Cabelo fino

1

Out

Daniela Monteiro

cabelo

   Várias meninas me pediram, tanto no facebook como no blog, para fazer um post dedicado àquelas que têm os fios mais finos (Daniela levanta a mão!). Espero que vos possa ajudar.

   Começando da forma mais dura, nunca na vida vais conseguir um cabelo super grosso. Podes melhorar a situação com uma boa nutrição, mas os genes vão estar sempre a trabalhar contra ti.

   O teu cabelo é composto por fibras proteicas “mortas”. Os folículos (que produzem cabelo), esses estão vivos, e são alimentados por proteína, cereais integrais (energia), ácidos gordos (hidratação) e vitaminas (B6, B12 e biotina são das mais importantes) que fortalecem as cutículas. Os minerais também são importantes, principalmente o ferro; as mulheres precisam de mais ferro do que os homens na sua dieta.

   Para o teu corpo, o cabelo é menos do que secundário, e por isso é necessária uma alimentação bem rica e preenchida para que todos os nutrientes cheguem lá. As mudanças vão demorar uns meses antes de serem visíveis – mais uma razão para começar já hoje!

281803_10150241094003915_161162533914_7516158_463292_n_large

   Então, como nutrir o cabelo? Podes fazê-lo através de dois métodos: interno (alimentação) e tópico (produtos). Escusado dizer, a primeira é mais barata e traz muitos outros benefícios. No entanto, se achares que não é suficiente e estiveres curiosa, aconselha-te em farmácias e salões sobre os melhores produtos no mercado para ti.

   Alimentas o teu cabelo de todas as formas possíveis mas ele continua fino e frágil? Não é de admirar, quando pensamos que quase tudo pode afectá-lo: stress, doença, calor, hormonas, tratamentos químicos, medicamentos, agressões físicas… A lista é extensa! Se o teu cabelo é frágil, deves não só mimá-lo muito, como também consistentemente. Deixo algumas dicas de ouro.

  •  A pizza não deve substituir os vegetais e frutos secos. Mantém uma alimentação nutritiva; o mais importante aqui não é se comes porcaria, mas sim se pelo menos comes o que é bom com essa porcaria.
  • Come um arco-íris; o teu prato deve ser sempre colorido. Vê aqui alguns alimentos/nutrientes a ter em conta.
  • Não descures a saúde. Tal como já disse várias vezes aqui no blog, o cabelo é muito pouco importante para o nosso organismo, para além de que é talvez a estrutura afectada pelo maior número de sistemas. Por tudo isso, o cabelo e as unhas são dos melhores indicadores de saúde que temos. Quanto mais saudável fores, melhor cabelo terás.
  • Usa produtos adequados. Evita fórmulas muito agressivas, como para cabelos oleosos ou anti-caspa, e prefere lavar o cabelo dia sim dia não (a menos que uses uma fórmula muito suave, própria para uso diário). Procura “queratina” nos ingredientes.

Tumblr_lmy2vbsm1x1qacpy3o1_500_large
  • O condicionador não só é permitido como necessário. Procura um que não seja muito pesado, e aplica apenas no comprimento ou mesmo nas pontas, evitando o couro cabeludo.
  • Sê gentil; não laves ou seques esfregando com muita força. Lava com as pontas dos dedos e seca apertando ligeiramente com uma toalha fofa.
  • Reduz o calor. De preferência faz greve de secador 6 dias por semana, e quando o usares (a temperatura e potência média) aplica um protector de calor, insistindo nas pontas. Placa de alisar e ferro de encaracolar, só em ocasiões especiais.
  • Se usares secador, passa ar frio no fim.
  • Evita tratamentos químicos ao máximo. Permanentes, tintas, descolorações… se o cabelo forte é afectado, imagina o efeito no teu. Caso insistas em fazê-lo, procura um bom profissional e trata muito bem do cabelo depois.
  • Não escoves o cabelo mais de uma vez diariamente (de manhã?). Escovar o cabelo é benéfico, mas tu deves preferir o pente de dentes largos para o resto do dia.
  • Penteia, seca e aplica produtos no cabelo de cabeça para baixo, pois vai ajudar a dar volume.
  • Demasiados produtos de styling vão perder todo o efeito. O ideal é usar um em spray, pois é o mais leve possível e vai dar-te os melhores resultados.

   Como disse no início, eu própria tenho cabelo fino e percebo a frustração que pode ser. Estes cuidados acima referidos apenas terão resultados substanciais, no mínimo, uns três meses depois, portanto começa hoje mesmo e não pares. Na verdade, o nosso tipo de cabelo é de muito baixa manutenção, o que é sempre uma vantagem! Pode parecer muito trabalho, mas trata-se de hábitos e, como tal, depois de adquiridos são fáceis de manter. Basta teres uma alimentação saudável e rica, para além de tratar bem o cabelo. Para mais conselhos, podes dar uma vista de olhos neste post.

Se o teu cabelo for fino, deixa os teus produtos favoritos nos comentários!

