Pele oleosa – como controlar o brilho

30

Out

Daniela Monteiro

maquilhagem, pele, pele oleosa

Quem tem pele oleosa, mesmo que seja apenas uma zona do rosto, está certamente familiarizado com aquele brilho excessivo, nada agradável, que vai gradualmente aumentando ao longo do dia. Hoje, dou-vos algumas dicas rápidas que eu própria gosto de pôr em prática, e vos poderão ajudar.

Hidratante

Supondo que de manhã usam um qualquer produto de limpeza na pele, é essencial de apliquem de seguida um outro com propriedades hidratantes, de forma a equilibrar a pele. A pele oleosa também precisa de hidratação! O hidratante perfeito será uma loção (em vez de um creme, que é mais cremoso e rico) de rápida absorção, sem óleo (oil free) e, se possível, com ingredientes matificantes. Uma vez que é um creme a usar durante o dia, procurem encontrar um com FPS. Embora não reúna todas estas qualidades, o meu hidratante de eleição até à data é o Garnier Fresh Essentials Cuidado Diário Hidratante (cliquem no nome para ler uma review completa).

Primário

Para além do brilho, a pele oleosa tende a ter também poros dilatados. A maioria dos primários ajuda a lidar com ambos os problemas, matificando a pele e disfarçando os poros, ao criar uma espécie de película à superfície da pele. Este deve ser aplicado depois do hidratante e, se for o caso, antes da maquilhagem. No entanto, certifiquem-se de que estão a escolher o primário certo para vocês, pois existem vários tipos, para diferentes necessidades. De momento, estou a utilizar o Kiko Make Up Milano Mat Base Corrector Primer e, quando tiver uma opinião bem formada sobre ele, farei review  Smile

Pó matificante

Nunca deixo a casa sem antes passar um pouco de pó na zona T (e a máscara nas pestanas hehe). Tenho usado o Catrice Pó Compacto Acabamento Perfeito, o meu preferido dentre os que já usei! Não dá um acabamento extremamente mate (ou seja, artificial), mas sim aveludado, é super fino e suave e ainda dá alguma cobertura. Não é o melhor para controlar a oleosidade, mas é definitivamente uma ajuda.

Folhas absorventes

Ao longo do dia, a menos que o vosso primário seja fenomenal, o brilho vai aparecer. Por volta das 12h, costumo utilizar uma ou duas folhas absorventes para retirar o excesso de óleo do rosto sem o lavar. Assim, é possível livrarem-se do brilho sem que precisem de secar  a pele (ou retirar a maquilhagem). Tenho utilizado os Papier Poudré, que para além de absorverem o sebo, deixam uma fina camada de pó na pele, dispensando o uso do pó compacto no fim. Este é um “produto” prático que funciona tanto para mulheres como para homens, portanto, não há desculpa para não controlar o tal brilho!

Também vocês lutam contra a pele oleosa? Deixem as vossas sugestões nos comentários  Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Débora diz:

Olá =)
Eu tenho a pele bastante oleosa, arranjei um sabonete de limpeza excelente com o qual consigo notar algumas diferenças, contudo ainda não encontrei um bom creme… Conhecem algum que seja bom?
Obrigada!

Cláudia Gamito diz:

Olá tenho uma amiga q dpois de aplicar toda a maquilhagem passa creme hidratante, o q acham disto? Todos os produtos (bronzer, blush e iluminador) ficam todos “borrados” n acham? Beijinhos e obg

Dani diz:

Olá Cláudia! Não vejo qual possa ser a finalidade do hidratante no fim de toda a maquilhagem… Não vejo como será possível, sequer, aplicá-lo sem perturbar a maquilhagem
Beijinho

Oh tenho de experimentar esse creme hidratante, o meu não resulta nada bem!Thinking Muito Boas dias Wink

Dani diz:

Depois diz-nos o que achaste! Smile

adriana diz:

olááá sabem alguma maneira de tratar/acabar com os “miliuns” (bolinhas de sebo q ficam na pele de algumas pessoas) para quem n tem dinheiro para limpezas de pele ou tratamentos a laser? mt obgd

Dani diz:

Olá adriana! Pelo que sei, produtos com ácido glicólico costumam ter bons resultados. Beijinho

Aihara diz:

Eu tenho a pele muito oleosa mas andei a experimentar uns produtos, que me deixaram muito satisfeita!
Quando me maquilho em 1 lugar uso um creme oxigenante, depois um para os poros nas zonas piores, um primário profissional, de seguida uso a base, e por fim coloco pó translucido. Dura-me todo o dia e fica fantastico.
Smile
Beijinhos

Dani diz:

Olá! Ainda bem, querida! Qual é o creme, já agora?