Varizes e “veias de aranha”

28

Fev

Daniela Monteiro

alimentação, exercício, saúde, varizes

O que são?

As veias de aranha e as varizes são diferentes. As primeiras são pequenos vasos sanguíneos (capilares) de tom vermelho, arroxeado ou azulado, muito superficiais. As varizes são dilatações venosas. Embora possam manifestar-se em qualquer parte do corpo, afectam principalmente as veias dos membros inferiores.

Como se dão?

São uma consequência do mau funcionamento das válvulas venosas das pernas, encarregadas pela retoma do sangue ao coração. Quando uma ou mais válvulas falham e não fecham correctamente, ou quando as paredes dos vasos sanguíneos se debilitam, há refluxo de uma certa quantidade de sangue que começa a acumular-se nas veias, fazendo com que se dilatem e provocando, com o tempo, um estancamento que leva à aparição de varizes nos membros inferiores.

O que poderá inicialmente ser uma preocupação estética pode vir a tornar-se num problema de saúde sério.  Logo, a prevenção é necessária e fundamental.

Diagnóstico

  1. Grau 1: São consideradas como um problema estético, ainda que em alguns casos podem chegar a ocasionar sensação de peso e cansaço nas pernas.
  2. Grau 2: São mais visíveis e estão mais inchadas que as anteriores. Provocam desconforto e começam já a ser um problema para a saúde. As vezes podem produzir varicorragias (sangramento de uma veia), distrofias cutâneas e hipodermite.
  3. Grau 3: Maior dilatação e tortuosidade (muitos pacientes falam de “tubos” nas suas pernas). Podem produzir-se mudanças na coloração da pele, que se torna parda e dura, escamosa e enrugada. As dores são mais intensas e há reações inflamatórias da pele. A cura implica tratamento cirúrgico.
  4. Grau 4: É a última consequência das varizes de grau 3, com complicações próprias da doença como ulcerações dolorosas e a embolia pulmonar (a complicação mais grave derivada desta doença mas também a menos frequente). A embolia pulmonar provoca a obstrução de uma artéria pulmonar por um coágulo de sangue procedente de alguma destas varizes de Grau 3 que foi se moveu e chegou à circulação venosa profunda, daí até às artérias pulmonares.

Causas

  • Sobrepeso: As pernas grossas requerem uma maior circulação sanguínea por parte das artérias, que tem que ser drenado depois pelas veias, o que favorece a sobrecarrega das mesmas.
  • A gravidez é a causa mais frequente para aparição de varizes em mulheres, já que conforme o gravidez se vai se desenvolvendo irá aumentando a pressão nas veias da zona dificultando assim a circulação de volta ao coração.
  • Pressão arterial alta: Uma tensão arterial alta (que por sua vez é provocada pela obesidade) é outra das principais causantes do aparecimento de varizes.
  • Vestir roupas e/o calçados muito justos (meias, ligas, faixas, etc.) dificulta a correcta circulação sanguínea e é algo que convém evitar.
  • Uso de anticontracetivos,bem como a menopausa, provoca retenção de líquidos, além de favorecer a falha das válvulas.
  • Sedentarismo: não favorece a contracção muscular nem ativa a circulação, e por não haver nenhuma atividade dá-se um estancamento do sangue e uma sobrecarga valvular, o que facilita a aparição das varizes.
  • Trabalhar ou permanecer de pé durante longos períodos: nos trabalhos de pé prolongados (e por extensão, permanecer de pé durante muito tempo em qualquer circunstância) há pouco exercício muscular, além de que a circulação se dá contra a gravidade, dada a posição.
  • Factores hereditários. Se há um historial de varizes na família, é provável que perdure.
Sexy-legs-11_large

Prevenção

Para prevenir varizes, devemos evitar todas as situações referidas acima. Podem também tomar-se certas medidas:

  • Evitar calor: depilação com cera quente, banhos quentes, lareiras e exposição solar prolongada contribuem para dilatar as veias levando a varizes.
  • Andar descalço: caminhar na areia à beira mar é um ótimo exercício para estimular os músculos das pernas.
  • Elevar os pés: é preferível descansar os pés acima do coração, para ajudar a circulação do sangue nas penas (pode fazer-se uma massagem suave), que se dá constantemente contra a gravidade. É também recomendado dormir com os pés elevados.

