Eu e o aparelho ortodôntico

17

Mai

Camila Bento

pessoal, saúde

Em Setembro comecei a usar aparelho ortodôntico fixo e neste post quero esclarecer algumas dúvidas que quem vai usar aparelho pode ter.  Tudo o que vou dizer neste post baseia-se na minha experiência e, claro, como ninguém é igual a ninguém, o que aconteceu/acontece/acontecerá convosco poderá não ser o mesmo que a mim.

Comecei a usar aparelho porque tinha um dente de baixo torto e os dentes de cima não estavam alinhados com os de baixo. Havia quem não reparasse, mas acabava por ser mais do que uma questão estética, visto que também não tinha espaço para que crescessem os dentes do siso.

Algumas pessoas colocam o aparelho de baixo e o aparelho de cima ao mesmo tempo, mas eu usei apenas o aparelho em cima durante cerca de 3 meses. Durante os primeiros meses, o resultado que vi foi a nível do alinhamento dos dentes. Nesta foto podem ver como tinha os dentes, agora eles já não são nada assim e estão bem mais direitinhos.

Quando comecei a usar aparelho em cima, tive algumas dores nos primeiros dias e comer não era fácil na primeira semana. Lavava umas 8 vezes por dia os dentes (não estou a exagerar!), pois era uma sensação bastante estranha e parecia que tudo aquilo que eu comia ficava no aparelho.

O processo de lavagem dos dentes também se modificou um bocadinho, visto que é preciso ter uma especial atenção em relação à forma como lavamos os dentes. Foi-me oferecida uma bolsinha com algumas coisas que me poderiam ser úteis.  Desde que tenho aparelho que uso escovilhão, o que ajuda imenso a manter os dentes limpos. A minha pasta de dentes é branqueadora, mas já gostava de a usar antes. A escova que uso agora também é apropriada para quem use aparelho. A Elgydium é, sem dúvida, a minha marca de eleição no que toca a produtos para os dentes.

Como me faltava mesmo espaço tive de arrancar 4 dentes, dois em cima e dois em baixo. Não foi um processo assim tão doloroso e o que mais incomoda é o espaço que fica, enquanto os dentes não se aproximam.

O aparelho em baixo foi mais doloroso, para comer senti uma grande impressão durante cerca de duas semanas e fui tendo algumas dores. Mas o ser humano habitua-se muito facilmente à mudança e passado uns tempos, o aparelho já fazia parte de mim.

Tenho, também, um ferro no céu da boca, que serve tem a função de acelerar o processo de aproximar os dentes, já que fiquei com os buraquinhos dos dentes que arranquei.

Até tirar o aparelho restam-me muitos meses (cerca de 2 anos) e como tal vou poder usar imensas cores nos elásticos! A primeira cor que usei é a minha preferida, rosa claro, que fica muito discreto, também gostei muito de usar roxo em alternância com lilás. Também já usei azul claro, azul turquesa, laranja + rosa, vermelhe e cinzento. Não me atrevo a experimentar o preto e tenho algum medo dos verdes, pois podem dar a sensação de que alface/couve (ou algo do género…) ficou nos dentes.

Espero que o meu post vos tenha ajudado e conto com comentários de quem já usou aparelho e gostaria de partilhar a sua experiência! Caso tenham alguma dúvida, digam-me! Smile 

Deixe aqui o seu comentário!

MARILIA MENDONCA diz:

EU ESTOU COM UM PROBLMA DIFERENTE, FIQUEI COM OA LABIOS CAIDOS, COM UMA APARENCIA ENVELHECIDA, USEI DURANTE 5ANOS DEVIDO UM BRUXISMO AGRESSIVO, TIVE RESULTADOS POSITIVOS, MAS AGORA ESTOU COM ESSE NOVO PROBLEMA.
TERIAM ALGUMA SUGESTAO PARA AJUDAR-ME,
OBRIGADA
MARILIA

Ana diz:

Olá! eu também uso aparelho só coloquei há um ano o de cima e há um mês o de baixo, segundo a minha dentista já usei quase todos os tipos de aparelho que se pode usar, usei expansor, agora uso só o normal, mas ainda vou ter que colocar elásticos e quer uma dica? verde claro fica lindo no aparelho, eu por norma uso cores como azuis e verdes, pois não gosto dos rosas. Também já experimentei cinzento claro e fica muito bem… Eu combino a cor dos elásticos com a cor das unhas e fica bem…

Rita diz:

Oi, eu vou começar agora a usar aparelho e ainda tinha algumas duvidas, uma delas é quanto tempo depois de pôr o aparelho eles ficam com o aspeto de direitos, eu estou disposta a enfrentar dores e essas coisas o mais importantes e me sentir bem e não ter vergonha de rir, já que sofremmos imensas presões socias, mas o que interessa é ser feliz como se é, mas neste momento para ser mais feliz preciso de usar aparelho.
Ainda estou um pouco reticente com as cores tenho medo de ficar mal , mas obrigado e se me podessem responder à pergunta eu agradecia.
Bjis.

