Corpo tonificado – core

17

Nov

Daniela Monteiro

corpo tonificado, exercício, plano de treino, saúde

Embora já tenha feito várias referências a este assunto nos posts sobre exercício do blog e, inclusivamente, nos posts da rubrica Corpo Tonificado, achei que fazia falta um inteiramente dedicado ao assunto. Assim, e principalmente se não fizerem ideia do que “core” quer dizer, continuem a ler Smile

O termo é inglês, e pode ser traduzido para “centro” ou “âmago”. Core é, pois, o conjunto de músculos “centrais” que estão mais envolvidos com o nosso equilíbrio e postura, na zona do abdómen, lombar e quadris. Uma vez que, como sabem, não sou perita no assunto, não posso dar-vos pormenores anatómicos, mas a internet indica que inclui os seguintes músculos:

Embora os posts desta rubrica sejam, regra geral, mais direcionados para a vertente estética, o mesmo não acontece aqui. O fortalecimento dos músculos de que falamos é vital para mantermos um corpo são, e apresenta várias vantagens, entre as quais:

  • diminuição do risco de lesões;
  • corpo mais esguio, mais alto;
  • atenuação ou mesmo erradicação de dor crónica na zona lombar;
  • melhor condição física;
  • melhoria na coordenação motora;
  • correção da postura;
  • maior estabilidade (equlíbrio).

A boa notícia é que podem perfeitamente treinar estes músculos, todos os dias, no conforto no vosso lar. Deixo aqui alguns exemplos de exercícios, mas existem imensas variações à escolha.

 

Durante a execução dos movimentos, procurem manter os músculos sempre contraídos, e a forma correta. Como já disse antes, é preferível começar com poucas repetições, e ir aumentando, do que realizar os exercícios com má forma.

Este post convenceu-vos a entrar no hábito de fortalecer o vosso core?

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

[…] o nosso core, melhorando assim a nossa postura entre outros aspetos, sobre os quais podem ler neste post. Para além disso, pessoalmente, gosto de utilizar a bola para fazer os abdominais mais simples, […]

Beatriz diz:

Ótimo post, acho que vou começar mesmo a fazer estes exercícios Smile

Dani diz:

Força, Beatriz! Grin

ana diz:

gostei muito Smile

Dani diz:

Obrigada pelo feedback! Smile Beijinho