Os benefícios do pilates

7

Jan

Camila Bento

exercício, pessoal

Há uns anos descobri que tinha uma escoliose. Voltei a praticar natação por ser um desporto muito vantajoso para quem tem problemas de coluna, mas perdi um pouco o interesse por este desporto, visto que gosto mais de o praticar livremente e no verão. No ano passado, decidi inscrever-me num ginásio, que além de um percurso com máquinas, tem aulas de diversas modalidades todos os dias. No ginásio, aconselharam-me a ir às aulas de pilates e assim o fiz, desde há duas semanas que tenho ido às aulas.

pilates

Imagem daqui.pilates2

Imagem daqui.

2 aulas não são suficientes para ter grandes resultados, mas a verdade é que me sinto muito, muito bem depois das mesmas. É bom sentir o corpo relaxado durante cerca de 45 minutos e sair da aula com uma sensação de leveza, que acaba por se prolongar ao longo de toda a semana. Dizem que o ideal é praticar duas vezes por semana, mas como também gosto de outras modalidades que há lá no ginásio, isso ainda não se proporcionou. Ainda assim, dou por mim em casa a tentar praticar alguns exercícios das aulas e, sobretudo, a manter a postura correta.

São muitos nomes de exercícios a saber, já para não falar nos princípios básicos do pilates, e, segundo a minha professora, é normal que ao início tenhamos a sensação que não fazemos nada bem. É normal que a respiração lateral não consiga ser feita ou que não consigamos manter a posição correta ao longo de toda a aula. Estou certa de que aos poucos irei conseguir melhor a postura, a forma de fazer os exercícios e, essencialmente, espero que esta modalidade me traga grandes benefícios a nível do meu problema de coluna.

Alguma de vocês pratica pilates? Começaram a praticar por questões de saúde ou simplesmente por se interessarem por este desporto?

P.S – Tal como já tinha dito no facebook, a pouco e pouco irei introduzindo alguns posts com temáticas mais pessoais. A ideia não é partilhar assuntos da minha vida que não vos interessam para nada, mas sim falar de algumas coisas que considero oportunas e que, de certo modo, se encontram intimamente relacionadas com as temáticas do blog. Conto falar-vos de viagens, de aquisições importantes, do meu gosto pela leitora, de questões relacionadas com a adolescência (e não só), de coisas que gosto e não gosto, entre outras coisas. Espero que gostem desta novidade no blog e que deixem o vosso feedback!

Deixe aqui o seu comentário!

Sofia diz:

À 2 anos atrás, descobri que tinha uma escoliose acentuada e um desvio na anca, tinha muitas dores e então decidi, consultar a minha médica de família, ela passou um rx, e foi diagnosticado, o problema de coluna, foi caminhada para uma ortopedista especialista, e ela sugeriu-me ir a uma clínica aqui da zona e estou muito melhor, os resultados já estão muito melhores.

Mariana diz:

Já fiz pilates porque me interessei pelo desporto. Infelizmente deixei porque as aulas no meu ginásio terminaram. Como eu gostei e me senti mais “leve”…!!

Ah, e sim, continua com estes posts mais pessoais (fiquei interessada nas viagens e leituras especialmente Wink

beijinho

Mariana diz:

Também tenho escoliose e adorava experimentar pilates!

Flávia diz:

Olá!
Eu faço Yoga e Pilates! E devo dizer que já não consigo viver sem!!
Mudou mesmo a minha qualidade de vida, para melhor claro!
” Faço yoga porque gosto de viver” Wink

Maria diz:

Olá, Camila Smile

Eu estou a pensar seriamente inscrever-me num ginásio, simplesmente porque estou a tentar adoptar um estilo de vida mais saudável. Como fazer desporto não é algo que me apeteça espontaneamente, um ginásio será certamente a melhor opção.
Eu já ouvi algumas opiniões de quem, como tu, está a experimentar/praticar pilates e estou bastante tentada.
Continua a manter-nos informadas.

Beijinhos * Maria.

Andreia diz:

Pratico pilates exactamente pelo mesmo motivo Smile Aliás… inscrevi-me num ginásio exactamente por aconselhamento médico devido à escoliose. Tentei a natação e a hidroginástica mas os horários não eram muito compatíveis com a faculdade e assim no ginásio estou mais à vontade com os horários!
Posso até dizer que o ano passado estive para ser operada, em Out de 2011 a curvatura aumentou consideravelmente para se pôr a hipótese da cirurgia em cima da mesa e então decidi dedicar-me ao pilates (já praticava desde 2010 mas nunca fui muito assídua, prefiro outras modalidades) e em Maio 2012 quando tinha a consulta marcada para tratar da cirurgia, fui fazer um raio-x e diminui 7 graus o que me salvou de ir “à faca”. Por esse motivo agora, doa o que doer, sou assídua no ginásio Grin

Maria diz:

Tenho problemas de coluna, já pratiquei body balance, e pilates.
Pratico hidroginástica frequentemente e não pratico mais nada devido aos horários que não são os melhores.
Para o ano, se se concretizar um dos meus objectvios, talvez regresse ao Pilates.
Acho que deve continuar.
Beijinho

Camila diz:

Olá Maria,

Nunca fiz nenhuma aula de body balance. É giro?

Beijinhos

Andreia A. diz:

Descobri à pouco tempo que também tenho escoliose.
Já ouvi falar tão bem do pilates que quando arranjar um tempinho vou procurar se há aulas na minha zona.

Fazeres posts mais pessoais, fazem com que fiquemos mais próximas de que escreves e consequentemente ainda mais interessadas em acompanhar o blogue.

Beijinhos*

Camila diz:

Olá Andreia,

Obrigada pelo teu feedback! Smile

Se chegares a inscrever-te em aulas de pilates, depois diz-me o que achaste.

beijoca