Passagem do Ensino Básico para o Secundário (vídeo)

28

Ago

Camila Bento

escola, Vídeos

O meu primeiro vídeo neste Especial Regresso às Aulas é acerca das diferenças entre o Ensino Básico e o Secundário, onde falo, sobretudo, da minha experiência no 10º ano. Com este vídeo, pretendo responder a algumas das muitas questões que me são feitas, mas é possível que me tenham escapado algumas coisas, por isso, podem sempre deixar um comentário com a vossa pergunta.

Pretendo fazer mais alguns vídeos durante o Especial. Caso tenham sugestões, digam-me! Smile

Espero que gostem:

Deixe aqui o seu comentário!

Valeska diz:

Olá Camila, eu tenho 2 a matemática e 3 a fisico quimica, vou fazer os exames daqui a 2 semanas e estou a pensar ir para a área de ciências.. não sei se me vou safar na matemática e na fisico quimica e também estou com algum receio de seguir esta área e correr-me mal, muitas pessoas dizem para não ir porque só vou perder um ano mas é isto que eu quero seguir :c

Alcino Marques diz:

Muito Obrigada.Fos-te bastante esclarecedora.Faco votos para que consigas todos os teus objectivos.

Catarina Carreira diz:

 Olá camila , vou agora para o 10º Ano e decidi apostar no curso de Línguas e Humanidades visto que não gosto muito de matemática embora tenha 3 , estou um pouco ansiosa porque é um grande salto do ensino básico para o secundário . Espero sinceramente que corra bem e que me habitue rapidamente, e que não seja um curso muito difícil Wink bj continua Kiss

Olá, este post é um pouco antigo mas visto que é sobre áreas no 10.º ano, decidi comentar.
Desenho desde que me lembro, desenhar sempre foi algo que eu adorei fazer e que me divertia bastante. Os meus colegas de turma dizem que eu deveria seguir artes para o ano (encontro-me no 9.º ano agora), e eu adorava seguir artes e entrar para design de interiores/industrial no entanto penso que não há saídas e talvez não haja mesmo. 
A minha segunda opção seria economia mas claro que, como segunda opção, não é o que eu realmente quero seguir. Surgem sempre as questões típicas, “será que arranjo emprego com isto?” ou “terei capacidades suficientes para seguir artes?”. Todos me dizem para seguir o que eu gostaria de seguir mas sinto que não posso simplesmente virar costas ao facto de depois de seguir artes, não conseguir arranjar emprego no curso de design, enquanto que em economia teria mais saídas… Gostaria de saber outra opinião, se pudesses responder. Obrigada.

Júlia diz:

Vou agora para o 10º ano. Nunca fui boa aluna a matemática e no ano passado tirei 3 (sim eu sei nao é uma nota muito boa) será que eu este ano me vou conseguir adaptar bem a matemática? Ou será que como fui má aluna não irei conseguir?? É possível que este ano consiga acompanhar bem a matéria? (certo que irei estudar, mas nao tenho bem a certeza do que me espera em relação a disciplina)

Tiago diz:

Olá Grin

Antes de mais parabéns pelo excelente post que aqui fizeste (: Irei para o 10º ano e gostei do esclarecimento, aproveitei e ‘bisbilhotei’ o vosse site a procura de outros posts do genero e encontrei (tambem de qualidade)..

O que te venho pedir (ou então à ‘Dani’, visto serem da mesma area), visto este post ser de há 3 anos e neste momento voces já terem concluido o secundário é se podem fazer um post do género a falar do secundario em geral e das disciplinas (tambem vou para ciencias e tecnologias) bem como os métodos de estudo (bastante importante) que tiveram ao longos dos 3 anos ou outros assuntos que sejam importantes de revelar Wink

Acabei este ano o 9º com 4 a pt e fr e o resto 5, mas o receio que tenho é como irei organizar hábitos de estudo, porque até agora estudei de vespera e se agora não consigo arranjar bons hábitos de estudo (que ja devia ter) as notas vão baixar.. A única diferença nas disciplinas em relação a voces é que irei ter espanhol (iniciação) inves de inglês.. Porque como é iniciaçao talvez seja mais acessivel tirar melhores notas..

Espero que uma de voces veja este meu coment Grin
Desde já obrigado :3

Kary diz:

Olá Grin

Podias fazer uma lista com o material necessário para o 10ºano no curso de Ciencias e Tecnologias pff

Carina diz:

Ah esqueci-me de dizer que vou para o curso de Ciências e Tecnologias Grin

Carina diz:

Olá Camila!
Eu passei este ano para o 10º, e estou cheia de medo… lol xd
Queria que fizesses um post com o material escolar necessário para o 10ºano.
bjs

Ana Lopes diz:

Olá Camila! Parabéns pelo blog!! Este video ajudou-me imenso neste ano, não imaginas… Agora que vou para o 11º ano, adorava que fizesses um video idêntico a este mas acerca do 11º… Seria uma enorme ajuda pois estou com um pouco de receio devido aos exames e assim.. obrigada, beijinhos*

Edna Silva diz:

Sinceramente adorei, espero em breve passar para o 10º e estou indecisa entre ciências e tecnologias e humanidades. Decidi não visualizar este video quando publicas-te, pois não era bem a altura para o visualizar. agora, no fim deste ano, em que espero passar senti-me curiosa pelo que iria esperar no proximo ano letivo.
Obrigada por este video onde explicas a tua experiência de transição de 3º ciclo para o secundário. O video estava magnifico, e as dicas também Smile

Obrigada,

Ebby

Miguel diz:

Olá eu estou no 9 ano, bem sou rapaz como podes ver pelo nome xD faz mais coisas sobre isto do secundário como estudar para eu visitar mais o teu blog.
Bem podes fazer um calendário de estudo, tipo quantas horas estudar eu para o ano vou escolher a mesma área que tu e queria saber isso como são as mesma disciplinas…
E também como estudar cada disciplina em especifica , como estudar matemática, biologia, física e química etc…
bjs..

