Alimentação saudável… e deliciosa!

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Mar

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia, saúde

Embora este post não tenha sido requisitado (não que me recorde), pensei que seria de grande utilidade para todos os nossos leitores e leitoras. Isto porque quem muda a sua alimentação atual, por ser rica em açúcar/gordura/sal, nota uma grande diferença inicial no que diz respeito a sabores. Tal não passa de uma repercussão de meses, ou anos, ingerindo estes nutrientes em excesso.

 

A “comida de dieta” não tem sabor

A forma mais rápida e vulgar de adicionar sabor é juntar um dos três elementos já referidos (açúcar, gordura, sal), ou todos em simultâneo, e juntá-los em grandes quantidades. Obviamente, uma dieta saudável é equilibrada, pelo que estes são controlados, e portanto os sabores característicos a que nos habituamos alteram-se. Ou seja, o sabor da comida não se altera, mas sim a forma como é preparada.

Processo de habituação

Já vos aconteceu comer algo mais doce ou salgado, logo a seguir almoçar e saborear a comida completamente diferente? No entanto, lavando a boca, ou mesmo se continuarmos a comer, o sabor acaba por normalizar. De facto, se a mudança que a nossa alimentação sofre for brusca, vai ser muito, muito difícil manter a mesma. Trata-se então de habituar o nosso cérebro, acabar com o vício das nossas papilas gustativas, e mudar hábitos lentamente.

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Como começar?

Marcar um dia para o começo da “dieta” pode não ser o mais correto para todos. Tal como os pensos de nicotina para os fumadores, também nós podemos e devemos adaptar-nos ao nosso ritmo. Pequenas alterações e/ou cortes aqui e ali, têm mais probabilidade de resultar do que uma mudança rigorosa. Se estivermos habituados a comer um saco de batatas fritas, então reduzir essa quantidade para meio saco é uma mudança importante e proativa.

Perseverança

O primeiro dia corre sempre bem. A dificuldade aparece no segundo, terceiro, quarto, quadragésimo sexto… Esta dificuldade advém, como já foi referido, da diferença de sabores, mas também da rotina. O paladar (comer) é um dos maiores prazeres para o ser humano, mas por alguma razão, alguém decidiu que uma dieta para perder gordura deve ter um cardápio fixo e inalterável, de forma a ter efeito. Falso, falso! Pelo contrário: para além de uma dieta variada ser mais saudável, quem a pratica tem também probabilidades muito mais altas de perder gordura e mantê-la à distância.

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Variedade

A maioria das nossas leitoras adora moda, certo? Mas se não houvesse tendências e estilos diferentes, será que essa paixão existia? O que chama à atenção (de forma boa ou má) é diferente, e interessante. Começar o dia a pensar: “o que é que vou fazer para o pequeno-almoço hoje?” é a atitude correta para ter uma alimentação saudável, não “não me apetece nada comer aquela mixórdia logo de manhã”. Procurem receitas, inventem com o que têm na despensa, experimentem um vegetal, fruta ou peixe que nunca comeram, especiarias novas.

 

O mundo da comida saudável consegue ser bem mais divertido do que a comida pré-embalada, pré-congelada e pré-cozinhada. Uma boa dieta é um estilo de vida, que aviva o gosto pela cozinha e nos faz sentir bem, sem inchaço, sede ou consciência e corpo demasiado pesados. Comer bem dá-nos prazer e energia positiva para vivermos sentindo-nos bem com quem somos, prontos para enfrentar qualquer obstáculo!

Quem está a tentar mudar os hábitos alimentares?

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Delfina Almeida diz:

Eu estou a mudar os meus habitos alimentares desde o inicio do novo ano. já lá vão 2 meses e a mudança continua aqui ou ali. A principal mudança que eu fiz foi inserir meio prato de legumes, 1/4 proteina e 1/4 hidratos de carbono ao almoço e jantar. Hoje é impensavel para mim ter uma refeição sem salada ou legumes. Sou eu que faço as minhas compras e já experimentei um monte de receitas e um monte de ingredientes variados.

Dani diz:

Olá Delfina! Estás no ótimo caminho! Não esqueças os 1,5L de água por dia, ajuda imenso Smile Parabéns e boa sorte!

Rita diz:

Adorei as dicas Wink eu ando sempre acompanhada das dietas.. vou aproveitar algumas dicas Wink

ligia diz:

Ola, gostaria que divulgasses o meu blog, se fosse possivel. Já agora onde vais buscar os fundos para blogues? E onde fazes a imagem inicial?? Obrigada pelas respostas. Beijo Smile

http://ligiaecompanhia.blogspot.com/

Dani diz:

Olá ligia! Para perguntas desse género, aconselho a enviar um e-mail para geral@semprenamoda.com.pt, embora não tenha a certeza se a Camila te saberá responder! Smile Beijinho

ligia diz:

Smile
ligiaecompanhia.blogspot.com

visita pff

Maria diz:

As dicas são óptimas, como têm sempre vindo a ser. Como qualquer mudança que se faça na nossa vida, quer seja mais ou menos importante, nunca deve ser feita à pressa ou à bruta. Pequenas alterações na alimentação de tempos e tempos, variando sempre nos alimentos, trará uma melhor mudança à nossa alimentação do que se quisermos mudar tudo de uma só vez.

