Controlar a ansiedade antes dos exames

28

Set

Daniela Monteiro

escola, regressoàsaulas

Raro é o aluno que não fica ansioso antes daquele teste; quando são exames nacionais, então, a pressão triplica. A infeliz verdade é que, muitas vezes, deixamos que o nervosismo leve a melhor e acabamos prejudicados por não conseguir manter a calma, ou concentrarmo-nos devidamente durante o teste, o que se reflete nos resultados. Neste post dou-vos alguns (não, não são muitos) conselhos para quem lida com este problema.

  • Durmam bem. Pelo menos na semana antes do exame, aproveitem as vossas 8h de sono diárias; ajudar-vos-á a manter o vosso organismo equilibrado, especialmente importante quando exigimos tanto do nosso corpo!
  • Alimentem-se bem e pratiquem exercício. “Corpo são, mente sã”. Vários são os estudos que comprovam que os alunos que praticam exercício e têm um estilo de vida mais saudável têm, no geral, melhores resultados.
  • Estudem com antecedência. É provavelmente o mais importante. Dependendo da quantidade de matéria, podem precisar de começar a estudar bastante tempo (até um mês) antes do teste.

317145_258684324155208_5814782_n_large

  • Façam intervalos. O melhor aspeto de começarem a estudar cedo, é terem tempo para tirar intervalos. Quer sejam curtos ao longo de uma tarde de estudo, ou um dia do fim de semana, é importante haver tempo livre para que possam distrair-se dos estudos (estou certa que todos vocês percebem essa parte).
  • Estejam preparados. Certifiquem-se que estudaram e reviram tudo aquilo que queriam, para que na hora crítica não entrem em pânico por se terem esquecido daquela nota.
  • Esclareçam todas as dúvidas. Não deixem nenhum exercício por resolver, nem algum conceito tremido.
  • Escolham boa companhia. Antes do teste, afastem-se dos colegas que teimam em espalhar o nervosismo no raio de 1km. Se não tiverem “boa” companhia, relaxem ao som da vossa música preferida.

Quais são os vossos conselhos para controlar a ansiedade? Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Sílvia diz:

Também ando na Universidade como a Diana e para mim, a quantidade de exames e frequências que temos acabou por servir como “vacina” contra os nervos. Temos até 5 exames no espaço de duas/três semanas, isto duas vezes por ano… algo que pode parecer assustador, é muita coisa a acontecer ao mesmo tempo e torna-se muito difícil seguir algumas boas dicas que aqui tens, como estudar antecipadamente. Mas de tanto repetir o mesmo processo acabei por me habituar e já não sou muito afectada, ou daria em doida Smile Claro que depende de pessoa para pessoa, mas o que quero dizer é que, enquanto que o choque nos exames do 9º ano é enorme, pois não estamos habituados a uma coisa tão oficial e com tantas regras como um exame nacional, com o tempo acaba por ser mais fácil controlar o nervoso miudinho Smile

Dani diz:

Acredito que sim Smile A experiência é sempre uma mais valia!

Diana diz:

Ola Smile
Eu fico mesmo muito nervosa com os exames da faculdade. Já era assim também nos nacionais. E o que me acontece é que com os nervos passo a noite anterior ao exame quase em branco e depois vou para lá a parecer um zombie e quase não tenho capacidade de raciocinio. Já pensei tomar calmantes mas tenho medo que isso me impeça de acordar a horas.Thinking

Dani diz:

Olá Diana! Fala com o farmacêutico, explica a situação. Experimenta tomar num dia de fim de semana, para ver como afeta o sono Wink Beijinho

Gostei muito das dicas (:
Para mim o mais importante é mesmo ir estudando aos poucos e com bastante antecedência, odeio aquela pressão nos dias anteriores aos testesThinking

Visitem Grin
http://purelypink.blogspot.pt/

Dani diz:

Concordo plenamente! Smile

eduarda diz:

desde ja queria dizer que adoro o teu blog sigo o blog ja a bastante tempo e sempre gostei bastante dele…
porque nao fazes um post onde respondes a perguntas das tuas/teus seguidores ou seja os teus/tuas leitoras/es fazem-te perguntas e tu noutro poste respondes …. acho que seria boa ideia gostava de saber em quem te inspiras, como te inspiras-te tanto na moda essas coisa se e que me entendes …
bem mas isto e so uma dica bem beijinhos e mais uma vez parabens por um blog fantastico *-*

Dani diz:

Olá eduarda! Já fizemos alguns posts desse género Smile Há também alguma informação na secção “Sobre o Sempre na Moda…”
Obrigada! Beijinho