Boas estava por aqui na internet a ver blogs de quem usa aparelho dentário e resolvi entrar neste, vi um depoimento de alguem que tem medo de o meter pois tem dentes estilo vampiro, quero dizer que tb tenho um canino (o drto) assim e para nao ter medo pois nada acontece alias meti o aparelho na quarta feira, amanha fará uma semana e provavelmente esse é o dente que menos me doi.

Bom a minha curta experiência é que não é fácil, as dores são suportáveis mas custam, meti brackets estéticos pois trabalho em discotecas e achei melhor , o problema é que para além de mais caros , os elásticos transparentes passado menos de uma semana ja começam a amarelar Frown, no entanto aquilo que mais me custa não são as dores é olhar todos os dias para os meus dentes e não ver resultado nenhum depois de tanta dor. sei que é curto o tempo ainda mas sou impaciente.

PS: so meti em cima para já e so ontem `a noite consegui comer com dor praticamente nenhuma.

valentina diz:

O que temos de fazer para usar aparelho… NÃO QUE EU QUEIRA mas como amo os meus dentes gostava de me prevenir.

Sofia diz:

Meti hoje o meu aparelho e está a ser difícil Mad

Blenda Selvati diz:

Olá…
vai ser minha primeira vez de aparelho que cor que eu colocaria?
tava em duvidá sobre vermelho ou verde claro!!!

Maria diz:

Uso desde julho de 2012 aparelho de ortodontia e ortopedia, ou seja, um aparelho fixo e outro móvel. o fixo nao me incomoda se tiver com a manutenção em dia, mas o móvel é horrível. Quanto as cores ja usei quase todas tb, usei o verde e adorei!! usei tb o preto é muito bom, bem discreto. Penso usar agora duas cores alternadas de ser bacana tom sobre tom.

Duuda diz:

Ooooi olha eu vou ter que botar aparelho e segunda feira vou ter que botar as borrachinhas nos dentes ja mas eu queria saber exetamente uq são essas borrachinhas são as coloridas ou uque?

eduarda diz:

eu tambem usei aparelho.nao sei o que e dor de usa-lo.nunca senti nadinha.eu coloquei mes passado,na primeira semana nao deu pra comer direito,pois parecia que tudo ficava no aparelho,mas agora eu estou adorando,nao quero tirar mais.e muito bom!da uma aparencia melhor.beijos!!!!!!!!!!

Lídia diz:

Olá Camila,

Tb uso aparelho há 3 meses na parte superior, só vou colocar na parte inferior para a semana e estou com bastante medo! Há pessoas que dizem que o de baixo custa mais (causa mais dor, incómodo), e com o de cima estive quase um mês a alimentar-me só de líquidos, batidos! Mas tb já ouvi dizer o contrário, que o de cima custa mais.
Gostava que me dissesses, se já notaste, se os espaços que ficaram quando te extrairam os dentes demorou muito tempo para fechar? E, se no tempo em que usas aparelho nunca tiveste problema gengival nenhum?
Eu tb uso o escovilhão da ELGYDIUM, qual a cor que usas, parece-me que nunca escolho os melhores, eu acho que os mais grossos ajudam mais na limpeza do próprio dente (eu tenho laranja, outros ainda mais finos que o laranja e agora tenho o roxo).

Mais uma coisa, os elásticos causam mt incómodo, nota-se muito ao falar e tens de os usar mt tempo.
Desculpa por fazer tantas questões (não sei se ainda respondes neste post)
xau beij

Camila diz:

Olá Lídia,

Estiveste tanto tempo com essa alimentação? Shock Eu só estive uns diazinhos! Deve ter sido chato! :s

Demora bastante tempo! Ainda não tenho os buracos preenchidos, sobretudo porque tive de usar elásticos para que um dente de baixo fosse ao sítio, de modo que os caninos foram mais para trás. Nestas minhas fotos dá para ver: https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/580034_4658376224412_973023290_n.jpg e https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/486555_4459097082558_1779880636_n.jpg. Para te ser sincera, esta parte é bastante chata!Thinking

Não tive nenhum problema gengival!

Usei roxo e vermelho, ambos fininhos!

Habituei-me depressa aos elásticos! Smile

beijinhos

tamires diz:

eu vou usa aparelho ortodontico esse dias mas eu nao sei qual cor e melhor para mim colocar na primeira vez preciso de ua ajuda.

