Alimento para a pele

27

Out

Daniela Monteiro

Sem categoria

Por mais milagrosos que os produtos sejam, eles só melhoram o que já lá está; para além de que uma boa alimentação é o pilar de uma pele bonita. Nós somos o que comemos!

Amêndoas

Estas sementes estão repletas de vitamina E, um bom protector solar. A vitamina E age como um antioxidante, protegendo a pele dos radicais livres.

Cenouras

Vegetal tradicional da cozinha portuguesa, as cenouras são ricas em vitamina A, que faz bem aos olhos (sim, a tua avó tem razão!) e evita obstruções na pele, uma vez que previne a sobreprodução de células na epiderme (onde células mortas e sebo se combinam e obstruem os poros). Outra razão para as juntares à tua dieta: a vitamina A reduz o desenvolvimento de células cancerígenas (cancro da pele).

Chocolate preto

Todas adoramos os benefícios do chocolate preto, certo? Os antioxidantes deste chocolate – flavonóides – tornam a pele mais macia e previnem danos solares.  A combinação perfeita são os frutos vermelhos e, quiçá, umas amêndoas. Humm!

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Sementes de linhaça

Dos famosos Ómega-3, já todas ouvimos falar. Para além de promover a saúde cardíaca ao controlar os níveis de má gordura e constituir uma boa percentagem do cérebro, estes ácidos gordos reduzem hiperpigmentação, irritação e linhas de expressão, ainda ajudando no processo de hidratação.

Chá verde

Quem também merece um lugar no pódio é o chá verde, que bebido quente liberta um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. Evita passar das quatro/seis chávenas por dia, pois é uma bebida com alguma cafeína.

Espinafre

Parece frágil, com as suas folhinhas verdes, mas o espinafre já foi objecto de muitos estudos e é um dos vegetais a não faltar na lista de compras. Pensa-se que o folato ajuda a assegurar a habilidade de as células se regenerarem, o que reduz a probabilidade de cancro. O elevado conteúdo de água auxilia a hidratação e reduz o aspecto de pele enrugada e baça.

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Batata-doce

Estão carregadas de vitamina C, um antioxidante essencial para a produção de colagénio (que atenua as rugas). No entanto, a vitamina C é um verdadeiro faz-tudo: ajuda a metabolizar proteínas em energia e na absorção do ferro, fortalece  o sistema imunitário, intervém na cicatrização e impede a formação de placa nos vasos sanguíneos (entre outros!). A DDR é 60mg, mas 100mg é o ideal para prevenir deficiência!

Tomate

Sabias que o teu companheiro de salada traz mais benefícios quando quente?  O licopeno (que dá a cor vermelha) ajuda a eliminar radicais livres causados pela radiação UV, que envelhecem a pele. A boa notícia é que a polpa de tomate é também uma boa fonte.

Atum

São vários os peixes ricos em selénio, mas é seguro dizer que atum é sem dúvida o mais prático. Este micronutriente preserva a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme.

Água!

Não é um acessório – é essencial. Setenta porcento (70%) a setenta e cinco porcento (75%) do teu corpo é constituído por água (H2O). Juro que um dia destes faço um post só sobre água e hidratação; pode ser que finalmente deixem as desculpas para não beber o suficiente, meninas! Dica: se a tua urina é mais escuro do que limonada, estás desidratada.

 

Tens o cuidado de alimentar a tua pele de dentro para fora?

Beijinho, dani

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Mariana diz:

Óptimas dicas, a pele não se embeleza apenas por fora e é óptimo sabermos quais o que lhe fazem bem, obrigada Smile

Dani diz:

Não tens de quê! Fico feliz por saber que alguém pensa como eu (:

daniela diz:

Olá
Tenho uma dúvida:
neste post (http://semprenamoda.com.pt/2011/10/tratar-as-olheiras/) falaste em FPS que ajuda com as olheiras (o que é mesmo o que eu preciso) mas que também previne as rugas na zona dos olhos. O que acontece é que eu tenho apenas 16 anos e já se notam rugas, de expressão, mas notam-se. Esse produto, o FPS, resulta mesmo? E onde o posso encontrar? E os preços, são muito elevados?
Obrigada

Dani diz:

Olá daniela
FPS = Factor de Protecção Solar. Podes usar um protector solar, ou um hidratante com FPS, sendo o segundo preferível. Para as olheiras, procura um creme de olhos com FPS 30 (de preferência). Os preços variam com a marca; não tenho experiência com nenhum, por isso não posso recomendar! Beijinho Smile

uuuuh, o bom deste post foi saber que até me tenho alimentado bastante bem Smile água, atum, tomate e, principalmente (ahah xD), chocolate preto!!! Filipinos *.*

http://good-old-jeans.blogspot.com/

Dani diz:

Haha pena o que está entre o chocolate preto não contribuir! Mas isso, são pormenores Wink

Maria diz:

Gostei bastante deste post.
Eu como bastantes desses alimentos, mas nunca com a (pré)ideia de fazerem bem à pele.
Os bróculos também são uma boa coisa para incluir na dieta alimentar, talvez não necessáriamente para o cuidado da pele, mas pelo facto de que reduz o desenvolvimento de células cancerígenas.
Beijinhos!

Dani diz:

Olá Maria (;
Ainda bem!
É verdade, mas como abordei outros alimentos com essa mesma propriedade eles não apareceram aqui Smile
Beijinhos