Controla a TPM

22

Nov

Daniela Monteiro

alimentação, cardio, exercício, menstruação, saúde

Dores menstruais e de cabeça, inchaço, acne, mudanças de humor… É a altura em que todas já pensámos “por que tive eu de nascer mulher?!”. Não é agradável para nós e, por vezes, para os outros também não. Eis como lidar com esta semana crítica de Tensão Pré-Menstrual.

 

Reduz o sal

O teu corpo armazena sódio para que, se houver fecundação, o ovo tenha tudo aquilo de que precisa; o que resulta em retenção de líquidos. Para evitar o típico inchaço, começa a reduzir o sal o quanto antes.

Alimentos integrais

Evita alimentos processados e/ou ricos em açúcar simples, de forma a evitar mudanças de humor e, principalmente, fadiga.

Estende o tapete

Praticar yoga promove o relaxamento e diminui os níveis de stress, para além de ser um óptimo exercício físico. Pode ser uma mais-valia naqueles dias em que não temos paciência para nos ouvir a nós próprias, quanto mais para aos outros!

 

 

Previne-te

As hormonas “menstruais” podem também causar na contracção dos intestinos, resultando em diarreia. Enriquece a tua ementa com vegetais, bananas, aveia e leguminosas, de forma a evitar que isto aconteça. A fibra também ajuda a controlar ataques de apetite.

 

Lacticínios e vitamina D

O cálcio ajuda a combater a fadiga, desejos e mudanças de humor. Para a assimilação de cálcio, a vitamina D é indispensável.

 

100 metros

Para erradicar de vez o inchaço, dá um pulo até à piscina interior. A pressão da água move o fluido extra de volta para o sistema circulatório. Para além disso, a natação é um exercício fantástico para relaxar o corpo, ao mesmo tempo que o tonificas. Se o preferires, um banho de imersão pode ter um efeito similar.

 

Tempera bem

Uma pitada de açafrão pode aumentar os níveis de serotonina, a comummente designada “hormona da felicidade”. Ela ajuda a diminuir a irritabilidade, fadiga ou até depressão.

 

Pergunta ao farmacêutico

Toma especial atenção aos medicamentos que tomas nesta altura. Se tiveres dúvidas, aconselha-te de forma a não fazer escolhas erradas.

 

Em último caso…

Se for necessário, não te coíbas de recorrer a analgésicos.  No entanto, deves sempre procurar a ajuda de um profissional, e não te auto-medicares.

 

Experimenta

Aconselha-te com o teu médico de PF, obstetra ou médico de família, sobre uma mudança de anti-concepcional. Talvez outro método ou, se for o caso, outra pílula, possa aliviar a tua TPM.

 

Costumas sofrer destes males, ou és uma das sortudas? Wink

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Dourado choque diz:

Eis aqui um post com imenso interesse. Só quem passa por isso é que sabe como é…

http://douradochoque.blogspot.com/

Felizmente já não me queixo tanto agora, desde que tomo a pílula não tenho quase dores, mas antes disso havia certos meses que eram terríveis Frown

Querida eu queria seguir o teu blog mas não encontro a caixa de seguidores Frown podes dizer-me o que fazer? Grin

Beijos**

Catarina Silva diz:

Como eu gostava que a minha pílula tivesse o mesmo efeito… Tenho dores de cair para o lado!

Definitivamente não sou uma sortuda, sempre tive dores horriveis, enjoos e muito inchada Mad Enfim o que uma mulher sofre Mad

Ana diz:

Gostei bastante do post! Não conhecia algumas das dicas mencionadas, mas agora vou usufruir. Wink

Maria diz:

Eu já fui uma sortuda… Agora também sofro desse malThinking

Beijinhos.

filipa diz:

Também vou pensar bem nisso do açafrão !

Andreia Marques diz:

Actualmente nao tenho dores mas quando tinha eram horriveis. Espero que este post ajude muitas meninas em tempos de crise
Smile

Delfina Almeida diz:

Tenho sempre imensas dores, e o apetite aumenta que é uma coisa louca! obrigada pelos conselhos
açafrão….. ok, vou pensar nisso.