Camila diz:

Aconselhar-te-ia a usar rosa claro Smile

tamires diz:

eu coloquei o rosa mas dpois de uma semana começou afkar laranja afss, no proximo mes queria colocar um azul,que qi vc acha

Luisa diz:

Olá! Eu vou por agora em Agosto aparelho, e gostava de saber se é mesmo verdade que na primeira semana os dentes abanam? e se também só podemos comer sopas ou puré, porque doí bastante?

Camila diz:

Olá Luísa,

Não senti isso na primeira semana, mas senti mais tarde.
Isso só acontece nos primeiros dias e não a toda a gente. Há dias em que dói mais, outros em que dói menos, mas é perfeitamente resistível! Smile

jessica diz:

Olá Camila achei agora o teu blog e adorei…Parabéns

Eu também já usei aparelho durante 3 anos e tal como tu tinha o maxilar muito pequeno e também tive que arrancar 4 dentes e depois usei o ferro no céu da boca.
Mas valeu a pena as dores todas que tive os dias que ia apertar não conseguir comer…pois já tirei o aparelho a 2 anos e fiquei com os dentes direitos que sem o aparelho nunca tinha sido possível…agora só uso um de noite para evitar que com o nascimento dos dentes do siso eles comecem a entortar de novo,pois em principio estes já não vou arrancar como é normal pois agora já tenho espaço devido aos 4 que arranquei no inicio.

Beijinho

Camila diz:

Olá jessica!

Realmente, a tua situação é bastante idêntica à minha.
O ferro que tu colocaste no céu da boca era um extensor não é? http://www.scielo.br/img/revistas/dpress/v13n1/14f3.jpg
O que eu tenho não é bem assim e não tenho que lhe mexer… é mais simples do que esse. Será que quando tirar este, terei de por um extensor?

beijinhos

jessica diz:

Ola camila desculpa nunca mais ter respondido…

o ferro que usei não era bem igual a este (mas não nao me lembro bem) sei que tinha uma pedrinha cor de rosa http://www.filagranaortodontia.com.br/tratamentos/8/barra-transpalatina penso que era tipo este…mas passado alguns tempo tirei e fiquei só com o aparelho ortodontico…

Penso que não será necessário colocares esse extensor, mas não sei.
Já tens a quanto tempo o aparelho?

Andas no 11 ano não é? eu tambem…

beijinho

daniela diz:

Eu pus aparelho em Outubro, um mês depois de ti, e pus logo os dois ao mesmo tempo. Felizmente a experiência não tem sido muito má (pelo menos comparando com outras pessoas que conheço),também porque os meus dentes não estavam demasiado tortos, à excepção de um em baixo. Na primeira semana claro que também tive dificuldade em comer e era algo novo na minha boca, mas passado uns tempos já o sentia como meu.xD Relativamente à lavagem também alterei muito os meus hábitos e sobre usares pasta branqueadora, não sei se falaste com o teu dentista, mas o meu aconselhou-me a não usar porque pode causar diferenças de tonalidade, por exemplo em relação às partes que estão tapadas com os brackets.
Acho que este mês vou arriscar num verde ou num roxo (também tenho medo que fique demasiado escuro), xD
beijinhos^^
danie

Diana diz:

Olá obrigada por teres abordado este assunto. Também vou usar dentro de poucos meses e gostava de saber se ficaste a falar esquisito ou se notaste alguma diferença desde que puseste, na tua fala. Beijinho

Camila diz:

Olá Diana,

Quando pus o aparelho não notei diferença na fala, só notei um bocadinho quando pus o ferro no céu da boca, mas nada de especial.

beijinho

Vanessa Costa Silva diz:

Eu uso aparelho e adoro usar verdes! Já usei verde alface, verde água e adorei.
Tb já me tinham dito q ficava mal mas experimentei e gostei, penso q depende um pouco da pessoa, pois nem todas as cores ficam bem a toda a gente excepto o azul bebe, q fica bem a todo mundo.

Camila diz:

Olá Vanessa,

No meu dentista não há verde água e é pena, pois é uma cor que gostaria de experimentar.

beijinho

KenjiGirl diz:

Ola, tudo bem?

Tambem uso aparelho ha relativamente pouco tempo e em muitas coisas me indentifico contigo!
Ate a data a dentista tem evitado arrancar os ditos 4 dentes, mas ainda nao sei se conseguirá evitar ou nao, ela tem gostado da evoluçao dos meus dentes, mas no maxilar inf esta a notar-se uma pressao enorme nos dentes, para um que tinha fora da arcada entrar no alinhamento dos outros, nao sei se nao terei mesmo que arrancar!