Silvia diz:

Olá, bem ja vi aqui comentários de todos os tipos. eu vou agora para o 12º ano no curso de ciencias socio-economicas. Devo dizer que comparativamente ao 10º, o 11º é bastante mais puxado.
Acho que a disciplina mais complicada foi mesmo matematica, apesar de dizerem que a matematica e um bicho e nao sei que, eu nao acho, mas relativamente ao basico e ao 10º a matematica fica com um enorme grau de dificuldade.
como e normal, existem exames no final do ano, e no meu caso foi de geografica e economia. devo dizer-te que os exames foram bastante dificeis e no meu caso foi bastante pior porque tive 3 meses sem ter economia o que prejudicou bastante.
No 11º, ja vi que gostas de filosofia, iras gostar bem mais da materia deste ano Wink
bem espero que tenhas um optimo ano lecctivo com tudo de bom*

Camila diz:

Obrigada, Sílvia! Smile

Relativamente a Filosofia é impressionante a dispersão a nível das opiniões! ahah

Isabel diz:

Olá =)
Adorei o video, passei para o 10º, e optei por Humanidades. bem tens razao quanto ao medo, mas a minha curiosidade fala mais alto, e estou mesmo muito empolgada para que comece o ano para ver como as coisas funcionam, e isso tudo.

E bem o que achas que é melhor cadernos para cada disciplina ou dossier?

Bj, e obrigada :3

Camila diz:

Olá Isabel,

Por experiência própria, acho preferível cadernos.
Em Humanidades não sei bem se é diferente essa questão, ou não.

beijinho

Filipa diz:

eu gostava de saber se é necessário cadernos distintos para física e química e biologia e geologia (cadernos separados para cada disciplina: 1 geologia, 1 biologia, 1 física e 1 para química)

Camila diz:

Olá Filipa,

Como no início do ano não sabia bem o que me iria esperar, comprei um caderno A4 grosso para F.Q e Bio e Geo. O que aconteceu foi que ocupei metade do caderno em Química e Geologia, por isso, comprei outro caderno a meio do ano.
Estas questões são muito relativas porque tudo depende dos nossos professores.

beijinho

Olá Camila, adorei o vídeo!
Eu vou este ano para o 10º e sei que vai ser diferente mas sempre me adaptei bem queria só te fazer 3 pergunta: Uma pessoas que sempre manteve um nível de 4 e 5 ao longo do 2º e 3º ciclos, se continuar a empenhar e a estudar pode manter o equivalente no secundário ou não?

Os professor fazem apontamentos no quadro ou temos de escrever o que eles dizem ou os livros também ajudam quando temos de estudar?

A outra pergunta e última é: Tiveste cacifo este ano? Se sim aconselhas ou não?

Espero pelas tuas respostas!

Gostei muito que tivesses feito este vídeo pois só ouvimos horrores sobre o secundário e é sempre bom ter alguém a dar uma opinião sincera e realista e não nos estar sempre a assustar, por isso obrigada pela honestidade!

http://fashionandcoblog.blogspot.pt/

Camila diz:

Olá,

Fiquei contente que tivesses gostado do vídeo! Smile

Primeira questão: Se realmente te empenhares, sim. As bases são bastante necessárias, sobretudo se forem compreendidas e não decoradas.

Segunda questão: Isso depende muito dos professores. Hoje em dia, muitos professores levam power points em vez de fazerem apontamentos no quadro. Outros, mantêm o hábito de escrever o quadro, sobretudo quando se trata de praticar, ou seja, fazer exercícios. Em alguns momentos é importante escrever o que os professores vão dizendo e eles alternam-nos quando aquilo que dizem pode ser importante para o teste!

Terceira questão: Não tive cacifo, nem senti falta de ter.

beijinhos

Eu fiz o secundário num curso profissional (muitas escolas secundárias já devem possuir essa opção, uma vez que este cursos já não são exclusivos das escolas profissionais, na minha existia). O facto de muita gente pensar que um curso profissional é para os “burros” ou para aqueles que não querem fazer nada está bastante enganado. Num curso profissional trabalha-se, existem trabalhos de casa, trabalhos para apresentar. Enquanto num secundário têm positiva aos períodos para passar num ensino profissional têm que se ter a todos os módulos (sendo que existem disciplinas com 16 e 17 módulos ao longo dos 3 anos). Se no ensino curricular têm que se passar nos exames, no ensino profissional têm que se passar a uma prova final (PAP – Prova de aptidão profissional) para ter o curso concluído. Se os alunos do ensino curricular têm vários exames, os do ensino profissional devem cumprir obrigatoriamente 3 meses de estágio para poderem ter o curso concluído. Claro que o grau de exigência não se comprara, mas ninguém “brinca” num curso profissional. E muito importante… há quem pense que ao seguir este ensino não pode seguir pela universidade e está enganado, qualquer aluno pode fazer o exame que necessita e concorrer à universidade.

Como ainda não tinha sido abordado nos comentários decidi dar a minha opinião

Beijinhos

Camila diz:

Olá,

Fizeste bem em falar nos cursos profissionais.
Eu concordo contigo e acho bem que estes existam!

E tu, decidiste prosseguir para a universidade?

beijinho

Maria diz:

Eu vou este ano para o 10º e o ano passado aconteceram uns problemas entre mim e os meus amigos, afastei-me de todos e agarrei-me principalmente a 2. Optei por humanidades e pelo que li nas listagens de humanidades, acho que vou ficar na turma da minha ex-melhor amiga (com quem tive alguns problemas, desde bocas nos intervalos, festas.. a comentários em grupo entre várias pessoas), não sei como lidar com isso e para ser sincera está a atrapalhar-me imenso e tenho medo que me prejudique no desempenho escolar.. Queria saber a tua opinião e de que forma devo ultrapassar isto (sem ser falar com ela(s)!)

