Questões acerca dos blogs

3

Mar

Camila Bento

pessoal

O post de hoje é um bocadinho diferente do normal e achei que poderia dar jeito às leitoras que criaram um blog há pouco tempo e, mesmo, para quem não tem um blog, pois pode ficar a conhecer um pouco melhor este mundo, o mundo dos blogs.

A partir da experiência que tenho a nível de blogs e internet (há um pouco mais de 5 anos), vou tentar tocar nos pontos mais importantes a este nível. Contudo, se tiverem mais alguma questão, estou aberta a questões!

Experiência pessoal com o Sempre na Moda:

Por que razão criei o blog: Sempre fui uma miúda curiosa e com vontade de aprender, ao mesmo tempo que sempre gostei de ajudar as pessoas à minha volta. Eu e a Joana (que já não faz parte da equipa do Sempre na Moda) criámos o blog com o intuito deste ser um hobbie, onde pudéssemos partilhar os looks das nossas celebridades preferidas (e das leitoras…), as tendências do momento…

A evolução do blog ao longo de 5 anos: Nem todas as pessoas sabem, mas eu tenho 15 anos, tendo, portanto, criado o Sempre na Moda com apenas 10 anos. Eu fui crescendo com o blog e acho que isso é algo bastante evidente e que quem acompanha o blog há mais tempo consegue perceber. Hoje, o blog tem publicações mais frequentes, aborda mais temas, procura chegar a leitoras com diversas faixas etárias…

O que tenho aprendido com o blog: Acredito que muita gente pense que um blog não traz grandes vantagens à vida de quem o escreve, contudo quem tem experiência a este nível sabe que isso não é verdade. Uma das coisas em que o blog mais me ajuda é, sem dúvida, na escrita. A necessidade de escrever de forma correta é constante e, por isso, tenho cuidado ao escrever os posts e na forma como comunico convosco, parecendo que não, é algo que me ajuda no meu percurso escolar. Claro, também faço muitas pesquisas a vários níveis (não só em moda), de forma a ter conhecimentos para vos ajudar!

Outras coisas boas que o blog me traz: À medida que o blog se vai tornando mais conhecido, mais marcas se interessam pelo blog. As parcerias são uma vantagem para vocês e, também, para mim. Esta é uma forma de ver o meu trabalho reconhecido e também de vos poder oferecer prémios em passatempos, que de outra forma não conseguiria oferecer.

A parte má do blog: Em todas as coisas da vida existem desvantagens e o blog não é nenhuma exceção. Como maior problema, aponto o facto de ser algo que exige muitas horas e que eu, ao querer melhorar e trazer-vos muitos posts, acabo por ter menos tempo para outras coisas. O “plágio” e os comentários maldosos são algo que incomoda, mas, confesso, que hoje acabo por nem dar grande importância a isso, como acontecia há uns tempos.

Sugestões para bloggers recentes

Confesso que há uma coisa que me faz extremamente impressão. Vejo que muitos blogs são criados com o intuito das criadoras receberem produtos e ganharem dinheiro. Não acho, de todo, mal que os bloggers sejam recompensados pelas marcas, contudo não é nada agradável ler um blog, cujo conteúdo seja feito por press-releases. Eu própria aproveito boas oportunidades, mas não é por isso que comprometo as leitoras, ao deixar de ter posts genuínos. Aquilo que chama a atenção das leitoras são os posts com dicas úteis, com reviews interessantes, curiosidades que as pessoas não estejam à espera, resumindo, aquilo que não esteja escarrapachado, tal e qual, em revistas e noutros blogs.

Criem em blog por gosto, com assuntos que vos interessam, sejam vocês a escrever os textos e procurem saber aquilo que as vossas leitoras mais têm curiosidade em ver!

Divulgações e visitas de um blog: O spam é algo desagradável e acho que qualquer pe ssoa consegue perceber isso. Não é ao fazerem este género de comentários “Visita o meu blog. Link x”, que vão obter mais visitas e mais seguidores. Claro, comentem os blogs para que as outras pessoas fiquem a conhecer o vosso, mas façam comentários com cabeça, tronco e membros e isso acaba por fazer com que as pessoas tenham curiosidade em visitar o vosso blog. Não é ao fim de alguns dias que o vosso blog já tem imensos seguidores e, por isso, não desistam ao fim de uns dias por causa disso. O truque é esforçarem-se mais nos posts, para que as pessoas se comecem a interessar pelo blog.