Quanto a cor preta, arrisquei alternar com um rosa choque e adorei, mas o meu preferido ate hoje foi o azul escuro Wink

Se quiseres dar uma vista de olhos no meu blog http://beautyandhealth-woman.blogspot.pt/, tenho la toda a evoluçao dos meus dentes ate ao momento Wink

beijinhos*

Camila diz:

Olá Kenji!

Eu também pensava como tu, mas não tinha mesmo espaço para os dentes do siso crescerem e se não tivesse arrancado os molares, o crescimento dos dentes do siso iriam estragar todo o trabalho do aparelho

beijinho

Tânia diz:

Eu também estou a usar aparelho neste momento. O meu problema é mordida cruzada e mordida aberta. Tinha os dentes da frente bastante tortos e separados, como se fizessem um V, os 4 dentes a seguir também não estavam nas melhores posições por falta de espaço. Os dentes de baixo quanto a mim estão direitos. E o maxilar superior bate bastante mais à frente que o inferior.
Recomendaram-me 2 anos de aparelho, um ano de extensor de palato, e talvez ter de arrancar os pré-molares (que eu torço para que não seja necessário porque estão bons). Assim, começei em Janeiro deste ano com o extensor para alargar o palato e os dentes terem mais espaço. Começei por dar uma volta ao extensor a cada semana, e posso dizer-vos que estava preparada para tudo, menos para o extensor. Aquilo é tipo uma placa rectangular que fica entre o céu da boca e o meio da boca, que é suportada por umas bandas metálicas à volta dos molares. Tira imenso espaço á boca e mal me senti com aquilo não sabia o que fazer á língua, não havia espaço para a minha língua na minha própria boca, resultado, não falava bem, porque ela não dava as voltas a que estava habituada, o que comesse ficava em cima da plataforma e não sabia como tirar, às vezes nem sabia que não estava, porque não sentia.
Foi um choque quando puz, nunca imaginei que fosse assim, e isso não ajudou mesmo nada. Nem a dormir tinha espaço para a língua, então a mesma ficava sempre sob tensão e não descansava. Eu dormia, a língua não, então ainda menos vontade e flexibilidade de falar tinha.
Naturalmente nos 1os dias os dentes estavam sensíveis e custava a trincar alimentos mais duros, mas depois fui-me adaptando e já falava bem e nem sentia que a comida ficava na plataforma, talvez também porque com as voltas que fui dando a plataforma foi-se abrindo no meio.
Com o extensor de palato os dentes da frente foram ficando ainda mais afastados, mas para isso estava preparada e não achei nada de mais. Passaram 3/4 meses e juntei ao extensor os brackets para o aparelho superior. Para quem já estava habituada ao outro, este não trouxe grande incómodo, só mais os arranhanços nas bochechas e lábios por causa dos brackets, ou seja, agora era falta de espaço no exterior, mas acreditem, é pior no interior! Durante esse 1º mês com o fixo não fiz mais alargamento ao extensor, e nem passado esse mês, fiquei com os dentes da frente direitinhos como nunca os vi! Fiquei mesmo impressionada com a rapidez de resultados, inacreditável mesmo! Se eu ficasse com os dentes assim, nem me importava, juro-vos! Acho incrível como um arame faz milagres! Parece impossível! Não sei como funciona esta física das forças.
Ao fim desse mês fui à consulta de controlo e o ortodontista já me disse que na próxima sessão vou pôr o inferior, é nesta fase que estou. Quando lá fui deu-me uma volta ao extensor e a meio do mês dou outra.
Também começei por colocar elásticos rosa claros porque era os que gostava mais de ver nas pessoas e achava mais discretos e queria começar com discrição, a seguir escolhi lilás, gostei de ver, mas na primeira lavagem os elásticos perderam a cor e passaram a amarelos, neste momento estão brancos! Acho que este material não é de grande qualidade, porque saiu-me a cor de elásticos surpresa! Mas não estão mal, ainda têm bom aspecto, e discretos, por estarem brancos.
O meu grande pânico, para além de poder ter de arrancar dentes bons, é o de ter de usar esses elásticos para aproximar um maxilar do outro, podem contar mais a propósito? Ou entrar em contacto comigo por e-mail a dissecar a experiência? Ainda não me falaram nisso, mas acho que é com isso que vou atacar com o ortodontista na próxima sessão! Porque eu tenho de estar preparada para tudo. Daqui a 15 dias tenho aparelho fixo superior, aparelho fixo inferior e extensor de palato também fixo, tudo na mesma boca, é muita adaptação, mas elásticos, não estou mesmo a ver…. medo…..
Carolina, em relação aos teus receios, não tenhas medo da comida, porque podes comer tudo o que quiseres, tu é que vais passar a evitar certas coisas porque te são incómodas a mastigar, mas só depende da tua vontade, nada te é proibido, eu todos os dias mastigo a minha pastilhinha depois do almoço, e é mesmo tudo tranquilo. As cenouras já não comia, porque para mim não são gostosas o suficiente que me fazerem perder tempo a tentar triturar, mas na altura tu é que vais ver o que sentes vontade de comer, não te preocupes com isso, porque isso é uma falsa questão.
Em relação ao arame furar a bochecha também me parece história mal contada, ou seja, na base do exagero e tu ficas com macaquinhos no sotão.
Na última sessão, quando o ortodontista estava a colocar-me o arame nos brackets, também não cortou o arame o suficiente à partida e picou-me a bochecha enquanto prendia nos brackets, mas eu queixei-me que me estava a aleijar e ele aparou-me logo aquilo mais, antes de continuar com os procedimentos. Não vais para casa com aquilo a picar-te as bochechas, dizes logo. Depois os brackets arranham mesmo um bocado as bochechas, mas eles dão-te uma espécie de cera moldável para colocares onde magoa para ser mais cómodo, e depois a boca vai ficando mais calejada a essas agressões e já não se irrita com tanta facilidade.
Se tens vontade de colocar, isso não são desculpas para não o fazer, a sério,…, já as questões monetárias, isso há que pensar, porque é muito tempo e não sai barato.
Beijinhos.

