Alimentação em tempo de aulas

8

Set

Daniela Monteiro

alimentação, escola, saúde

   Mantens uma alimentação saudável enquanto estás em casa, talvez até cozinhes para ti de vez em quando; é Verão e não apetece refeições pesadas. Quando começam as aulas, deixas de controlar o que comes, vais almoçar ao café ou MD’s da esquina e o lanche da tarde passa a ser um chocolate da máquina. Parece familiar?

   Por vezes parece complicado controlar aquilo que comes no dia-a-dia escolar, e de facto é. Por isso mesmo, aqui ficam algumas sugestões para te ajudar.

  • Por mais tarde que acordes de manhã, pequeno-almoço não pode faltar! Comes um iogurte em segundos e uma peça de fruta pelo caminho, por isso não há desculpa. Passa à frente o cabelo e maquilhagem, se necessário.
  • Almoça na cantina. Mesmo que não seja a comida mais saudável, é preferível a uma sandes, hambúrguer ou cachorro quente. Para além disso, poupas dinheiro.
  • No teu tabuleiro não deve faltar sopa, salada e fruta. Se o prato principal não for do teu agrado, come só um pouquinho e assim já tens uma refeição mais completa.
  • Caso haja iogurte para sobremesa e não tenhas gostado do prato principal, o iogurte dá-te alguma da proteína que perdeste. Mas atenção, não é substituto!
  • A quantidade que servem não é necessariamente correcta. E se estiveres a ser servida na altura evita desperdícios e pede para tirar/acrescentar (acontece muito o acompanhamento ser demasiado).
  • Leva sempre água contigo. Sinto que me ajuda imenso a concentrar nas aulas.
  • Leva lanche de casa para a manhã e a tarde (dependendo de quanto tempo vais ficar na escola, podes levar quantos lanches quiseres).
  • O lanche pode ser uma peça de fruta, iogurte magro líquido, sandes de queijo magro e pão integral, um sumo de fruta natural… Algo fácil de levar e que não ocupe muito espaço.
  • Leva a comida numa bolsa plástica fechada, para não correr o risco de algo rebentar e sujar os livros!
  • Reduz as guloseimas para uma vez por semana, em pouca quantidade.
  • À noite, evita jantar depois das 19h.
  • Se ficares a estudar até mais tarde, faz uma sexta refeição. Um copo de leite pode ser o suficiente.

Consegues ter uma boa alimentação durante a escola? É essencial para bons resultados!

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Catarina B. diz:

Olá! Adorei o post, muito útil. Eu tenho o hábito de saltar imensas refeições. Então no verão como me deitava já de manha não almoçava. Agora durante as aulas se tiver na escola vou comer ao bar, quando tenho tempo (nunca tenho mais de 90 minutos) venho a casa, mas com a pressa muitas vezes nem almoço, faço a mala e pego numa maça e toca a ir novamente para a escola. Conclusão a minha alimentação não é nada saudável =S.
Agradecia imenso se dessem umas ideias para um almoço super rápido, mas saudável. Tenho de melhorar esta minha alimentação. E a verdade é que este post já me ajudou imenso.
Já agora quando é que saem os resultados do passatempo clean&clear?

Beijinhos e obrigada =D!

Dani diz:

Olá Catarina
Ainda bem que ajudei (: a próxima receita vai ser boa para almoço (;
Esta semana, em princípio
Beijinhos!

Mariana diz:

Quantas calorias deve ter um snack? Smile

Dani diz:

Depende de quantas calorias diárias deves ingerir. Eu mantenho os meus por volta das 150, 200

Bruna diz:

Adorei o post !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu quase nunca almoço na escola, pois tenho horarios que me deixam vir almoçar a casa (graças a deusss xD) !

Ana diz:

Olá Smile
Adorei o post, ele foi-me muito útil e concordo com o que disseste.
Já agora, posso meter estas ideias no meu blog, mas com palavras diferentes(ou palavras iguais mas com créditos)?

Dani diz:

Claro que sim! Podes perfeitamente copiá-lo na integra, desde que dês no fim créditos ao Sempre na Moda (com link para este blog Wink )

Beijinhos, obrigada

Maria diz:

Olá!
Adorei o post.
Só por curiosidade, que influência é que as horas em que jantamos exerce sobre a nossa alimentação? É que eu tenho o habito de jantar bem depois das 19h, o mais normal é começar a jantar entre as 20h-20:30h.

Concordo com o que foi dito anteriormente: seria interessante fazerem um post com refeições saudáveis para se fazer ao almoço, especialmente para quem vá a casa almoçar e possa fazer a sua própria refeição.

Beijinhos!

Dani diz:

Antes de mais,”evita jantar depois das 19h” não é o mesmo que “não podes jantar depois das 19h”. A última coisa que devemos fazer é ir para a cama com fome – mas isso previne-se com um jantar e hora de deitar adequados.