Parcerias: Outra coisa da qual têm de ter consciência é que não é ao fim de umas semanas que vão conseguir grandes parcerias com marcas. As marcas precisam de ter uma perceção do vosso trabalho e não é ao fim de alguns posts que a têm. Quando tiverem bastantes posts, visitas, seguidores, as marcas a conhecer o vosso blog e a interessar-se por ele. Não comecem logo a enviar e-mails a marcas, deixem que o sucesso do vosso blog se comece a espalhar e esperem que alguma entidade vos contacte. Se realmente acharem que o vosso blog possui qualidade, mas nenhuma marca chegou até vocês, enviem um e-mail para dar a conhecer o vosso blog.

Além da escrita cuidada, algo que chama muito a atenção são as fotografias, pelo que é algo que devem ter alguma atenção. Fazer um review com fotografias muito pouco nítidas é algo que acaba por não ter grande utilidade. Não estou a dizer que toda a gente tem de ter uma Nikon, mas, se necessário, peçam uma máquina emprestada para tirar algumas fotografias e se isso não for possível optem por fotografias das marcas, quando mostram uma embalagem de um produto, por exemplo.

Peço desculpa pelo facto do post ter ficado tão extenso, mas assim disse tudo aquilo que considero importante (acho que não me esqueci mesmo de nada).

Espero pelo vosso feedback em relação a este assunto, claro!Wink

Deixe aqui o seu comentário!

Liliana diz:

Olá Smile Bem queria apenas dizer que adorei este post, é realmente bastante util para algum como eu que está a dar os primeiros passos pelo mundo dos blogs. Continua assim que o teu blog está espetacular Smile

Beijinho

lua diz:

Quero criar um blog mas ainda tenho algumas duvidas se me

pudesses esclarecer eu agradecia.
Como criar os cabecalhos?
Como hei de de divulga lo?
e algumas curisidades:

Quanto tempo demoras te a alcançar o sucesso do blog?
Alguma vez pensaste em desistir?

Obrigada…Adoro o teu blog,continua assim.
beijinhos

Devo confessar que fiquei extremamente admirada de saber que tens apenas 15 anos. A forma como escreves e expressas as tuas ideias sobre os temas que publicas é digna de uma escritora experiente!!! Estás de parabéns..que continues a ter muito sucesso com o blog. Achei o post super informativoWink

Beijo

O teu post mostra uma maturidade enorme para uma miuda de 15anos. parabens pelo optimo trabalho. eu criei o meu blogue há pouco tempo,ainda só tem quatro postagens. eu bem tento divulga-lo mas não consigo. faço comentarios em muitos blogues e ninguem comenta o meu. isso desmotiva-me e embora eu criasse o blogue como passatempo se as pessoas não o vão comentar eu fico triste e não posto nada. Alem disso não tenho nenhuma criatividade,aquilo que faço no blogue não é nada de especial mas eu acho que se as pessoas vissem que iriam gostar. ta bem que so tem quatro postagens mas acho que as pessoas deviam comentar. eu tinha um blogue na sapo e desisti dele devido ao facto de nao ter comentarios e com a blogspot reparei nos blogues de muitas meninas que existiam muitos mais comentarios e entao decidi criar tambem o meu mas amiga se as pessoas não vierem comentar por nao gostarem dos meus posts eu não tenho culpa. prefiro dedicar-me a outras coisas. eu acho estranho comentar tantos e tantos blogues e no meu ter tao poucos comentarios. beijinhos e desculpa a minha sinceridade.

Carla Mendes diz:

15 anitos º.0 e eu a pensar que eras uma velhota , parabens pelo blog adoro Smile

Joana diz:

Oláá Camila!
Concordo muito com o que dizes neste post, acho que quem cria um blog deveria de o criar por diversão, por querer esclarecer variadíssimos assuntos a outras pessoas ou até mesmo porque se sente a vontade em escrever o que sente, ou seja, um blog mais pessoal. Na minha opinião acho errado as pessoas quererem ter blog por interesse digamos assim.
Eu criei o meu a muito pouco tempo foi no inicio deste ano, é um blog pessoal, porque sentia um bocado a necessidade de falar sobre o que sinto de outra maneira até porque pode haver pessoas a passar pelo mesmo que eu, nao tenho grandes preocupações se vou ter ou se tenho muitos seguidores.
Tenho que te dar os Parabéns pelo blog, sigo pelo menos há 3 anos e ele evoluiu bastante e acredito que tenhas evoluído com ele, acho que estas a ir muito bem e bem Parabéns!
Beijinhos**

maary diz:

gostei imenso do post, muito útil Grin

Filipa . diz:

Fiquei super impressionada, já sigo o blog há cerca de um ano, mas pelos vistos ou não ando muito atenta ou és tu que disfarças bem, nunca me tinha apercebido que tinhas 15 anos Smile muito bem, estás de parabéns, e o que mais gosto é que és super madura e profissional, parabéns mais uma vez Smile

Beijinhos* e continua assim Smile

daniela diz:

Olá, em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo maravilhoso trabalho que têm feito com este blog. Eu sei que nunca o comento, mas venho vê-lo todos os dias, sem excepção Smile
Adoro o vosso trabalho, acho que mostra muito da personalidade das duas, e fazem uma parceria espectacular.
Quanto às dicas, está excelente, eu faço parte deste mundo dos blogs à imenso tempo (apesar de não ser dos mesmos temas) e consigo reconhecer-me nalgumas dessas situações, parabéns !
Beijinhos, e continuação de bom trabalho.

Olá !!!

Chamo-me Mónica Lopes e sou maquilhadora profissional. Iniciei o meu blog há mais ou menos 1 mês.
Ainda estou um pouco perdida. O blog para mim é importante para divulgar o meu trabalho e não só….é um cantinho meu. Não pretendo postar só sobre maquilhagem, mas também sobre outros temas completamente diferentes.

É admiravel teres começado o teu blog com 10 anos, pareces ser muito madura para a idade.
Desejo-te muito sucesso

http://www.monicalopesmakes.blogspot.com

Carla diz:

Obrigada pelas dicas. Tenho o meu blog apenas á 2 meses, É um espaço que é meu e não tenho pressa que fique conhecido. É onde ponho fotos que gosto, que digo “baboseiras”, poucas, mas é meu e é o que me interessa. Tens razão em tudo o que dizes, principlamente no ficar conhecido e ser contactado por marcas. A ideia do Blog tem que amadurecer, tem que ficar consistente. Parabéns por seres uma menina com cabeça, tronco e membros. Não é qualquer uma que com 10 Anos abraça uma ideia e a vai amadurecendo. Parabéns

O post está fantástico e tudo o que disseste é super verdade Camila! Já sigo o teu blog há imenso tempo, se não é desde o início é quase, e nota-se uma evolução enorme. Adoro o blog e admiro imenso o vosso esforço, empenho e trabalho.
Parabéns (:

Dourado Choque diz:

Adorei o post! Ajudou-me bastante porque a minha entrada na blogosfera é recente, e qualquer dica é bem vinda. Tenho também a agradecer porque o teu site tem sido um grande motor de divulgação para o meu blog. Para além de tudo super interessante que aprendo aqui Wink

http://douradochoque.blogspot.com/

t♥ diz:

Gostei imenso deste post! Já tenho o meu blog há já quase 6 meses, mas as tuas dicas não deixam de ser boas para mim Smile
Tens razão ao dizeres que há pessoas que criam blogs apenas para terem parcerias e receberem produtos gratuitamente! O meu blog não tem, mas não tenciono em ter Smile
Gostei imenso de saber um pouco mais sobre ti. Já te acompanho mais ou menos desde que criei o blog, mas nunca cá tinha comentado! Adoro o teu trabalho e fiquei surpreendida ao saber que criaste-o com apenas 10 anos. Digo-te já que és muito talentosa!

Beijinhos ♥

Obrigada por essas dicas.
Comecei um blog faz 2 meses e estou conhecendo este mundo aos poucos.
Apesar de ser bem mais velha que tu, admiro imenso o teu trabalho, quer a nível da qualidade dos posts no geral quer no bom gosto nos posts de moda.
Tens muito talento. Beijinhos.

Inês diz:

Eu amo o teu blog desde que o conheci sem duvida um dos melhores blogs portugueses. Continua assim Grin
De blogueiras portuguesas tu sem duvida es a minha favorita.
Continua assim e nunca pares com o blog
Um Beijão enorme

Realmente para a idade que tens, demonstras muita maturidade. Em alguns pontos aí referidos em cima, conseguimos rever-nos.
De certa forma, o everything for us(girls) começou pelo mesmo motivo que o teu blog. Um hobbie para mim e para minha melhor amiga. Só quem têm um blog é que sabe verdadeiramente o quanto é díficil mantê-lo. Mesmo que o intuito primeiramente, seja ganhar dinheiro, produtos, mais tarde quem não se vê realizado, acaba por desistir.
Um blog dá muito trabalho, mas só a compensação de muitas vezes repartirmos algo que gostamos com os outros ou então ver o retorno das pessoas, acaba por compensar. Não sou nova na blogesfera, já tive outros blogs, mais privados, já comecei e acabei muitas vezes.
Acredito que este pequeno-grande mundo o que nos proporciona muitas vezes é a realização pessoal.

