Alimentação na escola

27

Jan

Daniela Monteiro

alimentação, escola, saúde

Nesta fase da nossa vida, a alimentação é crucial pois condiciona a nossa vida académica, imagem e, em grande parte, a nossa saúde no futuro. Para além de que nesta altura criamos hábitos, e todos sabemos que estes são fáceis de manter e difíceis de alterar; portanto, é bom que sejam saudáveis. Lembrem-se que, na adolescência, é muito importante ter uma alimentação variada, para além de equilibrada.

No entanto, nem sempre é fácil. Entre bares, cantinas mal preparadas, cafés e festas, a alimentação é frequentemente descurada. Por vezes, nem sequer temos boas opções – fritos na cantina ou croissant no bar? Venha o diabo e escolha.

Lanche

Evita ao máximo lanchar (manhã e tarde!) no bar e prefere levar algo. Uma peça de fruta, iogurte, frutos secos, leite empacotado, fatias de queijo, sandes de pão integral, até umas bolachinhas de vez em quando.

Almoço

Se puderes ir almoçar a casa, aproveita. Caso contrário, a primeira opção deve ser sempre a cantina. Verifica a ementa – se for peixe ou carne branca, não hesites, mas em caso de fritos, guisados, lasanha e afins, não será o melhor. Algumas cantinas oferecem uma senha para sopa e fruta; se for o caso, aproveita e completa com uma sandes de casa, ou uma sandes saudável do bar. Em segunda opção vem o bar/café. Por vezes estes oferecem menus de valor nutricional aceitável, mas é preciso saber escolher.

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Evita: fritos, molhos, pão branco, sal, sumos de fruta e refrigerantes.

Escolhe: sopa, vegetais, ovo, carne branca, fiambre de peru, queijo, pão integral, água, fruta.

Acima de tudo, não deixes que os teus colegas te levem a más escolhas. Aprende desde cedo a dizer não àquilo que não queres, e a ter poder de determinação. Qual é a parte no pedido de cachorro com batatas dos teus amigos que te impede de pedir uma salada? Prefere fazer uma boa alimentação toda a semana, para que possas ter alguns dias menos saudáveis. Afinal, és jovem, e o teu corpo consegue eliminar alguns pequenos excessos relativamente rápido. Aproveita, tudo com peso e medida Smile

Beijinho, dani

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Vanessa diz:

Eu acho que o essencial é cortar nos fritos, panados, refrigerantes e pastelaria. Limitem-se a comer um destes 1 x por semana, por exemplo, ou num dia de exame ou se tiveram óptima nota, para se tornar algo reservado a dias mais especiais. Os refrigerantes são a pior coisa, uma lata tem 10 ou mais colheres de açucar….Eu deixei de comer fritos seja em casa ou fora (como 1 x por semana quando almoço em restaurante), não como bolos e só bebo água. Graças a isso perdi 7 kgs em 6 meses e é de referir que não fiz exercício físico (ainda). Quando andava no secundário cheguei a pesar mais 10kgs do que peso agora, tudo devido à má alimentação que tinha. Pode custar ao início, ver aquelas comidas deliciosas todas e evita-las mas consegue-se! E não tem que se privar, podem comer 1 ou 2 x por semana 1 bolo ou frito. Também não vale a pena levar uma vida de sacrifícios Smile Basta não exagerar!

Dani diz:

Olá Vanessa!
Não o neguei no post, pelo contrário Wink Beijinho

M diz:

Lancho sempre com os meus amigos num café perto da escola. Mas à hora de almoço, vamos todos para casa (que ficam mais ou menos a 1/2km) e voltamos. É um bocadinho stressante, mas admito que odeio a comida da escola Neutral
Enfim…adorei (mais uma vez) o post Smile

Adorei o post, mas just a question os meus lanches na escola baseiam-se quase sempre em 2 ou 3 tortilhas de milho (ou lá como se chama), uma barra de cereais, aqueles mini breaks da kellogs, quando tenho em casa e tenho mais tempo é que levo uma sandes de pão integral, mas isso é mais raramente… Achas que faça bem??
Beijinho