P.S. Adorei o tema do post (quem quiser trocar informações e pareceres: taveio@hotmail.com)

Camila diz:

Olá Tânia,

Obrigada por partilhares a tua experiência!

Esses elásticos de que falas não são assim tão dolorosos e habituei-me rapidamente a eles. No início é bastante complicado colocá-los e só conseguia mesmo à frente do espelho, mas depois habituei-me e hoje ponho e tiro com a maior das facilidades. Ao início estranhei a sensação dos dentes estarem mais soltos, porque os dentes precisam de se aproximar uns dos outros.

beijinhos

Carolina diz:

Olá !
Eu estou para usar o aparelho, pois os meus caninos do maxilar superior nasceram para a frente ( tipo vampira xD ). Eu quero muito por o aparelho, mas tenho receio que me aconteça como a uma amiga minha em que o arame do aparelho se soltou e furou-lhe a bochecha ou que tenha muitas dores. Outro dos meus receios é passar a não poder comer certas coisas, que estou habituada a comer no dia-dia ( cenouras cruas, pastilhas … ). Ao inicio não queria nada por aparelho, porque achava que ficava muito mal, mas visto que muitas das minhas amigas o têm e fica-lhes lindamente! Eu ainda não comecei a fazer o estudo para por o aparelho! Eu só preciso de aparelho na parte superior, pois a parte inferior está toda direita, mas a minha dentista disse-me que tinha que por em cima e em baixo porque se não os meus dentes não encaixavam como era necessário. Resumindo, eu tenho algum receio de usar o aparelho, mas tenho uma grande vontade de o por.

Beijinhos Grin

Camila diz:

Olá Carolina,

Não estará por aí uma história mal contada?

É verdade que com o aparelho a bochecha pode ficar arranhada, mas não é nada insuportável.

beijinho

vivaabeleza diz:

Olá,

Também usei aparelho mas a mim demoraram (salvo erro) 6 meses após ter colocado em cima para me meterem em baixo e retiraram ao mesmo tempo e acabei por ficar na mesma com dois espaços em aberto nos dentes de baixo. Claro que em cima ficou fantástico. Mas tive sorte numa coisa, apenas tinha dores nos primeiros dias a comer, as minhas amigas diziam que ia sentir muitas dores não ia conseguir dormir mas eu não tive esse problema… mesmo que tivesse tido essas tais dores no final iria compensar (:

Neste momento uso o aparelho de contenção (um pequeno arame metido na parte de trás dos dentes) para os de baixo e um daqueles de plástico (que acho horrível –‘) para os de cima pois o arame em cima não estava a resultar e ia muitas vezes ao consultoria para a dentista o arranjar.

Camila diz:

Olá, olá! Smile

Esse aparelho de contenção de borracha não deve ser lá muito prático, mas nem se nota muito. Tenho alguns amigos que usam/usaram e só noto quando estou mesmo perto deles.

beijinho

Elisabete diz:

Olá Smile
Eu já usei aparelho e já o tirei à um ano, só usei na parte de cima e no inicio custou-me um bocadinho, não conseguia mastigar nada, era horrivel. Passado algum tempo já nem notava, passado alguns meses também meti esse ferro, as dores voltaram, mas nada de especial. Adoro os meus dentes agora e acho que foi um otimo investimento, agora uso um de noite (tipo de silicone) para eles não voltarem as sitio e ainda tenho de o usar mais um ano. A unica coisa que me resta do aparelho a nivel de boca, é uma marca na lingua do ferro que tinha, parece que está cortada, não sei se também ja estas a ficar com essa marca…
Em relação as cores, usei bastantes, e cheguei a usar no mundial 2010 verde, amarelo e vermelho… Adorei a experiência *.*

Beijos*

Camila diz:

Olá Elisabete!