Beijinhos!

Camila diz:

Olá Maria,

Para te ser sincera, acho que o melhor que tens a fazer é resolveres as coisas com as pessoas antes da escola começar.
Acho que só assim poderás estar concentrada e dentro de um ambiente favorável.

beijinho

Maria diz:

Não consigo fazer isso…. já falei com mais pessoas e todas me dizem isso, não consigo!

Patrícia diz:

Ola camila! Olha adorei o video, também passei este ano para o 11º de Ciências e Tecnologias e concordo com tudo o que disseste!
Eu sempre estudei, mas as pessoas em geral têm tendência a pensar que é tudo como no básico, basta estar atento e deixar tudo para a véspera, mas não, é o pior erro que podem cometer!

Posso estar a ser brusca, mas a verdade é que no 10º ano é que começa a “doer”, as pessoas não devem ir assustadas, obviamente, mas sim consciencializadas de que agora tudo conta.
Quanto à minha experiência, mesmo que me considere uma pessoa relativamente inteligente, senti mesmo que dei o máximo das minhas forças neste ano :\ O tempo livre é pouco, os professores exigiam imenso de nós, tinhamos de ser obrigatoriamente autónomos.

Para mim, a disciplina mais dificil foi Fisica e Quimica. Que achaste?
Eu na Quimica tive notas que me satisfizeram, mas quando cheguei à Fisica, espalhei-me no primeiro teste. A partir daí quase que tremia cada vez que ia fazer um teste, e isso levou a que tivesse “brancas”, e as minhas notas pioraram imenso na Fisica. Acabei a disciplina com 16 à rasquinha. A minha professora era bastante má ( profissionalmente), o que contribuiu para tal.
E os relatórios? Para mim, os trabalhos práticos são um verdadeiro inferno! Ahahah
Outra coisa: as aulas de 135 minutos. As de Biologia são uma tortura…

Terminei o ano com 17.7, estou muito contente, mas devo avisar a todas as que vão este ano para o 10º, que isso de estudar “um bocadinho” vai acabar, porque agora e especialmente neste curso, ou dão tudo de vocês ou ninguém vai esperar que acompanhem. Foi isso que mais notei: era cada um por si.
Apoiem-se nos colegas e tudo corre melhor!

Beijinho! Smile

Camila diz:

Olá Patrícia,

Bem, quanto às aulas de 135 de Biologia concordo contigo. Algumas delas eram bastante secantes, sobretudo quando não fazíamos atividades. Quanto à professora de Biologia, não tive sorte nenhuma e a sua falta de preparação era algo que me incomodava mesmo!

Acabaste com uma bela média! O que pensas seguir? Smile

beijinhos

Patrícia diz:

Nao sei ainda o que quero.. A minha média é um pouco “ingrata”, porque não dá para cursos como medicina dentária, medicina ( nao as escolheria de qualquer maneira – aversão a sangue ahah), mas de resto dá para tudo.
Eu gosto de tudo um pouco, mas estou mais inclinada em seguir algo que dê emprego do que seguir algo que seja ilusório, que não me dê perspectivas de emprego.
Já vi Engenharia Biomédica, mas não sei se terei capacidade para tal… muita física :s
E tu? Ideias? Smile

sisita diz:

Mas ainda tens exames e mais 2 anos para melhorar as notas não desistas e mesmo que nao tenhas a media que queres há sempre outras opções igualmente interessantes fora das ciencias.

Sara diz:

Olá Camila (:

Quero fazer algumas mudanças no meu quarto e sei que já deste muitas ideias para o fazermos, mas vinha-te te pedir para fazeres um post onde falasses do teu próprio quarto. Admiro imenso o trabalho que tens com o blog e sou curiosa em relação a ti e ao espaço onde tudo acontece Razz
Desculpa ter feito o comentário neste post, mas é por ser o mais recente!

Beijinhos

Camila diz:

Olá Sara,

Não me sinto muito à vontade para partilhar o meu quarto. Sinceramente, acho que há coisas que devemos manter para nós e não expor tudo. Não sei se me entendes! Talvez um dia, em que ache boa ideia, o faça! Smile

beijinho

Claudina diz:

Também vou para o 11º ano de Ciências e Tecnologias!
Normalmente quem vai para o 10º ano vai um bocadinho assustado e com medo, e eu fui com uma mentalidade totalmente contrária. Sempre fui muito (mas mesmo muito) boa aluno e pensei que o 10º ano ia ser só mais um ano em que me bastava estar presente nas aulas e estudar na vespéra! Maior erro da minha vida! O 10º ano exige mais estudo do que o que estava habituada até ao 9ºano…

Acabei o 1º periodo com média de 15.7 valores e no 2º periodo já tinha conciência de que me tinha que aplicar a sério. No inicio até estive bastante bem, mas acabei por ficar doente na 2º ronda de testes foi o descalibre total… Acabei o 2º periodo com 15.2 valores. No 3º periodo não consegui ter motivação para estudar e acabei por não fazer mesmo nada… O que me ainda me ajudou foi a média que já tinha, conseguindo manter os 15.2 valores…

Para o 11º ano vou ter que me aplicar a sério. Estou motivada, tenho estratégia para estudar e não vou ter “distrações” por isso vou dar o meu máximo durante o ano e depois nos exames.
Tenho a certeza que este ano me vai correr bem!