É uma questão de digestão, que demora até 3h, nada mais Smile
Esses posts estão para começar, vamos ser como corre!
Beijinhos

olha também tenho curiosidade. Pois já vi que muitos dizem que faz mal beber líquidos e comer depois das 19h mas porquê ? passa-mos fome ? hihi beijinhos

carolina diz:

adorei o post ,dani ou camila podem fazer um post com refeições ( para quem quer emagrecer ou manter-se saudável ) para quem come em casa ????

Dani diz:

Estou a trabalhar nisso (;

Joana Carvalho diz:

Olá querida. Gostei muito deste teu post e daquele sobre como manter a forma durante a escola, e desse tenho feito alguns exercícios de força de que falaste. Aproveito para te perguntar: quantas vezes repetes? Eu tentei 2 séries de 20 e fiquei um pouco à rasca porque há já algum tempo não fazia exercício, mas depois sabe bem =)

E queria ainda pedir-te mais ideias tuas para cozinhar. Experimentei tudo o que sugeriste e gostei muito, principalmente do tofu salteado com pimentos. Comi com uma salada de alface, tomate, cebola e cenoura e soube maravilhosamente bem. Vinha pedir-te que partilhasses mais algumas das tuas maravilhas saudáveis e vegetarianas =) tenho a dizer-te que até experimentar a tua receita, nunca tinha sido muito amiga dos pimentos nem do tofu. Agora, estou ren-di-da, tudo graças a ti. Se me desses mais algumas ideias, era óptimo, linda. Muito obrigada e espero que esteja tudo bem contigo!

Beijinho *

Dani diz:

Olá Joana,
Depende, o ideal são 3 séries, podes aumentar/diminuir conforme o teu corpo. O importante é sentires que estás a trabalhar! Se não te sentires nada dorida no fim, é sinal que podes aumentar o número de séries

Fico muito feliz por ter ajudado!
Vou começar a fazer posts com ideias para receitas, uma rubrica talvez. Quanto a vegetarianas, para já dou-te mais uma ideia que adoro. Cogumelos (podes juntar tofu na frigideira ou cozer um ovo para mais proteína) salteados com azeite, salsa fresca, feijão preto já cozido e espinafres, com uma pitada de sal e orégãos. Serve com arroz integral ou em wrap (integral)

Comigo tudo bem, obrigada! E contigo? Smile
Beijinhos

sandra diz:

Olaaa Smile ja sei que ja compraste na romwe e queria saber se a encomenda chega através dos CTT ou é outra empresa tipo a DHL? bjs Kiss

Olá! É um pouco difícil de explicar… Cá a casa costumam vir dois carteiros, um senhor numa mota e outro com a carrinha dos ctt, que traz estas encomendas e que falam como sendo uma transportadora, mas deve ser uma transportadora dos ctt. bjs

sandra diz:

aww obrigada pelo esclarecimento! Grin Kiss

cat diz:

agora para o post ficar completo podiam por umas receitas faceis para quem almoça em casa Smile

Dani diz:

Estou a pensar nisso Wink

Susana Silva diz:

No Verão tudo é muito mais tentador quando estou em casa, sem fazer nada, vou petiscando entre as refeições ou uma peça de fruta, ou metade de uma pão acompanho com queijo/fiambre de perú/manteiga, ou umas bolachas… Já na escola, eu não faço isso, porque estamos “sempre” ocupadas.

Jéssica diz:

eu sou mais ao contrario! no verao como nao tenho nada para fazer como imenso, principalmente o que nao devo.. mas quando vou para a escola nao penso tanto nisso e ate mantenho uma alimentaçao bastante saudavel , sendo que levo o meu lanche de casa e almoço na cantina praticamente todos os dias, o que faz com que chegue a perder 2 ou 3kg que tenha ganho no verao ! Grin beijo

Dani diz:

Como eu; se não tivesse tanto tempo para fazer exercício nas férias, certamente engordava uns 2kg Razz

Catarina diz:

A mim é mais dificil controlar-me no Verão, quando estou sozinha em casa apetece-me sempre comer -.- e em tempo de aulas estou sempre ocupada nem penso nisso (mas como, é claro Razz) Mesmo assim vou um posto super útil, vai-me ajudar imenso, beijinhos*

Dani diz:

Por acaso, quando não há mais nada para fazer nas férias, até acabamos por comer de aborrecimento haha

Luana diz:

Adorei o post mas eu janto depois das 19:00 janto para ai ás 19:30/20:00

Ajudam imenso estes post’s no regresso ás aulas á sempre muitas preocupações e essas deixam-nos afastadas de outras como esta a alimentação Wink

Beijinhos