Aumento de peso

7

Fev

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, saúde

Há bastante tempo que algumas leitoras me pedem que escreva este post. O atraso deve-se à falta de uma fonte fidedigna para completar a minha informação, pois faço questão de escrever estes posts com a mínima correção científica. Dito isto, espero que vos seja útil  Smile

 

Preciso de ganhar peso?

Antes de mais, ser magro e estar abaixo do peso mínimo não é necessariamente o mesmo. Pessoas com IMC abaixo de 18, problemas de saúde, falta de apetite ou que praticam desportos exigentes são bons candidatos ao ganho de peso. No entanto, estar um pouco abaixo do 18 não é um problema por si só. Se não houver debilidade, dificuldade em exercitar-se e se sentir confortável, não há razão para contrariar os genes da pessoa em causa.

Alimentação rica

Quem pretende ganhar peso deve aumentar o valor calórico ingerido, juntamente com o valor nutricional. Pretende-se criar “massa magra” e não “massa gorda”. Por isso, não basta comer tudo o que aparecer; pelo contrário. Deve-se manter uma dieta variada e equilibrada, parte de um estilo de vida saudável. Sim, exercício físico incluído! Apenas se deve evitar atividade aeróbica muito intensa/prolongada.

Refeições frequentes

Seis refeições diárias, todas com proteína e hidratos de carbono complexos pelo menos. O pequeno-almoço, almoço e jantar devem incluir uma porção de proteína, carboidratos, fibra, vegetais/fruta e gordura.

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Falta de apetite

Por vezes pode ser difícil ter uma dieta tão pesada em nutrientes; simplesmente não temos fome, e podemos até sentir-nos afrontados. Alguns truques para despertar o apetite são comidas picantes, uma peça de fruta, uma pequena caminhada. Devem evitar-se líquidos aquando as refeições, pois dão a sensação de satisfação.

Boas escolhas

  • Escolhe os laticínios meio-gordos e, pontualmente, as versão gordas.
  • Junta nozes, amêndoas e amendoins ao iogurte.
  • Inclui abacate, bananas, feijão, ovos e fruta seca na lista de compras.
  • Faz do azeite a base dos molhos.

Cuidados

Quaisquer abusos são perigosos, mas é especialmente importante ter debaixo de olho a quantidade de proteína que ingerimos, pois pode trazer problemas de fígado. O açúcar, sal e gorduras devem ser igualmente controladas para evitar diabetes, hipertensão e níveis elevados de colesterol. Estes problemas podem estar à espreita quando se enriquece a dieta. Por isso, o melhor é mesmo uma visita mensal à farmácia para um pequeno check-up. Não esqueçamos que os farmacêuticos podem ser uma grande ajuda Smile

 

Espero que tenha ajudado algumas leitoras, e leitores! Para quem quer ganhar também umas curvas, não esquecer de ir tonificando esses músculos  Wink

Beijinho, dani

Fonte: http://www.webmd.com/

Deixe aqui o seu comentário!

Miss Bad diz:

Tentei de tudo já ! Agora que vou colocar aparelho avisaram-me logo para comer mais um pouco, mas com o stress dos exames da faculdade..emagreci –‘

http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

Bom post. Sou muito magrinha em relação à minha altura e à minha idade, e espero que este post me ajude de alguma maneira. Smile

Sónia diz:

Gostava de sugerir um post sobre bons produtos indicados para perder as gorduras localizadas para jovens. Acho que seria interessante e de grande ajuda para muitas leitoras (:

Dani diz:

Olá Sónia!
Tento ao máximo escrever os posts de acordo com os meus ideais, e portanto não me sinto capaz de escrever o post que me sugeres. Aliás, se o fizesse, teria de ter experiência com os produtos, algo que não planeio fazer de todo. Por isso, peço imensa desculpa! Beijinho

Beatriz diz:

Olá, eu tenho 15 anos e estou a tentar engordar um bocadinho, já vou seguir alguns conselhos do post, mas sobre o exercício físico, disseste que se deve evitar atividade aeróbica muito intensa/prolongada, e eu por acaso tenho feito exercícios aeróbicos (aconselharam-me a fazer exercício para aumentar o peso e faço aeróbica porque é fácil fazer em casa xD ), uns 30/40 minutos, 2 vezes por semana, achas muito?

Dani diz:

Olá Beatriz! O exercício físico mais indicado para o aumento de peso é aquele que constrói músculo, mas não é de maneira nenhuma necessário erradicar o exercício aeróbico! Duas vezes por semana está muito bem (: Beijinho

Carolina Santos diz:

ao contrário do que andam a dizer pelo facebook, querer engordar não é uma coisa de doidos -.- Lara, tenho exatamente a mesma altura e peso que tu e consequentemente o mesmo problema xD gostei do post, contudo não vejo resultados em mimThinking mas obrigada Smile

Vera diz:

adorei o post (:

Lara diz:

Gande ajuda -.- eu já faço isso tudo e nem uma grama consigo engordar, já andei no nutricionista, tomei vitaminas e essas coisas e não sou capaz, e tou mto abaixo do peso normal tenho 1,58m e 42 kg não consiego engordar de maneira nehuma e esses conselhos já eu os sigo aos sec.

Dani diz:

Olá Lara
Lamento pela tua situação, mas convenhamos que, não sendo eu a culpada, dificilmente seria agradável ler o teu comentário. Boa sorte! Beijinho

aida diz:

Olá!
Descobri o teu blog através de uma amiga minha e estou realmente encantada. É lindo, bem estruturado, interessante, moderno, atual [as tuas qualidades, não?! Wink] e fiquei realmente fã. Sou tua seguidora sim e acho que nos vamos dar muito bem! Gostaria de te convidar a visitares também a “minha casa”. Espero que te sintas lá tão confortável quanto eu me senti na tua! Wink
Votos de muitos sucessos. Eu volto, de certezinha.
beijinho
http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/

Dani diz:

Olá aida
Muito obrigada Smile vou tentar passar na tua página, embora não tenha tido tempo para visitar os blogs (:
Beijinho

Daniela Valentim diz:

Adorei este post, o meu problema é mesmo esse, eu tenho um IMC abaixo dos 18, e por mais que tente engordar a minha genética não mo permite Mad e verdade seja dita, mesmo quando ponho na cabeça que vou seguir a dieta à risca acabo sempre por deixar tudo para traz :s

Beijinhos

Sofia diz:

Bom post, já ando há imenso tempo a tentar aumentar o peso mas não consigo mesmo.
Beijinhos