Cuidado de cabelo atual

29

Jan

Daniela Monteiro

cabelo

No facebook perguntei-vos se estariam interessadas em conhecer os cuidados que tenho ultimamente com o cabelo, isto porque sinto que finalmente estamos em sintonia! A pessoa aqui à esquerda sou eu, já agora  Smile

O meu cabelo é fino, liso e por vezes (TPM e Verão) com tendência a oleoso. Não é muito seco, mas precisa sem dúvida de hidratação (ainda que não passe dos ombros neste momento), pois noto que se estraga e seca facilmente.

 

Limpar & Hidratar

Shampoo

Já usei vários shampoos, e cheguei à conclusão de que os mais agressivos não funcionam, apenas tornam o meu cabelo mais frágil e oleoso. Deixei-me de fórmulas para cabelo sem volume/oleoso, e optei por uma mais suave, L’oréal Total Repair 5, direcionada para cabelo estragado. Remove com sucesso toda a sujidade de dois/três dias, sem ressecar ou fragilizar o cabelo. Se não puder experimentar este a seguir, penso que vou mesmo manter!

Condicionador

Tenho dois condicionadores da Garnier Ultra Suave. Normalmente uso o Manga e Flor de Tiaré, mas se pretender um cabelo realmente liso (sem jeitos nas pontas) já uso o Manteiga de Cacau e Óleo de Coco. Regra geral, o meu cabelo não é exigente com o condicionador, apenas precisa ser leve e hidratar. Penso que acertei com esta linha! Os condicionadores são leves, cheiram a paraíso, retiram-se facilmente e hidratam o bastante. Quando estes acabarem, tenciono experimentar pelo menos outros três!

Máscara

Uso a L’oreal Professionnel Absolut Repair uma vez por semana. Lavo previamente com um champô mais agressivo, de forma a tirar qualquer resíduo do cabelo, de seguida seco com a toalha e aplico a máscara. Deixo atuar 20 minutos, passo por água e lavo uma vez com o shampoo da L’oreal que normalmente uso.

Pontas

O meu amigo tem vindo a ser o Gliss Spray Condicionador Express Oil Nutrition. Não contém silicones (fita-cola, como lhes chamo) mas sim óleos que hidratam o cabelo. Apenas uso este produto para hidratar as pontas mais curtas, onde não uso normalmente o condicionador no banho, para evitar raízes oleosas. De qualquer forma, corto as pontinhas eu própria frequentemente, mas estou a tentar reduzir o número de vezes de forma a que o cabelo cresça  Smile

Secar & Pentear

Atualmente não abuso do cabelo. Muitas vezes apenas uso um pente de dentes largos e deixo secar ao natural pois como já disse estou empenhada em deixá-lo crescer saudável. Ainda assim, aqui fica o procedimento quando o rei faz anos.

Protetor de calor

Uso o da Tresemmé, uma aquisição recente. Sempre que o utilizei deixou o cabelo bem agradável, sem aquelas pontas algo ressequidas que por vezes aparecem. Tirando isso não posso falar-vos de muito… o meu cabelo é naturalmente brilhante, não noto diferença com este produto. Vamos ver se me ajuda a espaçar o tempo entre cortes.

Ferramentas

Por completa coincidência, tenho o mesmo secador que a Camila! Qual não foi o meu espanto quando encontrei a review dela aqui no blog. Não tenho queixas, para além do peso. Decerto sabem como é ter de secar o cabelo segurando todo aquele peso. Tenho um conjunto de ferros de encaracolar, que usei quando tinha o cabelo mais comprido, mas estão reservados a ocasiões bem especiais!

Styling

Gosto de usar mousse para conferir volume, e a minha preferida até ao momento é a Pantene Pro-V Style Volume. Uso-a com o secador e uma escova redonda, mas tal como disse, neste momento prefiro não agredir o cabelo e deixá-lo bem natural.

 

Embora o post tenha ficado extenso, penso que são cuidados básicos, principalmente para alguém que tenciona deixar o cabelo crescer. Escusado dizer que existem outros e mais cuidados que podemos ter, já referidos aqui no blog, mas de que não necessito. Isto é o que resulta para mim!

Espero que vos tenha sido útil Smile Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Rita Lourenço de Sousa diz:

Olá Smile
Estou a pensar comprar um secador com várias funções ( encaracolar, esticar, ondular…) e estava agora a ver este post e pensei em perguntar se me recomendas alguma marca ou modela em particular.
Beijinho.

Dani diz:

Olá Rita! A Hot Tools, CHI, BaByliss e Rowenta são algumas das marcas mais famosas. Aconselho a visitar uma Rádio Popular (bem fornecida), pois lá costumam encontrar-se bons preços para conjuntos de modeladores (que são mais baratos do que comprar à peça) Smile Beijinho

Madalena diz:

não , mas o shampoo que agora tenho de utilizar tem de ser sem sal , eu lavo todos os dias pq depois sinto o cor cabeludo muito sujo e sinto desconfortavel..