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Sara Silva diz:

o meu cabelo é super fino e isto tanto pode ser bom como ser mau…
achei curiosa a tua dica de secar o cabelo com o secador apenas 6x por semana, eu seco todos os dias porque se não o fizer, o cabelo ganha uns jeitos que eu não gosto -.- e tenho o hábito e secar com a cabeça para baixo, como tu referes, acho que ajuda no volume Smile
quanto à alimentação, confesso que não dou muita importância, acho que se o fizesse já era obsessão Mad
beijinhos *

Dani diz:

Curiosa porquê? haha
É uma rule of thumb, por assim dizer. Desta forma só usas calor 4x por mês, o que ajuda imeeenso a ter um cabelo saudável e poupa dinheiro no protector de calor
Dar importância à alimentação é obsessão? Shock

Sara Silva diz:

ups, enganei-me ali em cima
* achei curiosa a tua dica de fazer greve do secador 6 dias por semana

Luisa diz:

Eu tenho o cabelo super fino, liso e sem volume. Tentei resolver o meu problema com permanentes (fiz duas) e só pioraram o estado do meu cabelo. Tinha o cabelo comprido, abaixo do peito, fiz a 1ª permanente e o meu cabelo continuou completamente liso, a unica diferença foi que ficou super seco, ganhou imensos nós, partia com muita facilidade e ficou todo espigado. Ainda assim passado 10 meses caí na asneira de fazer outra noutra cabeleireira achando que a primeira nao tinha resultado por falta de profissionalismo. Paguei mais do dobro do que na 1ª vez e resultado? cabelo liso, sem volume, fraco, completamente queimado (o meu cabelo é castanho claro mas ficou amarelo), partia todo ao pentear e nao tinha uma ponta que nao estivesse espigada. Procurei outra cabeleireira que me aconselhor cortar as pontas todos os meses e usar produtos muito hidratantes mas nao tive resultados porque o meu problema nao eram só as pontas, todo o meu cabelo estava uma lastima e eu cortava as pontas e na semana seguinte ja estavam espigadas de novo. A soluçao foi mesmo cortar o cabelo pequenino (que coragem Frown tinha o cabelo enorme). Um ano depois o meu cabelo esta mais ao mesmo a altura do queixo Frown mas absolutamentamente saudavel. O produto que uso e recomendo é o absolute repair da loreal (este uso mesmo todos os dias nas pontas) e vou intercalando o champo, condicionador e mascara e serun da avon que sao bons e bastante mais baratos que os da loreal. O champo que uso da avon é o de volume, a mascara e o condicionador sao de reparaçao e uso tambem o serun para pontas secas. Vendo yves rocher mas no entanto nao aconselho de todo os produtos para cabelos secos e danificados pois a mim fazem exactamente o oposto, deixam-me o cabelo seco e ainda por cima o cheiro nao me agrada nada.

Dani diz:

Luisa, eu não sei, mas tu não tens muita pontaria para escolher cabeleireiros…Thinking

carolina diz:

Olá adorei o post não tenho o cabelo fino muitoooo pelo contrário dizem sempre que o meu cabelo é muito bonito ele é grosso e co ondulações gostava de sbr dicas de como tê-lo mais saudável pois apesar de ter o cabelo bonito as pontas estragam um pouco porque sao secas e queria mudar isso podias fazer este genero de post mas para cabelo grosso??

Maria diz:

Olá!
Os teus posts são sempre super úteis e interessantes, mesmo que o assunto não se relacione directamente connosco.
Já que fizeste um post sobre o cabelo fino, será que podias fazer um sobre cabelo grosso? Razz
Beijinhos!

Dani diz:

É bom saber Maria! Também é sempre bom sentirmos que temos leitoras habituais que se mantêm no blog, dá a sensação de que continuamos um bom trabalho Wink

Já me tinham feito esse pedido! Mas não percebi muito bem as necessidades. Quando falas de cabelo grosso, queres dizer cabelo seco, volumoso? Porque pelo que sei nem sempre é assim
Beijinhos Smile

Maria diz:

Eheh, é sempre bom sabermos que o nosso trabalho é valorizado Razz
Oh, desculpa, realmente não fui muito clara.
Sim, queria saber mais como cuidar do cabelo que é mais para o volumoso. Porque basicamente o meu cabelo é assim e tende a ser bastante díficil de pentear, especialmente se não o pentear antes de secá-lo.
Beijinhos!

tiffany diz:

Gostei muito das dicas, eu infelizmente tenho o cabelo fino, e uns dos truques que eu uso é tomar compridos de levedura de cerveja antes das refeições, ajuda a engrossar o cabelo Smile

Dani diz:

Boa, boa! Não me lembrei da amiga levedura (: Podes dizer-me onde compras os comprimidos, o preço mais ou menos? Beijinhos!

Ana diz:

tenho sp duvida sobre o q vestir no dia a dia , alguma dica ? sou magra , 14 anos . obg !

Dani diz:

Olá Ana,
quanto à festa, um look de noite que não falha é skinny jeans de lavagem escura, uma camisola de que gostes um pouco larga (cores mais sóbrias), umas sapatilhas e estás apropriada (; com a tua idade não caias da asneira de saltos altos e mini-saias à noite

Quanto ao dia-a-dia, o blog tem vários posts onde te inspirares. Procura “escola” e vês muitos looks que podes usar (:
Beijinho

S diz:

tenho uns anos sábado , dia 8 , que me aconselhas ? tenho 14 anos . provavelmente vamos jantar e depois para a discoteca . obrigada Smile

o meu cabelo é super fino , e liso :c

O site VanessaFashion.org conta agora com um novo visual e novidades, visita e deixa a tua opinião ou envia o teu pedido para um novo look ou tutorial. Obrigada.

Marta diz:

AMOOOOO os teus conselhos . ADORO ESTE BLOG , beijinhos. Podes fazer um post com as melhores cores para as unhas neste inverno?

Dani diz:

Olá Marta obrigada! Já está feito, vem cá no sábado Smile

Marta diz:

FIXE , fico à espera . obrigada Smile

não tenho o cabelo fino, mas com estas dicas vem aquele ditado do “mais vale prevenir do que remediar”, não é? Por isso, vou seguir várias Smile

http://good-old-jeans.blogspot.com/

Dani diz:

Claro que sim! Fazes muito bem (;