Dicas de estudo para os exames

7

Jun

Daniela Monteiro

escola

Como a maioria de vocês sabe, tanto eu como a Camila realizamos exames nacionais este ano (eu no 12º, a Camila no 11º), e encontramo-nos neste preciso momento a preparar-nos da melhor forma possível para os mesmos (razão pela qual o blog poderá estar um pouco menos atualizado ultimamente). Uma vez que uma porção generosa das nossas leitoras é estudante, achei por bem escrever-vos este post, com dicas que, por mais básicas que sejam, fazem toda a diferença e nem sempre são tidas em conta. Espero que vos possa ajudar de alguma forma!

  • Pratiquem uma nutrição rica em água, ácidos gordos, vitaminas e minerais, e não percam horas de sono. Por vezes pensamos que ficar até mais tarde com os livros compensa, mas rapidamente nos arrependemos dessa escolha no dia seguinte, quando o cérebro nos cobra aquilo a que tem direito.
  • Organizem o vosso tempo de forma a maximizar o rendimento. Façam pausas frequentes (de hora em hora é o que funciona para mim) e curtas (sem exceder os vinte minutos), para que possam estudar por mais tempo sem se cansarem demasiado rápido. Se assim entenderem, façam um horário de estudo.
  • Em vez de comer, mantenham uma garrafa de água/chá à vossa beira. As bolachinhas que desaparecem em segundos quando estamos a estudar deixam-nos rapidamente empanturrados, e o açúcar simples provoca uma sensação de sonolência que dificulta a concentração; a água faz precisamente o contrário, ao manter-nos hidratados. Se estiverem com dificuldades, escolham o chá de camomila, de maneira a relaxarem mais facilmente Wink

  • Não abusem do café (leia-se estimulantes). Os estudantes chegam a cometer loucuras para manterem um ritmo por vezes superior às suas capacidades, ainda que todos tenhamos consciências das graves consequências que daí resultam. Fica o meu apelo para que não recorram a tais substâncias (dois cafés por dia no máximo ainda valem!).
  • Desliguem o telemóvel e deixem-no dentro de uma gaveta. Não caiam na tentação de o ligar sequer durante as pausas. Longe dos olhos, longe do coração.
  • Valorizem a compreensão relativamente à memorização. Extremamente importante. Meus caros, já lá vão os exames em que bastava decorar a resolução de um certo tipo de exercício sobre determinada matéria para ter sucesso. Cada vez mais os exames apelam à nossa capacidade de resolver problemas que nunca vimos à nossa frente, sendo muitas vezes necessário recorrer a diferentes temas na mesma pergunta para a resolver. Preocupem-se em perceber a matéria, tenham confiança na vossa capacidade de raciocínio, e só depois disso estarão prontos a exercitar.
  • Pratiquem exercício. É tão importante! Nem que seja um pouco de dança ou um pequeno passeio de bicicleta, o exercício ajuda a evitar o efeito “cérebro cansado” que todos nós tão bem conhecemos, e manter o nosso humor de boa saúde.

Para mais dicas, podem ler o post Controlar a ansiedade antes dos exames. A todos os que vão realizar exames, não desejo boa sorte (vá, ele deseja), mas sim um bom e tranquilo estudo! Força, lembrem-se que esta é a reta final e teremos o merecido descanso no fim Smile

Beijinho, dani

Deixe aqui o seu comentário!

Margarida diz:

Bons conselhos! Manter a comida afastada nas horas intensas de estudo é que é mais complicado.. Tal como só tomar 2 cafés! Aqui fala uma estudante universitária em pleno 1º ano…

Daniela Monteiro diz:

Olá, Margarida! Confesso que também me é difícil resistir ao caféThinking

Catarina diz:

O que achaste dos exames de biologia/geologia e fisica e quimica do ano passado? Disseram-me que tinham sido difíceis… Quanto é que tiveste? Tens algum conselho de estudo?

Daniela Monteiro diz:

Olá Catarina! O exame de Biologia simplesmente não estava muito de acordo com o meu manual e a forma como dei a matéria nas minhas aulas, pelo que para mim foi simplesmente confuso. Quanto ao de FQ, se bem me lembro, uns dois exercícios de dificuldade média-alta, e o resto bastante simples, desde que lêssemos com bastante atenção o enunciado. Não complicaram muito a Física, o que nem sempre acontece. Quanto às minhas classificações, não me parece que te ajudem de forma alguma, mas podes consultar as médias nacionais dos exames do ano passado, caso estejas curiosa. Os meus conselhos de estudo estão neste post Smile Beijinho

Maria diz:

Daniela , vais para que curso e para onde para o ano ?

Daniela Monteiro diz:

Haha era tão bom que fosse assim! Não tenho posses para privada, ainda não fiz os exames deste ano e a minha média não é um 20 redondo, pelo que o futuro está em aberto. Tenho algumas opções de candidatura em mente, logo se vê o que acontece Smile Beijinho

Adorei o post, óptimas dicas, estou no 12º ano e achei as dicas muito necessárias. Bom Estudo!

Daniela Monteiro diz:

Olá querida, igualmente! Beijinho