Camila diz:

Espero que te corra melhor, então! Smile

Com dedicação e estudo chegamos sempre (ou quase) onde queremos!

beijinhos

Patrícia diz:

Olá! Passei para o 11ºano em Ciências e Tecnologias e posso dizer que até à data o 10ºano foi o ano que mais gostei, penso, que isto deve-se a estar na área que gosto!
Acabei o 10ºano com média de 15. Sei que consigo fazer melhor, tenho capacidades para fazer melhor (como se fartou de dizer a directora de turma) e quero fazer melhor no 11ºano.
O Secundário não é um bicho papão, como disseste, exige mais estudo. Sou muito pouco organizada e ocorreu-se o caso de andar as ferias todas a dizer “tenho de estudar todos os dias” mas chegou a altura de aulas e não tinha vontade. O que me ajudou e muito foi fazer os tpc’s, pois fazia com que mantivesse a matéria em dia e pudesse detectar as duvidas que tinha.
Com os exames agora no 11º vou ter mesmo de estudar todos os dias, porque preciso de melhorar a minha média.
As diferenças que notei foi a nível do inglês (disciplina que adoro), onde era aluna de 4 e tirei 13 (devido ao trabalho que fizemos/apresentamos durante o 3º período); e a português em que era aluna de 5 e só consegui um 14, esta foi sem duvida a minha maior desilusão! Estudava para os testes, os testes corriam-me muito bem, mas nunca consegui ter mais que um 14,9 :s penso que se deve à nova gramática, tinha decorado e percebido a gramatica toda para o exame de 9ºano e cheguei ao 10ºano e já não “existem” os complementos circunstancias, etc.

Para concluir, não aconselho ninguém a ir para uma área que não queiram: seja por aquela área ter mais saida, por os vossos pais quererem que sejam médicos, advogados, etc. Esse é uma decisão que vocês devem tomar sozinhos, porque ao não gostarem da área/disciplinas dificultará muito o vosso empenho na disciplina e consequentemente as vossas notas.

Camila diz:

Olá Patrícia,

A português acho que as notas se podem tornar muito frustrantes. Comigo também me aconteceu num ou outro teste, estes terem-me corrido muito bem, ter acertado a gramática quase toda, mas na interpretação a professora me ter cortado muitos pontos.

É verdade,há dias em que uma pessoa diz que vai estudar, que quer estudar e depois acaba por fazer outras coisas e passa-se o tempo. Temos que pensar que há tempo para tudo!

Espero que o próximo ano te corra como esperas! Smile

beijinho

Patrícia diz:

Espero que também te corra bem e que consigas a média que queres.
Bom ano lectivo Grin
Beijinhos

Rita diz:

Olá! Passei este ano para o 11º também e na mesma área do que tu Camila. Curiosamente, também com a mesma média: 17 valores ehehe
A escola de onde saí (onde realizei o 3º ciclo) não tinha uma grande “fama” no que toca a uma boa preparação dos alunos, e por isso ía a morrer de medo para o secundário, tendo em conta também de que escolhi uma área apelidada por todos como “muito díficil”. E ao princípio foi… O primeiro período foi mesmo para a adaptação, tal que no final do 2º período acabei por subir 3 valores (relativamente á nota obtida no primeiro período) a algumas disciplinas. Mas agora que vou para o 11º o medo repete-se outra vez, especialmente por ter medo de descer a média, já que gostava imenso de seguir medicina, e sei que isso depende em muito dos resultados que vou obter este ano.. Por exemplo, acabei o 10º ano com 19 valores a Matemática A, e estou com imenso medo de descer a minha nota no 11º…Assim como a Biologia e Geologia obti 18 valores…
Um bom ano letivo a todas!!
Beijinhos

Camila diz:

Olá Rita,

Entendo o que dizes! Eu mantive-me na mesma escola, mas os anos do ensino básico a Físico-Química não foram os melhores. Por isso, nos primeiros tempos tentei orientar-me bem a Física e Química, para ter as bases e conseguir compreender bem a matéria.

Que bela nota a Matemática! Smile

Eu também gostaria imenso de seguir Medicina, mas não estou com grandes esperanças. Parece que quanto mais se aproxima a hora de decidir o que quero seguir, menos sei aquilo que quero! :s

beijinhos

Maria João diz:

O ano que menos gostei foi mesmo o 10º ano e pelos vistos não sou a única (pelo que li nos comentários :b). Tanto no 10º ano como no 11º as disciplinas que menos gostei foram: Português, Filosofia e Biologia e Geologia. Acabei este ano o 12º ano. As disciplinas opcionais que tive foram Física e Química… Não me arrependi mesmo nada embora dissessem que eram disciplinas muito puxadas, acho que com atenção nas aulas e uns exercícios se consegue tirar uma nota boa, pelo menos eu consegui. Gostei muito de ver o teu video.Tens um blog excelente! Continua assim e boa sorte para o 11º, vais ver que é mais fácil que o 10º Smile Beijinhos

Camila diz:

Olá Maria João,

Fico contente por gostares de ler o blog! Smile

De facto, dizem que Física e Química são das específicas mais difíceis, mas é verdade que tudo depende dos nossos gostos e daquilo com que nos sentimos à vontade. Às vezes basta termos tido bons professores desde sempre a uma determinada disciplina para gostarmos dela. A Físico-Química não foi o meu caso, mas por sorte no 10º ano calhou-me uma professora super exigente e muito profissional! É sempre bom e eu prefiro a exigência à rebaldaria! Smile

beijinho

Inês diz:

Olá camila, eu vou este ano para o 10º e vai ser uma mudança muito grande. Eu andava numa pequena cidade onde toda a gente se conhecia (não sei se isso é positivo ou negativo) e este ano vou para uma grande cidade. Vou com colegas mas vamos para escolas diferentes, só conheço 1 ou 2 pessoas na escola para onde vou. Considero-me uma pessoa social pelo que espero não haver problemas na adaptação, mas mesmo assim tenho medo da mudança…
Beijinho e adoro o teu blog!

Camila diz:

Olá Inês,

Eu vivo num sítio pequeno, onde toda a gente se conhece. Tem o seu lado bom, mas também há algumas desvantagens, é verdade.