Não, não tenho essa marca! Grin Pelo menos, por enquanto!

Nessas cores é que foi arriscar! Smile

beijinhos

Carla Carvalho diz:

Olá, eu também tenho aparelho já não me lembro há quanto tempo mas para mais de 3 anos, já noto muita diferença mas ainda tenho um tempinho pela frente, espero que não seja muito Smile Também não tenho muitas dores é mais uma moinha mas aguenta-se bem…
Alguém sabe mais ou menos quanto é que custa a cirurgia as gengivas? Só para ter uma ideia…
Também tenho o seguro da Claro Dental e foi graças a ele que consegui arranjar a boquinha Smile

Maria diz:

Olá, Carla Smile

Que tipo de cirurgia às gengivas? Gengivectomia, enxerto de gengiva ou para corrigir?

Beijinhos.

Carla Carvalho diz:

Olá Maria, olha não sei lololol
É que tenho a arcada superior mais saida para fora, e o ortodontista esta a tentar chegar o mais para tras possivel, mas quando sorrir vou smp ficar com muita gengiva Frown e ele disse que para melhorar isso so com cirurgia mas disse que era muito dispendioso Frown

Ana Júlia diz:

Ola!

Eu já uso aparelho hà quase dois anos (faz dia 6 de Julho) e nao passei por fazes de dor, apenas estive nessa fase quando arranquei os 4 dentes do siso -.-‘ isso sim foi terrivel pois eles não tinham nascido e estavam deitados dentro da gengiva a fazer força na raiz dos dentes do lado. Tirando isso o aparelho só me doeu nos primeiros 2 dias e sentia a boca muito pequenina como se estivesse sempre cheia. Uma das coisas desconfortaveis do aparelho e a parte de dentro dos labios que muitas vezes se corta ou fica presa no aparelho. Mas até estou a gostar já noto imensa diferença visto que tinha o maxilar de cima muito para a frente e o meu maxilar de baixo nao desenvolveu normalmente (basicamente tenho um maxilar de baixo subdesenvolvido o que o torna muito pequeno para a minha idade e comparado ao maxilar de cima) não arranquei nenhum dente ainda mas como estou na fase final de tratamento o dentista ainda vai este mesmo decidir se me tira algum dente.
Outra coisa que usei, foi uns elasticos fortes que se prendia a cada maxilar nuns ganjos que as brackets têm e mal conseguia falar e abrir a boca porque eles faziam muita força para juntar os maxilares.

Quanto ao dinheiro eu tenho um seguro da ClaroDental e pago cerca de 6€ por mes e só paga 160€ por cada aparelho e 40€ sempre que faço revisão, mas tenho imensa coisa gratis como uregencias, exames, consultas, higienista…vem um catalogo cheio de coisas quando se faz o seguro. Por isso não se torna um invertimento tão caro. Acho que esta vai ser util para ajudares quem queira necessite de aparelho e nao queira gastar muito dinheiro Smile

Camila diz:

Olá Ana Júlia,

Eu também estou a usar esses elásticos, mas como não é por causa do maxilar, julgo que dá um efeito completamente diferente.

Sim, a boca parece realmente mais pequenina e os dentes também!

Esse seguro vale mesmo a pena, eu também tenho um, mas a dentista onde vou não está associada a qualquer tipo de seguros e, por isso, não posso usufruir dos descontos.

beijinhos

Andreia Freitas diz:

olá. eu também usei este tipo de aparelho durante 2 anos e meio (em cima) e um 1 ano e meio (em baixo). durante o tempo que usei fui variando as cores das borrachinhas, mas as cores que mais usei foram o rosa claro, o lilás, o verde claro, o branco, o azul claro e o roxo. cheguei mesmo a usar uma cor diferente em cada “estrelinha”, e adorei!* dava, sem duvida, um toque de originalidade e ficava mesmo fofinho aquelas cores todas de uma só vez. o que usava muitas vezes era uma cor em cima e outra diferente em baixo e o resultado tambem era agradável Smile
no entanto, cores como o preto, castanho e o amarelo nunca me atrevi a experimentar pois tinha medo que desse um aspeto de dentes podres e amarelos, respetivamente! em relação ao medo de usar o verde, acho que podes perdê-lo e arriscar nessa cor. eu gostava muito e nao parecia em nada restos de alface!
eu tirei à pouco mais de meio ano o aparelho e acreditem que fiquei surpreendida com o resultado! é por isso que eu aconselho a todos os interessados que sigam em frente no processo de colocação do aparelho – vale a pena, Grin
as vezes até tenho saudades do meu querido aparelho, mas enfim… agora ADORO sorrir mais do que nunca!

