Maneiras fáceis de cortar calorias

16

Set

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia

  Só a palavra “calorias” é suficiente para deixar muitas a tremer; não vejo porquê. Afinal não passa de uma unidade de medida de energia. Mas, se estás interessada em adoptar hábitos alimentares mais saudáveis, ficam algumas sugestões.

Mede o óleo de cozinhar

O ideal é uma colher de sopa mal cheia, o que numa frigideira parece ínfimo. Por isso, se não medes o óleo, é bem provável que estejas a usar até 3x mais do que necessário, o que se traduz em cerca de 240 calorias.

Troca a frigideira

Deve ser anti-aderente; mas não só de nome. Se a película anti-aderente já está danificada, é altura de trocar. As calorias poupadas compensam o dinheiro gasto.

Cozinha da forma correcta

Tudo o que comes frito podia ser grelhado, assado ou cozido. Estes últimos métodos quase não envolvem gordura adicional, e conservam as propriedades da comida. Para além disso, vários alimentos têm melhor sabor quando não são fritos.

Fruta, não sumo de fruta

Uma laranja média tem cerca de 50 calorias, enquanto que um copo (250ml) de sumo de laranja tem mais de 100. Outra vantagem é a fibra da fruta verdadeira ajudar a controlar o apetite.

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Atenção ao que bebes

E ao que adicionas às bebidas. Um café ou chá é só isso, até vir o leite, natas, açúcar, bolo… Os refrigerantes e álcool são a evitar, como todos sabemos.

Escolhe bem a sobremesa

Sobremesas são inocentes fontes de calorias. Uma porção de toucinho do céu pode ter até 600 calorias. Prefere fruta fresca, iogurte com aroma…

Come de um prato

Quando comemos de uma embalagem, principalmente se não estamos a ver a comida, não nos sentimos saciados e não apreciamos tanto a comida, pois falta-nos um sentido complementar ao paladar.

Planeia refeições fora

Não relaciones uma refeição fora com ocasiões como compras, cinema… Cinema é cinema, compras são compras, refeição é refeição. Nenhuma depende de outra. Faz de um jantar fora algo especial, e não um hábito.

  Cortar calorias é uma maratona, não um sprint. Reduzir e modificar as refeições deve levar no mínimo duas semanas. Desta forma dás tempo ao teu corpo para se ajustar, o que é essencial para manter a mudança.

 

Tomas atenção ao que comes, ou segues os teus caprichos?

Beijinho, dani

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Gostei muito das dicas, não conhecia a maior parte (:

Patricia diz:

isto está redondamente enganado .. primeiro , para poupar calorias, nao se mede o óleo .. Substitui-se por azeite! e se quem fez isto fosse inteligente perceberia que se uma laranja tem 50 calorias, o sumo de uma laranja terá menos.. porque 50 calorias na laranja engloba tudo, e o sumo só engloba mesmo o liquido! enfim

Dani diz:

Antes de mais, quem está enganada és tu, e não aprecio que tragam a minha inteligência à baila tão levianamente; foste bastante inoportuna.
O azeite é o óleo da azeitona.
Uma laranja tem 50 calorias, 250ml de sumo de laranja vem de 3 ou 4 laranjas.
O sumo da laranja é muito concentrado em açúcar (frutose neste caso) o que contribui para justificar as calorias.

Maria diz:

Óptimas dicas, como de costume Razz
E nunca pensei que houvesse uma tão grande diferença entre comer fruta e beber o seu sumo.
Beijinhos!

Dourado Choque diz:

Quando eu senti que precisava de uma dietazinha, resolvi cortar em algumas coisas. Então cortei somente como pão, os chocolates e os bobos e os sumos principalmente com gás. E vi muito bom resultados. Gostei mt do post! Para além de cortar calorias tem dicas muito boas para fazer uma alimentação saudável. Cada vez me convenço mais que muitas doenças têm origem em maus hábitos alimentares!

http://douradochoque.blogspot.com/

Dani diz:

Bem verdade, só cortar os excessos faz uma enorme diferença!

Patrícia diz:

Boas dicas Smile nao fazia ideia que o sumo de laranja tivesse tantas mais calorias Shock

O meu maior problema é petiscar xD nunca como o que devo -.-

http://good-old-jeans.blogspot.com/

Dani diz:

Prepara os petiscos! Wink