Tenho a certeza que te vai correr tudo bem. Se és uma rapariga social não terás problemas! Grin

beijinho

Maria diz:

andar num colégio privado ajuda muito a ter boas notas Wink

Camila diz:

Olá Maria,

Acredito que sim, mas também nem todas as pessoas têm possibilidade de andar num colégio interno. Por outro lado, existem imensos sítios onde não há colégios. No meu caso, por exemplo, não há nenhum, sem ser primário.
Por outro lado, há que ver que o ensino privado é bastante exigente!

Raquel diz:

Também vou para o 11º ano. Achei o 10ºano muito complicado, porque apesar de todo o estudo e dedicação não consegui a média que queria.

Camila diz:

Não desanimes, Raquel! Smile

Bom ano letivo e boa sorte!

Adriana Vieira diz:

Olá Camila!

Eu vou passar agora para o 10ºano e estou um pouco receosa.
Eu vou mudar de escola, para o mesmo curso que tu e tenho medo de não me conseguir ambientar bem e de não conseguir bons resultados com os meus nervos.
Existe alguma coisa que possa fazer para controlar o meu nervosismo?
Obrigada e boa sorte para o 11ºano!

Camila diz:

Olá Adriana,

Antes de mais, tenta mudar um pouco a tua forma de pensar e mantêm-te calma! Não há de ser nada e estou certa de que tudo vai correr bem! Smile

Se vires que o nervosismo te atrapalha mesmo em testes e tudo mais, aconselho-te a ires ao teu médico de família, pois este pode dar-te uma grande ajuda.

beijinho

Anna diz:

Olá, Adriana, estou na mesma situação que tu, vamos ver como é que corre…

Nicole diz:

Adorei o video! Eu vou para o 10º ano para a mesma área que tu, e estou cheia de receio, sou uma pessoa que não se consegue adaptar muito bem a mudanças e como vou para uma turma nova estou mesmo receosa de chegar e não conseguir socializar bem. E queria perguntar uma coisa, no 10º ano continuam a haver trabalhos que se tem que apresentar á turma inteira?

sisita diz:

Não estejas nervosa, os nervos são os nossos piores inimigos acredita! Vai tudo correr bem e nunca penses no peso na avaliação dos testes, orais,…
Tenta dormir bem, toma uma cha de camomila para as alturas dos testes mais dificeis, mas evita ao maximo calmantes, comprimidos para a memoria (so mesmo em casos extremos!), porque isso mexe muito com o figado (experiencia propria)!!!
Foi um prazer ajudar e se tiveres mais alguma duvida é so perguntares.

Camila diz:

Olá Nicole,

Ainda bem que gostaste! Smile

No Secundário temos bastantes trabalhos para apresentar, sobretudo no último período. Relativamente ao peso na nossa nota depende dos critérios que a escola adotou para a disciplina. Na minha escola, os testes de línguas e filosofia não tinham tanto valor na nota e a oralidade era muito importante.

beijinhos

sisita diz:

Como assim, camila?

Nicole diz:

obrigada as duas :3 Espero que o teu 11º ano te corra bem :3

sisita diz:

Sim (trabalhos para apresentar à turma em filosofia, biologia e geologia,…) e orais a português que valem 20 ou 15 % da nota (se nao me engano).

Ana diz:

Ola Camila, estás cada vez melhor youtuber muitos parabéns Grin

Também passei para o 11º ano mas no curso de ciências sócio-económicas.
Sinceramente, acho que foi me muito fácil habituar ao secundário, o facto de sentir estar no curso certo ajudou-me imenso. Só tenho pena, depois da passagem do 10º ano, não ter estudado mais. Acabei com média dde 16,85. Como o meu curso não é assim tão dificil acho que conseguia fazer melhor. Na minha opinião é uma média normal, nada de especial e espero aumenta-la. No entanto, oiço muitas pessoas a dizer que o 11º ano é o ano mais dificil mas isso não me vai desmotivar (espero eu). O problema na minha média foi mesmo educação fisica e português, tive 15 a ambas. Não sei se é só na minha escola mas as professoras de português são mesmo exigentes… mas não deixo de gostar da disciplina. A disiciplina de economia é algo de novo, muito interessante, eu gostei bastante mas depende do professor também. O meu professor costuma dizer que basta estarmos atentos ás aulas que temos logo boas notas! e é verdade, economia éum disciplina de lógica, não é para decorar nada, mas sim para perceber e interligar os vários assuntos. Depois geografia A, segundo os meus colegas (eu tenho História B) é uma disciplina muito dificil especialmente no inicio (1º Periodo), as notas deles eram super baixas… Mas tenho uma amiga que não desistiu e conseguiu acabar geografia com 17 no ultimo teste e 16 no final do periodo (nada mau para os relatos que eles me faziam de como eram os testes) mas claro, depende também da professora. História B não tem nada haver com a história do básico! é muito mais pesada, porque temos 3 aulas de 90 minutos por semana, e o livro (pelo menos o meu) era muito grande , logo tinhamos que dar a matéria um bocado à pressa . Eu tive sorte , calhou-me um professor que resumia a matéria muito bem, fazia perguntas e respostas e assim, a minha nota mais baixa nos testes foi um 19! e a mais alta um 20 certo! mas claro, foi sorte mesmo. Para o ano vou ter uma professora nova e sei que não vai ser assim tão fácil, mas como eu adoro história e a minha mãe é professora dessa disciplina acho que não vou descer assim tanto, para um 18 no máximo espero… Quanto às outras disciplinas acho que já disseste tudo. Matemática é dificil sim, mas eu adorei! se tivermos um bom professor, atenção nas aulas, e fizermos exercicios em casa conseguimos sem dúvida acompanhar a matéria ( e sim, é uma matemática que nada haver tem com a do básico). Filosofia também adorei, e não sei o que esperar da do 11º ano, já me disseram que é mt mais dificil.
Boa sorte para quem vai para o 10º ano, não vão com medo porque não é assim tão mau como dizem, é como tudo na vida, parece dificil mas quando chegamos lá é algo a que nos conseguimos habituar, basta ter uma atitude correcta perante o estudo e as aulas Smile E não se esqueçam que tudo o que estudam e fazem conta para a média que vos vai ajudar a entrar na universidade que querem!!

