Inovando o pequeno-almoço

27

Abr

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia, saúde

Em seguimento dos pedidos de algumas leitoras, este post é um incentivo àquilo que eu tento promover sempre que falo sobre alimentação aqui no blog: variedade! Acredito que muitas vezes temos o preconceito de que uma alimentação saudável consiste em sandes de pepino e chá verde, e em todos os posts sobre alimentação, procuro contradizer isso mesmo. Hoje, falamos de uma forma de geral de sugestões para um agradável e completo pequeno-almoço.

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O pequeno-almoço sugerido como ideal é constituído por leite, cereais e fruta. Tal não quer dizer que não possamos variar! Smile

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Para quem não aprecia leite, o iogurte é um ótimo substituto.Tumblr_lhv3eccihh1qhj5sao1_400_large

Os ovos são outra boa fonte de proteína, vitamina e minerais, enquanto que a toranja tem imensa vitamina C.

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Uma forma simples de sair da rotina é juntar alguns frutos secos e frutas à vossa típica refeição.

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Se acordaram com um dente doce, um fio de mel pode ser o suficiente para evitar sucumbir à pastelaria.

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Uma boa dose de antioxidantes, entre os quais vitamina C, que se encontram em abundância nos frutos vermelhos e citrinos, são a cereja no topo do pão integral.

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É certo que o pequeno almoço deve ser comido e não bebido. No entanto, os batidos de fruta e/ou legumes continuam a derrotar o queque e o café.

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Por fim, é importante não nos privarmos, e tirar um dia para um pequeno-almoço livre de crítica nutricional, o que não quer dizer que possamos cair em exageros. Tudo é permitido, com a devida moderação  Wink

Qual o vosso pequeno-almoço preferido? Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Ana Sofia diz:

Eu costumo tomar quase sempre leite com cereais…mas acho que neste post tens óptimas ideias que pretendo experimentar Smile

Acho que foste bastante explícita nas explicações sobre o que é mais correcto comer e o que, pelo contrário, devemos consumir menos ou substituir por outros alimentos (como a ideia do mel para evitar a pastelaria).

Maria diz:

Gostei bastante destas sugestões. Pelo menos para mim, só um pouco de fruta fresca (não aqueles pseudo-pedaços-de-fruta que vêm nos cereais) dá logo um sabor mais agradável aos cereais, numa altura em que já se pode estar farta do sabor dos cereais só por si.

Sim, realmente o iogurte não é substituto do leite. E tento em conta que o que advogam é que se deve variar, nesta perspectiva nada é substituto de nada. Contudo, porque variar importa, de certo que não faz assim tanta diferença se uma meia-dúzia de vezes por mês se substituir ao pequeno-almoço um copo de leite por um iogurte natural, desde que esta substituição seja algo pontual e não habitual.

Sim, realmente deve-se chamar aos produtos como o leite e os seus derivados de lacticínios e aos cereais, pães e afins de glúcidos. Não digo que não, mas isto não é um artigo científico. E penso que fazem bem em usar termos que sejam, digamos, mais comuns e que a maioria dos mortais irá perceber melhor. Isto é exactamente a mesma coisa que uma pessoa (dentro de alguma área relacionada com a pré-história) virar-se para outra pessoa (que nada entende deste assunto) e começar a falar em pedras lascadas, núcleos, bifaces – e muitos outros termos que podia mencionar, termos estes que a segunda pessoa nunca entenderia porque não fazem parte de um vocabulário de uso quotidiano. E é claro que isto não faz uma pessoa mais inteligente do que a outra. E já agora, esses termos têm a ver com instrumentos de pedra que os humanos na pré-história usavam.

Dani diz:

Olá Maria! É bom ver uma confirmação de que o léxico que uso no blog é apropriado. De resto, vejo-me perfeitamente a aplicar termos científicos em certos posts, mas penso que ficou bastante claro, na introdução deste post, que não era essa a intenção aqui Smile Beijinho

Matilde Ramos diz:

O iogurte não é um substituto do leite!
E o pequeno almoço não deve ser constituído com leite, fruta e cereais, mas sim por um lacticínio, uma peça de fruta e um glúcido (pão, cereais)…
O mel é de todo um produto que deve ser evitado, preferencialmente ao pequeno almoço..

(Sou nutricionista)

Dani diz:

Olá Matilde! Francamente, não consigo deixar de ficar algo aborrecida com comentários deste género… De facto, basta ler novamente o post, sem tentar encontrar uma intenção ambígua por detrás das minhas palavras, para perceber que não foi, de todo, isso que eu disse! Obrigada pela opinião Smile Beijinho

Filipa Antunes diz:

concordo com este post e adorei Smile muito bem conseguido! são todas óptimas sugestões e todas deliciosas!

beijinhos

Dani diz:

Olá Filipa obrigada! Smile

Concordo plenamente contigo. Uma alimentação saudável não tem que ser desagradável e muito menos passar fome. As tuas sugestões são excelentes. Também adoro por frutos silvestres nos meus cereaisSmile

http://beleza-natural2012.blogspot.com

Dani diz:

Não tem? Nem deve! Smile Beijinho

Hmmm adorei essas sugestões de pequenos almoços, principalmente os iogurtes com fruta que são uma coisa que eu adoro =)
beijinhos*

Raquel diz:

Que pequenos almoços fantásticos Grin