Nova pirâmide alimentar

25

Mai

Daniela Monteiro

alimentação, dieta, dieta vitalícia, saúde

Hoje, venho conversar convosco sobre qualidade e quantidade, no que diz respeito a alimentação. Não é um post para todas as nossas leitoras, reconheço, mas espero que seja do vosso interesse, pois a informação é uma dádiva, e só estando informados podemos fazer boas escolhas Smile

Desde que surgiu, em 1992, a pirâmide alimentar tem sofrido várias alterações, à medida que a investigação científica nos trouxe novas descobertas e informação, e os nossos hábitos se alteraram. A versão mais famosa, e que provavelmente conhecem, é a seguinte:

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Como podem verificar, a água não é referida, a base da pirâmide são os cereais e derivados e tubérculos (energéticos), e as gorduras são recomendadas em muito baixa quantidade. Mais recentemente, o cientista Walter C. Willet propôs uma nova pirâmide:

piramide-alimentar

A “pirâmide funcional” é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes, além da nutrição, como o aumento do HDL (bom colesterol) e diminuição do LDL (mau colesterol). Na base da pirâmide temos a prática de exercício físico e ingestão de água, cuidados que todos sabemos serem de maior importância no que toca a uma boa alimentação e saúde.

Para além disso, há algumas diferenças na pirâmide com as quais concordo plenamente, tendo em conta a minha autoeducação no que toca a nutrição. A secção de cereais foi equiparada à das gorduras, e ambas foram especificadas: os cereais ricos em fibra e as gorduras poliinsaturadas são especificamente recomendados, o que faz toda a diferença, pois de facto devemos consumir gorduras saturadas em reduzidas quantidades (e as trans em quantidade nula), mas as restantes são extremamente importantes para prevenção de doenças como Alzheimer, elevados níveis de colesterol e, como não podia deixar de referir, uma pele mais firme e menos desidratada (logo, mais radiante).

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Vegetais e frutos estão igualmente empatados no próximo patamar. Daqui vêm a maioria dos minerais e vitaminas que têm funções importantes no nosso organismo e, por isso mesmo, quando a ingestão é insuficiente, podem deixar-nos cansados, distraídos, com o sistema imunitário mais débil, a pele baça, e o cabelo e unhas mais fracos . Não devem faltar no nosso prato, de várias cores, e em generosas quantidades! Se os comerem em vez de os beberem, são também uma boa fonte de fibra.

Daqui para a frente, não vos maço ao falar sobre as restantes secções, já que não mudaram muito para além das quantidades. A carne vermelha e manteigas são ricas em gordura saturada, e devem ser consumidas apenas esporadicamente, dando prioridade ao peixe, ovos, carnes brancas e mesmo lacticínios, que nos fornecem proteínas (material de construção do nosso corpo, entre outras funções) sem as más gorduras.

Já vos queria falar sobre as funções básicas dos nutrientes e a importância de manter um bom equilíbrio de porções no dia a dia há imenso tempo, pois por mais que a dieta da lua ou da nabiça pareça tentadora, a verdade é que se cumprirmos as premissas básicas de uma alimentação saudável, dificilmente teremos necessidade de perder peso (gordura). Numa altura em que começa a corrida das mulheres às farmácias e ervanárias em busca de um milagre, achei por bem fazer este post, com esperança de vos ajudar a assentar os pés na terra, longe de publicidades, e relembrar-vos de que a alimentação envolve mais do que apenas o nosso aspeto.

Ao fim do dia, mesmo que tenham comido coisas más, são as coisas boas que têm mais importância, e não devem faltar. Bebam água, façam cinco refeições, encham metade do vosso prato com vegetais, incluam uma peça de fruta nos vossos lanches, escolham as escadas e caminhem, e façam-me o favor de serem felizes e saudáveis Smile

Beijinho, dani

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A diz:

Em Portugal usamos a roda dos alimentos (que faz representar um prato) e não a pirâmide Wink penso que seria mais interessante utilizares a roda do que a pirâmide Smile

Daniela Monteiro diz:

Acabam por servir o mesmo propósito, não é verdade? Wink Beijinho