Beijinhos Camila e parabéns pelo teu trabalho, é realmente excelente Wink

Camila diz:

Obrigada por dares a tua opinião relativamente ao área de Ciências Sócio-económicas. Estou certa de que poderás ajudar outras leitoras.

Assim sendo, desejo-te um bom ano letivo e empenha-te desde o início para conseguires uma média um pouco mais alta. Ainda assi, tiveste uma boa média!

beijinho

catarina diz:

Bom video! Vou para o 10º ano e andava á nora!
Visitem, sigam e comentem http://fashion24hpt.blogspot.pt/, obrigada Smile

Filipa Fernandes diz:

Olá Camila!
Eu vou agora para o 12º ano, e posso-te informar que subi um ponto a minha média, comparativamente ao 10º ano, mas também te digo que foi o pior ano de toda a minha vida. A matéria é extensa em todas as disciplinas e se tiveres a sorte (ou azar) de ter professores que põem a matéria toda desde o início do ano nos testes, então ou estás safa para os exames, o que não quer dizer que não tenhas que estudar, ou então vai ser complicado porque há imensos pormenores que nós não nos conseguimos lembrar durante um ano e, de teste para teste a coisa vai-se complicando. Posso-te adiantar que dividas o tempo de férias da escola, por exemplo: férias do natal=2 semanas; 1 semana para descansar e outra para estudar. É muito importante sermos organizados e realistas, o secundário não é para andar a passear, mas também não é um bicho de 7 cabeças. Dormir um sono descansado, e fazer algum exercício físico para aliviar o stress é a melhor coisa que podemos fazer.
E boa sorte a todas nós, eu costumo dizer que o nosso querido ministro da educação odeia os alunos da nossa área, já que este ano todos os exames foram fáceis e os nossos HORRENDOS!
Ahh, tenho uma novidade para ti! A matemática vai-se tornar muito gira no 11º, vais adorar.
p.s. não, não estou a ser irónica! haha
Beijinhooos!

Camila diz:

Olá Filipa,

De facto, é importante organizar bem o tempo. O blog toma-me algum tempo, mas tento sempre manter a cabeça no lugar e quando é para estudar, é mesmo para estudar! Smile

Às vezes, o problema nem é a dificuldade do exame, mas sim o facto de ser um exame. O de Física e Química pareceu minimamente acessível (a matéria de 10ºano), mas sei que em momento de exame tudo se torna mais difícil e uma pessoa pode ficar bastante atrapalhada.

beijinho

Ninna diz:

também passei agora para o 11º ano e decidi comentar quase para confirmar tudo o que disseste.
biologia requer, sem dúvida, mais estudo e mais atenção que geologia (eu, pelo menos, achei geologia mais intuitivo, é só seguir as leis básicas da física; e tirei melhores notas a geologia do que a biologia – um valor acima, no que toca a testes. no entanto achei biologia muito mais interessante do que geologia, apesar de a matéria ser quase toda sobre coisas que não vemos, praticamente tudo a nível celular ou interno)
quanto a física e química A, também gostei mais da matéria de química do que da de física. no entanto tirei melhores notas em física, exatamente, julgo eu, por ser uma área mais metódica – basicamente é “decorar” ( a máquina científica dá imenso jeito nesta área ) as fórmulas e saber bem o que cada elemento significa e pronto. química exige mais estudo e, em algumas partes, consegue ser bem chata, a matéria – por exemplo, eu não gostei nada da formação do universo e elementos químicos nas estrelas. Ia com muito medo em relação a esta disciplina, porque nunca tinha sido uma grande aluna – rondava sempre os 60-70% em testes – mas consegui tirar notas de 18 e até tive um dos melhores resultados a nível de teste intermédio na minha turma – um 16 .
matemática foi o meu calcanhar de aquiles durante todo o ano letivo. é necessário um estudo muito constante, muita atenção e muuita prática! deixar para amanhã vai ser sempre um erro, quantos mais exercícios fizerem melhor e nunca, nunca desistam. no final do ano a matéria torna-se bem mais simples que no início e, para mim, a única parte em que tive problemas foi durante as funções, mas só porque não tirava as dúvidas quando deva tirar nem estudava o quanto precisava.
português faz-se muito, muito bem . não há nada de especial em relação à gramática e, com um bocadinho de força de vontade, – especialmente para quem não gosta da disciplina – consegue-se bons resultados.
inglês é sempre a mesma coisa. todos os anos se repete o mesmo – vá, não é sempre o mesmo, como é óbvio – e, de facto, a mudança praticamente não existe.
em relação a filosofia concordo plenamente contigo. eu não podia ter gostado mais da matéria, nem das aulas, nem da professora, porque para mim foi tudo perfeito. obrigatório pensar muito, e pensar bem, ter muita curiosidade e vontade de avançar. é preciso ter alguma sorte com o professor que se apanha, a minha dava-nos liberdade para responder às perguntas como nós achássemos melhor, mas há professores que abordam a matéria de uma forma demasiado conceptual o que, pelo menos para mim, iria ser o terror!

aconselho a encarar o secundário quase que na desportiva. ninguém vos vai comer vivos. tem paciencia para vocês e dão segundas oportunidades. concentrem-se, mentenham o vosso objetivo em mente, mas não se esqueçam que não devia valer passar por cima dos outros para atingir aquilo que queremos. aliás, os outros nem devem ser um alvo a abater, porque afinal, há espaço em portugal para todos entrarem na faculdade e no curso que querem. se se concentrarem nos vossos resultados mais do que nos do vosso amigo que tira mais uma décima que vocês de média, acreditem, são capazes de entrar na mesma naquilo que querem. se estiverem preocupados em mandar os outros abaixo esqueçam; vão perder amigos e muita paciencia e depois, provavelmente nem vão atingir os vossos objetivos.