Beijinhos!

P.S. E continua com o bom trabalho.

Dani diz:

Olá Maria! Muito obrigada pelo teu comentário, é muito bom vermos que as nossas leitoras se sentem interessadas, dando-nos a sua opinião frequentemente! Beijinho! Smile

t♥ diz:

Adorei as dicas, muito úteis Smile
Adoro o vosso blog… é uma inspiração!

Beijinhos, continuem com o excelente trabalho ♥

Dani diz:

Muito obrigada! Continua a dar-nos a tua opinião Smile

gostei muito das dicas daniSmile
bjs

Dani diz:

Fico feliz por saber! Smile Beijinho

Margarida diz:

Olaa
Gostei do post!!!

gostaria saber se ainda estão a aceitar afiliados??

Dani diz:

Olá Margarida! Aconselho-te a enviar um e-mail para geral@semprenamoda.com.pt Smile
Beijinho

Matilde Ramos diz:

Olá boa tarde, eu costumo seguir este vosso blog e gosto muito dos posts de moda e muitos outros, no entanto acho que os posts relacionados com a alimentação não são bem pensados. Eu estou no ultimo ano do curso de nutrição e acho que não fazem grande sentido, bem como as receitas que aconselham, que são bastante mais calóricas do que apresentam. Têm que tentar procurar fontes mais fidedignas porque a questão da alimentação é realmente importante e um ponto fundamental para o nosso país pois temos cada vez mais uma população com obesidade ou com excesso de peso. É importante que o façam com mais cuidado. Mas fico muito contente por ver que raparigas tão jovens como já me disseram que são a preocuparem-se com estes assuntos. Peçam ajuda na revisão dos vossos posts, só para não conter falhas.
Boa sorte com o Blog
(Tentem encarar como uma critica construtiva de melhoramento)

Dani diz:

Olá Matilde!
“não fazem grande sentido”, referes-te a todos os posts que já fizemos sobre alimentação? Dificilmente.
Sem dúvida, o valor calórico das receitas não é o mais acertado, isto porque as fontes sobre o valor calórico são tudo menos fidedignas. Penso que vou passar a deixar cair essa indicação Wink
De resto, já recebi críticas semelhantes, até já me foi oferecida ajuda, a qual aceitei de bom grado – mas a palavra das leitoras em questão não foi cumprida…
Obrigada Smile Lamento que as nossas leitoras se sintam inseguras quanto à reação das autoras do blog relativamente a críticas… Apenas posso falar por mim, e, da minha parte, desde que as mesmas não se baseiem na má índole e agressividade, são honestamente mais do que bem-vindas!
Beijinho, dani

Ana diz:

Olá Matilde , achei o teu comentário uma excelente critica e é importante corrigirmos quando vemos algo que não é 100% certo. Dado que gostas de visitar o blog eu tenho uma sugestão, caso a dona do blog esteja de acordo. Se tiveres tempo, se seria possivel escreveres algumas dicas ou receitas sobre este assunto, já que estás a estudar sobre isso seria uma excelente ajuda.
Também gosto de visitar o blog e o assunto ‘alimentação saudável’ é algo que é do meu interesse.
Beijinhos

carolina diz:

Passei-te um selinho passa pelo meu blog Smile

Filipa Santos diz:

É sempre bom incentivar os leitores a terem bons hábitos alimentares, e sim, o segredo é variedade! Gostei do Post Wink

Boas dicas para quem está a epnsar em mudar os seus hábitos alimentares Wink

Isabel Taveira diz:

Gostei imenso do post, mas penso que seria útil para muitas leitoras (eu incluida) se sugerissem algumas receitas saudáveis e agradáveis para uma refeição! Digo isto porque estou a precisar de perder peso, e as ideias para comida saudável têm surgido, até há uns dias atrás… Quanto mais tempo passa, mais difícil se torna ter ideias para cozinhar de maneira saudável, e, se vocês pudessem ajudar nisso, eu agradeceria imenso! Obrigada, beijinhos Smile *

Dani diz:

Olá Isabel!
http://semprenamoda.com.pt/?s=aliando+a+cozinha aqui tens a lista de receitas que já publicamos no blog; e sim, continuaremos Smile
Beijinho

Isabel Taveira diz:

Obrigada Grin Beijinhos