Corpo tonificado – peso & medida

21

Abr

Daniela Monteiro

corpo tonificado, exercício, gordura localizada, plano de treino, saúde

Hoje quero falar-vos sobre a importância das proporções, quando é feito treino de força. Acontece tanto nos homens como nas mulheres: há uma parte do nosso corpo de que gostamos mais/menos, e acabamos por trabalhar mais essa zona. No sexo feminino, principalmente, é comum que a parte inferior do corpo seja mais desenvolvida do que a superior, o que resulta, não só num corpo pouco proporcional, mas também em algumas complicações de saúde.

Flexões, pesos? Para quê?

Ao desenvolver os músculos da zona do peito, nomeadamente os peitorais, estamos a contribuir para um peito mais firme (embora o exercício físico não interfira com o tecido mamário, o músculo mais desenvolvido aumenta ligeiramente o volume e a firmeza, o que será particularmente útil na idade adulta).

É compreensível que uma mulher não deseje bíceps super pronunciados, mas… não temos todas pavor daquela gordurinha que se vai acumulando nos braços, e teima em tremer por todo o lado? Já sabemos que a melhor forma de evitar a gordura localizada é realizar exercício aeróbico, mas uns músculos bem firmes (principalmente tríceps  Wink) também ajudarão, e muito, a exibir uns braços fortes e tonificados.

Nike_womens_training_spring_2012_collection_6123_large

Abdómen e lombar

Outro erro crasso e comum, é não complementar os exercícios que trabalham o abdómen com alguns direcionados para as costas, nomeadamente a zona lombar. Esta é extremamente importante para o equilíbrio e postura do nosso corpo, mas negligenciada na maioria dos casos. A situação é agravada quando a zona dos abdominais é trabalhada à exaustão, sem que este trabalho da lombar seja realizado, o que resulta numa péssima postura. Por isso, homem ou mulher, lembrem-se: sempre que fizerem os típicos abdominais, terminem com umas séries de exercícios para fortalecer a lombar.

E as linhas de músculo?

É uma pena que algumas mulheres ainda tenham medo de trabalhar o seu corpo, por receio de desenvolver demasiado os músculos. A verdade é que nós não temos elevados níveis de testosterona, nem a percentagem de gordura baixa de um homem (regra geral), para que a nossa musculatura se desenvolva tão facilmente e seja tão facilmente nítida (chega a ser uma afronta para as mulheres culturistas que trabalham tanto para conseguirem o seu corpo!). Para além disso, nunca é de mais relembrar que uma mulher tem um corpo e músculos femininos, e não masculinos – esta diferença é especialmente notória na zona do abdómen e quadris.

 

É necessário seguir um plano de treino consciente e regular, para que sejam sortidos efeitos agradáveis, que não comprometam o nosso bem-estar, e vão de encontro àquilo que, dentro dos possíveis, desejamos. Acima de tudo, é importante trabalhar o equilíbrio e postura, que nos serão úteis toda a vida.

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

M. diz:

ola outra vez..
gostava de saber uma coisa: como posso perder barriga e aumentar o volume do rabo e das pernas? já nao sei mais exercicios para o bumbu, para nao falar que se deve ir mudando os execicios…
por m lado corro e acho que faço bem para perder gorduras mas depois acho que estou a perder ainda mais perna e rabo…e inelizmnte ahco que não stou a notar nada de perda de gordura e celulite com as corridas..olha, se correr 20m 4 vezes por semana quando achasque noto a diferença?
obiadaSmile

Dani diz:

Olá! Para perder gordura, uso e abusa dos exercícios aeróbicos. Para aumentar volume, valem os exercícios de força, para ganhar músculo e forma. O volume pode ser gordura, que dá um aspeto flácido, ou músculo, que resulta num corpo mais torneado e firme Wink Quanto à celulite, o exercício tem poucos resultados visíveis. Depende do teu metabolismo, alimentação, níveis de stress, horas de sono… Não posso adivinhar, pelo que terás de ser persistente! Boa sorte Smile

m. diz:

o que são isso de exercicios para a regiao lombar?
ultimamente tenho andado bastante regrada a fazer exercicio, sobretudo cardiovascular, na semana passada corri, no total da semana, cerca de 1h30. fiquei muito contente comigo mesma. adoro a sensação de “está feito” no fim dos exercicios e fico triste comigo mesma quando só corro 10 minutinhos…
mas o que eu queria eram exercicios para pernas e gluteos… cheguei a ver alguns na net, mas o meu corpo já se habituou aos exercicios para os gluteos por isso ja não me custa nada, mesmo que aumente o nº de series/ repetiçoes e , consequentemente, nao trabalho essa parte de corpo, que como ja te disse é uma obcesão minha, conheces alguns eficazes para aumntar o volume? e para as pernas faço agachamentos e avanços, o que me chateia, porque são sempre os mesmos.. além disso não as noto mais torneadas… conheces outros exercicios?

