Dicas para uma corrida correta e segura (#2)

22

Mar

Daniela Monteiro

cardio, dieta vitalícia, exercício, saúde

Aqui venho eu com mais um post a desmistificar a dificuldade da corrida. Este é o último mas se ainda assim tiverem dúvidas/dificuldades, deixem nos comentários e eu tentarei ajudar-vos Smile

Forma

É natural que no início nos sintamos desleixados, principalmente se tivermos em mente a imagem de um daqueles modelos dos anúncios desportivos, que correm com um à-vontade de invejar. Eis algumas dicas que vos podem ajudar:

  • A cabeça está bem erguida e os olhos direcionados para a frente; nada de olhar para o chão!
  • Os ombros devem estar relaxados e o tronco bem vertical, para permitir aos pulmões expandir normalmente.
  • Braços a cerca de 90 graus, sempre perto do corpo, sem balançar demasiado.
  • O primeiro contacto do pé com o solo é feito com o calcanhar, se forma suave.

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Passada

Uma passada mais larga implica esforço, pelo que ficarão cansados mais rapidamente. Tentem manter uma passada curta e constante, de forma a conseguirem correr mais tempo/uma maior distância.

Consciência

É importante aprenderem a ouvir o vosso corpo. Se tiverem dores estranhas (para além do cansaço natural), parem imediatamente. Nos dias em que se sentirem mais fortes, podem aumentar um pouco a dificuldade; por outro lado, se não tiverem muita vontade, façam uma corrida mais leve. E não posso falar de corrida sem referir a música: para além de ajudar a manter a passada constante, é uma ótima motivação!

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Por fim, a saga acaba! Parece-me uma altura apropriada para ter feito estes posts, já que o verão se aproxima e o bom tempo convida a uma corridinha, quer sozinhos ou com companhia. Espero que tenham gostado, e boas corridas! Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Sara diz:

Obrigada! Que sugestões me darias? A nível de pequenos almoços, e obrigada pela ajuda! Smile

Daniela Monteiro diz:

Para um bom pequeno almoço depois de praticar exercício, certifica-te de que ingeres um pouco de tudo: proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas e minerais. Isto porque depois de uma sessão o teu metabolismo está mais rápido e eficiente, e precisa de recuperar energia e matéria! Evita açúcares simples e gorduras saturadas no geral (bolos, fritos e cereais processados). O meu conselho seria uma boa dose de hidratos de carbono complexos (cereais como aveia e trigo ou, se preferires, pão integral) e de proteína (leite e ovos dão-te proteínas, minerais e vitaminas ao mesmo tempo, são ótimos para um pequeno-almoço de campeão!), pois irão manter-te saciada até à tua próxima refeição. Também é uma boa ideia incluir vegetais/frutos (a banana tem potássio e ajuda a evitar músculos doridos), que são ótimas fontes de vitaminas. Desde que tenhas um pouco de cada e evites os produtos embalados (processados, aqueles que têm um aspeto muito diferente dos ingredientes naturais, como bolachas), estou certa de que terás um pequeno-almoço adequado! Não te esqueças de beber imensa água ao longo do dia Smile
Ora essa, qualquer dúvida ou sugestão, dispõe! O prazer é meu Grin Beijinhos

Sara diz:

Olá Daniela! Queria começar a correr de manhã, antes das aulas, o que não tenho a certeza é sobre o que comer tanto antes como depois. Queria acordar por volta das 7, vestir-me, higiene e comer qualquer coisa e depois correr. Quando chegar, tomar banho e afins, e talvez voltar a comer ou esperar pelas 10?
Obrigada por qualquer ajuda que me possas dar, beijinho! Smile

Daniela Monteiro diz:

Olá, Sara! É uma péssima ideia comer em jejum, mas não é muito melhor correr logo depois de uma refeição. O meu conselho é que comas algo leve mas rico em hidratos de carbono de rápida absorção, para que possas ter energia, assim como beber líquidos (pode ser leite, sumo de frutas), pois muitas vezes acordamos desidratados. E tem cuidado com o tempo de digestão, para não te sentires mal! Quando voltares, aí sim, podes tomar um pequeno-almoço bem rico! Beijinhos Smile

Maria diz:

Sempre que se vai começar a correr convém ser sempre devagarinho Smile
Gostei muito das dicas Smile

Beijinhos

Daniela Monteiro diz:

Olá, Maria! Fico feliz por saber que gostaste querida Smile Beijinhos

Maria diz:

Com o calcanhar ou sem, até posso pensar nisso nos primeiros metros. Depois já nem sei como ponho o pé no chão…..

http://mariachicblog.blogspot.pt/

Daniela Monteiro diz:

Olá, Maria! Nas primeiras vezes que corremos convém termos isso em atenção, mas entretanto acaba por ser automático Smile Beijinho

Mónica diz:

Concordo com o comentário acima.
O primeiro contacto com o solo deve ser feito com a ponta do pé mas com as sapatilhas de hoje com uma sola mais grossa no calcanhar que na frente impossibilita a tarefa, por isso deve-se escolher uns ténis com a sola mais fina possível para alcançar o efeito mais aproximado do correr descalço que é a forma ideal de correr.

Daniela Monteiro diz:

Olá, Mónica! Tanto os meus professores de Educação Física como os meus treinadores me ensinaram a técnica desta forma. Na técnica de corrida de velocidade o contacto é de facto feito com a parte anterior do pé, os joelhos estão altos e a amplitude é maior; mas aqui refiro-me à corrida de resistência. Para corroborar: http://www.youtube.com/watch?v=UAeVr47zAYg 1:13, http://www.youtube.com/watch?v=sCKHU-vbWw0 2:44
Ainda assim, se não reunir consenso, posso perfeitamente retirar esse excerto do post Smile
Beijinho

Ana diz:

O primeiro contacto do pé com o solo é feito com o calcanhar, se forma suave : errado !

o primeiro contacto do pé c o solo deve ser feito com a ponta do pé, pois se a força for exercida no calcanhar vais estar a ‘estragar’ os teus joelhos!!

dica: para treinares a corrida nada melhor do que fazê-lo com uma corda, pois a tendência ao saltar a corda ‘correndo’ vai ser sempre apoiares a ponta do pé primeiro.

Daniela Monteiro diz:

Olá, Ana! Tanto os meus professores de Educação Física como os meus treinadores me ensinaram a técnica desta forma. Na técnica de corrida de velocidade o contacto é de facto feito com a parte anterior do pé, os joelhos estão altos e a amplitude é maior; mas aqui refiro-me à corrida de resistência. Para corroborar: http://www.youtube.com/watch?v=UAeVr47zAYg 1:13, http://www.youtube.com/watch?v=sCKHU-vbWw0 2:44
Ainda assim, se não reunir consenso, posso perfeitamente retirar esse excerto do post Smile
Beijinho