O tratamento será indicado noutro post.

As nossas leitoras sofrem de problemas vasculares?

Beijinho, dani

Fonte: tratamento de varizes.com

Deixe aqui o seu comentário!

Karina diz:

Tenho varizes desdo meus 16 anos hj tenho 18 anos comeco a me da  com tree meses de gestacao minhas veias Sao mtos aparentes has minhas pernas principaalmente na batata da perna esas veias comecam perto da verilia ate no pe pega minha perna inteira e mto horrivel oq devo faze??

Karina diz:

Tenho varizes desdo meus 16 anos hj tenho 18 anos comeco a me da  com tree meses de estacao minhas veias Sao mtos aparentes has minhas pernas principaalmente na batata da perna esas veias comecam perto da verilia ate no pe pega minha perna inteira e mto horrivel oq devo faze??

Beth diz:

Boa tarde! Posso fazer uma tatuagem em cima das micros varizes??

eu tenho muita varizes quero saber se tem base pra pernas que disface as varizes. e perigoso fazer aplicaçao de varizes tenho 39 anos
bjsss

Dani diz:

Olá Eliene! A base Dermablend da Vichy é adequada para cobrir tatuagens, pelo que provavelmente será o mais adequado
Beijinho

Dourado Choque diz:

Graças a Deus que por enquanto ainda não sofro desse mal. Com as toneladas que tenho de celulite também não era justo ter tudo lol. Mas a informação é sempre muito bem vinda…

http://douradochoque.blogspot.com/

Elsa Maria Coelho diz:

Infelizmente tenho ambas! E em relação as varizes vou ter mesmo que ser operada dentro de pouco tempo. Convenhamos que para além dos factores herditarios, o melhor é mesmo prevenir. Smile

Susaninha diz:

Eu tenho, pouquinhas, acho que só duas, mas uma delas é mm no meio da coxa, qdo uso mini-saia tento disfarçar c corretivo, mas o meu objetivo é fazer tratamento, infelizmente é hereditário, espero n ganhar maisThinking

Dani diz:

Olá Susaninha! Quanto ao corretivo, não sei se já o fazes, mas uma cor de salmão deve resultar melhor para cancelar o verde (: beijinho

Tânia diz:

Eu tenho infelizmente as ditas veias de aranha, o que esteticamente é horrivel e evito mesmo usar saias mt curtas no verão por isso mesmo. Adorava saber o k fazer para as tratar…

Dani diz:

Postarei o tratamento na próxima semana (:

Pin Puk diz:

Muito bom e elucidativo, este post! Continuem! Obrigado.

Delfina Almeida diz:

eu não tenho felizmente, mas a minha mãe (mtas horas de pé durante anos+calor+ sedentarismo) e a minha avó (sobrepeso, tensão alta) têm.

Miss Bad diz:

Tenho algumas já… sempre vivi com elas, tenho o tal factor hereditário muito presente e nos dias em que me sinto mais “frágil” (sou muito branquinha, elas notam-se logo) uso uns collants mais grossos : )

http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

Maria diz:

Preciso de ajuda! Eu vou a um baile de finalistas e o vestido é tipo este: http://www.zara.com/webapp/wcs/stores/servlet/product/pt/pt/zara-S2012/189516/631425/VESTIDO%2BC%2B%2BCORPO%2BDRAPEADO, a diferença é que é preto e de outro tecido. Não sei que casaco levar, pode-me ajudar

não, felizmenteSmile tenho alguns pequenos derrames apenasSmile
gostei do post

ai que medo das varizes Shock A minha tia têm o que quer dizer que há probabilidades de eu vir a ter também o.O eu não quero nada ter varizes, vou já seguir as dicas todas de prevenção

http://beuatyestyle.blogspot.com/