Tratamento de acne

14

Out

Daniela Monteiro

acne, esfoliação, hidratação, pele, pele oleosa, Sem categoria

Aviso: Os casos de acne inflamatória severa merecem caução. O meu conselho é marcar consulta de dermatologia, de forma a receberes um tratamento o mais rápido e seguro possível. A acne não inflamatória, ou inflamatória com pústulas, pode geralmente ser tratada  poupando os custos das consultas de dermatologia.

A grande maioria de nós conhece os três passos essenciais para cuidar de qualquer pele: limpar, tonificar, hidratar. Ou seja, esfoliante/gel de limpeza, tónico e hidratante. Neste post, dou uma ajudinha extra.

 

Tipo de pele

Nem toda a pele acneica é oleosa; algumas pessoas com pele seca (desidratada) em alguns sítios desenvolvem acne. Deves adaptar o teu cuidado às necessidades da tua pele.

 

Moderação

Não é o produto mais famoso ou caro no mercado que vai resultar. O mesmo produto pode não resultar para pessoas diferentes, e os mais concentrados nem sempre são os mais apropriados. Para além dos poros obstruídos que vês há pele, um órgão muito importante e delicado do teu corpo que merece respeito.

 

Equilíbrio

Não limpes a mais, não limpes a menos; não hidrates a mais, não hidrates a menos. É um balanço tão delicado quanto parece! Só tu podes descobrir o teu ponto de equilíbrio na corda, mas no fim do post dou a minha experiência, que talvez possa ajudar.

Hidratação

Quem sofre de acne quer ter pele limpa acima de tudo. Aliando isso ao facto de a pele ser normalmente oleosa, a hidratação tende a ficar para último nas prioridades. No entanto, é indispensável, tanto para o controlo do óleo como para curar a acne sem deixar cicatrizes.

 

Paciência

No último post, quando falei das causas da acne, uma delas era o stress/depressão. Não te deixes ir abaixo, pois só piorarás o teu estado. Precisas de ser um pouco racional, pensar que é apenas algo que passará a seu tempo, e que já fazes tudo o que deves.

Quero que neste post fique bem claro a importância do equilíbrio. Ou seja, de nada vale limpar a pele o máximo possível, ao ponto de a secar, pois as glândulas vão compensar isso produzindo ainda mais óleo, o que causará ainda mais acne. E hidratar é imperativo – ajuda a tratar a acne, evitar rugas, danos do sol – em todos os tipos de pele. Simplesmente, cada pele precisa da sua hidratação personalizada.

Produtos, ingredientes e cuidados

Deves ter uma rotina e tratar da pele de manhã e antes de te deitares. Eis alguns cuidados:

  • Evita lavar a cara mais do que duas vezes.
  • Não mexas na cara (com as mãos, cachecóis…) ao longo do dia.
  • Não removas, nem irrites, qualquer forma de acne.
  • Usa maquilhagem adequada, e remove-a completamente à noite.
  • Dá um descanso da maquilhagem à pele, pelo menos uma vez por semana.
  • Limpa a pele no duche, quando os poros dilatam com o calor.
  • Sempre que possível, evita que o cabelo caia no rosto.
  • Bebe muita água e mantém uma alimentação com todas as vitaminas e minerais necessários.

Segundo a convenção, deves usar um esfoliante e/ou gel de limpeza, um tónico e um hidratante (oil-free para peles oleosas). Também existem produtos mais concentrados (como são, por exemplo, os séruns para evitar pontas de cabelo duplas), formulados para uma aplicação precisa em locais afectados da pele.

Embora não seja dermatologista, deixo algumas sugestões quanto a ingredientes. Com tanta escolha ficamos perdidos, certo? Procura “salicylic acid”, “BHA”“glycolic acid”, “chamomile”, “pantothenic acid” e benzoyl peroxide” nos ingredientes. O “benzoyl peroxide”, em particular, deve ser usado apenas em peles com inflamação acneica. Quando um produto tiver “alcohol” escrito nos primeiros 3 ingredientes da lista, é provável que seja irritante. Isto acontece muito com certos tónicos.