Bruna diz:

Olá Smile
Estou adorando o seu blog Grin
Sera que me podias dar dicas de como tratar o meu cabelo?
Não é muito comprido, passa um pouko do nivel dos ombros, é castenho escuro e bastante oleoso.
Tem tendencia a encaracular um pouco, mas normalmente é muito rebelde. pois de o lavar hoje, no dia seguinte ta td sem jeito, tenho de lavar de novo. E nunka fika bem sedoso, fika sempre um pouco aspero.

Beijinhos Smile

Dani diz:

Olá Bruna Smile
Pelo que me dizes, penso que a tendência a encaracolar resulta de secura, que por sua vez se deve provavelmente à falta de hidratação. Como tem tendência a oleoso, mas é áspero no comprimento, recomendo um shampoo seco nas raízes e um condicionador leave-in para as pontas. Para além disso, uma máscara semanal é sempre boa ideia Wink
Beijinho, obrigada

Madalena diz:

Pois o meu cabelo é encaracolado, mas agr ta liso pq fiz um tratamento, fino e oleoso principalmente oleoso aagr pq o tratamento que fiz no cabeleireiro continha queratina e agora tenho de lavar o cabelo todos os diasThinking

Dani diz:

Olá Madalena!
Lavar diariamente estraga muito o cabelo… Já experimentaste shampoo seco/pó de talco? Regra geral, quando começamos a lavar o cabelo menos frequentemente, a produção dos óleos naturais ajusta-se. O mesmo acontece com a pele, por isso mesmo não devemos lavá-la mais de 2x ao dia. Eu sei que é difícil Thinking mas tenta! Beijinho

Muito útil! O meu cabelo é exatamente como o teu: liso, fino e com tendências oleosas que me deixam doida para me ver livre delas! Agora tenho o cabelo muito curto porque tive de levar um corte muito grande, pois tinha o cabelo muito estragado e agora quero que cresça bonito e saudável…
Estas dicas vão dar muito geito sim senhora Grin

Dani diz:

Olá Joana! Também estou a deixar crescer Smile o escadeado começa a ser aborrecido haha beijinho

Eulália diz:

Tb uso esse protector em spray da Tresemmé Smile
Eu tenho o cabelo fino e comprido, com raízes de tendência oleosa e pontas secas, e recentemente ouvi um conselho muito útil de um cabeleireiro que pode interessar a outras meninas com cabelo assim…
Em cabelos deste tipo para limpar o couro cabeludo sem danificar os comprimentos/pontas, já que os produtos para cabelos oleosos por serem fortes ressecam as pontas, ele deu-me este truque: antes de lavar com o champô passar um creme (máscara ou condicionador) nas pontas e lavar as raízes normalmente com o champô, retirar tudo com água e repetir!
Achei uma dica muito interessante pois ao mesmo tempo que retiramos a oleosidade do cabelo estamos a nutrir as pontas Smile

Beijinhos

Dani diz:

Olá Eulália! No Verão costumo fazer isso, pois as lavagens têm de ser mais frequentes, mas como neste momento é Inverno e este é o cuidado atual não entrou no post Smile beijinho

Beatriz diz:

O meu cabelo não era assim, mas agora, apesar de aparentar estar saudável e brilhante, está um bocado fraco, com mais tendência a oleoso e fino D: Sem falar da queda, mas isso acho que está a melhorar.
Li o teu post mesmo antes de ir ao supermercado, sorte porque comprei o L’oréal Total Repair 5 Grin

Dani diz:

Olá Beatriz, espero que resulte para ti tão bem como para mim! Até hoje gostei de todos os shampoos da L’Oréal que usei Smile beijinho

Delfina Almeida diz:

Olá! gostei bastante do post. muito útil! porque tens o cabelo parecido com o meu! fiquei apenas com uma dúvida. Deve lavar-se o cabelo depois de usar máscara?
(eu fiquei com uma queda de cabelo terrivel e a farmaceutica/lojista disse-me que as vezes poderia ser da intensa hidratação… então deixei de usar mascara e estou a fazer tratamento para a queda, mas as pontas estão a pedir hidratação.)

Dani diz:

Olá Delfina! Ainda bem que ajudou! Smile Eu lavo pois se não o fizer o cabelo fica oleoso e tenho de o lavar mais tarde no mesmo dia. Quanto à queda de cabelo, ela tem a ver com o couro cabeludo. Se os produtos de hidratação forem aplicados no couro cabeludo podem levar a oleosidade, e consequente queda. Quanto a hidratar as pontas, não vai influenciar a queda Wink beijinho

Rita diz:

Olha será que me podias dizer onde arranjas imagens para o blog??

Dani diz:

Temos muitas fontes… qual delas? beijinho