Dicas para um estudo exemplar

18

Set

Daniela Monteiro

escola, regressoàsaulas

Em tempo de regresso às aulas, mais importante do que escolher mochilas e pensar em maquilhagem, é procurar tirar boas notas que nos permitam alcançar os nossos objetivos. Para além de uma alimentação equilibrada e variada, sono diáro de pelo menos 8h e a prática regular de exercício, é importante que nos empenhemos e tomemos medidas que nos levarão a bons resultados. Desde já desejo boa sorte a todos os que vão voltar este ano à escola, universidade ou IP! Espero que estes conselhos vos ajudem  Smile

Nas aulas

  • Levem sempre o material necessário para além, é claro, do dossier/caderno/manual (não se esqueçam, por exemplo, da calculadora para matemática!).
  • Não deixem que os colegas vos distraiam; têm tempo de sobra para os mexericos nos intervalos, e ao estarem atentos às explicações do professor, será muito mais fácil perceber a matéria.
  • Tirem notas de tudo o que for escrito no quadro. Nem que seja uma simples explicação por diagrama ou esquema, passem para o caderno/folha, pois se não fosse importante ninguém teria perdido tempo a escrevê-lo.
  • Não têm de passar a informação exatamente como está no quadro: organizem por pontos, palavras-chave, esquemas…

Tumblr_lwq9teai191qzgt9no1_500_large

  • Enquanto o professor introduz e explica a matéria (principalmente se não utilizar suporte visual como apresentações multimédia), segue a mesma no manual; se for dito algo que não consta no mesmo, toma notas no próprio manual ou no caderno.
  • Utilizem sinalizações como cores diferentes para explicações da matéria, exercícios, notas, etc., para que se possam organizar e memorizar mais facilmente.
  • Quando fizerem exercícios na aula, comecem a realizá-los logo que o professor indica, para que tenham tempo de tentar resolvê-los sozinhos e depois esclarecer as dúvidas com os colegas e professor.
  • Uma hora e meia numa sala/auditório é realmente muito tempo… Aproveitem os tempos mortos para relaxar e dar duas de conversa, mas é importante aprender a reparar quando a aula recomeça.

Em casa

  • Façam sempre os trabalhos/exercícios que os vossos professores requerem.
  • Se não perceberam bem a matéria da última aula, resolvam alguns exercícios em casa para que possam então perceber ou, se for preciso, esclarecer as vossas dúvidas na próxima aula.

Tumblr_m5ujeyshls1qb4hv5o1_500_large

  • Sejam autónomos e tentem sempre esclarecer as vossas dúvidas sozinhos, antes de recorrer a colegas, professor ou explicador.
  • Uma vez que tenham as vossas dúvidas esclarecidas, pratiquem mais para consolidar o que aprenderam.
  • Caso tenham disciplinas muito teóricas, que impliquem muita memorização, tomem o hábito de ler a matéria da última aula quando chegam a casa. Poupar-vos-á de dolorosas sessões de decoração.
  • Se tiverem matemática, resolvam imensos exercícios – devem acabar o ano com o caderno de exercícios quase todo resolvido!
  • Por vezes as aulas têm um ritmo demasiado rápido para organizar bem os apontamentos. Quando isso acontecer, passa a aula a limpo em casa.

7023266009_5483b78ff9_h_largeAntes dos exames

  • Se não estiverem bem situados na matéria, comecem por dar uma vista de olhos no manual.
  • Leiam resumos da matéria (podem tê-los feito anteriormente, ou usar os do manual ou livros de apoio).
  • Fazer esquemas da matéria pode ajudar-vos a memorizar.
  • Criem mnemónicas que vos permitam memorizar nomes, datas, etc.
  • Resolvam (ou voltem a resolver aquele mais complicado) alguns exercícios, mas não demasiados; devem resolver a maior parte antes da véspera, pois não terão tempo para esclarecer dúvidas depois.

Iphone_001_large

Resistir à internet

  • Caso precisem de usar o computador, criem um espaço para trabalho e outro para entertenimento, em localizações diferentes; aconselho a criarem dois utilizadores.
  • Se utilizam internet para pesquisa, então desliguem-se das redes sociais (e não permitam que os dados de acesso fiquem guardados), e eliminem-nas dos marcadores/atalhos. Guardem-nas numa pasta dos favoritos à parte no vosso browser.

Acham que as dicas serão úteis? Smile Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Rute diz:

Isto é realmente muito útil! Eu já estou no 3º ano da faculdade, mas a verdade é que nunca primei pela organização no que toca a estudar. Só mais recentemente é que comecei de facto a aplicar-me na organização de apontamentos e tem dado bastante resultado Smile

Dani diz:

Ainda vou no secundário, mas posso concordar Smile Beijinho e bom ano!

O. diz:

Desligar as redes sociais ou guardá-las numa pasta de favoritos à parte do browser? Os pontos anteriores até fizeram sentido, este não. Está muito confuso, tem de aprender a dividir melhor as ideias.

Dani diz:

Lamento, mas não posso concordar, uma vez que uma ação não exclui a outra. Onde está a confusão? Beijinho

O. diz:

É simples, Dani Smile

Tenho alguma dificuldade em perceber a finalidade de colocar as redes sociais numa barra de favoritos. Porque não, simplesmente, não aceder às redes sociais? Reconheço que possa haver algum aspecto informático que me esteja a escapar. No entanto, gostaria de lhe dar os parabéns pelo blogue, cuja existência descobri através do boletim de uma localidade próxima de onde vive.

Um beijinho

Dani diz:

Depende do browser em questão. No caso do Mozilla Firefox, por exemplo, é possível guardar os sites na barra de favoritos (bookmarks), que permanece visível enquanto navegamos. Se estiver a fazer pesquisa para a escola, sou tentada a abrir um deles, já que estão mesmo ali à minha frente e, é claro, já é quase inconsciente fazê-lo. Neste caso, bastaria ocultar a barra de favoritos nas opções. No entanto, achei por bem referir a opção de guardar as redes sociais numa pasta à parte nos favoritos, no caso de o browser em questão não oferecer barra de favoritos; desta forma é possível organizar os sites que se destinam à escola, e os de entertenimento, sem que os segundos nos distraiam. Estas e as restantes sugestões deste ponto destinam-se, obviamente, a quem não consegue simplesmente não aceder às ditas redes, e precisa de uma ajuda extra para permanecer longe delas. Muito obrigada Smile Beijinho

O. diz:

Olá de novo, Dani Smile

Se, por um lado, as dicas da lista são de facto úteis e, mesmo partindo do seu subjectivo, são realmente aplicáveis a terceiros, acabo de me aperceber que esta questão das redes sociais é um ângulo demasiado próprio, relativo apenas e só à Dani e que dificilmente poderá figurar como um conselho. De qualquer forma, a passagem dos meus olhos pelo blogue foi superficial e entendo que esta exposição de práticas subjectivas seja comum e recorrente.

Um beijinho

Joana diz:

Gostei imenso das dicas Smile

Dani diz:

Ainda bem, Joana! Smile

Muito boas dicas Wink. Sem duvida que concordo com todas.

Liane diz:

Olá querida …

Podes-me dizer onde é que tu fazes os looks do dia , site pff ???

Dani diz:

Olá Liane! A Camila usa o Photoshop, não um site Smile

Rita diz:

Concordo que se tomarmos atenção é meio caminho andando Smile

Dani diz:

É sem dúvida o que me tem valido até hoje! Beijinho

Conselhos muitos bons para se conseguir bons resultados. A parte de resistir à internet é que é mais difícilSmile

http://beleza-natural2012.blogspot.pt