De resto, subscrevo tudo o que disseste no vídeo e acho de louvar a tua atitude por o teres feito. é capaz de descansar muitas cabecinhas que, daqui a duas semanas, começam o secundário.
beijinhos,
ninna .

Camila diz:

Olá Ninna,

Gostei muito do facto de teres partilhado a tua opinião. É sempre bom, para mim e mesmo para as outras leitoras.

De facto, o teu trabalho valeu a pena! Smile

beijinho

Sandra Lourenço diz:

Olá! Apesar de já ir para o 4º ano da faculdade (e só dizer isto já me faz sentir velha eheh) decidi ver o vídeo na mesma, e concordo inteiramente com o que disseste. Eu sou mais uma das que chegou ao final do Secundário e se arrependeu de não se ter empenhado mais no 10º ano (e até no 11º). O que os professores dizem em relação à nossa mentalidade é mesmo verdade Smile
Boa sorte para o 11º ano! Smile

Camila diz:

Olá Sandra,

O tempo passa depressa, não?

Muito obrigada e igualmente! Smile

Catarina Dias diz:

Partilho da mesma opinião de alguns pontos que foram referidos em comentários anteriores!
De facto, quando os professores diziam “Estudem porque o 10º ano também conta!” é mesmo verdade. O 10º ano é o ano da novidade, o ano do “Vamos lá descobrir como é que isto funciona” mas é igualmente necessário. Sem dúvida que dos 3 anos o mais exigente é o 11º ano. É exigente a todos os níveis, principalmente o emocional, porque em muitas situações ficamos profundamente frustradas por não conseguirmos atingir determinado objectivo.
Quem vai para a área de ciências, foquem.se essencialmente na Matemática e Física e Química. São as mais complexas. Não devem no entanto descuidar as outras disciplinas, são igualmente importantes e enriquecedoras.
O 12º é o ano da paz (quase!) é essencialmente o focar no exames de português e matemática!

Aproveitem bem esta nova fase. É uma fase tão ou mais gira como outra qualquer.
Boa sorte Smile

Camila diz:

Olá,

Pois, é! Parece que todos os professores que se preocupam com os alunos, dizem o mesmo! Smile

Obrigada por partilhares a tua opinião!

beijinho

mariana lopes diz:

Olá Camila, adorei o video e ajudou-me a percebe melhor esta mudança.
Eu vou mudar de escola e não conheço ninguém lá e tenho medo de não me consegui integrar. Tenho um pressentimento que o primeiro dia vai ser complicado para mim porque vou andar à nora nos corredores e intervalos. Alguns conselhos?

Catarina Dias diz:

Olá Mariana!
Eu passei por isso logo no 5º ano, também fui sozinha para uma escola nova, com tudo novo!
Quando os meus pais me deixaram na escola parecia um filme “Eu, sozinha, no meio da escola a olhar para todo o lado a ver se reconhecia alguém!”

Conselhos que te posso dar:
– no dia da apresentação tenta logo ver se te consegues identificar com alguém, e assim, tentares meter conversa
– nunca deixes de ser tu mesma, não te faças o que não és, apenas para agradar e entrar no grupo
– vai com um espírito aberto e aventureiro, pensa que é apenas mais um obstáculo que vais ter que ultrapassar

Ao fim de algum tempo, verás que todos estes receios iniciais (que são perfeitamente normais) eram puro disparate!

Boa sorte ;D

Camila diz:

Olá,

Eu não passei por essa experiência.Thinking
Ando na mesma escola desde o 1º ano. ahah
Tenta manter a calma e ser sempre tu própria Wink

catarina diz:

Pareces ser muito organizada! Melhoraste de periodo para periodo? ou foi igual? Conseguiste a media que querias, quanto (isto se quiseres dizer claro)?

Camila diz:

Olá!

Consegui média de 17 e, embora não seja uma média absolutamente incrível, fiquei satisfeita e não estava à espera de mais.
A única disciplina a que desci foi a Biologia e Geologia. Tinha 17 no 1º período (Geologia) e acabei com 16.

beijinho

Jéssica diz:

camila, desceste por causa do teste intermédio? é que eu também tive 17 no 2º período e desci para 16 por causa disso -.-

Filipa diz:

Tudo o que disseste é verdade, Camila. Já acabei o secundário, e uma das coisas de que me arrependo é de não ter estudado no 10º ano. O 1º ano é complicado, pois é tudo novidade, especialmente as companhias…é o ano, digamos, da rebeldia Wink
E como os exames do 11º envolvem a matéria do 10º torna tudo mais complicado. Nada como ter tudo muito bem organizado na nossa cabeça (e não só)!

O melhor ano é, sem dúvida, o 12º… a Biologia e a Psicologia são realmente lindas Smile eheh

Bom ano lectivo a todos os iniciantes do secundário Grin
Beijinhos

Camila diz:

Obrigada por dares a tua opinião. Gosto sempre de ver testemunhos de pessoas mais velhas!
Eu acabei o 10º com média de 17 e o meu medo é descer, mas vou mesmo fazer os possíveis para que isso aconteça. Embora não seja uma nota excelente, já me dá alguma opção de escolha.

