Maquilhagem – secundário

6

Set

Daniela Monteiro

Sem categoria

No post sobre maquilhagem para o terceiro ciclo falei de uma preparação de pele bastante completa, pois é por essa altura que começam a a surgir os problemas de pele da adolescência. Por isso mesmo, aconselho que dêem uma vista de olhos.

Para as meninas que já se livraram da acne ou nunca a tiveram, deixo as minhas dicas no que toca a pele.

  1. Limpa, tonifica e hidrata.
  2. Aplica um primer (para eliminar poros dilatados, pequenas rugas, tirar o brilho, ou apenas optimizar o resto da maquilhagem).
  3. Cancela vermelhidão forte com um corrector verde (se a vermelhidão for moderada, não é necessário).
  4. Aplica uma base bem leve para uniformizar o tom de pele com uma esponja húmida ou os dedos (se não precisares, passa à frente). Caso tenhas usado o corrector verde, as áreas onde o fizeste devem ser as últimas a levar base, para que não espalhes demasiado o corrector mas não corras o risco de se notar a cor verde (o que poderia acontecer se usasses o verde por cima da base).
  5. Disfarça olheiras, cicatrizes, marcas, sinais, sardas… todas as pequenas imperfeições que desejes esconder, com corrector e um pincel pequeno/dedo anelar (pode ser necessário usar mais de um tom de corrector).
  6. Aplica blusher em creme com os dedos e/ou bronzeador/iluminador com um pincel de contorno.
  7. Passa um pó compacto ou pó solto por todo o rosto ou apenas nas zonas mais oleosas.

O resto é o que depende mais da tua personalidade. Podes usar apenas uma sombra simples, enrolar as pestanas, máscara transparente e um lipgloss, ou algo mais elaborado. Deixo apenas uma sugestão que costuma agradar às raparigas nesta altura.

  1. Aplica corrector ou base de sombra na pálpebra e na linha de pestanas inferior.
  2. Com o anelar ou um pincel, aplica uma sombra na pálpebra (acabamento à tua escolha) numa cor natural.
  3. Traça uma linha (contínua ou em vários traços) com um lápis de olhos castanho ou preto cremoso, na linha de pestanas superior.
  4. Com um pincel ou cotonete, esfuma a linha que fizeste.
  5. Faz um curto traço com o lápis no canto externo do olho, bem perto da linha das pestanas, e com um pincel/cotonete esfuma na direcção do canto interno (é preciso paciência, mas fica bonito).
  6. Enrola as pestanas e passa máscara.
  7. Aplica um lipgloss transparente, para dar cor.

Estás numa altura em que já tens mais liberdade para usar linhas marcadas, cores mais ousadas. Mas não aconselho a exagerar. Afinal de contas, trata-se de um look para usar na escola. Deixa as experiências para as saídas com os amigos.

Como usas/usavas a tua maquilhagem no secundário?

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Catarina diz:

Dani, eu vou para o 10º ano e disseram-me que o este ano comparado com o 9º ano é muito lixado :s estou com um bocado de medo. É verdade? Beijinhos

Dani diz:

Para mim, foi um ano totalmente normal. Para algumas pessoas, ser estudante é mais fácil do que para outras. Se vieres bem preparada do básico não há nada a temer (:
Lê aqui (; http://semprenamoda.com.pt/2011/08/conselhos-para-o-secundario/

carolina diz:

gostei das dicas mas o mais adequado para mim é o do 3º ciclo porque vo p 8 mas s teus post sao optimos

Dourado Choque diz:

No secundário já “permitido” um pouco mais de maquilhagem. Mas eu, que já passei por lá, acho que as raparigas cometem muitos erros nessa matéria. Penso que a maquilhagem para levar para a escola tem de ter como principal função disfarçar as imperfeições e deixar a impressão que já acordarmos assim naturalmente bonitas. Por isso sou terminantemente contra (aquilo que todas as meninas usam) o lápis preto por baixo do olho. À noite é para usar e abusar mas de dia é mt pesado.
O post tá muito bom e super esclarecedor, acrescentaria só que (na minha opinião) tanto a sombra como o blush e o pó solto deveriam ser sem brilho. Talvez um pouco na sombra na faça mal mas nada exagerado. Lembrem-se, como se diz “menos é mais” ;o)

http://douradochoque.blogspot.com/

Dani diz:

Nem me fales de lápis de olhos preto nas adolescentes :s
Eu já acho que o lápis é mal usado pela maior parte das pessoas, e até que não fica bem em bastantes. Sugeri aquele look de lápis esfumado no post na esperança de diminuir um pouco a epidemia de lápis preto em linha rígida e grossa a marcar o olho de tal forma que nem se vê o resto do rosto… Mas no fim, acredito que devemos usar aquilo que nos faz sentir bem
Beijinho

Maria diz:

Olá!
Gostei bastante deste post. Obrigada pelas dicas.
Eu usava pouca maquilhagem, era mesmo só o corrector e a base. Por vezes usava rímel, mas muito raramente. Como é para a escola, penso também que não se deve exagerar.
Uma amiga minha fazia uma maquilhagem muito mais elaborada, mas como era tudo em tons neutros, fica super simples e apropriado para se ir para a escola.
Beijinhos!

Dani diz:

É verdade, desde que não haja muito brilho e cor e as técnicas sejam boas, é perfeitamente possível fazer uma maquilhagem bem completa e natural (: