Dicas para uma corrida correta e segura (#1)

21

Mar

Daniela Monteiro

cardio, dieta vitalícia, exercício, plano de treino

Neste post dei-vos um plano de treino e alguns cuidados basilares para o corredor principiante, ou aquele que abandonou a  corrida por um longo período de tempo. Hoje venho completar a informação do último post, de forma a vos deixar ainda mais esclarecidos e, quiçá, com mais vontade de tentar. No entanto, vou ainda escrever um terceiro, pois acho preferível a fazer um post muito longo, que pode tornar-se maçador Wink

  • Já vos disse que um soutien de desporto e um bom par de sapatilhas são essenciais, mas gostava de explorar ainda mais este ponto. Lembrem-se de que a qualidade nem sempre iguala o preço, e um não assegura o outro. Ou seja, o último modelo da Nike ou da Adidas, que custa até 100€ e é provavelmente deslumbrante, não vai necessariamente contra as vossas necessidades, nem é obrigatoriamente melhor do que umas sapatilhas mais baratas. Aconselho-vos a dirigirem-se a uma loja especializada e solicitar ajuda ao funcionário presente; já usei Reebok, Nike e ASICS, e devo dizer que a última foi sem dúvida a que me deixou mais bem servida. De qualquer forma, esta é apenas a minha experiência pessoal Smile

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  • Quando fizerem alongamentos, não caiam no erro de apenas alongar as pernas (podem ler mais sobre a importância da flexibilidade neste post). Todo o corpo deve ser alongado (desde as pernas ao pescoço!) pois ao corrermos colocamos bastante tensão em praticamente todo o nosso corpo.
  • Ao início, pode ser difícil controlar a respiração, podendo até causar a chamada “dor de burro”, uma cor aguda no abdómen devido a respiração deficiente. Para além de manter sempre os abdominais firmes enquanto correm, experimentem a seguinte técnica: inspirem durante duas passadas, expirem durante três. Com a prática, conseguirão descobrir a vossa respiração mais confortável, e isso deixará de ser um problema.
  • Tal como a respiração, encontrar o nosso ritmo de passada é também um desafio. Como linha condutora, tenham em mente que não devem acabar a vossa corrida agarrados ao peito: se não forem capazes de dizer “eu sou forte” em voz alta quatro vezes sem ficar completamente sem fôlego, então devem abrandar.

Aqui ficam mais algumas dicas! Tal como disse, não quis completar este post, pois ficaria com o dobro do tamanho, e como tal achei melhor dividi-lo. Gostariam de ver a terceira última parte amanhã, ou na próxima semana?

Espero que vos tenha sido útil! Qualquer dúvida, disponham Smile

Beijinho, dani

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Olá

OMG AMO ROSA AMEI OS TÉNIS SÃO LINDÍSSIMOS +.+

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Beijokas L.R <3

Andreia diz:

Olá Daniela! Smile
Achei interessante teres aprofundado a questão das sapatilhas porque acho que ás vezes é um assunto um pouco subestimado. Eu estou a precisar de comprar umas sapatilhas novas e gostava de saber onde adquiriste as tuas da ASICS visto que, também,é uma marca que não conheço e as Nike que vejo por aí têm um preço bastante elevado.

Daniela Monteiro diz:

Olá, Andreia! Encontrei as minhas no The Style Outlets Vila do Conde, estavam em saldo Smile Beijinhos

Maria diz:

Graças ao último post sobre o assunto resolvi por a preguiça de lado, e já comecei ontem a a correr, ou melhor andar porque para quem tá parada há tanto tempo as primeiras vezes custa. Tou a seguir as vossas sugestões Wink

http://mariachicblog.blogspot.pt/

Daniela Monteiro diz:

Olá, Maria! Fico feliz por saber! Com o tempo fica cada vez mais fácil Wink Beijinhos

Estive a ler o post anterior, junto com este. E tenho a dizer que, apesar de me fartar de andar, não consigo correr 2 minutos seguidos. Acho que ao fim de 30 segundos já estou a arfar…. É muito frustrante. Estava a ler este post e conclui que talvez tenha de arranjar uns tenis diferentes. Pode ser que ajude. Smile

Daniela Monteiro diz:

Olá, Filomena! Pode dever-se a vários motivos… Talvez queiras reduzir a amplitude da passada, ou controlar melhor a respiração? Beijinhos Smile

ana diz:

amanha

Daniela Monteiro diz:

Já cá está! Smile

Daniela diz:

Amanhã se puderes! Vou começar a correr esta semana porque estamos de férias, e infelizmente não vou conseguir correr tudo o que quero em tempo de aulas porque tenho as manhãs e tardes todas ocupadas, e no sítio que vivo não dá muito jeito correr à noite Frown Mas muito obrigada por estas dicas!

Daniela Monteiro diz:

Percebo perfeitamente Daniela, também não gosto de correr assim que começa a escurecer :s Ora essa, eu é que agradeço teres tirado tempo para comentar! Beijinho Smile

Inês diz:

amanhã, por favor. Estou ansiosa para começar a treinar e estas dicas ajudam imenso ((:

Daniela Monteiro diz:

Olá Inês! Fico feliz por saber que ajudei! Grin