Já agora parabéns pela qualidade do teu blog!

Andreia diz:

Tenho a mesma idade que tu e acompanho o teu blog há mais de 2 anos. Descobri-o por acaso. Numa pesquisa no Google fui lá parar. Há pouco tempo criei um blog, mas não um de moda e beleza, um blog pessoal onde basicamente escrevo os meus devaneios. Concordo com tudo o que disseste, porque há imensa gente que cria um blog com o intuito de ser famoso e sinceramente não sei o que isso é. Acho que quando alguém cria um blog deve-o fazer para expressar alguma coisa, quer seja uma paixão por moda, por cinema, por música, por fotografia ou até pelo vizinho do lado. Por último queria apenas felicitar-te e dizer-te o que já muitos disseram, o teu blog tem uma qualidade excelente e vê-se que te esforças e que colocas aqui parte de ti, partilhando as tuas experiências com todas nós que muito agradecemos.
Obrigada Camila por seres uma tão boa blogger e tão boa pessoa! Smile

Maggie diz:

És tão novinha, tão querida!!! Smile Por acaso nunca pensei, porque realmente escreves de uma forma bastante adulta e cuidada. Dá gosto de ver! Smile

http://pprettyplease.blogspot.com/

beatriz diz:

deu mesmo jeito Razz

Jessinha diz:

Adorei o post e acho que ajudará muitas meninas que só agora enveredaram por este caminho. Concordo principalmente naquele ponto em que falas sobre o spam. Odeio que pessoas deixem comentários lá no meu blog do tipo “Estou seguindo segue também o meu por favor”? É extremamente chato e é óbvio que não irei seguir o blog se não gostar mesmo que me peçam. Prefiro que façam um comentário em condições e no fim deixem o link do blogue. Eu própria faço isso a não ser que já haja o espacinho para colocar o link (como aqui). Quando deixam só o link eu acabo por visitar sempre porque é só copiar o link do final do comentário e já está. Mas aquela treta do “segue por favor” ou “se seguires eu também sigo” é entediante. ^^ Desculpa lá o comentário enorme. «BiguiBeijo»

R. diz:

Adorei o post! Li-o com toda a atenção e pormenor.
A verdade é que em tempos tive um blog, mas comecei a crescer e devido a muitos problemas que me surgiam o tempo era escasso e tudo mais.
Há algum tempo que andava para criar novamente um novo blog, sigo vários nesta área, inclusive o teu. Penso que existem muitos blogs com este tema é verdade, alguns deles são plágio infelizmente, mas a verdade é que apesar de serem todos sobre as mesmas coisas, cada um é diferente do outro, cada um tem ou seu autor ou autora, e isso é que chama as leitoras. O teu trabalho é novatel, começar aos 10 anos e nunca desistir? É de louvar! Sim há muitas bloggers que procuram o sucesso, principalmente logo ao início para que não tenham o blog só para elas próprias, mas pronto.

Com isto tudo, vim aqui comentar, porque o teu post deu-me finalmente o incentivo que precisava para começar de novo o meu blog. É tão bebezinho, foi apenas criado há umas horas. Depois de tudo o que escreves-te aqui, de fazes isto porque gostas e assim é que tem que ser. Eu gosto, e nos arranjamos sempre tempo para o que realmente gostamos. Por isso criei o blog e não há mais desculpas. E mesmo que tenha o blog só para mim durante muito tempo, o importante é que me vou exprimir e opinar à vontade.

Muitos beijinhos e parabéns!

amity diz:

Achei o post uma óptima ajuda para esclarecer muitas dúvidas acerca de blogs! Também tenho um blog e por vezes não consigo postar regularmente, a questão das poucas visitas também é um grande problema, as parcerias tamb+em é algo que parece que nunca mais chegam!
tens um óptimo blog, o qual frequento muitas vezes e adoro!

