Dúvidas sobre FPS e protetor solar

26

Jul

Daniela Monteiro

autobronzeadores, bronzeado, pele, praia, saúde, sol, solares, verão

Tal como prometido, aqui fica um esclarecimento sobre as dúvidas mais frequentes no que diz respeito aos protetores solares e respetivo FPS. Se não se sentem devidamente informadas sobre estes produtos e o conceito “FPS”, aconselho vivamente a leitura deste post, caso ainda não o tenham feito  Smile

 

Quanto maior o número (FPS), melhor? Sim… até certo ponto. A verdade é que o FPS 60 protege cerca de 99% das UV, pelo que algo acima disso não adicionará proteção. Não é de mais acrescentar que, do FPS 30 para cima, estas percentagens de proteção não diferem muito. E, como leram neste post, o número de FPS não se refere apenas à percentagem de radiação UV filtrada.

Em que ordem devo aplicar os produtos? Independentemente dos produtos que estão a usar, o protetor solar deve ser sempre o primeiro. Porquê? Porque foi assim que foi testado, em contacto direto com a pele, e só assim teremos a certeza que está a dar-nos a devida proteção.

Os hidratantes com FPS protegem tão bem como um protetor solar? Sim. Porquê? Pela mesma razão acima: o hidratante foi testado da mesma forma que o usamos, e os resultados serão coincidentes com o que a marca publicita.

Que quantidade devo usar? Para o rosto e pescoço, cerca de meia colher de chá. Para todo o corpo, cerca de 30ml.

Se aplicar um produto com FPS (primário de rosto, hidratante…) e depois outro também com FPS (de igual número ou diferente), a proteção que obtenho é a soma dos dois? Não. O FPS que obtêm é do primeiro produto que aplicaram.

Quanto tempo antes de ficar exposto ao sol devo aplicar o protetor? Neste post expliquei a diferença entre proteção física e proteção química. Se estiverem a usar um filtrador químico, ou combinação de filtradores químicos e físicos (o que é o mais provável), devem aplicar cerca de 30 minutos antes.

É mesmo necessário re-aplicar a cada 2h? Porquê? É, sim, isto porque o produto vai desaparecendo, principalmente se estivermos a transpirar ou em contacto com a água. Se tiverem pele super sensível, nos primeiros dias até devem aplicar mais frequentemente e, é claro, evitar a exposição solar entre as 11h-16h.

Mas… eu estou a usar maquilhagem e o meu protetor está por baixo de tudo. Devo retirar a maquilhagem a cada duas horas, para re-aplicar? A razão por que é necessário re-aplicar acaba por responder a esta questão. Se a vossa maquilhagem está intacta, é provável que o protetor debaixo dela também esteja.

Se tiver pele escura/bronzeada, preciso de usar? Se leram este post, já deveriam ser capazes de concluir que sim. Embora as peles naturalmente escuras, ou que estão bronzeadas, tenham maior proteção contra as UVB, os pigmentos da pele não protegem contra as UVA (e, atualmente, nem tão-pouco contra as UVB na sua totalidade). Sim, precisam!

Preciso de usar nos dias nublados? As nuvens e os elementos químicos que as constituem nada têm a ver com a filtração da radiação UV – essa é responsabilidade do ozono estratosférico e outros. Por isso, um dia nublado é um dia perfeitamente normal, no que diz respeito à radiação ultravioleta. Sim, precisam!

Preciso de usar protetor solar à noite? É uma dúvida válida: afinal, a Lua reflete a radiação solar. No entanto, apenas cerca de 0.7% das UV são refletidas. Como sabemos, o FPS 60 protege cerca de 99% das radiações UV, ou seja, a radiação que nos atinge à noite (sem usarmos protetor) é sensivelmente a mesma que nos atinge de dia, quando usamos protetor de FPS 60. Não, não precisam!

Por fim, desejo-vos um ótimo verão! Peço-vos que partilhem este post e o anterior com amigos, de forma a que esta informação, tão importante que deveria já fazer parte do senso comum, chegue a todos.

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Ana diz:

Excelente post!
Muito útil!

Bjs***
Enjoy your life with a smile!
Projecto Blogger

Dani diz:

Obrigada, Ana! Ainda bem que foi Smile Beijinho

Adorei o post, muito bom Smile

Dani diz:

Fico feliz por saber, Daniela! Smile