Cuidado de pele seca – rosto

5

Fev

Daniela Monteiro

caseiro, hidratação, máscaras, pele, pele seca

Quando o tempo mais frio chega, acontece-me sempre o mesmo: a pele nos cantos inferiores da boca começa a ficar seca, até que descama, gerando prurido e, por fim, hiperpigmentação. A situação, como é óbvio, não é minimamente agradável, e devo dizer que é o problema de pele que mais me incomodou até à data, pois quando a descamação é grave, não é fácil domá-la, e o aspeto da pele é terrível; volta, acne! Curiosamente, há algum tempo, vi que o comentário mais votado num vídeo do Youtube era de alguém a descrever esta mesma situação, e ocorreu-me imediatamente escrever este post, para o caso de alguém também sofrer deste mal  Smile

Rotina de cuidado

Limpeza e esfoliação

Obviamente, quem tem pele seca nem quer ouvir falar de espumas e géis de limpeza, pois temos receio que ressequem ainda mais a pele já fragilizada. Quando tenho uma verdadeira crise, uso apenas água para limpar a zona e, quando começo a ver melhorias, utilizo água de rosas. A esfoliação não deve ser, de todo, dispensada, pois é necessário remover as células mortas resultantes da descamação; o meu método de esfoliação favorito, neste caso, é humedecer um disco de algodão com água morna, colocar um pouco de um hidratante espesso (como Nivea) no mesmo e massajar a pele, de forma a remover as células mortas sem irritar a pele sensibilizada.

Hidratação

Se a vossa pele secar ao ponto de descamação, não conseguem o nível de hidratação de que necessitam a partir de qualquer hidratante. O Nivea Pure&Natural Creme de Dia Suavizante para Pele Seca a Sensível, por exemplo, não conseguiu dar conta do recado; nem ele, nem nenhum que vivesse cá em casa. Como tal, e porque não queria gastar balúrdios num dermatologista, dirigi-me a uma farmácia e pedi que me aconselhassem algo; a recomendação foi o Avène Cicalfate Creme Reparador. Aplico uma camada mais generosa à noite e deixo atuar até ir para a cama, quando retiro o excesso, e de manhã aplico uma camada fina que é rapidamente absorvida; também o levo sempre na mochila para a escola, principalmente nos dias mais frios, para o caso de emergência. Entretanto o meu namorado emprestou-me uma amostra do Uriage Hyséac Reestruturante, para pele seca devido a tratamentos de acne, que tem uma absorção ainda mais rápida, pelo que o tenho utilizado de manhã.

IMG_3678

Máscara caseira

No auge de uma verdadeira crise, nenhum creme consegue controlar a descamação, e torna-se um pesadelo sair de casa. Nessas situações, só uma máscara hidratante me salva, pelo que não podia deixar de a partilhar convosco Smile

  • 2 col. de sopa de mel
  • 1 col. de sopa de azeite
  • 1/2 banana

Para preparar basta esmagar a banana e misturar com os líquidos. O mel e o azeite fazem milagres, e podem usá-los sem a banana, embora não seja muito prático (a banana dá mais consistência à mistura). Por fim, relembro que devem, acima de tudo, hidratar a pele de dentro para fora: beber 1,5L de água por dia ajuda imenso a evitar e recuperar a pele seca.

Espero que o post vos tenha sido útil! Também sofrem com este problema?

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Guida diz:

Realmente, o Cicalfate (e o irmão da La Roche-Posay) é muito bom! Uma alternativa barata que podes gostar é misturar sucralfato (Ulcermin) com vitamina A. É um miminho e é seguro, usamos muito em hospital e tudo! Smile

Beijinhos

Daniela Monteiro diz:

Oh, obrigada pela sugestão! Vou ter de experimentar (:

m. diz:

Olá Dani,
ando louca à procura de um esfoliante para o rosto para peles mistas e não encontro nada, a não ser uns da The body Shop, mas nem sei se são para o dia a dia ou para esfoliação semanal.. Não sei onde mais poderei encontrar, pelo menos a preços acessíveis.. mais de 10 euros é muito para mim. Sabes de algum minimamente decente? Ajuda-me, a minha pele está horrível..

Daniela Monteiro diz:

Olá, querida! Também ainda não encontrei o esfoliante perfeito para mim… Aconselho-te a esfoliar diariamente as zonas mais oleosas, evitando as zonas secas, e esfoliar todo o rosto apenas 1x por semana. Espero que ajude! Beijinho

Adorei este post Dani! Como sempre muito útil e práctico! Há que dar especial atenção ao cuidado do rosto, ao fim e ao cabo, é a nossa imagem de marca!

Daniela Monteiro diz:

Obrigada, fico feliz por saber! Smile Beijinho

Priscila Adegas diz:

Ola! Vi o teu post e achei interessante, como muitos outros. Este chamou-me a atencao devido ao Cicalfate da Avene. Sugiro que tenhas algum cuidado com esse creme, e um corticoide e nao deve ser utilzado mais do que tres dias seguidos. De facto, o creme e fabuloso, mas tem cuidado.

Fica bem

P.S. Desculpem, mas o facto de algumas palvras nao terem acentuacao, deve-se ao meu teclado ser ingles, como tal, nao tem acentos. Frown

Daniela Monteiro diz:

Olá, Priscila! Obrigada pelo aviso Smile Beijinho

Vou ter que guardar este post nos favoritos! Obrigada! Grin

Maria Cordeiro, também já tive e isto é uma mézinha caseiro que JURO que funciona – o mais difícil é encontrar a planta, é uma planta selvagem que a maioria das pessoas chamaria erva daninha.

Há umas plantas chamadas leitugas (pelo menos aqui na minha zona chamam-lhes assim), que têm umas folhas que colam um bocadinho, muito recostadas, e que têm umas flores amarelas (não sei se agora está na estação em que têm flores). Quando as arrancas, se partires a raiz têm uma seiva muito cor-de-laranja – aplicar isso directamente na pele faz milagres! Passou-me numa semana! Resolve isso e a maioria dos problemas de pele!

Daniela Monteiro diz:

Olá, Joana! Ora essa, querida! Smile

Maria Cordeiro diz:

Ó Dani,

Eu tenho uma coisa muito pior daquilo que descreves: tenho rosácea! Já fui a 2 dermatologistas e nada! Gastei uma pipa de massa e niente!
O que achas que devo fazer?
Haverá alguém neste blog que me possa ajudar?

Daniela Monteiro diz:

Olá, Maria! Lamento, mas se os dermatologistas não conseguiram ajudar, muito menos eu! Thinking Beijinhos