MyChoice diz:

Olá Camila ! Grin
Eu também criei um blog à pouco tempo e criei-o porque quero partilhar a minha opinião sobre a moda, as minhas experiências quando exprimento algo de novo, etc… , porque quando era eu a leitora ( e continuo a ser, nomeadamente do teu blog) o que eu procurava eram exactamente estas coisas, experiencias que me orientassem em relação ao que devo usar a todos os níveis (roupa, produtos de pele, etc) …
Embora não tenha muito tempo, porque estou na recta final do secundário (12ºano) empenho-me ao máximo mas o retorno nem sempre é o mais desejado.

O que fizes-te para divulgar o teu blog ? Acho que é a pergunta que mais tenho feito ás pessoas que me rodeiam … alguma dica ?
Beijinhos e parabéns pelo teu blog !

Lucie Martins diz:

Excelente post Smile
Acho o teu blog , um grande blog e sempre muito útil a todos os níveis !

Tinha um pedido de post com um bocadinho de urgênciaThinking onde posso fazer o pedido?
é por email ou por comentário? beijinhos e obrigada Big Smile)

Mary diz:

Para alguém que só tem 15 anos revelas uma maturidade muito grande. Tens um blog de excelente qualidade e mereces sem dúvida os parabéns por isso!Wink

Olá Smile
Este teu post foi extremamente esclarecedor e útil!
Também nós temos um blog e pouco a pouco ele vai crescendo e essa evolução tem o seu tempo, e é com esse mesmo tempo que virão os frutos do nosso trabalho.
Para nós, o teu blog é um exemplo a seguir – Muitos parabéns por este!
Continua com o teu excelente trabalho e desejamos-te um futuro cheio de sucesso para ti e para o teu blog.
Beijinho*

Miss Bad diz:

Óptimo post Grin Concordo contigo em muita coisa !
No entanto, há algo que me anda a incomodar um pouco.embora saiba que no último ano e meio tenha havido um boom de blogs nestas áreas, parece que todos os blogs nascidos durante este tempo só se interessam por produtos grátis, isto foi dito por muita muita gente (não foste ao Fashion Bleeting, mas os bloggers convidados falaram imenso sobre essa questão) e não é bem verdade…
Isto porque estou farta de comentários menos felizes ou de caretas quando digo o tempo de vida do meu blog, ele é logo colocado numa prateleira quando receber coisas grátis era a menor das minhas preocupações: sim é bom, mas continuava a sobreviver e o blog a avançar sem as ter !
Acho que nem 8 nem 80 !

De resto, só tenho de te dar os parabéns: sigo o blog à muito tempo, esteve presente em algumas fases da minha vida e nessas alturas conseguiu ajudar-me : )) logo bom trabalho Grin

http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

Olá, eu sou a Barbara Cruz! Sou bloguista a muito pouco tempo…
Por ser a muito pouco tempo, praticamente não tenho nenhum a visitar o meu blog, e isso desmotiva-me muito, o que faz com que não aceda ao blog muitas vezes… E isto de arranjar visitas é muito complicado, logo precisava de um pouquinho de ajuda! Será que podias passar pelo blog e dares uma opinião?! :$
Não te quer dar trabalho, mas seria bom que me pudesses ajudar.
Beijo, espero resposta!

Da: miudadamoda.blogs.sapo.pt

anonimo diz:

olha eu gostava de comprar um telemovel com dois cartoes mas nao sei qual devo comprar o que sera melhor.sedo fraca nao percebo muito do assunto sera que me podes ajudar

Eu começei o meu blog á pouco tempo e ando a tentar divulgar, eu tento comentar o post e dar o link do meu blog espero que não vejas por mal isso. Gostaria também se não fosse pedir muito que visitasses o meu blog e desses a tua opinião á cerca dele, começei á pouco tempo e tu já és expriente no mundo da blogosfera, podia ser uma grande ajuda para mim a tua opinião. Sorry se estou a ser chata :c

Patrícia diz:

concordo com tudo o que disseste, tenho o blog há 3 anos, e não tem uma graande visibilidade, mas não é por isso que vou desistir, porque adoro-o! o problema por vezes é mesmo a escola, estando cansada de estudar e estar o dia todos nas aulas, acabo por ter menos imaginação para os posts, e digamos, menos paciência, pois só quero relaxar. muito bom post Camila!

Obrigada pelo post, deu muito jeito, eu sou relativamente recente no mundo da blogsfera!
O meu blog foi criado em Outubro de 2011, já tem algumas divulgações e isso, mas não desisto espero que melhore, vai melhorar!! Mas criei o blog pelo meu gosto especial pela moda, acho que ele não é igual aos outros, mas que chama a atenção Wink
Obrigada mesmo pela ajuda !!