Dani diz:

Olá! Os teus lanches têm muito açúcar e pouca proteína. Tenta incluir aí um iogurte ou queijo Wink beijinho

Olá! Estou a tentar engordar! Para quando umas dicas nesse tópico?

http://lipglossgirly.blogspot.com/2012/01/quero-tanto.html

Dani diz:

Olá! Não sei dizer quando, mas vai chegar em seu tempo Smile beijinho

Beatriz diz:

Apesar de estar a tentar engordar, estou a tentar fazê-lo de forma saudável e com algumas das coisas que mencionaste no post (pão integral, sopa, fruta e outros), mas não estou a conseguir grandes resultados (pelo que um post sobre como engordar de forma saudável não era mal pensado, se puderes eu agradeço).

Dani diz:

Beatriz está na minha lista Smile beijinho

Delfina Almeida diz:

Eu também estou de dieta. Em epoca de exames tenho trazido a comida de casa, lanches e almoço para poder passar o dia na biblioteca sem gastar dinheiro. Para além do dinheiro que poupo, sei sempre que trago escolhas saudáveis. Isto pode fazer confusão a alguma pessoas mas eu consigo trazer sopa e come-la, fria. Para além da sopa trago sempre variedade de fruta e legumes frescos com pequenas porções de HD e carne. a garrafa de água nunca falta e como sempre pouquinho em cada snack de 3 em 3 horas durante o dia.

Dani diz:

Delfina, estás no ótimo caminho! Força! Smile

Maria diz:

Eu não sei como é por outros lados, mas por estes, quando não há oportunidade para almoçar em casa, uma refeição saudável não custa menos de 6/7€ enquanto uma refeição rápida (cachorros e afins) raramente ultrapassa os 3,5/4€. E a mim o dinheiro não me pesa na carteira…

Dani diz:

Por outros não sei, por aqui leva-se de casa Smile Quanto a dinheiro, é uma questão pessoal de prioridades. Beijinho

Juliana Ferreira diz:

E evitar chocolates e charcutaria. Os mistos e os pães com chouriço então fazem horrores! É tanta gordura que se pode comparar a comer panados com batatas fritas. E dantes eram os meus lanches. Agora estou a dieta, o problema é ser muito rígida: 6 bolachas de aveia p/dia, leite magro, iogurte magro, chá, sopa e só prato ao meio dia. Está-me a fazer impressão andar só à base de líquidos xD

Dani diz:

Ora Juliana, doces e salgados nem é preciso dizer certo? Se a dieta é muito rígida para ti, então não vai resultar! Opta por uma alimentação saudável que te permita perder peso constantemente, e não algo exigente que resulta numa perda rápida que será difícil de manter Smile beijinho

Maria diz:

Gostei do post. Está muito bom, como sempre.
Compreendo o que dizes Patrícia. Eu até como bem – a comida na cantina até não é má de todo. O problema é mesmo o horário: passava era várias horas sem comer.

Beijinhos!

Patrícia diz:

ai a minha alimentação desde que entrei na faculdade vai de mal a pior: é café para aqui, é pão com panado para ali, e vai mais um rissolzinho e acompanha com uma coca cola fresquinha… enfim, é um caos! tenho de ver se começo uma sopa e uma saladinha Wink

goodoldjeans-blog@hotmail.com

Dani diz:

Determinação! Smile beijinho

Vanessa diz:

Olá meninas, abriu a nova lojinha online onde podes encontrar coisinhas maravilhosas e únicas. Visitem http://backtoblack-store.blogspot.com/ e podem encontrar:

– Sapatilhas Adidas novas;
– Sapatos Blanco, Parfois …
– Botas DKNY originais
– chinelos…

E isto é só o começo… Proximamente mais produtos disponíveis e coisinhas super originais feitas por mim 

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Beijinhos
Vanessa Almeida