  Pensei em fazer um outro post onde falasse sobre como eu tenho vindo a curar a minha acne quase completamente (produtos que uso, rotina, cuidados), pois talvez ajude alguém. Interessados?

Quais são os teus produtos favoritos para tratar a acne? Que cuidados tens?

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

andreia diz:

esqueci de falar, eu uso os 3 passos, todos os dias , ante de dormir ou atarde. agora aplico os 3 passos dias alternados.

andreia diz:

eu uso benzoyl peroxide.

minha pele esta terrivel,nao com acnes e sim descamando,oleosa ,cheio de piguinho escuro,e parecia tinha farinha . quando lavava e secava a pele ficava seca esfariando ,passado alguns minutos ,permanecia oleosa . terrivel mesmo. graca a Deus ,tive a oportunidade de acha-lo.

ana diz:

acho que devias fazer outro post sobre como curaste (quase) o teu acne Smile
bom post, continua

Bruna diz:

Eu uso os produtos Clean&Clear.

Delfina diz:

Sim, por favor.
Eu uso isto 2 a 3 x por semana http://www.oboticario.pt/pt/catalogo/nativa-spa/rosto/mascara-purificante-facial-argila-verde-kiwi-75g/; e isto 2x ao dia http://www.avene.co.uk/Cleanance-Soapless-Gel-Cleanser .

Dani diz:

Infelizmente não vai ser para muito breve. Delfina, não falta aí um hidratante?

Carole diz:

Eu ponho todos os dias um creme de farmácia, o Epiduo gel, e é muito bom ! Em 2/3 dias notei logo resultados. Um dos inconvenientes é que as primeiras duas aplicações ficas com a pele vermelha de manhã, e muito quente, mas se puseres um bom hidratante vai ajudar a acalmar, por isso recomendo começar a utilizar durante o fim de semana, se ficares em casa, tipo sexta à noite, e na segunda-feira já não se nota nada. Grin

inêsf diz:

Interessada Smile

Dani diz:

Vai ter de ficar em espera…

diana diz:

sim, INTERESSADA ! Smile

Dani diz:

Infelizmente, para já vai ter de ficar em espera

Catarina Silva diz:

Bom post!
Eu infelizmente tenho muito acne… não vejo a hora desta “maldição” passar :s
Eu uso base(menos ao fim de semana) pq sinto-me um bocado mal em andar na escola com a cara cheia de acne , sinto que fica tudo a olhar pra mim..
Se pudesses dar umas dicas sobre tipos de bases adequadas pra usar quem tem acne agradecia imenso .
Bjs

Dani diz:

Olá Catarina
Se a tua pele for oleosa usa uma base oil-free, ou seja, sem óleo. Se tiveres problemas com vermelhidão, certas bases têm um pouquinho de verde na cor, o que ajuda a neutralizar o vermelho. Acima de tudo, não uses uma base de alta cobertura se o teu problema são borbulhas em locais específicos. Aconselho uma base de cobertura média combinada com um óptimo corrector muito pigmentado, a ser aplicado depois da base, apenas onde precisas de mais cobertura
Beijinhos (:

Tânia diz:

Onde se compra uma coisinha dessas como tens na imagem?

Dani diz:

http://formosaebela.queroumapaginanainternet.com/prestashop/product.php?id_product=12 a menos que esteja enganada, não se vende em loja física em Portugal /:

Felizmente, não sofro de acne. Boas dicas Smile

Participa no sorteio que está a decorrer no meu blog: http://belezaqb.blogs.sapo.pt/197382.html. Obrigada! Smile

Gabriela Oliveira diz:

Ultimamente os meus problemas com o acne têm vindo a aumentar… Com o calor a minha pele tem-se tornado muito mais oleosa, tem sido bastante complicado mantê-la bonita.
Normalmente, uma vez por semana, costumo aplicar máscara de argila e tenho obtido ótimos resultados: a pele fica mais limpa, macia e sem aquele brilho da oleosidade.

Dani diz:

Gabriela que máscara usas? Beijinho

Gabriela Oliveira diz:

Eu compro mesmo a argila verde em pó e faço a máscara em casa. costumo comprar no Modelo/Continente, na parte dos produtos naturais.