mas eu queria tambem um corpo cheio de curvas, ainda não tenho 17 anos, mas receio ficar com as minhas poucas curvas. adorava ter um corpo como a beyoncé: cintura fina e pernas fortes. ela é fantastica! como conseguir?
http://skinnyvscurvy.com/beyonce/beyonces-red-carpet-stage-looks-bet-awards.html
http://www.google.pt/imgres?q=beyonc%C3%A9%27s+legs&hl=pt-PT&biw=1366&bih=549&gbv=2&tbm=isch&tbnid=-xarKEiK4UT48M:&imgrefurl=http://frillr.com/%3Fq%3Dnode/4164&docid=b33xEJWATwNF7M&imgurl=http://frillr.com/files/images/Beyonce-Balenciaga_2.preview.jpg&w=640&h=451&ei=i7ufT-3eOaW80QXUgPWRAw&zoom=1&iact=hc&vpx=159&vpy=242&dur=458&hovh=188&hovw=268&tx=126&ty=171&sig=107448453063656715359&page=1&tbnh=99&tbnw=141&start=0&ndsp=34&ved=1t:429,r:24,s:0,i:117

Dani diz:

Olá! Antes de mais, parabéns pela tua dedicação; não fiques dececionada por não poder/conseguir correr mais, com o tempo ganhas resistência, e vais ver que é bem mais rápido do que pensas! Quanto aos exercícios, eu vou fazer em breve uma compilação com alguns dos meus favoritos Smile beijinho

É super importante o exercício. Eu tive uma altura em que andava super viciada (que saudades) e agora simplesmente me deu a preguiça e so tenho feito uns abdominais. Fiquei curiosa em relação aos exercícios de região lombar. Ficarei a espera de ver o próximo post sobre o tema Grin

http://lipglossgirly.blogspot.pt/2012/04/novidade.html

Joana diz:

Olá,
Eu gostei do teu post, mas achei-o um bocadinho incompleto. Acho que poderias ter mostrado alguns exemplos de exercícios, especialmente para a região lombar, que dizes ser tão importante. Relativamente a esse aspecto, tens toda a razão, e falo por experiência própria, uma vez que o meu ortopedista está farto de me dizer que eu tenho que fortalecer a região lombar para ter uma boa postura. Isto porque, para quem tem problemas de costas, como eu, e pretende evitar cirugia e fisioterapia (sendo que este último será o que me vai acontecer se eu não começar a fortalecer a parede abdominal e a região lombar), ter essas regiões fortes é extremamente importante.
Além disto, exercícios para os braços e evitar as tais gorduras acho que também seria muito bom para complementar o teu post.
Não leves a mal, mas sim como uma crítica construtiva Smile
Continua com o bom trabalho
Joana

Dani diz:

Olá Joana! Acontece que o post já estava extenso, e decidi que era suficiente. Já tinha planeado fazer um outro com várias sugestões de exercícios, não só para estas regiões, mas sim os meus preferidos Smile Beijinho, obrigada e votos de boa saúde!

faço crossfit e não podia concordar mais contigo! Tenho visto mulheres sempre com medo de fazer musculação, mas esquecem-se que não somos como os homens e nunca vamos ficar com muito músculo! As mulheres não querem trabalhar a parte superior do corpo e é tão importante!

Dani diz:

É um dos muitos preconceitos da perceção da beleza da sociedade. O pior é que, combinado com a ideia de umas pernas e abdominais perfeitos, acaba por entrar em choque :s

Maria diz:

Gostei bastante do post. No contexto de estes posts que tens vindo a publicar, podias sugerir uns exercícios complementares aos que já se façam para a zona dos abdominais, mas para fortalecer a zona lombar como referiste ser importante neste post.

Beijinhos!

Dani diz:

Olá Maria! Vou fazer brevemente uma compilação dos meus exercícios favoritos num post Smile beijinho

Adoro fazer exercício físico e penso que todas as mulheres o deveriam fazer. Para além de fazer bem à saúde, quem tem um corpo perfeito, também tem uma auto-estima bem alta.

Bj*

http://meninasdebaton.blogspot.pt/

Dani diz:

Bem verdade! As hormonas pós-exercício são inestimáveis, e só quem já experimentou sabe Smile