas gosta de saber fazer uma maquilhagem melhor mas discreta para a minha mae nao reparar sera que me podias ajudar ?
E outra coisa e nao sei como se usam todos os pinceis, podias esplicar qual a funçao de cada um?
Adoro o blog.

Dani diz:

Eva aconselho-te a usar óptimo corrector para as borbulhas e olheiras, depois um pó compacto por cima (aplica com um puff, em pancadinhas) e deixar a pele por aí. Depois aplica a tua sombra de sempre na pálpebra, outra mais escura (só um pouco) no côncavo e uma baunilha abaixo da sobrancelha (tudo matte). Podes usar uma sombra mais clara mas pouco pigmentada, com algum brilho (mas não frost ou metálica!) nos cantos internos dos olhos
Enrola as pestanas, aplica a tua máscara (rímel) transparente, deixa secar e aplica outra camada. Aplica um blush muito subtil e um lipgloss, estás pronta (:

Inês diz:

Olá linda! Eu adoro o blog,parabéns continua assim tens muito jeito nisto! Eu também tenho um blog chama-se “TeenagerNews” é este:
http://xteenagernews.blogspot.com/

Ele é novito e agradecia-te imenso q o divulgasses pf! Farei o mesmo ao teu pq o mereces linda!

Muitos Beijinhos♥

JoanaPita diz:

Olá! Antes de mais muitos parabéns pelo blog e por este post particularmente. Keep going Wink
É muito importante para quem se quer maquilhar saber fazê-lo Wink
Eu não me maquilho praticamente (nunca me maquilhei no básico! Razz) e por isso na minha opinião, quanto mais discreto melhor. O truque é saber sobressair o que mais gostamos em nós, sejam os olhos ou os lábios e desde que estejamos confortáveis… Perfeito! Só queria deixar uns conselhos… Tirem-na sempre que chegarem a casa e dêem descanso à pele! Se não mais tarde ressentem-se! Razz Hidratem-na muito bem antes e depois (não poupem num bom creme, é algo que vale a pena investir) e vão experimentando em casa para pedir opiniões das outras pessoas em casa (mais corrector aqui, menos ali, sobressai mais aqui, etc…) e para “ganharem mão” aos produtos, nem sempre é fácil! Mas usem o mínimo possível e “abusem” mais para sair à noite ou em dias especiais Wink

Susana Silva diz:

Eu posso pesquisar, mas o problema é não tenho som no pc :s Mas muito obrigada pela ideia Grin

Susana Silva diz:

Eu vou para o 9º ano e maquilhagem não é comigo! Eu gosto, mas não tenho jeito nenhum para isso xD. O lápis, fica-me mal, o eyeliner, sai tudo uma bagunça, a base, fico com a cara esquisita, sombras, prefiro os tons claros, beges e, apesar de saber colocá-la, não gosto muito de usá-la no dia-a-dia. Com o rímel, as minhas pestanas como não são grandes e “volumosas” elas ficam pegadas. O que me salva mesmo é o gloss, uso-o em tons de rosa, só para dar uma corzinha aos lábios e um brilho. O que eu precisava mesmo era de uma profissional para explicar-me cada passo, frente-a-frente ahah

Dani diz:

Susana pesquisa vídeos no youtube, como por exemplo da maquilhadora profissional que fez o video deste post, pode ser que ajude

Olá Smile
Adorei por completo o blog! Gostava pedir que todas passassem no meu recente blog: Fashion Avalanche e se tornassem seguidoras! Em breve estará com muitas mais coisas que tenho a certeza que irão gostar!

Bjinhos*

patrícia diz:

podes dizer-me lojas onde possa comprar malas XL ? é que vou para o 11º ano e queria muito comprar uma decente a um preço acessível Mad

Carla diz:

Olá querida Smile Adorei o Post vou aplicá-lo a mim que tenho 16 anos.
Quando andava no 9ºano nunca me preocupei com a maquilhagem, mas acredito que apartir do secundário muitas meninas ficam desejosas de exprimentar, tal como eu (; Uma pele bem hidratada, tonificada e exfoliada é obra, mais do que grandes quantidades de maquilhagem, concordo plenamente que se deve tratar primeiro a acne!
Bom post Wink
Beijinhos!

Dani diz:

Boa sorte para este ano, segue os conselhos deste post e certamente terás bons resultados. Qualquer dúvida, diz!
Beijinhos, obrigada Smile

kikiki diz:

eu vou agora para o 8º ano e gostava de começar a maquilhar-me. penso apenas usar um gloss rosinha, rímel preto e por vezes aplicar lápis castanho na linha de água Wink

Dani diz:

Tenta aplicar o lápis castanho mas na linha de pestanas superior. Na linha de água fica muito óbvio e não fica bem a toda a gente
Beijinhos

cat diz:

Concordo com a Andreia, mas como nunca usei maquilhagem (corretor conta?), tinha que ser maquilhagem mais subtil e muito facil x)

Dani diz:

Corrector conta Wink

Dourado Choque diz:

Muito bom o post. Já agora vou partilhar um truque que eu acho muito bom nestas idades que não se pode exagerar mas mesmo assim impecável. Costumo fazer com lápis castanho (também pode ser preto, mas castanho é mais subtil) um traço bem junto as pestanas superiores, mas faço esse traço pequeno ( talvez 1 cm de comprimento) e no canto exterior do olho,. Vai alongar os olhos e fazer efeito pestanas falsa. Experimentem…

http://douradochoque.blogspot.com/

Dani diz:

Eu faço sempre isso, mas há que ver que não vai ficar bem a todos os formatos de olhos

Filipa diz:

Obrigado por o post. Ajudou imenso muito obrigado

Dani diz:

Ainda bem Filipa!

Andreia diz:

Vais fazer também maquilhagem para o Secundário? Agradecia se o fizesses Grin