8 alimentos desintoxicantes

10

Abr

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia, saúde

Há bastante tempo que anda nas bocas do mundo o processo de desintoxicação que, supostamente, todos devemos fazer. A verdade é que o nosso organismo tem a capacidade de proceder à sua própria limpeza, mas isso não quer dizer que não possamos dar uma mãozinha. Em altura de primavera, que tal soa uma limpeza ao corpo?

 

Fruta

Os frutos têm um elevado teor de água, que ajuda o corpo a expulsar toxinas. São também muito fáceis de digerir e ricos em antioxidantes, nutrientes, fibra e vitaminas importantes como a C.

Legumes verdes

Espinafre, brócolos, repolho crespo, acelga, rúcula, alcachofra, agrião… Estes alimentos providenciam elevadas quantidades de clorofila, que liberta o corpo de toxinas originárias do smog, metais pesados, herbicidas e pesticidas, ajudando também o fígado na desintoxicação.

Limões, laranjas e limas

Os citrinos ajudam a expulsar toxinas, bem como ativar as enzimas que intervêm no processo de digestão e auxiliar o fígado. A vitamina C é uma das melhores vitaminas desintoxicantes, pois transforma as toxinas em material digestível.

870fb71554a80e5753e921951e403d43-d4tgabu_large

Alho

Estimula o fígado para que produza enzimas que “limpam” o sistema digestivo. Pode ser facilmente utilizado nos mais variados pratos.

Rebentos de brócolos

Extremamente ricos em antioxidantes, ajudam também a estimular a produção de enzimas no tubo digestivo.

Chá verde

Provavelmente, o mais famoso. Não só expulsa toxinas, como um dos seus muitos antioxidantes (catechins) é conhecido por estimular o funcionamento do fígado.

Sementes e nozes

Amêndoas, nozes, sementes de sésamo, de abóbora, de girassol… Existem imensas variedades de sementes à venda!

Omega-3

Linho, abacate e azeite são alguns dos óleos que ajudam a lubrificar as paredes intestinais, permitindo que as toxinas sejam absorvidas pelo óleo, e eliminadas pelo corpo.

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Excelentes Ideias Smile
Eu sou uma grande fã de brócolos, embora saiba que a maior parte das pessoas não é Smile

http://coucou-caroline.blogspot.pt/

Maria diz:

Já estou a ver suminhos de laranja a serem adicionados aos meus lanches todos os dias Razz Gosto bastante destes post: dás sempre óptimas dicas.
Beijinhos!

beatriz diz:

excelentes dicas!! basicamente o que temos de fazer é virarmo-nos para os alimentos saudáveis e despedirmo-nos dos doces, fritos, gorduras saturadas, salgados, etc. Os maus vícios são tão viciantes como os bons vícios, vamos então optar pelos que nos trazem saúde e bem estar Smile
http://fashionisasdfghjkl.tumblr.com
http://fashionisasdfghjkl.tumblr.com
http://fashionisasdfghjkl.tumblr.com
tem muitas imagens inspiradoras <3 kiss

Marta Rézio diz:

ADOREI! começar a praticar ! Smile

Adorei as dicas de uma boa alimentação, além de melhorar a saúde, aumenta a auto estima e emagrece, e que mulher não gosto de estar com um corpo sempre bonito. Adorei!!

Patrícia diz:

E pronto, vou-me encher de beber sumo de laranja e chá verde ahah Wink

http://good-old-jeans.blogspot.com/