beijinhos Wink

Camila diz:

Olá Andreia,

Concordo contigo em relação ao amarelo. Os meus dentes não são super branquinhos, por isso, acho que iria dar esse efeito. Com o branco isso também parece acontecer…

Também acho que vai valer a pena! Grin

beijinho grande

Cristina diz:

Bem, no meu caso usei aparelho cerca de 1 ano e meio, e acredita, os meus dentes estavam bastante tortos, por isso para o caso que era até demorei pouco tempo. Mas em contrapartida o meu dentista usou métodos diferentes. Tambem usei elásticos, durante vários meses, mas acabas por te acostumar a eles, sentes sempre uma dor, mas nada que nao se aguente, acredita Smile
De todas as cores lá disponiveis as unicas que nao usei foram o preto e o castanho (nunca quis arriscar), e misturava quase sempre 2/3 cores, fica muito giro. E chegui a usar o verde varias vezes, e se misturares com outras cores, nao fica nada mal. Ja o branco, se quiseres usar, dou-te o conselho de o usares tambem com outras cores, pois passado um tempo ele começa a ficar meio amarelado e fica esquezito :s
Apesar de tudo, das dores e de o preço ser um bocado puxadinho, vale sempre a pena Smile o resultado é fantastico! Dantes sempre que sorria tinha o vicio de tapar a boca com as maos, agora so quero mostrar o sorriso.

Smile

Camila diz:

Olá Cristina!

Eu coloquei os tais elásticos na semana passada e já me habituei! Smile

Pior do que o branco são os transparentes, já vi pessoas com eles e ficam tão amarelados! Mad

beijinhos

Maria diz:

Olá, Camila Smile

Bom, pelo que já li, tanto no teu post como nos comentários, penso que vou assustar muita gente! Eu usei aparelho ortodôntico durante 7 anos e meio. É muito tempo! E, para que tenhas uma ideia, eu coloquei aparelho aos 9 anos.
Eu tive uma experiência com muitos altos e baixos mas, sem dúvida, valeu a pena. À parte o aparelho, eu fiz uma cirurgia para corrigir a gengiva no lábio superior, coloquei dois implantes e, obviamente, fiz um branqueamento.
A Joana, num comentário acima, referiu a fase dos elásticos como sendo a pior. Não te assustes porque nem todas as pessoas passam por essa fase. Tudo depende das tuas necessidades e dos problemas que tens para corrigir. Eu nunca os usei e obtive resultados maravilhosos!
O mais estranho: eu demoreis umas semanas a habituar-me ao aparelho e, quando o tirei, demorei meses a habituar-me! E, sem dúvida, senti muita falta do meu querido aparelho!

Beijinhos.

Camila diz:

Olá Maria!

Bem, de foi muito tempo e fiquei espantada! Tanto que quando li o teu comentário pela primeira vez, fiquei de boca aberta e parti um dos elásticos (os ditos de que a Joana falou)! ahah

O que interessa é o resultado e acredito que para ti tenha sido muito, muito compensador! Smile

beijinho

Claudina diz:

Eu uso aparelho à quase dois anos e identifiquei-me com imensas coisas que referiste!
Em relação às cores dos elásticos comecei por usar azuis, rosas e agora só uso branco que é bastante discreto!

Joana diz:

Eu já tenho aparelho há dois anos e 5 meses, e como tal já passei por muitas fases. O meu processo foi semelhante ao teu, pus primeiro o de cima e passado um mês coloquei em baixo. Porém os meus motivos para usar aparelho são completamente diferentes dos teus: eu não tinha os dentes torto, mas o meu maxilar superior estava demasiado avançado e portanto o objectivo era recuá-lo. Para tal foram muito meses e tive inclusive de arrancar dois dentes molares em cima.
Quanto às cores já experimentei muitas, com excepção de preto, amarelo, laranja, branco e transparente. Relativamente ao verde, pois bem, eu não gostei nada de me ver. Assim que cheguei a casa para analisar os meus dentes arrependi-me logo da minha escolha. Sem dúvida que as minhas cores de eleição são o azul escuro e intermédio com brilhantes, roxo e vermelho com brilhantes.
E do que me apercebi, tu ainda não passaste pela fase dos elásticos, em que eles colocam um aro de metal com uma espécie de pregas, tanto em cima como em baixo, e depois, consoante o teu problema e o tipo de movimento que se pretende que os dentes tenham, une-se o maxilar de cima ao de baixo com elásticos. E esta sim é a fase mais horrível de todas, uma vez que tens de ter elásticos na boca o tempo todo, e só os podes tirar para comer. É muito chato porque se estiveres uma hora sem elásticos, perdem-se 4 horas de “trabalho de elásticos”. Ou seja, se dormiste 8 horas e de manhã tira-los por 2 horas, aquilo que os elásticos estiveram a fazer durante a noite perde-se. À primeira vista, esta parte até nem parece ser difícil de cumprir, e isto é até uma questão de hábito (pelo menos comigo, se tirava os elásticos, passado um bocadinha ficava cheia de dores), mas eles passam a vida a partir-se e ter de estar sempre a pôr e a tirar para comer e lavar os dentes é chato.
Mas o meu tempo está quase a acabar e dentro de 2 a 4 meses devo finalmente tirar o meu aparelho.
Ao teu dispôr.
Beijinhos
Joana

Camila diz:

Olá Joana,

É engraçado porque eu já tinha agendado este post há umas semaninhas e há uma semana fui ao dentista colocar precisamente os elásticos para movimentar os dentes

Sou sincera, não me custa assim tanto. Embora seja bastante chato, eu habituo-me rapidamente a estas coisa e, embora, me tenha custado nos primeiros dias, nos seguintes já consegui colocar os elásticos sem o espelho e com a maior das facilidades. Noto é que os dentes estão mais sensíveis. A questão é que também se nota imenso a diferença e os progressos desde que pus os elásticos estão à vista.

Outra coisa que me incomoda é o facto de estar com espaçamento entre alguns dentes, mas pronto, há de ir ao sítio!Smile

beijinho

Gabriela Oliveira diz:

Eu queria pôr aparelho, pois tenho espaços entre os dentes e também tenho dentes tortos (isto só nos de cima, os de baixo não precisam visto que estão mais ou menos diretinhos!).
queria meeeeeeesmo “arranjar” o meu sorriso, visto que às vezes até tenho vergonha de o mostrar :$
o que me assusta é o preço ! os meus pais não têm propriamente muito dinheiro e, como estou a 1 anito de entrar na universidade, eles não queriam andar a gastar muito dinheiro…
em alguns dentistas dizem que o preço ronda os 2000€, outras os 1500€, etc (isto dó para o aparelho de cima).
Quanto gastas (mais ou menos) por mês ?

Camila diz:

Olá Gabriela!

Eu paguei cerca de 750€ para cada parte do aparelho, ou seja, 1500 para colocar os dois.

Todos os meses pago 50€ por consulta, em que faço a revisão e mudo os elásticos.

Contudo, há sítios onde se paga menos e o seguro de que a Ana Júlia falou vale muito a pena. É uma questão de te informares bem!

beijinho

Ana Júlia diz:

“Quanto ao dinheiro eu tenho um seguro da ClaroDental e pago cerca de 6€ por mes e só paga 160€ por cada aparelho e 40€ sempre que faço revisão, mas tenho imensa coisa gratis como uregencias, exames, consultas, higienista…vem um catalogo cheio de coisas quando se faz o seguro. Por isso não se torna um invertimento tão caro.”

Beatriz diz:

Olá Smile Eu também usei aparelho durante quase 3 anos… E a minha experiência não podia ter corrido melhor. Não tive um único momento de dor e habituei-me bastante bem ao aparelho. Só usei em cima, os meus dentes de baixo são praticamente direitos, não havia necessidade de gastar mais €1000. Quanto aos elásticos, também eu passei por todas as cores… Na época natalícia usava vermelho, se tivesse um evento (tipo casamento) e já soubesse o que ia vestir, combinava os elásticos, etc. Uma vez até combinei amarelo com cinzento, pareciam aquelas barras da estrada, mas eu gostei muito de ver xD O meu melhor amigo usou aparelho ao mesmo tempo que eu (bem, ele tirou antes) e às vezes combinávamos as cores e andávamos de igual. Lembro-me de ter chegado a usar verde e acredita, não dá a sensação de salada nos dentes Razz. Cores que eu nunca usei (e ainda bem!) para que não se parecesse podre foram o preto, castanho. Enfim… Até tenho saudades do processo de escolher elásticos novos, etc etc… Mas não troco o meu “novo” (já deixei o aparelho há quase 3 anos) sorriso por nada! Smile

Camila diz:

Olá Beatriz!

Tenho de ver se arrisco no verde num dos próximos meses ahah!

beijinhos