Já sabemos que as atividades aeróbicas que aumentam o ritmo cardíaco são exercícios estupendos para manter a saúde do organismo, e nomeadamente do sistema cardiovascular, ativando a circulação, evitando derrames (desde varizes a AVC’s) vasculares, contribuindo para uma pele e cabelo radiantes… Quantos não são os benefícios!
Infelizmente, estes são mais frequentemente praticados apenas por quem procura perder gordura, embora devam fazer parte da rotina de todos. E, portanto, é essa situação em particular que abordaremos neste post, até porque foi bastante requisitado.
Maximizar as calorias gastas
O nosso corpo obtém energia de duas grandes fontes (açúcar e gordura), sendo que o açúcar é a primordial, pois é mais eficiente. Ainda hoje se discute o que é mais proveitoso: exercício curto mas intenso, ou exercício leve/moderado prolongado; na verdade, existem treinadores com técnicas completamente opostas. Uns defendem que existe uma “zona queima gordura”, que se identifica com base no ritmo cardíaco, outros pensam que o exercício prolongado é a melhor opção, e ainda alguns acreditam que a chave é variar.
Ora, não tendo qualquer formação na área, o melhor conselho que vos posso dar é que se foquem nos resultados, e não percam demasiado tempo a decidir os meios. Pessoalmente, prefiro praticar exercício de intensidade média prolongado, ou mesmo intensa por vezes, pois sabe desafiar o nosso corpo de vez em quando
Intervalos
Não podia deixar de vos falar sobre o treino de intervalos. São muitos os treinadores que se mantêm fiéis a esta técnica, principalmente usada no cardio. Consiste em intervalos de intensidade moderada intercalados por intervalos mais curtos de intensidade leve; ou o equivalente com intensidade elevada e moderada. É uma ótima opção para principiantes, pois permite construir resistência de forma não muito desconfortável. Pode ser também uma mudança agradável, ou uma opção para os dias em que temos pouco tempo, mas ainda assim queremos sentir que nos esforçámos!
Quanto aos exercícios que gastam mais calorias, uma boa regra geral é tentar envolver o número máximo de grupos musculares, e trabalhar os maiores, como os das coxas e abdominais. Quanto mais músculos forem necessários para realizar um exercício, mais calorias gastarão
Os nossos leitores têm gosto pelo exercício? Quem não tem, está à procura de criar?
Beijinho, dani
Deixe aqui o seu comentário!
Eu estou de momento em redução alimentar e estou a aproveitar o exercício para ajudar a perder peso! Tenho feito exercícios de dança e aeróbica! Mas para ser sincera, sou muito preguiçosa, só faço mesmo porque sei que faz bem e que me vai ajudar a perder peso.
Beijinhos*
http://simplicity-in-pink.blogspot.pt
Isabel Faria, se queres perder músculo não comas tanto pão, massas, arroz e outras leguminosas porque como fazes muito exercício isso que comes não acumula em gordura mas sim em músculo! evita esses acompanhamentos e come salada…Vais ver que resulta e já agora isso pode ser uma característica genética que fazes músculo com facilidade que é o meu caso mas eu como faço vários tipos de exercício não fico só com músculo nas pernas…fica distribuído. Eu corro meia hora todos os dias, além de abdominais e flexões e toda a vida pratiquei desporto…não vivo sem exercício físico!
Obrigada ajudaste imenso! Vou fazer um esforço então, beijinhos e mais uma vez obrigada
Eu adoro exercício Por isso ando no ballet.. é excelente só que eu fiquei com uns musculos nas pernas (os “quadricipes” e os gemeos) demsiado desenvolvidos
agora tenho pernas demasiado grossas e pesadas
eu sei que pode ser um problema muito especifico, mas se me pudesses ajudar a como perder peso e musculo seria FANTÁSTICO
Beijinhoooo, adoro o blog
Eu também comprava umas quantas doses de força de vontade Vontade até tenho, mas desmotivo facilmente.
A unica coisa que faço é caminhadas e é porque a minha cadela me obriga, ehehehehe!
http://mycolourlife23.blogspot.pt/
O meu problema é força de vontade. Alguém sabe onde se compra lol?
http://douradochoque.blogspot.pt/
Eu ñ gosto nada de exercício físico, mas estou motivada para a partir de Setembro reorganizar o meu horário para começar a fazer. Pelo menos passadeira (com treino intervalado), e uns exercícios mais localizados.