Como fazer resumos

22

Set

Daniela Monteiro

escola, regressoàsaulas

Quando uma leitora sugeriu nos comentários aqui do blog que dedicasse um post a resumos, não hesitei em seguir a sugestão! Muitas pessoas, principalmente as que precisam de estar super organizadas, adoram estudar por resumos; mas se forem como eu, não vão confiar nos resumos que outras pessoas fizeram, pois a verdade é que nós vamos dando mais importância às partes da matéria em que temos mais dificuldade, e como tal nem sempre os resumos de outrém nos servem tão bem como os nossos. Para além disso, o processo de fazer resumos também ajuda imenso a estudar  Wink

Antes de começar

  • Leiam a matéria e resolvam exercícios. Isso vai permitir-vos saber em que conteúdos estão mais à vontade, e quais os que despertam mais dificuldade.
  • Pesquisem sobre a matéria em livros e na internet, de forma a enriquecerem os vossos resumos.
  • Vejam a organização da matéria no manual. Pela forma como a matéria é apresentada, podem ter uma pequena noção do nível de desenvolvimento que vos será exigido. Se algum conceito é explicado de forma menos formal num pequeno texto, provavelmente apenas precisam de ter uma ideia geral sobre o mesmo e saber falar um pouco sobre ele. Qualquer coisa dentro de quadros, a negrito, sublinhado, etc., é fulcral. É claro que só posso falar sobre os manuais do básico ao secundário.

Tumblr_m2i7p6zqfa1rrh5sqo1_500_large

Execução

  • Reunam uma lista com todas as definições, regras, princípios e fórmulas de que podem precisar (incluam mesmo aquelas que já sabem de cor e salteado). Façam-no de forma bem espaçada e organizada, caso contrário apenas vos confundirá. Agrafem as folhas da vossa lista: é vosso formulário XXL.
  • De seguida, é tempo de passar às teorias. Leiam diferentes explicações da mesma teoria e condensem a mesma num pequeno texto e/ou esquema. De seguida, sublinhem palavras-chave na mesma: mais tarde, irão ajudar-vos a completar raciocínios e elaborar uma resposta coerente.
  • Caso precisem de decorar séries, enumerações, ou um conjunto de conceitos interligados por uma certa ordem, criem mnemónicas. Não utilizem as de outros, pois é mais fácil lembrarem-se das vossas próprias.
  • Incluam exemplos, exercícios resolvidos e imagens para uma melhor compreensão.

Tumblr_m8144zwbqy1qdo6cto1_1280_large

Organização

  • Escrevam os títulos. De tudo! Verão que se torna muito menos cansativo e mais rápido estudar pelos resumos. Aconselho que escrevam os títulos em letras maiúsculas, de forma a se destacarem.
  • Deixem espaço. Os vossos resumos não são sítio para poupar papel. Se tiverem letra muito grande, mudem de página quando mudarem de assunto.
  • Utilizem esquemas, chavetas, quadros e enumerações para comprimir a matéria e ajudar a memória visual.
  • Usem cores. De preferência apenas para sublinhar o mais importante e criar quadros/esquemas. Escrevam sempre a azul ou preto.
  • Destaquem o mais importante nos exercícios com um pequeno balão/quadro à volta, para que mais tarde possam relembrar as principais etapas de resolução facilmente. É claro que todos os exercícios são diferentes, e este é apenas um ponto de partida.

Gostam de estudar por resumos? Vossos ou emprestados? Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

joana diz:

Gosto de fazer os meus resumos pois e uma forma de ir fixando nem que nao seja muito à sempre algumas palavras chave que ficam na nossa cabeça.. e também nao gosto de os perder é uma mania minha tenho de os guardar, o que às vezes se torna util para relembrar coisas Smile http://joanam-welcometomyworld.blogspot.pt/ vejam comentem, gostem e sigam Smile aceito criticas construtivas Smile beijinhos

Filipa . diz:

Ola querida Smile

Eu faço sempre resumos antes de cada teste, uma semana ou pelo menos 3 dias antes.
Quando faço os resumos utilizo sempre varias cores, por exemplo as datas ponho de uma cor e as personagens importantes de outra cor, também faço imensos esquemas e tento simplificar ao maximo a matéria.

Enquanto faço os meus resumos é já como se já estivesse a estudar por isso de cada vez eu faço o resumo e depois já só preciso de ler uma ou duas vezes para esquematizar tudo dentro da cabeça Smile

Tenho alguns colegas que me pedem os meus resumos de vez em quando mas eu sou incapaz de estudar pelos resumos de outra pessoa ….

Beijinhos*

Dani diz:

É verdade, só fazer os resumos já ajuda imenso, pricipalmente na memorização. Tenho o mesmo problema!Thinking
Beijinho

Liane diz:

Esta maneira de fazer resumos e muito boa obrigada camila Smile

Dani diz:

Este post não é da Camila Smile

tichadiogo diz:

Gostei muito das dicas Smile daqui a 2 semanas lá começo eu mais um semestre Wink

bjs

Dani diz:

Boa sorte! Beijinho

RMS diz:

Hey! Desculpa “chatear-te”, mas queria saber se sempre vais fazer o vídeo a mostrar o que levas no saco de educação física e o que achas essencial…estou a adorar o teu regresso as aulas este ano, cada vez está melhor! Um grande beijinho!Smile

Camila diz:

Olá!

Posso gravar um vídeo sobre isso, sim! Smile

beijinho

Um post muito útil Smile Eu esta semana já comecei a estudarThinking

http://purelypink.blogspot.pt/

Cristina diz:

Olá, recentemente criei um blog queria pedir-te para passares por lá e seguires se quiseres.
Como comecei mesmo à pouco ainda não tenho lá nada a não ser uma mensagem de boas vindas, não tenho seguidores, posts..
Podes ajudar-me? Beijinhos**
http://endlesfashionforyou.blogspot.pt/

Dani diz:

Olá Cristina! Pareceu-me bem Wink Boa sorte!

n diz:

Olá!
eu entrei este ano para o 10º ano, ciencias e tecnologias.
queria perguntar-te se pessoalmente utilizas resumos e se valem a pena, eu sempre fiz resumos desde que me lembro, mas muita gente me diz que é uma perda de tempo porque como a matéria é imensa não há tempo.
o que é que achas da tua experiência até agora?

Dani diz:

Olá! Quando tenho tempo lá faço uns resumos, mas normalmente já tenho a matéria bem organizada no carderno. No entanto, aconselho vivamente a usar resumos para filosofia! Também imagino que sejam úteis para bio/geo, mas leva imenso tempoThinking
Beijinho

Jéssica diz:

Adorei as dicas, sobretudo para o secundário é necessário um grande sentido de organização, se não perdemo-nos no meio de tanta matéria!! Beijinhos e continuem com o óptimo trabalho Smile

Dani diz:

Obrigada querida! Beijinho

Patricia C diz:

Ola Smile
Faço sempre os meus próprios resumos, porque apenas eu consigo organizar a matéria de forma a percebê-la e a superar as suas dificuldades à minha maneira!
Faço de tudo, mesmo que já saiba algumas partes, afinal de contas estes resumos serão super uteis para a altura em que terei de estudar para os exames. Assim, certifico-me que estudo tudo!
BeijinhAngel

Dani diz:

Também prefiro trabalhar dessa forma Smile Beijinho