Acne

4

Out

Daniela Monteiro

acne, pele, pele oleosa, Sem categoria

O que é?

Muito resumidamente, a acne é uma doença de pele que afecta o folículo, formado por uma glândula sebácea (na derme) e por um canal em que se forma o pêlo. Quando o folículo é obstruído ao mesmo tempo que a glândula sebácea produz oleosidade em excesso, a bactéria chamada P. acnes multiplica-se e inicia-se um processo de inflamação. Os locais mais afectados são a face, o peito e as costas, onde há maior concentração de glândulas sebáceas.

Causas

O principal responsável pela acne é o sebo em excesso. Mas o que faz com que as glândulas produzam sebo excessivo?

  • A causa mais comum é hormonal, por isso a acne é tão comum entre os adolescentes. Entretanto, a doença é também comum em mulheres adultas devido às flutuações hormonais.
  • A acne pode ter influência hereditária, ou seja, quando os pais tiveram, a hipótese de o filho ter é grande.
  • Outro factor que pode contribuir é o stress. Ansiedade, alterações no sono e cansaço podem fazer com que o corpo liberte hormonas específicos que implicam no surgimento da acne.
  • Cuidado também com o uso de cosméticos e maquilhagem; usa fórmulas adequadas a ti e retira sempre tudo no fim do dia. E atenção às receitas caseiras!
  • A limpeza deficiente da pele causa acne não inflamatória, que poderá eventualmente desenvolver inflamação.
  • A hidratação inadequada/insuficiente estimula a produção de sebo (para devolver o óleo benéfico que não existe na pele), resultando numa pele cada vez mais oleosa.

Tipos

Não inflamatória

Pontos brancos e negros – quando as células mortas à superfície da pele se misturam com o sebo que não chega a ser expulso, obstruem o folículo; os pontos negros devem-se à abertura do poro e oxidação da substância em contacto com o ar.

Inflamatória

A bactéria na derme reage com o óleo acumulado (triglicéridos) e divide as moléculas, formando um composto irritante para a pele, que fica inflamada com pus.

  • Pápulas – a parede folicular cede (rompe) e os glóbulos brancos (presentes no sangue) invadem a zona, dando-se inflamação.
  • Pústulas – fase tardia da pápula, quando os glóbulos brancos chegam à superfície da pele. É a típica “espinha”.
  • Nódulo – a parede folicular cede na parte de baixo, causando lesões muito sensíveis e relativamente extensas.
  • Quisto – uma reacção inflamatória grave resulta numa lesão extensa e dolorosa.

A acne inflamatória pode ocorrer devido à extracção inapropriada de pontos brancos e negros. Estes devem sim ser extraídos, caso contrário as glândulas continuarão a produzir e acumular sebo, a bactéria reagirá com o óleo e formar-se-á inflamação. No entanto, não deve ser feita a extracção manualmente, sendo preferível o uso de produtos adequados, se necessário, receitados por um dermatologista. O melhor é um bom tratamento de pele que evite a acne antes de ela se manifestar.

Sofres/já sofreste de acne? Não estás sozinho! Partilha a tua experiência nos comentários

Beijinho, dani

P.S. o próximo post será sobre o tratamento da acne

Deixe aqui o seu comentário!

inêsf diz:

quando publicas o tratamento?

Dani diz:

Em princípio, esta semana

Bruna diz:

Eu tenho pontos negros e faço a limpeza com os produtos Clean&Clear. Wink

Daniela Pereira diz:

Olá! Bem, eu já tive acne e ainda tenho infelizmente as marcas dessa horrivel experiência… Foi a pior altura da minha vida, eu tive acne mas acne daquele em que se toma antibiótico e assim. Eu tinha os chamados quistos pela minha testa e alguns nas bochechas. Não tive uma boa experiência com a minha pele nos meus 15 anos e aos 12 (a primeira vez que tive e foi ainda pior). Enfim, só fiz este comentário para que todas as meninas e meninos que sofram deste problema nunca desanimem ao ponto de dizerem que “ai nunca me vou ver livre disto” vão sim, eu livrei-me e acreditem que eu pensei que tinha cancro de pele (só para verem o estado em que estava…).
Pronto, sejam felizes e bonitas/os Wink

Dani diz:

Olá Daniela, muito obrigada pelo teu comentário, estava à espera de um assim Smile

cp diz:

eu ja sofri imenso de acne, mas agora está bem melhor. porém fiquei com algumas manchinhas e marcas, e tenho muitos pontos negtos no nariz e os poros muito abertos. e que posso fazer em relaçao a isso? esse produtos da imagem sao bons? tenho a pele bastante oleosa, porém se nao passar creme ele é bastante seca durante algumas horas

Dani diz:

Esta semana (em princípio) vou publicar um post sobre o tratamento de acne, podes ter algumas respostas lá. Quanto aos produtos da imagem, são da Kihel’s, uma das melhores marcas no mercado; penso que só vendem em Lisboa, em Portugal.

Raquel diz:

Olá, eu tenho 15 anos e não tenho acne nem nada, tenho pele normal e ainda não uso maquilhagem (porque acho que não preciso) e estou sempre a ouvir aqui falar de cremes, achas que devo passar creme hidratante todos os dias? É que raramente passo, e o sabão, deve ser um próprio para o rosto?
Gostava que respondesses, obrigada Wink

Dani diz:

Olá
Eu respondo sempre mais cedo ou mais tarde, a menos que por alguma razão não veja Wink
Deves limpar e hidratar a pele, como todas as pessoas devem. Um sabonete neutro pode ser o suficiente para ti, e um hidratante para pele normal com FPS seria bom. Talvez queiras também experimentar água de rosas (:
Beijinhos

M. diz:

Gostei do post. Parabéns pelo vosso trabalho!
Continuem assim.

Dani diz:

Obrigada! Esperemos que sim Grin

Marta diz:

eu por acaso posso considerar me uma sortuda, mesmo , relativamente ao acne. Porque não tenho esse problema e só me aparecem de vez em quando ( muito de vez em quando Smile ) uma “espinha ” mas que secam rapidamente.
Mas este post está muito bem feito Smile e de certeza que ajuda pessoas com este problema.
Kiss

Dani diz:

Muito obrigada Marta Smile
Beijinho

eu já sofri imenso de acne, ( agora ja não sofro tanto)
gostei do post (: