Escolher e organizar o local de estudo

14

Set

Daniela Monteiro

escola, regressoàsaulas

O ambiente em que estudamos e realizamos trabalho para a escola tem uma grande influência nos nossos resultados. Devemos ter alguns fatores em consideração quando escolhemos e preparamos o nosso local de estudo, pois estudar já acarreta por si só dificuldades, e nós dispensamos criar mais! Smile

Qual o melhor local?

Todos temos aquele colega que estuda de pernas para o ar a ouvir música e consegue boas notas, mas nem todos temos essa facilidade no que toca a concentração, memorização e raciocínio. Embora não seja especialista no assunto, deixo-vos algumas dicas:

  • É importante que escolham um sítio sossegado. Se não conseguirem ter silêncio em casa, podem sempre recorrer à biblioteca (municipal, pois na da vossa escola terão provavelmente imensas distrações).
  • Escolham um local bem iluminado e espaçoso, pois vão passar muito tempo lá, e caso contrário acabarão por se sentirem claustrofóbicos.
  • Evitem distrações visuais como acontece num sítio muito movimentado, com janelas, cores fortes ou ecrãs à vossa volta.
  • De preferência, estudem num sítio com luz natural. Pode soar contraditório, pois haverá mais janelas; desde que estas estejam acima do nível dos vossos olhos, não vos deverão distrair.

Tumblr_m53s6wqlva1qko5nzo1_500_large

  • A vossa mesa deve ser grande o suficiente para suportar pelo menos dois livros A4 abertos, uma capa de argolas e o vosso porta-lápis espalhados; caso contrário, ficarão seriamente frustrados com a falta de espaço.
  • No vosso local de estudo não devem estar presentes aparelhos como televisão, computador, telemóvel, iPad e equivalentes, para nos vos distraírem nem tentarem a fazer um intervalo mais cedo.
  • Se ouvir música vos ajuda, usem colunas com o volume muito baixo, e não earphones ou headphones.
  • Procurem uma cadeira de altura ajustável com encosto, para que não tenham de se encurvar quando escrevem. É preferível que esta não seja demasiado confortável, mas já que provavelmente passarão lá muitas horas, não poupem a carteira.

Como o organizar?

  • Caso tenham muito livros, cadernos e dossiers para arrumar, a melhor opção será uma estante, que suporta melhor o peso e oferece mais espaço.

  • Na vossa estante podem incluir pequenos cestos, porta revistas e gavetas com o vosso material como canetas, clips, tesoura, post-it, recargas de folhas, micas…
  • É super útil ter pelo menos uma estante de parede, onde podem manter os livros que mais usam, um copo para material de escrita e, é claro, alguns artigos de decoração.

Os artigos nas imagens são do IKEA (as flores para pendurar são tão amorosas!).

Estas dicas foram-vos úteis? O que acrescentariam?  Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Inês Martins diz:

Camila, não tem nada a ver com este assunto, mas fui-me informar e constatei que os desodorizantes “DOVE” tem uma grande quantidade de alumínio, alem de serem anti-tranpirantes, o que não permite a abertura dos esporos!

beijinhos

Ana diz:

Cada pessoa tem a sua forma de estudar.

Eu das duas uma, ou estudo num sítio com silêncio total em que o minimo barulho extra me desconcentra [o que torna impossível estudar, por exemplo, numa biblioteca]. Ou estudo num sítio com muito barulho; se for em casa é com música alta o suficiente para abafar tudo o resto, ou por exemplo num café, em que o barulho é constante e não me atrapalha.

Dani diz:

Não disse o contrário Smile Beijinho

Maria diz:

Eu gosto muito de estudar na biblioteca da escola, se estudo em casa o portátil é uma tentação Razz

Beijinhos,
Maria

Dani diz:

Sem dúvida! Falo sobre isso noutro post do especial Smile Beijinho

A. diz:

Muito boas dicas!

Eu tambem já arranjei o meu quarto dessa maneira para que na segunda esteja tudo em ordem!

beijinhos! (:

Catarina Dias diz:

Bom post Smile

Dada a quantidade de livros e dossiers e cadernos que TENHO que ter, este ano tive que comprar uma estante.
Nota: as do IKEA são óptimas, as BILLY, são relativamente baratas e com muitas possibilidades de personalização.

Acrescentaria a aquisição daqueles tabuleiros onde se podem colocar folhas, pois quem lida muito com papéis verá que é uma opção a considerar.

Ahh não devemos esquecer, o candeeiro na secretária, muitas vezes temos que estudar já de noite, e este utilitário torna.se indispensável!

Beijinhos e bons estudos Wink

Dani diz:

Obrigada Catarina Smile Beijinho

Angela Silva diz:

Foi-me muito útil! E é engraçado como o sitio e a organização ideal que tu escreveste, descreve exatamente o meu quarto. Acabei de perceber que tenho o quarto perfeito. Smile

Beijinho

Angela Silva diz:

Foi-me muito útil! E é engraçado como o sitio e a organização ideal que tu escreveste, descreve exatamente o meu quarto. Acabei de perceber que tenho o quarto perfeito. Smile

Beijinho

Dani diz:

Oh, sortuda! Não tenho a mesma sorte (:

catarina diz:

Dicas importantes, sem dúvida Smile
Visitem, sigam, comentem e participem no giveaway fashion24hpt.blogspot.pt ;b