Quando havia Área de Projeto, o 12º tornava-se ainda melhor! eheh

beijinhos

Joana diz:

Camila, não te preocupes em descer a tua nota.
No 11.º tudo é mais fácil: já sabes o que precisas de estudar para cada disciplina, já conheces os métodos dos professores, já conheces pessoas que te podem ajudar a ter notas melhores. Deixo aqui um conselho em relação aos exames: ao longo do ano, quando tiverem tempo livre organizem um dossiê, para terem em casa, com resumos (vossos e dos vossos colegas), (no meu caso, os PowerPoints das minhas professoras que são extremamente úteis), partes importantes do caderno diário, e, algo que não pode faltar, os exames dos anos anteriores. A minha média no 10.º era de 18 e consegui subir para 19, por isso tu também vais conseguir!
Meninas que vão mudar de escola e vão para o décimo ano: não se preocupem com a mudança, no secundário toda a gente é mais matura (é claro que há sempre os palhacitos da turma que ajudam a quebrar o gelo) e ninguém vos vai julgar só porque são assim ou assado, ou seja, sejam vocês mesmas que tudo se vai arranjar naturalmente. Em relação às notas neste novo ano eu vou-vos contar o que me aconteceu. Como de certeza aconteceu convosco, a mim também toda a gente dizia que era super díficil e que, em especial, os alunos da escola de onde eu vinha não vinham preparados para serem ótimos alunos (principalmente a FQ). Eu, com medo, estudei até não poder mais para o primeiro teste de físico-química, fiz o teste, com calma, e quando o recebi não pude acreditar: 18.9!!!! O segredo é prepararem-se como se fosse para um exame! E não tenham medo em perguntar coisas aos vossos professores e a colegas que sabem que são melhores do que vocês.!
Boa sorte a todas!! E se alguma de vocês precisar de ajuda na área de ciências podem-me mandar um mail que eu posso-vos reencaminhar os PP das minhas storas, ou mesmo os meus resumos.
xoanaxulipa@hotmail.com

Catarina Dias diz:

Concordo plenamente com o que a Filipa diz: a Área de Projecto ajudava um bocadinho à média bem como, nos ajudava a desenvolver capacidades orais.

Filipa diz:

É verdade Camila! Com Área de Projecto a média leva uma pequena ajuda Wink
Para além de que aprendia-se a fazer relatórios, diários de bordo, e as apresentações orais eram melhoradas a cada período!
Eu consegui acabar com 19, foi uma disciplina gira! Mas tenho a certeza que conseguirás óptimos resultados nos próximos anos mesmo sem esta disciplina Smile

Boa sorte! Beijinhos! Smile

Maria A Fernandes diz:

Olá, Camila Smile

Embora eu tenha terminado este ano o 12º ano, gostei muito do vídeo e acho que, de facto, retratas bem a mudança que se verifica do básico para o secundário.
O 10º ano é, obviamente, um choque. Relativamente ao 11º ano, é um ano puxado. Dos três, eu considerei-o o mais difícil de todos. Física e Química A, Biologia e Geologia e Matemática tornam-se ainda mais específicas e exigem muito mais estudo. Filosofia foi, para mim, uma desilusão. Eu amei Filosofia no 10º ano e odiei Filosofia no 11º ano. O 12º ano é muito mais leve e muito mais descontraído. Eu escolhi Química e Biologia como opções. Química é muito puxado e Biologia é, comparativamente ao 10º e 11º anos, menos específica. Relativamente ao 10º ano, a nossa mentalidade mudou imenso. Então, o 12º ano é o ano das lamentações, dos arrependimentos, dos “Afinal, as previsões dos professores do 10º ano estavam certas…”. Mas, pronto, o secundário faz-se bem.
Um grande conselho, Camila: as notas que obtemos nas diversas disciplinas no final do ano lectivo são importantes, é verdade. Mas, no final, o que realmente conta são os exames! Aplica-te a sério nos exames do 11º ano, evita ficar com o pensamento “Para o ano posso fazer melhoria”. O 12º ano resume-se ao exame de Matemática e, com a actual lei que vigora os exames, os exames de Física e Química e Biologia e Geologia não podem, de modo algum, serem adiados para o 12º ano.

Beijinhos Smile

Camila diz:

Olá Maria,

Oh bolas, espero que não fique tão desiludida como tu relativamente à minha querida Filosofia. eheh

Agradeço imenso o teu conselho. Vou fazer os possíveis para não fazer má figura nos exames, mas tenho medo de me espalhar. É sempre aquela questão do stress, mas vou trabalhar para que isso não aconteça.

beijinhos

Beatriz diz:

Intrometendo-me um pouco aqui, um conselho que tenho é: ao longo do ano, todos os apontamentos que reunires de cada matéria, fotocopia e coloca-os numa pasta à parte. Assim todas as matérias que irão sair no exame já estão resumidas e devidamente arquivadas num espaço próprio.
Eu acabei este ano o secundário em Línguas e Humanidades e digo-te, as pessoas fazem dos exames um bicho de sete cabeças. Eu sempre tive boas notas sem esforço e vejo pessoas com tão boas ou melhores notas que as minhas a baixarem imenso nos exames pelo stress todo. Eu fui calma e mantive/subi. Ou seja, na minha opinião há duas palavras-chave para tudo correr bem: calma e organização. Boa sorte Smile

Maria A Fernandes diz:

Há uma matéria, já no final do ano, em Filosofia, que eu gostei. Tudo o resto foi tão aborrecido, tão diferente do 10º ano. Com muita pena minha.

Tenta organizar o estudo para os exames ao longo do ano. Aquela semana antes dos exames não rende nada, apenas para umas últimas revisões e estudar este ou aquele conteúdo mais complicado.

Beijinhos Smile

Mariana R. diz:

Eu vou agora para o décimo e vou seguir o mesmo curso que tu. Adorei o video, está muito bem feito, estás cada vez uma melhor youtuber (:
Beijinhos e boa sorte para o 11º ano!

ana diz:

Olá tenho algumas duvidas vê se me podes ajudar eu vou para o décimo e não sei se é melhor usar caderno ou dossier e também não sei se é melhor mala ou mochilha será que me podes ajudar.

Camila diz:

Olá! Smile

Na minha opinião, usar cadernos torna-se muito mais prático para estudar. Não só para os testes durante o ano, mas também para os exames, visto que assim tens tudo separadinho e ordenado.
Eu usei mochila e não me arrependo. O facto de ter problemas de coluna e o excesso de peso do material levou-me a usar mochila.

ana diz:

Realmente tou com um bocado de medo em relação ao secundário