Como gastar calorias… no dia a dia!

18

Dez

Daniela Monteiro

alimentação, dieta vitalícia, exercício, saúde

Quem segue o blog há algum tempo sabe que já fiz bastantes posts sobre alimentação e saúde dedicados às infames calorias, dos quais destaco Corpo tonificado – como gastar mais calorias e Maneiras fáceis de cortar calorias. Hoje, decidi trazer-vos algumas dicas que podem pôr em prática na vossa vida quotidiana, e podem ajudar-vos a gastar mais energia.

O que são calorias?

Em todos os meus posts, penso que nunca referi a definição de “caloria”. Esta é, pois, uma unidade de medida usada para quantificar energia. Para contextualizar no SI, uma caloria equivale a cerca de 4J. As calorias dos alimentos variam conforme os nutrientes que os constituem (proteínas, lípidos…) e cada nutriente, por sua vez, tem uma função diferente dos demais. Demasiadas vezes, vejo as pessoas tomarem nutrientes e calorias como sinónimos, quando não é esse o caso! Pessoalmente, não tenho o hábito de olhar para as calorias na informação nutricional, pois prefiro controlar a gordura saturada e açúcar simples. É claro que diferentes pessoas terão de controlar diferentes nutrientes.

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Como as gastar?

Grande parte das calorias que ingerimos são gastas nas funções vitais do nosso corpo, mas as restantes só são gastas se fizermos por isso. Na sociedade atual, a maior parte de nós consome calorias em excesso, já que nos tornámos mais sedentários. Para além disso, o cenário tende a agravar-se na época fria do ano, já que quem é adepto de desporto ao ar livre vê essa tarefa dificultada. A pensar neste estilo de vida agitado, aqui ficam algumas dicas que, espero, vos ajudarão a ser mais ativos, mesmo nos dias em que não sobra tempo para dedicar ao exercício físico.

  • Dar férias ao elevador. Esta é das mais antigas, mas a verdade é que ainda há quem use o elevador para subir/descer 3 pisos. A desculpa do tempo não serve, pois a diferença não é significativa!
  • Estacionar longe ou sair na paragem antes. Isto é algo que adoro fazer (a menos que esteja a chover), pois é uma boa forma de fazer uma pausa para estar sozinha e respirar um pouco de ar livre.
  • Aproveitar o intervalo. Quer estejam em aulas, ou num trabalho que vos obrigue a manter a mesma posição, aproveitem os vossos intervalos para ir dar uma volta a pé. Convidem um colega e, se quiserem lanchar, escolham um lanche leve e comam no caminho  Smile
  • Beber água! Sabiam que o nosso metabolismo é mais rápido quando bebemos cerca de 2l de água diariamente? A água é, de facto, indispensável à vida, e a maior parte de nós encontra-se ligeiramente desidratado durante grande parte dela! Para além disso, a água ajudar-vos-á a sentirem-se saciados, tornando mais fácil resistir àquele bolo na montra da pastelaria.

  • Na fila, trabalhem os músculos. Todos detestamos a malvada fila de espera, não é verdade? Uma forma de a tornar mais produtiva é contrair os músculos dos glúteos e abdominais durante uns segundos e relaxar, repetindo. Podem fazer isto em qualquer lugar, de pé ou sentados, e notarão diferença, no mínimo, na vossa postura.
  • Começar bem o dia. Entrem no hábito de acordar 5 minutos mais cedo. Usem esse tempo para alongar o corpo, e fazer algumas repetições de exercícios que fortaleçam a lombar, os abdominais e os glúteos. Não há tempo? Mentira! Se tiverem um minuto disponível, façam a prancha durante o máximo de tempo que conseguirem, com quantas repetições quiserem. Ao longo dos dias, verão o vosso tempo máximo a aumentar  Wink  Para além disso, o pequeno-almoço nunca deve ser dispensado!
  • Troquem o sofá e a cadeira por uma bola de ginástica. Quer estejam a ver TV ou no computador, podem equilibrar-se na bola, o que fortalecerá o vosso core. Nos intervalos, aproveitem para fazer uns exercícios.
  • Fazer as pazes com o João Pestana. A dose de sono diária também ajuda a manter o metabolismo em ordem e, portanto, a gastar mais calorias.
  • Riam! Este estudo mostra que, se alguém rir durante 10 ou 15 minutos por dia, pode gastar cerca de 50 calorias. Precisam de mais razões para o fazer?

E vocês, leitoras, têm algum truque a partilhar? Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Maria diz:

Gostei bastante do post. Está muito bom como todos os que tens vindo a fazer. No meio disto tudo, o mais difícil para mim é beber os 2l de água. Mas com o hábito talvez vá lá.
Beijinhos!

Dani diz:

Olá Maria! Obrigada Smile Também é o mais complicado para mim, admito…
Beijinhos

Beatriz diz:

Olá Dani,
Podes fazer um post sobre como ganhar peso de forma saudável?
Obrigada Smile