Organizar o local de estudo

30

Ago

Daniela Monteiro

Sem categoria

   Se há algo essencial para o teu sucesso académico é um bom estudo. O ambiente que nos rodeia quando estudamos é crucial! Quantas vezes perdemos a paciência ou a (já pouca) vontade, por estar sempre a ter de nos levantar, não saber onde estão as coisas, no fundo ter de arrumar e estudar ao mesmo tempo… Assim não há condições, certo?

  •    Para te ajudar a ter um estudo mais calmo e concentrado, trata do teu local de estudo como sendo o mais importante da casa.

   A própria cor das paredes influencia. O mas indicado são cores suaves e básicas, que não distraiam. Fotografias, quadros, telefones e telemóveis, livros recreativos… tudo o que não tiver  a ver com a escola vai para outro sítio. Se trabalhares melhor com música ambiente, tudo bem, mas escolhes uma playlist e não lhe tocas mais até acabares.

   Certifica-te de que tens boa iluminação. De dia aproveita a luz natural; nos dias mais cinzentos e de noite, um candeeiro de secretária é indispensável.

   A tua cadeira e secretária devem ser alinhadas à tua medida, para que estejas confortável e não venhas a ter problemas de costas. Se a tua secretária não tiver gavetas, estes organizadores podem substituí-las.

   Nas gavetas da tua secretária guarda sempre dicionários, calculadora, tesoura, cola, e recargas de material como post-it, borrachas, canetas, micas, etc. Se tiveres espaço de sobra, guarda lá também alguns livros auxiliares de estudo.

   Se quiseres “decorar” as paredes, podes pendurar um quadro de cortiça com notas, apontamentos, post-it, um planisfério, a tabela periódica ou até a tabuada. Outra forma de aproveitar as paredes é para arrumação, com prateleiras.

   Para guardar folhas soltas e micas, nada mais prático do que tabuleiros.

   Mas podes sempre preferir um organizador em fole ou um dossier.

   Em cima da tua secretária não deve estar absolutamente mais nada além um copo para lápis e o seu conteúdo. Todo o espaço deve ser utilizado para os cadernos, livros, folhas e afins (já a minha professora de E.V. o dizia).

   Não deves ter o computador na tua secretária de estudo. Cria um tempo para estudar e outro para realizar pesquisa e trabalhos no computador. Desta forma evitas distrair-te com certos blogs…

   Não penso que seja necessário mais do que um, mas o porta-revistas é sempre útil para pousar um livro importante que se perdeu do lugar, micas, folhas perdidas, um papel importante… Basicamente, é o “perdidos e achados” da secção de estudo. Quando não tiveres tempo para arrumar, põe lá as tuas coisas. Assim não se confundem com as que estão organizadas.

Mais alguma dúvida ou dica, deixem nos comentários

Beijinhos, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Rita Fernandes diz:

eu estou a mudar de quarto e queria saber de que loja são esses obejtos de organização…

Carole diz:

Muito bom post ! Adorei Grin
Quanto á iluminação, só uma dica: os candeeiros de mesa devem estar sempre do lado oposto da mão com que escrevemos, quando se está a escrever. Tipo, se és dextro deves ter o candeeiro do lado esquerdo, para não fazer sombra sobre o que se acabou de escrever e forçar demais a vista. Desde que me ensinaram isso no 5º ano que nunca mais esqueci. Smile
Beijinho Grin

Dani diz:

Obrigada, não sabia!

nicole diz:

onde posso comprar aquele bloco com gavetas?

Cátia diz:

Boas dicas (:

Beijinhos .

Mags diz:

Olá Grin Adoro o blog e acho que este post é muito útil Smile Só quero colocar uma dúvida: onde posso comprar aquele copo porta lápis que custa 2,29€? Obrigada, beijinhos Smile

Dani diz:

Obrigada Smile
É da Staples

Maria diz:

Estou a precisar de ajuda, no dia 8, 9, 10 e 11 vou acampar para um festival, é a primeira vez que vou acampar e não sei mesmo o que levar, espero que me possam ajudar.

Andreia diz:

Olá Dani! Grin Sim, completamente, o local de estudo é um dos segredos para se tirar boas notas!
Tenho uma pergunta especialmente para ti: muita gente fala que deseja “tonificar o corpo” e eu tenho dúvidas quanto ao que isso significa exactamente! Tonificar é ganhar músculo ou seja, por exemplo, nas pernas e ficar com elas mais “grossas” no entanto “duras” ? Ou é substituir a gordura pelo músculo, não tornando as pernas maiores?
Tenho as pernas um pouco flácidas e gostava de saber se tonificar é o termo ideal para eu usar, pro exemplo, se me quiser inscrever num ginásio. Beijinhos Smile

Dani diz:

Bom, tonificar é muito usado no mundo do fitness, mas na verdade o termo apenas significa “fortalecer” (o que dá força é o músculo e obviamente não a gordura). Por isso sim, podes referir tonificar como o processo de desenvolvimento do músculo, que te dará mais firmeza às pernas. Para as mulheres, não costuma haver problemas de excesso de volume (em músculo), pois não fomos feitas para isso. Na verdade, fomos geneticamente preparadas para armazenar gordura e os homens para desenvolverem músculo. Mas diz ao teu treinador ou à pessoa que fizer o teu plano de treino que pretendes perder flacidez e ganhar firmeza mas não demasiado volume. Assim não haverão mal-entendidos Smile
Beijinho

Kiki diz:

Olá eu adoro o teu blog e sempre me ajudou muito com as minhas escolhas de vestuário e que ria saber se podes divulgar o meu blog: noproblem.blogs.sapo.pt
Brigada e continua assim!

Kiki diz:

Olá eu adoro o teu blog e sempre me ajudou muito com as minhas escolhas de vestuário e que ria saber se podes divulgar o meu blog: noproblem.blogs.sapo.pt
Brigada e continua assim!

Dani diz:

Não tenho a certeza se ainda divulgamos, mas vai ao post (http://semprenamoda.com.pt/2011/08/lista-de-links-do-blog/) sobre links e comenta lá Wink
Beijinho

Mónica diz:

ADOREI este post…muito bom e útil…

Já agora, digam-me onde se compram esses materiais, pois vi o preço e agradou-me muito…principalmente aquele cubo de gavetas e também os dossiers.

Aguardo resposta para meu email.

Muito obrigada.

Muito sucesso…

Dani diz:

Olá Monica, obrigada
Todos os materiais são da Staples (não deixaste o teu e-mail…)