Mãos de princesa

7

Ago

Daniela Monteiro

beleza, esfoliação, hidratação, manicure, pele, pele seca, sol, unhas

Há pouco tempo, deixaram-nos um pedido para que escrevêssemos um post sobre os cuidados a ter com as mãos. À primeira vista parece algo que já faz parte do senso comum de todos nós, mas a verdade é que, falando por mim, tenho imensa tendência a negligenciar as minhas… provavelmente, até aos meus pés ofereço mais carinho. Portanto, em jeito de memorando, aqui ficam alguns cuidados que devemos ter, de forma a conservar a juventude e suavidade das nossas mãos.

O que evitar

  • Roer as unhas pode deixar as mãos com um aspeto verdadeiramente deformado.
  • Fumar deixa a pele escurecida e amarelada, para além de levar a cancro da pele.
  • Cortar as cutículas deixará a pele exposta a todos os organismos patogénicos de que estas nos protegem.
  • Pintar frequentemente as unhas. Dêem-lhes uma semana de descanso, todos os meses.
  • Água quente leva a um elevado défice de hidratação nas mãos; prefiram água morna.
  • Lavagens frequentes irão, tal como na pele do rosto, levar à secura e irritação da pele.

Cuidados a ter

  • Ao lavar a loiça ou limpar a casa, usem sempre luvas: os químicos dos detergentes são altamente agressivos para a pele.
  • Sempre que aplicarem o protetor solar, espalhem também um pouco nas mãos, dando especial atenção às costas da mão.
  • O hidratante de mãos, rico em ceras, colagénio e vitaminas A e E, deve estar sempre convosco! Apliquem-no no fim de cada lavagem, e sempre que considerem necessário. Não tem de ser algo dispendioso: a latinha de Nivea também serve!
  • A esfoliação deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana. Existem produtos para o efeito, mas podem simplesmente misturar azeite e açúcar, massajando de seguida as mãos durante 3 minutos. No fim, retirem os resíduos com água morna e sabonete neutro. Também podem, é claro, aproveitar o vosso esfoliante de corpo.
  • Da mesma forma, no mínimo uma vez por semana (depois da esfoliação), façam uma hidratação extra carinhosa. Comecem por aplicar um creme gordo, vaselina, azeite ou óleo de amêndoas doces, e façam uma massagem agradável e relaxante; afinal, hoje em dia as mãos são cada vez mais o que utilizamos para trabalhar, certo? Portanto, também merecem libertar a tensão acumulada! De seguida calcem umas luvas de algodão (ou luvas próprias para o efeito, à venda em salões de beleza) e deixem atuar durante a noite. De manhã, terão mãos de bebé  Smile

Que cuidados têm com as vossas mãos, leitores? Podem ler aqui o post sobre cuidados com os pés  Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Raquel diz:

O que achas da pedra pomes? Tenho por habito depois do banho ou mesmo no banho passar na zona dos pes que acumula mais peles.

Dani diz:

Olá Raquel! É um bom método para esfoliar os pés, pois trata-se de uma rocha abrasiva muito porosa e, como nos pés costumamos ter uma maior camada de células mortas acumuladas, a esfoliação mecânica acaba por ser mais útil do que a química Smile Não esquecer o hidratante no fim! Beijinho

Joana Valente diz:

gostei muito deste post. Muito útil. Smile

Dani diz:

Ainda bem que foi útil Joana Smile Beijinho

Patricia diz:

Ola! Eu costumo apenas colocar todas as noites, o creme Ictyane

(http://c.shld.net/rpx/i/s/pi/mp/10821/7112801502p?src=http%3A%2F%2Fwww.omorfiashop.com%2Fproduct_images%2Fh%2F091%2Fictyane_creme_mains_50ml__22185.jpg&d=b5b836f10242c7db3aade55e6c56f4de622079dc) – para veres Smile

Compro na farmácia. É verdade que é um pouco mais caro que os outros, fica à volta dos 10 euros (nao tenho bem a certeza); mas de todos os cremes que já experimentei, é o único que as consegue pôr hidratadas.
Cheira bem e espalha-se com facilidade!
Beijinho Smile

Dani diz:

Olá Patrícia! Obrigada pela sugestão Smile

teresa diz:

Este post deu-me tanto jeito. Eu sou estudante de enfermagem e as mãos na minha futura profissão são muito importantes… Por causa do estágio as minhas mãos ficaram super secas, graças às luvas de latex e também porque por cada doente tinha umas luvas novas e sempre que tirava as luvas tinha que lavar as mãos e por qualquer coisas tinha que lavar as mãos. Vou usar aquele conselho de uma vez por semana mimar as mãos com um creme gordo, porque coitadinhas….

beijinho

Dani diz:

Olá teresa! Torna-se exaustivo, de facto… Porque não, nesse caso, usar o creme gordo todas as noites? Smile Beijinho